segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Operários do Castelão paralisam obras da nova Arena

Obras Castelão  (Foto: Divulgação / CECOPA-CE)
Os operários que trabalham nas obras da Arena Castelão - estádio cearense para a Copa do Mundo de 2014 - resolveram parar suas atividades. Segundo o presidente do sindicato da categoria (Sintepav-CE), houve descumprimento do acordo coletivo por parte do consórcio construtor Arena Multiuso Castelão, responsável pela execução das obras. A principal pauta de reivindicação é a falta de equiparação salarial entre trabalhadores contratados pelo consórcio e os trabalhadores contratados por empresas terceirizadas.
- Eles não cumpriram aquilo que haviam prometido. Os trabalhadores que são contratados da obra, tudo bem, mas aqueles que foram contratados por empresas terceirizadas para as mesmas funções estão recebendo salários menores, isso não pode continuar. Quem exerce a mesma função precis ater salário igual também - declarou Raimundo Nonato, presidente do Sintepav-CE.
Segundo o Sintepav, dos cerca de 1.200 trabalhadores hoje nas obras do Castelão, pelo menos metade deles tem contrato com uma das 12 empresas terceirizadas para exercer funções semelhantes aos contratados pelo consórcio, como pedreiro, carpinteiro ou armador, por exemplo.
- O que nós queremos é a retirada dessas 12 empresas. Não queremos que as obras fiquem paradas. Só queremos que todos sejam contratados pelo consórcio e que recebam os mesmos salários - afirmou o presidente do Sintepav-CE.
Uma primeira rodada de negociações acontecerá na tarde desta segunda-feira e pode decidir o destino da paralisação. Até o momento, o posicionamento do Sintepav-CE é o de retornar às atividades apenas na quarta-feira.
O consórcio Arena Multiuso Castelão manifestou-se por meio de nota. Segundo o consórcio, a reunião desta segunda-feira já estava previamente agendada e seria discutido o dissídio da categoria, a ser celebrado apenas no mês de abril. O consórcio se mostrou ainda surpreso e aguarda um ofício do sindicato indicando quais são as reivindicações.
Obras vinham em ritmo acelerado
De acordo com o último relatório do consórcio construtor, foram executados 56,7% das obras. Das quatro etapas executadas, duas foram concluídas. A Etapa I foi finalizada em 20 de agosto de 2011 e inaugurada em 11 de novembro. A fase compreende estacionamento e praça de acesso do Setor Norte e o Edifício Fares Cândido Lopes, sede de dois órgãos do Governo do Estado (Secretaria do Esporte do Estado e do Departamento de Arquitetura e Engenharia).
A Etapa II do projeto foi concluída em novembro de 2011 e compreende estacionamento e praça de acesso ao Setor Sul, além de ações como a construção da primeira bilheteria e de um trecho da via que dará acesso ao estacionamento da Arena Castelão. Já as etapas III e IV, de acordo com o último relatório do consórcio construtor, alcançam 43,3% e 21,2% de execução, respectivamente.
O Castelão será palco de seis jogos na Copa do Mundo de 2014, entre eles, uma partida da Seleção Brasileira na primeira fase. Antes, porém, o estádio sediará três partidas da Copa das Confederações, em 2013.
globoesporte.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário