sábado, 4 de novembro de 2023

Brasil oficializa pedido para sediar Copa do Mundo de Futebol Feminino em 2027

 


O governo federal entregou, neste sábado (4), uma declaração governamental à Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e à Federação Internacional de Futebol Associado (FIFA), para oficializar a intenção do Brasil de sediar a Copa de Futebol Feminino de 2027.

O documento foi assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e entregue diretamente pelo ministro do Esporte, André Fufuca, aos presidentes da FIFA, Gianni Infantino, e da CBF, Ednaldo Rodrigues 

Com a formalização do pedido, o Brasil se compromete a garantir a segurança do evento e a proteção das atletas e torcidas, a facilitação na emissão de vistos para as seleções e uma série de isenções fiscais para operação no território brasileiro, entre outros requisitos da FIFA.   

A entrega da declaração é resultado do grupo de trabalho criado pelo governo no mês de outubro para elaborar as ações de candidatura do Brasil. A expectativa é que o país que irá sediar a Copa seja anunciado em maio de 2024.

Concorrem com o Brasil para a sede do evento Bélgica, Holanda e Alemanha, Estados Unidos e México, além da África do Sul.


segunda-feira, 30 de outubro de 2023

Em confronto direto pelo acesso, Vitória fica no zero com o Juventude

 


Em mais um confronto direto pelo acesso, o Vitória ficou no empate com o Juventude no Barradão. Na noite deste domingo (29), nenhuma das duas equipes conseguiu furar o bloqueio do adversário e a partida terminou em 0 x 0. O time baiano foi a 65 pontos e segue na liderança da Série B.

Com o resultado, o Vitória continua com uma boa vantagem para o quinto colocado - oito pontos - e poderá confirmar o acesso à Primeira Divisão matematicamente na próxima partida, a depender dos resultados dos rivais diretos. Além disso, as derrotas de Sport e Atlético-GO pela 34ª rodada ajudaram o Rubro-Negro, que abriu seis de distância para os dois adversários, deixando a equipe baiana mais próxima do título.

No próximo domingo (5), o Vitória terá mais um desafio dentro de casa. O Leão recebe o Vila Nova no Barradão, às 18h, pela 35ª rodada da Segundona. 


domingo, 29 de outubro de 2023

Brasil garante ouros no tênis e na canoagem slalom do Pan de Santiago

 


Entre a noite de sábado (28) e a manhã deste domingo (29), a delegação brasileira amealhou mais 15 medalhas nos Jogos Pan-Americanos de Santiago, no Chile. Destaques para o tênis e a canoagem slalom, em que o país esteve no topo do pódio.

No tênis, o Brasil dominou os torneios de duplas, com dois ouros e uma prata. No feminino, Luísa Stefani e Laura Pigossi - bronze na Olimpíada de Tóquio, no Japão, em 2021 - derrotaram as colombianas Fernanda Herazo e Paulina Perez por 2 sets a 0, com parciais de 7/5 e 6/3. O país não tinha uma parceria campeã entre as mulheres no Pan desde a edição de 2003, em Santo Domingo, na República Dominicana, com Bruna Colósio e Joana Cortez.

Campeã dos Jogos Pan-Americanos nas edições de Toronto, no Canadá, em 2015; e de Lima, no Peru, em 2019, Ana Sátila garantiu, pela terceira vez, a medalha de ouro da canoagem slalom no C1 (canoa individual). Quinta colocada no Mundial deste ano, a brasileira já era a principal favorita da prova e deixou para trás a canadense Lois Betteridge (prata) e a paraguaia Ana Paula Castro (bronze).

Na mesma prova, mas entre os homens, a medalha de ouro também foi para um brasileiro: Guilherme Mapelli, que superou Alex Baldoni, do Canadá; e Eriberto Robles, do Peru.


Pan 2023: três atletas brasileiros garantem ouro no judô; Rafaela Silva é campeã e lidera

 


Depois de Alexia Nascimento, Michel Augusto e Larissa Pimenta conquistarem três medalhas de ouro para o Brasil, neste sábado (28), na edição dos jogos Pan-Americanos de Santiago, a lutadora Rafaela Silva levou o ouro na categoria até 57kg ao bater a argentina Candela Brisa Gomez na decisão. Mais cedo os três brasileiros venceram as finais nas categorias até 48kg, até 60kg e até 52kg e subiram ao alto do pódio no Chile.

Essa era a medalha que faltava e que a judoca, que é campeã olímpica e bicampeã mundial, foi buscar em Santiago. Rafaela Silva é a primeira judoca a somar conquistas nas três competições.

Para chegar à final, ela venceu a panamenha Kristine Jimenez na estreia por ippon e seguiu para a semifinal, fase em que bateu a colombiana Maria Giraldo da mesma forma. E o ouro chegou rápido na final da competição. Logo no início da luta contra Candela Brisa Gomez, conseguiu um Wazari. Pouco depois, garantiu a vitória com mais um Wazari.