Publicidade

Publicidade

terça-feira, 22 de agosto de 2017

Etapa do Guaibim coloca Valença no calendário da Federação Baiana de Triathlon


A Federação Baiana de Triathlon (Febatri), entidade máxima do Triathlon na Bahia, realizou a 4ª Etapa do Campeonato Baiano de Triathlon, no Atracadouro, Praia do Guaibim, em Valença, na manha deste domingo (20.08). Foi a primeira vez que Valença recebeu uma etapa de Triathlon, sendo que o evento contou com total apoio da Prefeitura Municipal de Valença e do Guaibim Praia Hotel. O modelo de prova da etapa foi o Sprint Triathlon (750m de natação, 20km de ciclismo e 5km de corrida), com a participação de mais de 200 atletas de diversas regiões da Bahia, em suas categorias de idade, elite, Mountain Bike (MTB) e revezamento.
Walter Kraus, presidente da Federação, disse que a prova foi qualificada como fantástica pela equipe técnica da Federação e pelos atletas: “O local perfeito! A cidade, a prefeitura e os órgãos nos acolheram de uma forma muito gratificante. E, com certeza, faremos de tudo para que no próximo ano seja ainda melhor. Inclusive, alguns atletas já falaram conosco pensando em uma prova de distância olímpica (1500m natação X 40km ciclismo x 10km corrida), e com pontuação dobrada no campeonato. Com isso, muitos outros atletas farão o possível para participar. Também preciso destacar que o acolhimento de Joca foi fantástico. Ela é uma pessoa maravilhosa, nos deu total apoio e nos inseriu no contexto da comunidade. Gostaria de parabenizar a todos! Parabenizar a prefeitura como um todo!”.
A secretária de Cultura, Janete Vomeri, ressaltou o trabalho logístico que é desenvolvido previamente, o qual deixa um legado para a comunidade: “Por exemplo, para esta etapa de Triathlon fizemos uma operação tapa buracos, limpeza da pista e de todo o entorno do circuito. Envolvemos a parceria de várias secretarias municipais: Cultura, Turismo, Saúde, Infraestrutura, Administração, Transporte, Juventude, Indústria e Comércio, Comunicação. Assim como, a Clínica Pró Saúde, Polícias Rodoviária e Militar, Guarda Municipal, Demtran, equipe Salva Vidas e Associação de Surf de Valença. E, graças à Deus foi sucesso e tivemos o% de acidentes com atletas. O prefeito Ricardo Moura fez questão de recepcionar a equipe da Federação e atletas na tarde de sábado. Todos colaboraram e a cidade só ganhou com o evento. Precisamos investir cada vez mais nessas ações que só impulsionam o turismo local, servindo também de exemplo e incentivo para a prática de esportes e uma vida saudável”. O secretário de Turismo, Frank Roseira, também ressaltou a relevância dos eventos esportivos para alavancar o turismo, principalmente na baixa estação. Segundo ele, a Praia do Guaibim tem potencial para abraçar muitas outras iniciativas do porte.
“Uma grande iniciativa do município. Atletas campeões brasileiros, com muita experiência marcaram presença. Participei na categoria MTB e estou muito feliz por correr em casa”, comemorou o atleta Thiago Sodré, que subiu ao pódio na 2ª colocação da sua categoria. Marcos Queiroz, outro atleta valenciano que participou da categoria 40 a 44 anos, com 18 dias de treinos, alcançou o 11° lugar: “Muito feliz por ter a oportunidade de participar de uma etapa estadual, em nossa cidade. Valença e todos os envolvidos estão de parabéns! Quero agradecer a Escolinha Cinderela e a Auto Escola Valença pelo apoio dedicado a dois, dos quatro atletas valencianos“. Fabian Riva, que também competiu na categoria MTB, chegou na 7ª colocação. E, Amilton Pereira, categoria 45 a 49 anos, também foi pódio na 2ª colocação. Outro destaque da prova foi o adolescente Gustavo Santiago, 12 anos de idade, da cidade de Jequié, que chegou em 1° lugar na sua categoria. Na categoria Elite Feminino o destaque foi Manoela Amaral, com o tempo total de 01h15min17seg. Na Elite Masculina, Bruno Vieira, da equipe Núcleo Baiano de Triathlon fez o melhor tempo 1h04min09seg.
“O nosso hotel existe há 32 anos. E, posso afirmar que agosto é o pior mês para os hoteleiros, considerando as estatísticas da baixa estação. Com este evento, conseguimos ter 380 pessoas circulando no hotel. Isso é maravilhoso! Precisamos unir mais as forças para trazer eventos deste nível para a Praia do Guaibim. Cinco hotéis lotados: Guaibim Praia Hotel, Açaí, Girassol, Sol Nascente e o SESI Valença. Sem contar outros espaços que não temos conhecimento. Muitos atletas vieram com toda família. Todos satisfeitos! Muito bacana!”, afirmou a hoteleira Josemary Dias (Joca).

Bahiatursa patrocina Regata Aratu Maragojipe

Bahiatursa patrocina Regata Aratu Maragojipe


Será realizada no dia 26 de agosto, na Baía de Todos-os-Santos, a maior competição náutica de percurso do país, a Regata Aratu-Maragojipe. Com três largadas na raia montada entre o Farolete da Base Naval de Aratu e a Ilha de Maré, em 2017 o evento completa 48 anos. Com o objetivo de fortalecer o turismo náutico da Bahia, a Superintendência de Fomento ao Turismo (Bahiatursa) será a patrocinadora máster. Um dia antes, no dia 25, acontece a abertura da regata, na sede do Aratu Iate Clube.

A tradicional regata Aratu-Maragojipe, com 35 milhas, cresce a cada ano pela sua importância no cenário esportivo náutico. A chegada da regata coincide com as festividades em louvor ao padroeiro do município, São Bartolomeu. “Todos os anos apoiamos a Regata Aratu Maragojipe porque sabemos da importância deste evento para o turismo náutico da Bahia, além de reconhecer a Baía de Todos os Santos como uma das principais paisagens para atração do turismo”, revela o superintendente Diogo Medrado.

A Regata Aratu-Maragojipe tem uma particularidade. É uma competição de mar e rio. Metade do percurso nas águas da bela Baía de Todos-os-Santos, a outra dentro das águas do Rio Paraguaçu. As embarcações cruzam a baía e entra no rio Paraguaçu seguindo até Maragojipe. Passam pelas Ilhas de Maré, dos Frades, Itaparica, do Medo, Barra do Paraguaçu e São Roque.

Nas primeiras edições do evento, a maioria das embarcações participantes era composta pelos tradicionais saveiros. Com o passar dos anos, os modernos Veleiros de Oceano passaram a ser os protagonistas, distribuídos em mais de 20 classes. Os tradicionais "Saveiros de Vela de Içar", hoje em extinção, também dão beleza ao evento. 

A Regata Aratu-Maragojipe é também conhecida por atrair grandes nomes do iatismo mundial como Torben e Lars Grael. Torben, juntamente com sua família, competiu em 2010 a bordo do saveiro Vela de Içar. Já Lars participou de diversas edições. Em 2014, fez questão de competir em seu próprio veleiro, o Tangará II, sagrando-se campeão em sua classe.

A Baía de Todos-os-Santos é a segunda maior baía do mundo e a primeira de clima tropical. Entre os principais eventos esportivos locais, estão as regatas Aratu-Maragojipe, da Primavera, Aratu-Salinas, João das Botas, Marcílio Dias e 24 Horas, além do Campeonato Baiano de Vela e a Travessia Mar Grande-Salvador.

segunda-feira, 21 de agosto de 2017

Intermuncipal 2017: Serrinha, Santo Amaro, Cachoeira e Ubaitaba seguem 100%


Após a terceira rodada, neste domingo (20), quatro Seleções permaneceram com 100% de aproveitamento no Intermunicipal 2017. Serrinha, Santo Amaro, Cachoeira e Ubaitaba não deram chances aos adversários e venceram a terceira partida consecutiva a competição.
Fora de casa, Serrinha não desperdiçou a oportunidade e venceu Euclides da Cunha por 1 a 0. Pelo mesmo placar, Santo Amaro derrotou Feira de Santana, também na casa da adversária.
 
Já Cachoeira foi até Santo Antônio de Jesus, onde levou um gol, mas foi eficiente, marcou dois e venceu a Seleção local por 2 a 1. Já Ubaitaba recebeu Ipiaú em casa e, diante da sua torcida bateu a rival por 1 a 0.
A rodada ainda teve outros 17 triunfos e dez empates. Os visitantes levaram a melhor, com 13 vitórias, contra oito de donos da casa.
 
Agora as 63 Seleções terão a semana cheia de trabalho e preparação para a quarta rodada, programada para o próximo domingo (27).

 
Nenhum texto alternativo automático disponível.Nenhum texto alternativo automático disponível.Nenhum texto alternativo automático disponível.Nenhum texto alternativo automático disponível.Nenhum texto alternativo automático disponível.Nenhum texto alternativo automático disponível.