GOVERNO DO ESTADO. BAHIA AQUI É TRABALHO

sábado, 15 de fevereiro de 2020

Vitória bate Atlético de Alagoinhas e assume vice-liderança do Baianão

Foto; EC Vitória

O Vitória derrotou o Atlético de Alagoinhas por 2 a 1, na tarde deste sábado (15), no Barradão. O resultado deixa o Leão na segunda colocação do Campeonato Baiano, com 11 pontos ganhos.
O time rubro-negro possui o mesmo número de pontos do Bahia, o líder e seu próximo adversário no dia 1º de março, na Toca. É superado no critério de saldo de gols: 5 contra 3 positivos.
O estreante Giovane Mário abriu o placar aos 29 minutos do 1º tempo. No segundo, o zagueiro Emilio ampliou ao marcar contra, aos 9. Reninha diminuiu aos 21.
O Vitória ainda teve um pênalti a favor, mas o goleiro Fábio defendeu a cobrança de Eron, aos 38 da eta inicial.
A equipe de aspirantes fez uma boa apresentação e somente nos minutos finais sofreu com a pressão do adversário, que apelou para alçar bolas na área em cobranças de faltas laterais e escanteios, que foram neutralizadas pelos rubro-negros.
O Leão segue invicto na competição —empatou os outros dois.

Copa do Nordeste: Bahia sai na frente, mas só fica no 2 a 2 com o Ceará

Foto: Reprodução/facebook/EC Bahia

O Bahia só empatou em 2 a 2 com Ceará neste sábado (15), no Castelão, em jogo válido pela 4ª rodada da Copa do Nordeste.
Na primeira etapa, Vinicius assinalou o primeiro para o Vozão, ao 16, e Gilberto, aos 38, fez o Esquadrão igualar o placar.
Já no segundo tempo, novamente Gilberto assinalou o segundo do tricolor e virou o marcador.
Nos acréscimos, porém, a defesa do time baiano se atrapalhou e viu Mateus Gonçalves deixar tudo igual: 2 a 2.

Governo lança projeto de promoção dos Direitos Humanos no futebol

Foto: Lucas Figueiredo/ CBF

Em parceria com a Confederação Brasileira de Futebol (CBF), os ministérios da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos e da Cidadania lançaram hoje (16), em Brasília, o Programa Integra Brasil, que pretende promover os direitos humanos na prática do futebol.
O presidente Jair Bolsonaro participou do lançamento, antes do início da partida entre Flamengo e Atlético Paranaense, que vale o título da Supercopa, no Estádio Mané Garrincha. A ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves, e o secretário especial do Esporte, Décio Brasil, também estiveram presentes ao evento.
Com o lema “o Futebol nos Une”, o programa promoverá ações nas partidas. Entre os temas tratados, estão paz no futebol, combate às drogas, racismo, inclusão de pessoas com deficiência, direitos da criança e do adolescente, esporte como instrumento de inclusão social e combate à discriminação da mulher.
Cada mês contará com uma campanha específica, com ações em pelo menos dois jogos da Copa do Brasil ou do Campeonato Brasileiro. O programa também promoverá campanhas em regiões de vulnerabilidade social.

Cairu e Pau Brasil conseguem classificação para próxima fase da 3ª Copa de Futebol da Arena Cecé

A imagem pode conter: 1 pessoa, praticando um esporte, grama, árvore, atividades ao ar livre e natureza
A imagem pode conter: 15 pessoas, incluindo Elenilto Santos, atividades ao ar livre

Mais uma rodada decisiva aconteceu no último domingo (09) na Terceira Copa de Futebol da Arena Cecé. Em campo a briga por mais duas vagas à próxima fase. No primeiro jogo as 13:15h o Pau Brasil garantiu vaga após empatar em 0 a 0 no tempo normal e vencer nas cobranças de pênaltis por 5 a 4. Na segunda partida a equipe de Cairu venceu o Botafogo por 3 a 2 e passou para fase Quartas de final.
Próximo domingo mais 2 jogos decidirão quem passará de fase, as 13:15h Garotos da Vila jogará contra União Gandu e as 15:15h Vasco e Flamengo fecham a rodada.
Um dos organizadores da competição Sandro Farias, o qual também organiza a Copa de Futebol Feminino e a Copa Master na ADVU se diz realizado com o sucesso do campeonato.
A imagem pode conter: 6 pessoas, incluindo Yuri Gomes, pessoas sorrindo, pessoas em pé, grama, atividades ao ar livre e naturezaA imagem pode conter: 5 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé e atividades ao ar livre

quinta-feira, 13 de fevereiro de 2020

Bahia goleia Nacional por 3 a 0 na Copa Sul-American

Foto: Felipe Oliveira/Divulgação/EC Bahia

O Bahia não tomou conhecimento do Nacional do Paraguai e estreou na Copa Sul-Americana com uma goleada de 3 a 0 na Arena Fonte Nova, na quarta-feira (13). Os foram marcados por Gregore, Élber e Gilberto.
No jogo de volta, dia 26 de fevereiro, às 19h15, no Paraguai, o tricolor pode até perder por dois gols de diferença que passará para a 2ª fase da competição internacional.
No sábado (15), a equipe do técnico Roger Machado volta a campo para enfrentar o Ceará pela Copa do Nordeste.

Uefa e Conmebol avançam no plano de retomar duelo intercontinental de clubes


As autoridades gestoras do futebol na Europa e na América do Sul avançaram nesta quarta-feira nas negociações para a retomada dos confrontos entre os clubes dos continentes. A ideia foi debatida durante uma reunião na sede da Uefa, em Nyon, na Suíça, realizada com a intenção de estreitar laços entre a Conmebol e a entidade europeia.
Ainda que sem a chancela oficial da Fifa, o confronto entre os vencedores da Copa Libertadores e da Liga dos Campeões da Europa foi disputado entre 1960 a 2004, ficando conhecido como Mundial Interclubes ou Copa Intercontinental.
Em comunicado, a Conmebol explicou que esse foi um dos acordos alcançados na reunião. A ideia, inclusive, é que o confronto não se restrinja ao futebol profissional masculino. E a possibilidade continuará sendo discutida nos próximos dias.

Em clássico emocionante, Flamengo bate Fluminense e vai à final da Taça Guanabara


O clássico foi emocionante no Maracanã. O Flamengo abriu 3 a 0 sobre o Fluminense com o futebol envolvente do ano passado, viu o arquirrival marcar duas vezes, mas se segurou e garantiu vaga na final da Taça Guanabara, o primeiro turno do Campeonato Carioca, com uma vitória por 3 a 2. O adversário da decisão no dia 22 de fevereiro será conhecido no domingo, quando Boavista e Volta Redonda se enfrentam em Bacaxá.
A vantagem do empate do Fluminense foi pulverizada pelo Flamengo com apenas dois minutos. Arrascaeta cobrou escanteio curto para Filipe Luís, que devolveu. O uruguaio levantou na área, Muriel saiu mal e Bruno Henrique tocou de cabeça. A bola ainda bateu no travessão antes de entrar.

Corinthians leva gol e acaba eliminado


O Corinthians está eliminado da Copa Libertadores. Com um a menos desde os 28 minutos do primeiro tempo, o time até fez um bom jogo nesta quarta-feira, venceu o Guaraní por 2 a 1, na arena em Itaquera, mas o resultado não foi suficiente para garantir vaga à terceira fase preliminar do torneio. Como perdeu por 1 a 0 a partida de ida, deu adeus por ter levado um gol em casa.
Pedrinho, a principal novidade na equipe, estreando com a camisa 10 alvinegra, se mostrou nervoso em campo, e levou o vermelho na etapa inicial. O Corinthians já vencia por 1 a 0, gol de Luan, e não sentiu a expulsão. Fez logo o segundo com Boselli. O gol do Guaraní veio na etapa final. Aí faltou força ofensiva para o time da casa buscar o terceiro. A queda precoce repete 2015, quando o Corinthians deu adeus à Libertadores justamente diante do time paraguaio.

quarta-feira, 12 de fevereiro de 2020

Copa de Futebol Feminino movimenta a Praça de Esportes da ADVU

A imagem pode conter: 19 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé e atividades ao ar livre
A imagem pode conter: 10 pessoas, pessoas sorrindo, atividades ao ar livre

No último domingo (09) mais uma rodada foi realizada pela I Copa de Futebol Femino da ADVU. Dois jogos movimentaram a  manhã esportiva no Bairro da Urbis. As 08:30h a equipe do  Resto do Mundo venceu Meninas da Trave pelo placar de 3 a 1. Na segunda partida Ajax Feminino de Mutuípe venceu Damas da Bola por 3 a 2
Próximo domingo (16) a competição continua com mais 2 jogos válidos pela quinta rodada: As 08:15h jogam Damas da Bola x Botafogo e as 09:40h Meninas da Trave e Ajax Feminino se enfrentam.

Copa do Brasil: Vitória empata com o Imperatriz e passa para 2ª fase da competição

Foto: Divulgação/ E.C. Vitória

O Vitória empatou em 0 a 0 com o Imperatriz-MA, no estádio Frei Epifânio, na noite de terça-feira (11), e está classificado para a segunda fase da Copa do Brasil.
O resultado favoreceu o Leão, que precisava apenas de um empate para progredir na competição. Agora, o time do técnico Geninho receberá R$ 650 mil por avançar de estágio no torneio.
O próximo adversário do rubro-negro baiano sairá do confronto entre Lagarto (SE) e Volta Redonda. O jogo acontecerá na próxima quarta-feira (19), no Estádio Albano Franco, em Simão Dias (SE).
O Vitória volta a jogar no domingo (16), só que desta vez pela Copa do Nordeste, contra o Freipaulistano. A partida será às 18h, no estádio do Barradão.

Sob pressão, Bahia estreia na Copa Sul-Americana contra o Nacional-PAR


Bahia e Nacional/PAR se enfrentam pelo jogo de ida da Copa Sul-Americana, na noite desta quarta-feira, na Arena Fonte Nova. O jogo de volta será no Paraguai, no dia 26/02.
Para o Bahia será uma oportunidade de recuperação. Acumulando duas derrotas consecutivas e sem extrair o melhor dos seus jogadores, o técnico Roger Machado está por um fio no comando do Tricolor.
Na tarde de ontem, os treinos foram fechados para a imprensa. Sob pressão, a tendência é que o comandante do Bahia faça algumas mudanças. A mais esperada pelo torcedor Tricolor é a saída do goleiro Douglas, responsável direto pelas duas derrotas diante do River-PI e do Vitória.
“Individualmente é um momento difícil e eu entendo a vaia da torcida. Pelo resultado e pelo meu desempenho. A torcida sabe de meu potencial e do que tenho feito. São vaias de pessoas que gostam de mim e eu amo essa torcida. Essa partida não me define. Não tem nada de errado comigo e faz parte, passei muitos momentos difíceis na minha vida. Com trabalho, fé, amor e respeito à camisa, vamos dar alegrias nesse ano”, disse o arqueiro.
No time Paraguaio, treinado por Roberto Torres, o atacante Guillermo Beltrán, ex-Vitória, é a referência ofensiva. Outro nome conhecido do torcedor brasileiro é o de Cristián Riveros, que já passou pelo Grêmio em 2013.
FICHA TÉCNICA
Bahia x Nacional-PAR
Copa Sul-Americana- 1ª fase (jogo de ida)
Local: Arena Fonte Nova, em Salvador
Data: 12/02/2020 (quarta-feira)
Horário: 21h30
Árbitro: Roberto Tobar (CHI)
Auxiliares: Claudio Rios e Alejandro Molina (ambos do CHI)
Bahia: Douglas; João Pedro, Lucas Fonseca, Juninho e Juninho Capixaba; Gregore, Flávio e Rossi; Clayson, Élber e Gilberto. Técnico: Roger Machado.
Nacional-PAR: Juan Espínola; Juan Franco, Ricardo Garay, Luís Cabral e Farid Díaz; Franco Costa, Cristián Riveros e Edgar Zaracho; Julián Benítez; Leonardo Villagra e Guillermo Beltrán. Técnico: Roberto Torres

Inter ganha e avança na Libertadores


O Internacional conseguiu, nesta terça-feira à noite, a classificação para a terceira fase da Copa Libertadores, ao derrotar a Universidad de Chile, por 2 a 0, no Beira-Rio. Com este resultado, o time gaúcho espera o próximo adversário, a ser definido ainda nesta terça-feira no duelo entre o colombiano Tolima e o equatoriano Macará.
Caso consiga ultrapassar a terceira fase, o Inter vai atingir a fase de grupos, na qual pleiteia uma vaga no Grupo E, que reúne o rival Grêmio, Universidad Católica (Chile) e América de Cali (Colômbia).

Circuito Mundial de Ondas Gigantes é interrompido após acidente com surfista

Circuito Mundial de Ondas Gigantes é interrompido após acidente com surfista

O Circuito Mundial de Ondas Gigantes (Big Wave Tour) precisou ser interrompido nesta terça-feira (11) após acidente com surfista português. O torneio, que acontece na cidade de Nazaré, em Portugal, famosa pelas ondas gigantes, foi paralisado após tombo que deixou o surfista Alexandre Botelho inconsciente. 

Durante o Circuito, o atleta sofreu uma queda e desmaiou na água, sendo resgatado imediatamente. Botelho recebeu os primeiros socorros na areia e foi levado para o hospital. De acordo com a imprensa local, o surfista se contra estável após os atendimentos das equipes médicas. 

O evento, que conta com a participação de brasileiros como Maya Gabeira e Pedro Scooby, interrompeu a transmissão mundial logo após o acidente. A previsão já apontava que as ondas nesta terça-feira estariam entre as maiores já registradas, aproximando-se dos 20 metros. 

19 atletas integram a competição, sendo 17 homens e duas mulheres. Os resultados ainda não foram divulgados, mas Maya foi citada nas redes sociais do Circuito Mundial como destaque na competição.

MPF pede indenização de US$ 300 milhões para famílias de vítimas do voo da Chape

MPF pede indenização de US$ 300 milhões para famílias de vítimas do voo da Chape

O Ministério Público Federal (MPF) ajuizou ação pedindo indenização de 300 milhões de dólares para as famílias das vítimas do acidente com o voo que levava o time da Chapecoense em 2016. Documentos apresentados durante audiências da CPIChape no Senado identificou que o seguro da aeronave caiu para 25 milhões de dólares no ano da tragédia. 

O Procurador Geral, Carlos Prola Júnior, falou sobre as mudanças nos direitos indenizatórios. “Eles foram reduzindo a cobertura, reduzindo o limite da apólice, que era de 300 milhões de dólares, e chegaram a 25 milhões, menos de dez vezes o valor inicial que havia segurado aquela aeronave”, declarou Prola Júnior. “Agindo dessa forma, permitiram a retomada da atividade de uma companhia que não tinha a mínima condição de operar”, criticou.

Além disso, o procurador também falou mais sobre a pretensão da ação aberta pelo MPF. “(...) que sejam condenados todos os envolvidos, inclusive a corretora e a resseguradora envolvida, e as empresas subsidiárias no Brasil desses grupos econômicos, tanto pela responsabilidade contratual, pelos seguros que foram firmados, tanto pela responsabilidade extracontratual, por derem causa a esse evento”, comentou. 

Os documentos que dão base à ação constataram que de 2015 para 2016 a apólice de seguro da aeronave envolvida no acidente saiu de 300 milhões de dólares para 25 milhões, mesmo considerando que a companhia iria transportar atletas do futebol. 

“A atuação dessas empresas não foi exatamente regular e eles deram causa a esse acidente no momento em que permitiram, firmando uma apólice muito abaixo do mínimo necessário para cobrir os riscos”, acrescentou o procurador. 

terça-feira, 11 de fevereiro de 2020

Sul-Americana: Delegação do Nacional-PAR chega a Salvador para jogo contra o Bahia

Sul-Americana: Delegação do Nacional-PAR chega a Salvador para jogo contra o Bahia

A delegação do Nacional-PAR desembarcou no Aeroporto Internacional Deputado Luís Eduardo Magalhães, em Salvador na noite desta segunda-feira (10). A equipe encara o Bahia, na quarta (12), às 21h30, na Arena Fonte Nova, pelo primeiro jogo da primeira fase da Copa Sul-Americana.



O elenco do Nacional conta com o atacante Guillermo Beltrán, que já defendeu o Vitória. O confronto entre o time paraguaio e o Bahia será definido em duas partidas. O duelo de volta está marcado para o dia 26 de fevereiro, uma quarta, às 19h15, no Paraguai.

Vitória visita o Imperatriz por vaga na segunda fase da Copa do Brasil

Vitória visita o Imperatriz por vaga na segunda fase da Copa do Brasil

O Vitória encara o Imperatriz nesta terça-feira (11), às 21h30, no Estádio Frei Epifânio, em busca de uma vaga na segunda fase do Copa do Brasil.

A partida é de jogo único. Melhor ranqueado que o Imperatriz na Confederação Brasileira de Futebol (CBF), o Vitória tem a vantagem do empate para avançar de fase da Copa do Brasil.

FICHA TÉCNICA
Imperatriz x Vitória
Copa do Brasil – 1ª fase
Local: Estádio Frei Epifânio, em Imperatriz (MA)
Data: 11/02/2019 (terça-feira)
Horário: 21h30
Árbitro: Wanderson Alves de Souza (MG)
Assistentes: Celso Luiz da Silva  (MG) e Marcus Vinicius Gomes (MG)

Imperatriz: Waldson; Hudson, Alysson , Renan Dutra  e Wesley; Adriano Bispo, Du Santos e Breno Caetano; Lucas Campos, Joelson e Kariri. Técnico: Paulinho Kobayashi

Vitória: Ronaldo; Van, João Victor, Maurício Ramos e Thiago Carleto; Guilherme Rend, Fernando Neto e Gerson Magrão; Vico, Léo Ceará  e Júnior Viçosa. Técnico: Geninho.

Pelé está com depressão e recluso por problemas de saúde

Foto: Rener Pinheiro/CBF

O eterno Rei do Futebol, ex-jogador Pelé, está vivendo recluso e abatido devido a problemas de saúde após uma cirurgia no quadril. O craque comemorou seus 79 anos em outubro do ano passado e, frequentemente, tem sido internado em unidades hospitalares nos últimos anos.
Ao Globoesporte.com, o filho de Pelé, Edinho, contou que o ex-jogador está “bastante fragilizado em relação à mobilidade”, o que acabou “acarretando uma certa depressão”.
“Ele fez o transplante do quadril e não fez uma reabilitação adequada, ideal. Ele não consegue andar normalmente, só com o andador. Até melhorou um pouco em relação a essa época recente [em que apareceu de cadeira de rodas], mas ainda tem bastante dificuldade de andar”, afirmou.
Devido aos problemas de saúde, Pelé tem aparecido publicamente cada vez menos. Em abril de 2019, ele chegou a embarcar para Paris para participar de um evento comercial com o craque francês Kylian Mbappé, mas precisou ser hospitalizado com problemas renais. Ele possui apenas um rim desde o tempo em que ainda era jogado.

Brasil goleia Argentina e garante vaga na Olimpíada de Tóquio

Foto: Foto: Lucas Figueiredo / CBF

O Brasil venceu a Argentina por 3 a 0, na noite de domingo (9) pelo torneio pré-olímpico e garantiu a classificação para buscar o bicampeonato nos jogos de Tóquio-2020.
Os gols da seleção sub-23 foram marcados por Matheus Cunha, duas vezes, e Paulinho.
A Argentina, que já entrou em campo garantida em Tóquio, foi a campeã do pré-olímpico. E o Uruguai, que no primeiro jogo da noite venceu a Colômbia, acabou fora da Olimpíada – a equipe Celeste dependia de um tropeço do Brasil para se classificar.

segunda-feira, 10 de fevereiro de 2020

Acidente com a Chapecoense completa três anos sem indenizações

Foto: Agência Senado

O senador Izalci Lucas (PSDB-DF) lembrou nesta segunda-feira (10), em discurso no Plenário do Senado Federal, os três anos do acidente aéreo que em 2016 matou 71 pessoas. Entre elas, atletas e dirigentes da Chapecoense que seguiam para disputar a final Copa Sul-Americana de Futebol na Colômbia.
Até o momento, as famílias das vítimas ainda não receberam as indenizações devidas, nem os responsáveis pela tragédia foram indiciados, lamentou o parlamentar.
Relator da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga os problemas no pagamento de indenizações a vítimas de acidente aéreo da Chapecoense, Izalci disse que as investigações apresentam quatro variáveis: causa do acidente, vítimas do acidente, responsáveis pelo acidente e questão da indenização.
Em sua opinião, a principal causa teria sido a falta de combustível, aliada a uma série de decisões equivocadas. De acordo com o senador, a comissão já retomou seus trabalhos este ano.
Na última terça (4), foram colhidos depoimentos de representantes das vítimas sobre a realidade jurídica dos desdobramentos do acidente, em especial sobre as pendências indenizatórias.
Izalci informou ainda que a CPI fará, nesta terça-feira (11) nova audiência pública, a partir das 9h05, com objetivo de ouvir membros do Ministério Público e juízes.
Segundo ele, a investigação ainda está em curso, acrescentando que a lista dos responsáveis pelo acidente é extensa. “Passa pela LaMia, que é a companhia aérea; pela segurada Bisa; pela resseguradora Tokio Marine; pela corretora de seguros Aon; pela Estratégia Corretora; pelo órgão responsável pela proteção de voos da Bolívia, que é Aasana, que presta serviços de controle de tráfego aéreo na Bolívia; e também pela torre de controle do Aeroporto de Rionegro, em Medelín”, disse.

domingo, 9 de fevereiro de 2020

Após derrota para o Vitória, dirigentes revelam ‘conversa dura’ com elenco do Bahia

Foto: Felipe Oliveira/ Divulgação/ EC Bahia

A derrota do Bahia para o Vitória no último sábado (8) pela Copa do Nordeste fez com que os dirigentes do Tricolor abrissem os olhos e fizessem vista grossa para o time.
Em coletiva pós jogo, o técnico Roger Machado falou com a imprensa acompanhado pelo presidente do Bahia, Guilherme Bellintani, e do diretor de futebol, Diego Cerri.
Os dirigentes descartaram uma saída de Roger por conta do desempenho do time em campo, mas analisou a semana do Bahia, que foi eliminado da Copa do Brasil pelo River-PI, como difícil.
“Queria aproveitar esse momento para falar com nosso torcedor, que está indignado, muito chateado, diferente do que foi planejado. Nós não temos direito de pedir nada ao torcedor. Temos que deixar muito claro que o projeto do futebol do clube vai ser muito forte. Estamos passando por momento difícil, semana indigesta. Não poderíamos imaginar eliminação na Copa do Brasil como foi. Após a eliminação, tivemos uma conversa muito dura com o grupo. De postura, de como devemos nos portar em campo. Hoje, no vestiário, apesar do momento difícil. Não faltou entrega hoje, transpiração. Faltou competência. O que fazer agora é trabalhar, falar pouco e dar resposta dentro de campo”, afirmou Diego.
Bellintani garantiu a permanência de Roger Machado, e afirmou que a avaliação que faz do treinador não se resume aos 4 primeiros jogos de 2020.
“Eu não acho que seria o quarto jogo. É o quarto jogo do ano, mas o trabalho é avaliado também por toda circunstância do ano passado. É análise do todo e não de circunstâncias. Ano passado tínhamos um elenco que foi bem em determinado momento e depois caiu de rendimento. A história desse ano se aproxima da história do ano passado. A gente já começa a ouvir “troca de treinador” da torcida. É natural. A torcida está chateada. A história é contada como filme e não fotografia. Se a gente entender que falta jogador, que o trabalho não está atendendo ou que o clube não está dando estrutura, a gente vai mudar”.

Basquete feminino: Brasil perde para a Austrália e está fora da Olimpíada

Foto: Divulgação/FIBA

A seleção brasileira de Basquete perdeu para a Austrália por 86 a 72 neste domingo (9) e não se classificou para as Olimpíadas de Tóquio.
Dos quatro times da chave da seleção brasileira, apenas um não se garantiria para os Jogos no Japão. E essa equipe foi o Brasil. Avançaram Austrália, França e Porto Rico.

“Se você avaliar o resultado, é muito ruim. O Brasil ficou fora da Olimpíada. Se você avaliar o trabalho, vê que a gente merecia. É triste pelo trabalho, pelo que a CBB vem fazendo com o apoio do COB. Fico triste por mim, pelas meninas. Vim para ajudar e acho que consegui ajudar a chegar até esse ponto, mas cheguei no limite. As meninas merecem, o basquete feminino merece”, lamentou o técnico José Neto.