GOVERNO DO ESTADO. BAHIA AQUI É TRABALHO

sábado, 27 de junho de 2020

500 Milhas de Indianápolis deve receber mais de 100 mil pessoas em agosto


Em meio à pandemia do novo coronavírus, a organização das 500 Milhas de Indianápolis confirmou que a prova será realizada com público no dia 23 de agosto. A ideia é liberar 50% da capacidade do autódromo, o que significa que a corrida pode ter cerca 115 mil espectadores. A capacidade total é de 230 mil.
A medida causa polêmica, já que as principais competições esportivas ao redor do mundo estão retornando sem público ou com capacidade bastante reduzida.
“Estamos comprometidos em realizar a Indy 500 no domingo, 23 de agosto, e vamos dar as boas-vindas aos fãs na maior praça de automobilismo do mundo. Vamos limitar o acesso a aproximadamente 50% da capacidade do local e também estamos finalizando uma série de medidas adicionais de saúde e segurança de maneira cuidadosa. Vamos revelar os detalhes específicos do nosso plano nas próximas semanas”, destacou Doug Boles, presidente do Indanapolis Motor Speedway.
Uma das recomendações da organização é que as pessoas do grupo de risco não compareçam ao local. O estado de Indiana tem mais de 42 mil casos confirmados de covid-19 e registrou 2.553 mortes até a última sexta-feira.
A temporada da Fórmula Indy teve início no dia 6 de junho, no Texas, com vitória de Scott Dixon. A segunda prova será realizada no próximo sábado, dia 4, no circuito misto de Indianápolis, sem a presença de público.

Bahia anuncia a prorrogação do empréstimo de Eric Ramires ao Basel por mais dois meses

Bahia anuncia a prorrogação do empréstimo de Eric Ramires ao Basel por mais dois meses

O Bahia anunciou na manhã deste sábado (27) a prorrogação do empréstimo do meio-campista Eric Ramires por mais dois meses ao Basel, da Suíça. O vice-presidente do Tricolor, Vitor Ferraz, já havia sinalizado essa possibilidade (leia aqui). A pedido do clube europeu, o jogador, de 19 anos, permanecerá para a disputa da reta final do Campeonato Suíço, que foi interrompido devido a pandemia do coronavírus. A competição termina no dia 2 de agosto.

Revelado pelo Bahia, Eric Ramires foi emprestado ao Basel em setembro de 2019. No acordo, ficou definido que se ele disputasse 23 jogos, o clube europeu efetuaria a compra do atleta em definitivo por 6 milhões de euros.

Atrapalhado por lesões, Eric Ramires disputou apenas três partidas pelo Basel até o momento e não marcou nenhum gol. A equipe suíça ocupa a terceira colocação na tabela com 43 pontos e volta ao gramado neste domingo (28), às 11h no horário de Brasília, para receber o Sion, pela 26ª rodada.

NBA aprova protocolo para volta em 30 de julho; 16 atletas testam positivo para Covid-19

NBA aprova protocolo para volta em 30 de julho; 16 atletas testam positivo para Covid-19

A NBA e a Associação Nacional de Jogadores de Basquete anunciaram nesta sexta-feira (26) que o protocolo de segurança para a volta da competição no próximo mês foi assinado. Enquanto as equipes se programam para ir ao Disney World, onde ficarão reclusos para a disputa do campeonato 2019/2020, 16 jogadores, que testaram positivo para o coronavírus ficam isolados e recebendo acompanhamento médico. 

Na publicação feita pela NBA, o comissário da NBA, Adam Silver, comentou sobre os preparativos para a volta da competição. "Trabalhamos em conjunto com a Associação de Jogadores para estabelecer um plano de reinicialização que priorize a saúde e a segurança, preserve a imparcialidade competitiva e forneça uma plataforma para tratar de questões de justiça social", declarou Silver. 

"Somos gratos à nossa colaboradora de longa data Disney pelo papel de anfitriã e por tornar esse retorno possível, e também agradecemos às autoridades de saúde pública e especialistas em doenças infecciosas que ajudaram a orientar a criação de protocolos e proteções médicas abrangentes", completou o comissário da NBA.

Na última terça-feira (23), 302 jogadores da NBA foram testados para Covid-19 e 16 deles tiveram resultado positivo para a doença. As 22 equipes estão com data marcada para chegar ao complexo em Orlando onde a NBA terá continuidade. Segundo o site The Athletic, o calendário para a concentração dos jogadores e entre 7 e 9 de julho. A competição está marcada para voltar no dia 30 do mesmo mês. 

Com o protocolo de saúde e segurança para a volta da NBA assinado, o calendário de jogos será divulgado em breve. A competição norte-americana de basquete está parada desde março devido a pandemia.

Jogador do Cruzeiro sofre grave acidente de carro ao cair em penhasco

Jogador do Cruzeiro sofre grave acidente de carro ao cair em penhasco

O volante Henrique, do Cruzeiro, sofreu um grave acidente de carro no início da noite desta sexta-feira (26), em Brumadinho, região metropolitana de Belo Horizonte. O jogador, de 35 anos, perdeu o controle do veículo e acabou caindo num penhasco. Ele foi levado inicialmente ao Hospital João XXIII e depois encaminhado á casa de saúde particular Mater Dei, ambos localizados na capital mineira.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, o acidente ocorreu num ponto conhecido como Mirante do Jatobá. A corporação considera o local do resgate como sendo de difícil acesso, mas conseguiu resgatar Henrique, que estava consciente, sem fraturas e o levou para o hospital.

Na unidade de saúde, o volante cruzeirense passou por exames complementares. Ele não sofreu nenhuma lesão grave, mas segue em observação.

Henrique foi oficializado no Cruzeiro na última quarta (24). Ele retornou à Raposa após seis meses emprestado ao Fluminense. O atleta é o oitavo jogador que mais vestiu a camisa do clube mineiro com 516 jogos. De 2008 a 2019, conquistou dois títulos brasileiros, duas Copas do Brasil e seis campeonatos estaduais. Ele tem contrato até o final da temporada de 2021.

sexta-feira, 26 de junho de 2020

Campeonato Brasileiro pode retornar no início de agosto

Nota Oficial

O Campeonato Brasileiro da Série A poderá retornar no dia 9 de agosto, domingo. A Série B tem data prevista de recomeço para 8 de agosto.
A decisão foi tomada na noite desta quinta-feira, em reunião convocada pela CBF junto com a Comissão Nacional de Clubes (CNC) com a participação dos 40 clubes disputantes das duas séries.
As datas básicas e o cronograma de retorno foram propostos pelo presidente da CBF, Rogério Caboclo, e apoiados pelos clubes.
O retorno do futebol depende da autorização das autoridades de saúde. Mas, dezenove dos vinte clubes da Série A se dispuseram a jogar fora das suas cidades, em última instância, caso até lá seus municípios não estejam liberados pelas autoridades de saúde a realizar jogos. Foi um sinal de apoio à realização da competição pela CBF.

quinta-feira, 25 de junho de 2020

Liverpool é campeão do Campeonato Inglês pela primeira vez após tropeço do Manchester City


E o Liverpool é campeão da Premier League pela primeira vez na sua história. Nesta quinta-feira, por conta do tropeço do Manchester City contra o Chelsea, a equipe de Anfield faturou o Campeonato Inglês de forma antecipada.
Com o 2 a 1 dos londrinos, gols de Pulisic e Willian, e De Bruyne, para os Citizens, os comandados de Jurgen Klopp acabaram com o jejum da competição inglesa e enfim levantaram o troféu mais desejado do país. 
Com 86 pontos, os Reds não podem mais ser alcançando na tabela, já que a equipe de Guardiola não consegue mais tirar a diferença nos sete jogos restantes. Na última quarta-feira, o Liverpool atropelou o Crystal Palace, na última quarta-feira, por 4 a 0

Catar registra 1ª morte por coronavírus entre trabalhadores das obras para Copa do Mundo

Catar registra 1ª morte por coronavírus entre trabalhadores das obras para Copa do Mundo

O Catar confirmou nesta quinta-feira (25) a primeira morte por coronavírus entre trabalhadores das obras da Copa do Mundo de 2022. A vítima é um engenheiro, de 51 anos, que não tinha nenhuma doença prévia. O nome e a nacionalidade não foram divulgados.

"Infelizmente, em 11 de junho de 2020, um engenheiro de 51 anos, funcionário da empresa Conspel, faleceu tragicamente depois de ter sido infectado pela Covid-19", diz o comunicado do comitê organizador da Copa.

Uma fonte próxima ao comitê organizador informou à agência de notícias AFP que 1.102 casos da Covid-19 foram detectados entre os trabalhadores das obras da Copa. Devido às medidas de confinamento e distanciamento social adotadas os ritmos das construções foram reduzidos, porém 80% delas estão concluídas.

O Catar tem uma das mais elevadas taxas de infecção de coronavírus por habitante no mundo, com 3,3% de seus 2,75 milhões de habitantes. O país registra mais de 90.000 casos confirmados da Covid-19, com 104 mortes, de acordo com os dados oficiais divulgados nesta quarta (24). Mesmo com este cenário, o governo iniciou uma flexibilização e autorizou as orações em algumas mesquitas. Cafés e restaurantes devem ser reabertos, com medidas de higiene especiais e de distanciamento, a partir do dia 1° de julho.

Austrália e Nova Zelândia são escolhidas para sediar Copa do Mundo Feminina em 2023

Austrália e Nova Zelândia são escolhidas para sediar Copa do Mundo Feminina em 2023

Austrália e Nova Zelândia vão sediar juntas a Copa do Mundo Feminina de 2023. O anúncio foi feito pela Fifa nesta quinta-feira (25). A parceria entre os dois países da Oceania superou a Colômbia ao receber 22 votos contra 13, dentro dos 35 participantes do conselho da eleição feita através de videoconferência. Brasil e Japão chegaram a entrar no páreo, mas desistiram.

A candidatura da Colômbia foi a pior avaliada pelos especialistas do processo. Mesmo assim, a proposta colombiana recebeu votos de membros da Uefa e Conmebol, dentre eles a CBF. Enquanto outras organizações como Concacaf (Américas Central e do Norte), CAF (África), AFC (Ásia) e OFC (Oceania) optaram por Austrália e Nova Zelândia, assim como o presidente da Fifa, Gianni Infantino. A candidatura da dupla da Oceania obteve a pontuação de 4,1 do total de 5 na avaliação dos especialistas.

A Copa do Mundo Feminina de 2023 será a primeira da história a contar com 32 seleções. O Mundial da categoria começou a ser realizado pela Fifa em 1991 e já teve oito edições disputadas. Os Estados Unidos são os maiores vencedores com quatro conquistas, sendo que a última foi no ano passado que sediado na França. A Alemanha soma dois títulos. Noruega e Japão tem um troféu cada.

Arthur diz sim à Juventus e transferência depende acerto do Barcelona com Pjanic

Arthur diz sim à Juventus e transferência depende acerto do Barcelona com Pjanic

O meio-campista Arthur aceitou a proposta da Juventus. A transferência do brasileiro para o clube de Turim depende agora do acerto do Barcelona com o também meia Pjanic para o negócio ser fechado. A informação é do jornalista Alexandre Lozetti, do GloboEsporte.com. Os italianos repassarão o bósnio e mais uma quantia em dinheiro para ficar com o jogador da Seleção Brasileira.

Na Juve, Arthur vai assinar contrato válido por cinco anos e receberá em torno de 10 milhões de euros por temporada. Já a negociação entre o Barça e Pjanic segue um impasse na questão salarial. O bósnio, de 30 anos, recebe uma remuneração maior do que o brasileiro o que não é bem visto pela diretoria catalã já que pagava menos para um jogador de 23.

Arthur chegou ao Barcelona em julho de 2018 após se destacar no Grêmio. Porém, o meia não conseguiu se firmar no time espanhol e se tornou uma oportunidade aos olhos do clube para fazer dinheiro em 2020, inclusive devido à crise financeira ocasionada pela pandemia do coronavírus. Nesse período na Catalunha, ele se tornou titular da Seleção Brasileira, comandada por Tite, e participou da conquista da Copa América de 2019.

Duas brasileiras vão disputar vaga na Academia de Pilotos da Ferrari

Duas brasileiras vão disputar vaga na Academia de Pilotos da Ferrari

Duas brasileiras estão entre as 20 pilotas selecionadas para disputar uma vaga na Academia de Pilotos da Ferrari. Nesta quinta-feira (25), a brasileira Antonella Bassani anunciou que vai se juntar à compatriota Júlia Ayoub, que já havia confirmado sua participação no programa nesta quarta (24). A iniciativa é feita em parceria entre a escuderia italiana de Fórmula 1 e a Federação Internacional do Automóvel (FIA) é chamada de "FIA Girls on Track", que significa garotas na pista, para promover as mulheres no automobilismo.

"Estou muito feliz por estar entre as selecionadas para o FIA Rising Stars! Temos cada vez mais meninas talentosas, e esse apoio é super importante para que a gente possa trilhar um caminho de sucesso nas pistas. Vou me dedicar bastante e me preparar da melhor forma possível para cada um dos desafios. Com certeza, será um aprendizado e uma experiência incrível", afirmou Antonella.

Júlia, Antonella e as outras 18 concorrentes, de vários países do mundo, vão participar de uma seletiva no circuito de Paul Ricardo, na França. O autódromo vai receber uma etapa da temporada 2020 de F1 em outubro. As garotas vão brigar por 12 vagas nos campos de treinamento de kart e Fórmula 4. As quatro melhores serão escolhidas para um curso na Academia de Pilotos da Ferrari em novembro. A vencedora vai ganhar um contrato com a academia para correr a temporada de 2021 da F4, primeiro degrau após o kart para chegar à principal categoria do automobilismo.

Júlia pilota kart desde 2016 e já participou de campeonatos europeus e mundial na categoria júnior no ano passado. Enquanto Antonella, que é apoiada pela pilota Bia Figueiredo, é também uma das revelações do Kart brasileiro e já disputou competições nacionais, sul-americanas e na Europa.

Fifa confirma Eliminatórias da Copa para setembro e estuda datas do Mundial de Clubes

Fifa confirma Eliminatórias da Copa para setembro e estuda datas do Mundial de Clubes

A Conmebol já havia divulgado que caberia a Fifa definir as datas das Eliminatórias da Copa de 2022 e, nesta quinta-feira (25), o presidente da entidade máxima do futebol, Gianni Infantino, confirmou o calendário da disputa para setembro deste ano. Os jogos que vão definir as seleções que irão disputar a Copa do Mundo do Catar será realizado, por enquanto, na América do Sul e Europa. 

A previsão é que as partidas eliminatórias acontecessem em março, mas, com a pandemia do coronavírus, a Fifa precisou interromper a programação de jogos. Com isso, a disputa pelas vagas na Copa do Mundo de 2022, pelo menos das equipes representadas pela Uefa e pela Conmebol,  serão disputadas em setembro. Os outros continentes precisarão aguardar um pouco mais para realizarem seus jogos eliminatórios.

A repescagem das Eliminatórias também teve alterações em suas datas, sendo adiada de março para junho de 2022. A Copa do Mundo do Catar está prevista para acontecer em dezembro do mesmo ano. 

Outra competição que também foi citada pelo presidente da Fifa durante coletiva foi o novo Mundial de Clubes. A princípio, o torneio estava programado para junho de 2021, mas, com as mudanças no calendário de outros eventos esportivos, a entidade de futebol ainda está estudando quando vai encaixar os jogos. 

“Estamos analisando se o melhor é 2021, 2022, 2023. Tudo está aberto. O que é importante para mim, para a Fifa, é para ajudar quem precisa de ajuda. Espero que logo a gente possa decidir e anunciar quando o torneio será disputado. Mas agora a prioridade é outra, é ajudar”, declarou Infantino.

Além dessas duas competições, foi anunciada a criação de um torneio que não faz parte da Data Fifa, o calendário oficial da entidade. A Copa Pan-Arábica do Catar vai acontecer em dezembro de 2021, um ano antes da realização da Copa do Mundo, sendo um evento-teste que vai reunir seleções árabes da África e Ásia. No torneio, as equipes só poderão escalar jogadores que atuam nacionalmente, já que a competição não faz parte da programação habitual.

Sobre as Olimpíadas de Tóquio, adiadas para julho de 2021, a Fifa aprovou o regulamento que permite atletas com até 24 anos participarem da edição. Normalmente, o limite de idade é de 23, mas, com a mudança de cerca de um ano no calendário, a regra foi reajustada para que jogadores que já estavam se programando para a disputa em 2020 ainda possam participar. A utilização do sistema de arbitro assistente de vídeo (VAR) também foi confirmada para os Jogos Olímpicos. 

Por unanimidade da Fifa, o presidente anunciou também que US$ 1,5 bilhões, quase R$ 8 bilhões, serão destinados ao futebol mundial para enfrentar as dificuldades consequentes da pandemia. Numa primeira fase de implantação do benefício, o dinheiro destinado será para custos operacionais e metade dele precisa ser destinado para o futebol feminino. Posteriormente, o restante do valor será doado e emprestado as 211 federações nacionais associadas à Fifa. 

quarta-feira, 24 de junho de 2020

Globo vai à Justiça para impedir transmissão de jogos do Flamengo e pede multa de R$ 2 milhões

Everton Ribeiro durante jogo entre Flamengo e Bangu, pelo Campeonato Carioca

A TV Globo acionou a Justiça nesta quarta-feira para impedir que o Flamengo negocie a transmissão ou veicule por conta própria o duelo contra o Boavista, pela 5ª rodada da Taça Rio, marcado pela Ferj para primeiro de julho, quarta-feira da próxima semana.
A emissora pede caráter de urgência na definição da liminar, amplia o pedido para todos os jogos rubro-negros como mandante no Campeonato Carioca e requer multa de R$ 2 milhões caso a partida seja transmitida.
Na ação, a Globo ressalta que é detentora dos direitos de transmissão do Carioca e lembra que a Medida Provisória nº 984, assinada na última semana e que determina os mandantes das partidas como donos exclusivos dos direitos de transmissão, foi "surpreendente".
Também indica que a Medida Provisória recebeu, pela imprensa, o apelido de "MP do Flamengo" e aponta a proximidade da diretoria com o presidente Jair Bolsonaro.
"Conforme declarado à imprensa pelas partes envolvidas, a MP foi editada para atender a um pedido específico do Clube de Regatas do Flamengo que pretende, com a polêmica retomada do Campeonato Carioca de Futebol, poder transmitir e televisionar seus jogos", diz um trecho do documento.
O Flamengo está ciente e já se prepara para uma batalha nos tribunais.
"O Flamengo lamenta que a Globo tenha optado por ir à Justiça contra a população do Rio de Janeiro, contra o interesse de torcedores do Flamengo e de outros clubes. Lamenta que a Globo como concessionária de serviço público não siga a lei que beneficia o torcedor. O Flamengo está pronto, o advogado do Flamengo é o Dr. Marcelo Ferro. Trabalhamos juntos nesses dias, está tudo pronto para a nossa defesa. A gente acredita que o Flamengo tem esse direito previsto na legislação, vai exercer esse direito e confia no Judiciário", disse à ESPN o vice geral e Procurador Geral do Flamengo, Rodrigo Dunshee de Abranches.
De acordo com a Globo, caso o Flamengo concretize o que chama de "ameaça" a emissora será irremediavelmente lesada.
Acrescenta ainda que é "notória a contrariedade do Flamengo, com a suspensão dos jogos do Campeonato Carioca. Diversos veículos de mídia publicaram as pressões realizadas pelo clube para que as partidas do Campeonato fossem reiniciadas, chegando mesmo a ter retomado as sessões de treinamento sem o consentimento das autoridades sanitárias estaduais".
A emissora é dura na petição ao afirmar que "é de um cinismo condenável" a afirmação do Flamengo de que a alteração na legislação tem como destinatários finais os torcedores rubro-negros e de todos os outros clubes do Brasil. E volta a condenar a postura do clube em trecho mais adiante.
"O Flamengo age com intolerável arrogância, tomando para si o papel de porta-voz de inúmeros agentes impactados, direta ou indiretamente, pela abrupta alteração legislativa, sem que estes tenham tido direito a voz ou, sequer, a se prepararem para a abrupta mudança de uma regra que vige no país desde o início da transmissão comercial dos jogos de futebol em televisão, na década de 1970".
Por fim, a emissora ainda afirma que notificou o clube nesta quarta-feira e recebeu uma resposta que confirma sua "despótica pretensão".
(com conteúdo msn)

Arsenal anuncia renovação com David Luiz e confirma compra de Pablo Marí

David Luiz zagueiro Arsenal — Foto: Stuart MacFarlane/Arsenal FCPablo Marí zagueiro Arsenal — Foto: Stuart MacFarlane/Arsenal FC

Arsenal anunciou nesta quarta-feira a renovação de contrato com o zagueiro David Luiz. O brasileiro, que tinha compromisso até o próximo dia 30 de junho, vestirá a camisa dos Gunners por mais uma temporada.
Além de David Luiz, o Arsenal confirmou a aquisição do zagueiro espanhol Pablo Marí, ex-Flamengo. E também a do lateral português Cedric Soares, ex-Southampton. Ambos estavam no clube londrino por empréstimo com opção de compra. Os valores das negociações e a duração dos novos contratos não foram revelados pelo Arsenal.
“Pablo completará sua transferência formal do Flamengo em um contrato de longo prazo quando a janela de transferências for aberta no próximo mês”, diz o comunicado oficial do Arsenal.
Segundo apuração do GloboEsporte.com, o Flamengo vai receber 8 milhões de euros de forma garantida do Arsenal. E pode receber mais 8 milhões de euros em variáveis. Ou seja, o total na negociação tem potencial para chegar a 16 milhões de euros.
Diretor-técnico do Arsenal, o brasileiro Edu Gaspar celebrou os desfechos positivos das negociações e falou sobre David Luiz e Pablo Marí.
- Estou muito feliz que teremos esses jogadores em nossa equipe para o futuro. David é um jogador muito importante para nós. Sua comunicação com a equipe dentro e fora do campo ajuda a todos. Desde que Mikel (Arteta, técnico) chegou aqui, ele estava pedindo um zagueiro central com o pé esquerdo. Ficamos muito satisfeitos com Pablo - seu comportamento, a maneira como ele está treinando, sua mentalidade e sua qualidade. Infelizmente, ele tem essa lesão, mas é claro que estamos muito felizes em mantê-lo para o futuro – afirmou Edu, revelando ainda que o meia Ceballos estendeu empréstimo até o fim da atual temporada junto ao Real Madrid.

Papa Francisco escreve carta a Zanardi: 'Sua história é um exemplo'


O papa Francisco escreveu uma carta de apoio ao ex-piloto de Fórmula 1 Alessandro Zanardi, que segue internado em estado grave em um hospital de Siena, na Itália, após sofrer acidente em uma prova de paraciclismo na última sexta-feira.
Na carta, o pontífice exaltou a história de superação do italiano. O textou foi divulgado pelo jornal italiano La Gazzetta dello Sport.
“Caro Alessandro, a sua história é um exemplo de como recomeçar depois de uma parada repentina. Através do esporte você ensinou a viver a vida como protagonista, fazendo da deficiência uma lição de humanidade”, afirmou Francisco.
“Obrigado por dar força a quem a perdeu. Neste momento doloroso estou próximo a você, rezo por você e sua família. Que o Senhor o abençoe e que Nossa Senhora o proteja”, completou o Papa.
Zanardi está em coma induzido desde a última sexta-feira. Seu quadro é estável, mas ainda grave. Nesta quarta-feira, o hospital informou que deixará de divulgar boletins médicos do paratleta. Ele ainda permanecerá sedado de 10 a 15 dias.
Em 2001, Alessandro Zanardi perdeu as duas pernas em um acidente da categoria Cart, na Alemanha. Ele seguiu no esporte e se tornou um dos maiores nomes do paraciclismo, com quatro medalhas de ouros em Jogos Paralímpicos.

Nova rodada de exames para Covid-19 no Bahia não tem casos positivos

Nova rodada de exames para Covid-19 no Bahia não tem casos positivos

Uma boa notícia no Bahia. A segunda rodada de exames para Covid-19 realizada na última segunda-feira (22), no CT Evaristo de Macedo, não indicou casos positivos. A informação foi apurada pela reportagem do Bahia Notícias.

No total, 89 pessoas entre jogadores, comissão técnica e demais colaboradores passaram pelo exame de sorologia.  

O grupo que vem trabalhando no CT Evaristo de Macedo desde a semana passada vai repetir a bateria de testes nos próximos 15 dias. O intervalo de tempo deve se tornar fixo a partir desta rodada.

Os dois jogadores que testaram positivo já estão recuperados e treinando normalmente com o grupo. 

Globo consegue liminar e adia pagamento de R$ 463 milhões à Fifa por transmissões

Globo consegue liminar e adia pagamento de R$ 463 milhões à Fifa por transmissões

O Grupo Globo obteve uma vitória importante no tribunal nesta terça-feira (23). Segundo o site Uol, a emissora carioca conseguiu uma liminar na 6ª Vara Empresarial da Justiça do Estado do Rio de Janeiro que adia o pagamento de forma imediata de US$ 90 milhões, o equivalente a R$ 463 milhões, previsto no contrato de direitos de transmissão com a Fifa para o período entre 2015 e 2022, que inclui a próxima edição da Copa do Mundo, no Catar (leia mais aqui). O processo foi julgado em caráter de urgência.

A liminar, assinada pela juíza Maria Cristina de Lima Brito, deu tempo à Globo enquanto o contrato não é julgado na Justiça da Suíça, país onde foi celebrado o acordo. O pagamento deveria ser efetuado no dia 30 de junho, próxima terça, mas se o Banco Itaú, responsável pela intermediação do pagamento, debite o valor à Fifa, tanto a entidade quanto a instituição financeira receberão multa de R$ 1 milhão por dia de descumprimento.

A Globo alega que a pandemia do coronavírus trouxe uma crise financeira para todos os grupos de mídia, que agora passam por dificuldades. Outra justificativa é que a emissora teve prejuízo com as competições internacionais que foram suspensas devido ao problema de saúde. Para este ano, estavam previstos o Mundial de futsal e as Copas do Mundo feminina Sub-17 e Sub-20, mas foram todos adiados para 2021. Com isso, o pagamento de 90 milhões de dólares ficou impossível para ser efetuado. Apesar disso, a emissora destaca que sua intenção não é rescindir o contrato, mas espera poder renegociar os valores do acordo em meio a situação atual. No entanto, caso a Fifa não aceite, a empresa carioca não descarta ficar sem transmitir a Copa do Mundo de 2022, a depender das negociações futuras.

Ainda não há uma data para o julgamento do caso entre a Globo e a Fifa na Corte Arbitral da Suíça.

(com conteúdo bahianotícias)

Fórmula 1: Organizadores dos GP da Áustria preveem realizar 12 mil testes do coronavírus

Fórmula 1: Organizadores dos GP da Áustria preveem realizar 12 mil testes do coronavírus

A temporada 2020 de Fórmula 1 está programada para começar no dia 5 de julho com o Grande Prêmio da Áustria, no circuito Red Bull Ring, em Spielberg. Uma semana depois, 12 de julho, o mesmo local sedia a segunda etapa do Campeonato Mundial, chamada de GP da Estíria. Os organizadores das provas preveem realizar até 12 mil testes do coronavírus. A empresa responsável pelos exames, Eurofins, iniciou nesta terça-feira (23) as instalações para as coletas no autódromo.

"Todos os que trabalham no circuito deverão apresentar resultado negativo no teste, que não pode ser mais antigo do que quatro dias, para poderem acessar ao local de trabalho", explicou Sigfried Schnabl, representante da companhia.

Os testes serão repetidos a cada cinco dias durante as duas corridas. Eles serão encaminhados para um laboratório em Munique, na Alemanha, que funciona 24 horas por dia. Os resultados deverão sair entre 16 a 24 horas a partir da realização.

A abertura do Mundial de Fórmula 1 deveria ter acontecido em março, mas foi adiado devido a pandemia global do coronavírus. Enquanto algumas provas foram canceladas e outras remanejadas, os organizadores da competição divulgaram no início de junho um calendário com as oito primeiras etapas, todas realizadas na Europa, sendo que duas serão sediadas na Inglaterra assim como as que vão abrir a temporada. A expectativa é que mais GPs, em outros continentes, sejam inclusos na programação deste ano para dar um caráter global à disputa pelo título.

terça-feira, 23 de junho de 2020

CBF autoriza que Copa do Nordeste tenha sede única; cidade ainda não foi definida

CBF autoriza que Copa do Nordeste tenha sede única; cidade ainda não foi definida

Apesar da cidade ainda não ter sido definida, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) acatou a decisão dos clubes e vai permitir que a Copa do Nordeste seja retomada e finalizada com sede única. Salvador está entre as opções (leia mais). 

Em contato do Bahia Notícias com o presidente da Liga do Nordeste, Eduardo Rocha, a informação de que a entidade do futebol nacional definiu que o campeonato regional pode ter continuidade em uma única capital do Nordeste foi confirmada.  

“Os clubes sugeriram a ideia”, contou o presidente. “Foi bem aceita pelo Departamento Técnico da CBF, por uma questão de segurança da saúde dos envolvidos, por evitar inúmeras viagens”, completou. 

Sobre os critérios a serem usados para decidir qual capital receberá os jogos, o presidente falou que a situação de controle sobre o coronavírus deve ser um dos fatores. “A CBF é quem vai se valer desses critérios, bem como quem vai escolher dentre as capitais do Nordeste, imagino que um dos critérios a ser observado é onde a situação desse vírus não esteja tão complicada” explicou Eduardo Rocha.

Com Recife e Fortaleza na lista de concorrentes, Salvador também disputa a possibilidade de receber os jogos do torneio. Segundo o presidente da Liga, o local ainda não foi decidido e também não há prazo exato para que a divulgação da cidade sede seja feita. 

A Liga do Nordeste será responsável por custear a hospedagem dos times na cidade sede e os testes de Covid-19 para as equipes.

Fonte: bahianoticias

Seis meses após lançamento da marca própria, Ceará supera vendas de camisas de 2019

Seis meses após lançamento da marca própria, Ceará supera vendas de camisas de 2019

Em dezembro do ano passado, o Ceará lançou sua marca própria, a Vozão. Seis meses depois, o clube superou as vendas de camisas de 2019. O Vozão comercializou 57 mil itens com o seu selo, o que significa um aumento de 1800%. O presidente Robinson de Castro celebrou os números atingidos.

"Nós vendemos até agora 57 mil camisas. Tomei foi um susto. Vendemos isso tudo de camisa? Rapaz, tive uma informação ali que eu nem tinha, a quantidade de camisas que a gente tinha vendido ao todo, de dezembro pra cá. Em seis meses, vendemos mais camisas que nos últimos cinco anos. Se eu errar, é por pouco. Isso demonstra que a marca própria é um projeto campeão", afirmou em entrevista ao Sistema Verdes Mares.

Ao site GloboEsporte.com, o diretor de marketing do Ceará, Lavor Neto, disse que a média de unidades vendidas antes do lançamento da marca própria era de duas mil peças por temporada nos últimos cinco anos, período de vigência do contrato com a antiga fornecedora de materiais esportivos.

"O resultado do conjunto das ações comerciais e de marketing empreendidas na Vozão, nossa marca própria de material esportivo, demonstra que é possível se relacionar com a torcida para além das quatro linhas do futebol, e construir uma relação de orgulho e pertencimento. Um verdadeiro case de sucesso", disse.

O clube cearense não divulgou o valor total faturado até o momento com as vendas das camisas. Porém, o produto é vendido pelo preço mínimo de R$ 229,90. O Vozão possui lojas oficiais tanto física quanto virtual e promete lançar linha de uniformes a preços populares quando os jogos retornarem após o controle da pandemia do coronavírus.

O Bahia lançou sua marca própria, Esquadrão, em setembro de 2018 sendo o primeiro clube da Série A do Brasileiro a adotar essa medida. Em dezembro do ano seguinte, o Tricolor anunciou o aumento de 316% nas arrecadações com a comercialização dos produtos do seu selo em relação às vendas com o antigo fornecedor de material esportivo.

Djokovic testa positivo para o coronavírus após promover torneios abertos ao público

Djokovic testa positivo para o coronavírus após promover torneios abertos ao público

Número 1 do ranking mundial de tênis, Novak Djokovic testou positivo para o coronavírus. A informação foi divulgada pelo próprio tenista através de comunicado emitido nesta terça-feira (23). Neste último final de semana, o sérvio participou de uma etapa do evento Adria Tour, que ele mesmo promoveu, em Zadar, na Croácia.

Além de Nole, como também é conhecido, outras quatro pessoas que estiveram no Adria Tour foram diagnosticadas com a Covid-19 que são os tenistas Grigor Dimitrov e Borna Coric, o técnico Christian Groh e o preparador físico Marko Paniki, ambos fazem parte do staff do sérvio.

O torneio da Croácia não chegou a ser concluído. Como Dimitrov e Coric se enfrentariam, mas descobriram estarem com a doença, a etapa final foi cancelada. Porém, Djokovic se recusou a fazer o teste em Zadar, já que segundo ele, não havia apresentado nenhum sintoma da Covid-19. Ele realizou exame já em Belgrado, na Sérvia, e recebeu o diagnóstico positivo. Sua esposa, Jelena, também contraiu a doença, mas os dois filhos do atleta não.

segunda-feira, 22 de junho de 2020

Lewis Hamilton participa de protesto antirracista em Londres

Lewis Hamilton participa de protesto antirracista em Londres

O hexacampeão mundial de Fórmula 1 Lewis Hamilton participou de um protesto atirracista neste domingo (21) em Londres, na Inglaterra. O piloto inglês publicou na sua conta no Instagram uma foto sua segurando um cartaz escrito "Black Lives Matter", que na tradução significa Vidas Negras Importam. Ele ainda afirmou ter ficado surpreso com o grande número de pessoas brancas no ato que pedia por mais igualdade.

"Hoje (domingo) fui ao Hyde Park para um protesto pacífico e fiquei muito orgulhoso de ver pessoalmente tantas pessoas de todas as raças e origens que apoiam esse movimento. Eu tive orgulho de estar lá, reconhecendo e apoiando o movimento Black Lives Matter e minha herança negra. Fiquei tão feliz em ver pessoas de todas as idades, exibindo sinais de Black Lives Matter e dizendo isso tão apaixonadamente quanto eu. Também fiquei feliz em ver tantos apoiadores brancos em nome da igualdade para todos. Foi realmente emocionante. Sinto-me extremamente positivo com a mudança, mas não podemos parar agora. Continue lutando. #blacklivesmatter", escreveu.

Governo da Bahia mantém proibição de competições esportivas até o dia 6 de julho

Governo da Bahia mantém proibição de competições esportivas até o dia 6 de julho

Aos poucos o futebol baiano vai retomando aos treinos nos centros de treinamentos. Os primeiros a voltarem ao batente foram Bahia e Vitória, enquanto Bahia de Feira e Jacuipense já se movimentam para realizar os testes da Covid-19 e se adequarem às exigências das autoridades sanitárias municipais para reiniciar as atividades físicas presenciais. No entanto, a realização de eventos esportivos no estado segue proibida, desta vez até o dia 6 de julho.

No final da tarde da última sexta-feira (19), o governador da Bahia, Rui Costa (PT), prorrogou a proibição de todas as atividades que envolvem aglomeração de pessoas, como eventos desportivos - inclusive jogos de campeonatos de futebol, profissionais e amadores -, religiosos, shows, feiras, apresentações circenses, eventos científicos, passeatas, aulas em academias de dança e ginástica, bem como abertura e funcionamento de zoológicos, museus, teatros, dentre outros. O decreto anterior tinha validade até este domingo (21).

"Atualmente, a Bahia registra 43.922 casos com 22.028 ativos, 20.589 curados e 1.305 óbitos, bem como 1.300 leitos ocupados, chegando a 75% de ocupação. São números que deixam a Bahia em uma situação melhor do que a de outros estados, mas não se pode vacilar. Não podemos abaixar a guarda. Por isso, o decreto precisa ser renovado", explicou na sexta.

Com a decisão de Rui Costa, o Campeonato Baiano segue paralisado desde meados de março. A competição foi interrompida após a conclusão da sétima rodada, faltando duas jornadas para o encerramento da primeira fase. Bahia, Jacuipense, Bahia de Feira e Vitória são os quatro ocupantes da zona de classificação.

Confira a tabela:

Japão retira candidatura para sediar Copa do Mundo feminina de 2023

Japão retira candidatura para sediar Copa do Mundo feminina de 2023

Não foi só o Brasil que desistiu de sediar a Copa do Mundo feminina de 2023. De acordo com a agência de notícias AFP, o Japão desistiu nesta segunda-feira (22) da disputa para receber o evento. O anúncio foi feito pela Associação de Futebol Japonês (JPA) e o seu presidente Kozo Tajima explicou que o motivo da decisão se deve ao fato dos esforços do país estarem voltados para a realização dos Jogos Olímpicos de Tóquio-2020, adiados para o ano que vem devido a pandemia do coronavírus.

"Eu senti resistência para organizar dois eventos tão importantes no mesmo país em um curto espaço de tempo, algo que foi reforçado pelo impacto da pandemia do coronavírus", justificou.

Sem o Japão, o páreo está sendo disputado entre a Colômbia e a candidatura conjunta de Austrália e Nova Zelândia, que é a favorita. A Fifa deverá anunciar a escolha do anfitrião da Copa do Mundo feminina na próxima quinta (25). A França sediou a última edição do torneio, que aconteceu em 2019 e teve os Estados Unidos como campeões.

domingo, 21 de junho de 2020

50 anos do Tri: Brasil vence Itália na final e é campeão da Copa do Mundo FIFA de 1970

Pelé comemora gol durante a Copa do Mundo de 1970Delegação da Seleção Brasileira na Copa do Mundo de 1970

É campeão! É tricampeão! Há exatos 50 anos, foram esses os gritos que se libertavam da garganta dos brasileiros. A Seleção derrotava a Itália por 4 a 1 e conquistava pela terceira vez a Copa do Mundo FIFA, em 1970. Os gols da partida foram marcados por Pelé, Gérson, Jairzinho e Carlos Alberto Torres. Boninsegna fez o gol de honra dos italianos no Estádio Azteca, na Cidade do México.
Com a conquista, o Brasil encerrou uma campanha de seis vitórias em seis jogos, tornando-se a primeira equipe a ter 100% de aproveitamento nas Eliminatórias e na Copa do Mundo. Além disso, também foi o primeiro time a chegar ao tricampeonato mundial, fato que lhe garantiu a posse definitiva da taça Jules Rimet. Além deste título, o Brasil foi campeão também em 1958 e 1962.
Com todos os jogadores disponíveis para a partida, Zagallo levou a campo o que tinha de melhor para a Seleção. A escalação foi a que mais se repetiu durante o Mundial, com o time-base formado por: Félix; Carlos Alberto Torres (c), Brito, Piazza e Everaldo; Clodoaldo e Gérson; Jairzinho, Pelé, Rivellino e Tostão.
Os italianos vinham de uma batalha histórica contra a Alemanha Ocidental na semifinal da Copa do Mundo. Altamente considerado um dos melhores jogos da história dos Mundiais, a partida terminou com triunfo da Azzurra por 4 a 3, após dois tempos extras. Os 90 minutos terminaram empatados em 2 a 2, a Itália chegou a sair na frente na prorrogação, sofreu novo empate e finalmente fez o gol da classificação, aos 114 minutos de partida.
Todo esse desgaste fez com que o Brasil chegasse à final com um pouco mais de disposição física. Além disso, a Itália é sempre um grande adversário, por sua escola tradicional de futebol, mas a Alemanha de Gerd Mûller e Franz Beckenbauer se apresentava como um dos melhores times do torneio.
A partida ainda marcou uma série de feitos individuais para a Seleção Brasileira. Jairzinho terminou o Mundial como vice-artilheiro, com sete gols, e se tornou o primeiro campeão a marcar em todos os seis jogos de sua seleção. Pelé voltou a marcar em uma final de Copa do Mundo e se tornou o único jogador três vezes campeão mundial da história. O Rei ainda terminou a competição com seis assistências, um recorde até hoje em passes para gol na mesma edição de um Mundial.

O jogo


Apesar do cansaço da semifinal, a Itália começou bem a partida no calor do Azteca. Em um início equilibrado, a Azzurra foi a primeira a finalizar na final da Copa do Mundo. A oportunidade surgiu logo aos dois minutos de jogo, em finalização de fora da área de Riva, que foi muito bem defendida por Félix.

Nos minutos seguintes, o Brasil ameaçou em duas cobranças de falta de Rivellino, mas a Patada Atômica não acertou em cheio nenhuma delas. Uma foi para fora e a outra para as mãos do goleiro Albertosi. Mas o arqueiro italiano não levaria tanta sorte na próxima chance.
O relógio marcava 17 minutos de jogo quando Tostão bateu lateral pela esquerda. Rivellino, de primeira, esperou a bola quicar para alçá-la na área. Era só o que ele precisava fazer. em meio aos gigantes italianos, Pelé, de 1,72 metro de altura, subiu muito e testou para o fundo da rede. Estava aberto o placar na Cidade do México.
Após o gol de Pelé, a Itália ficou um pouco atordoada em campo e deu espaço para o Brasil dominar mais a partida. Os italianos só voltariam à carga perto dos 30 minutos de primeiro tempo, em chutes de fora da área sem muito perigo. O jogo parecia controlado, mas nunca se pode subestimar a Itália em um jogo de Copa do Mundo.
Aos 37, em bola tocada por Brito, Clodoaldo tentou sair jogando com um toque de calcanhar para Everaldo, sem ver o companheiro. O meia também não enxergou a chegada de Roberto Boninsegna, que roubou a bola e, depois de dividida entre Félix e Brito, completou para o gol vazio: 1 a 1.
O Brasil quase desempatou a partida antes do intervalo. Na verdade, chegou a fazer o 2 a 1, quando Pelé dominou a bola dentro da área e chutou de bico para o fundo do gol italiano. Mas o juiz alemão Rudi Glockner anulou o tento, marcado aos 45:05 de jogo. O árbitro pegou a bola e saiu para o túnel, encerrando o primeiro tempo.
Disposta a decidir o jogo, a Seleção Brasileira voltou em outra velocidade para a segunda etapa. Logo aos dois minutos, Carlos Alberto fez ultrapassagem, recebeu de Jairzinho e cruzou seco. A bola passou pela pequena área, mas Pelé não conseguiu completar para o gol.
Mais solto no meio, Gérson subia ainda mais, pressionando o sistema defensivo da Itália, que apelava para as faltas. Foram várias oportunidades de bola parada na entrada da área italiana nos primeiros 15 minutos de segundo tempo. Em uma delas, Pelé rolou para Rivellino, que bateu de direita e a bola explodiu na trave. Na outra, a Patada Atômica veio direto e só não estufou a rede porque Albertosi fez uma defesa monumental.
A única boa chance da Itália nesse início de segundo tempo veio quando Domenghini tentou cruzar, a bola bateu em Everaldo e parou na rede pelo lado de fora. Mas o domínio era brasileiro e não demorou para a Seleção transformar a pressão no desempate.
Aos 20 minutos do segundo tempo, Gérson pegou sobra após jogada de Jairzinho. Na intermediária, cortou para a perna esquerda e soltou uma bomba. A Canhotinha de Ouro só parou no fundo da rede, um golaço de tirar o fôlego no Azteca, o primeiro de Gérson na Copa do Mundo.
O golpe, que já seria duro para a Itália, ficou ainda pior apenas cinco minutos depois. Gérson lançou para a área e encontrou Pelé. De cabeça, o Rei escorou para Jairzinho, que, meio aos trancos e barrancos, completou para o gol, o sétimo dele no torneio. 
Com o 3 a 1 no placar, o Brasil se encontrava praticamente com as mãos na taça. Já cansada em campo, a Itália não mostrava muita força para reagir. E o Brasil seguia em busca do quarto gol, que veio aos 41 minutos, da melhor maneira possível.
A jogada começou lá atrás, quando Tostão voltou para ajudar Everaldo na marcação, roubando a bola de Domenghini. A pelota caiu nos pés de Brito, que a empurrou para Clodoaldo. O Corró aproveitou a descida de Pelé e Gérson para acioná-los e recebeu a bola em seguida. A Itália tentou subir a marcação, mas Clodô tirou de letra. Foram quatro adversários batidos em uma sequência de dribles curtos. Depois de limpar o lance, ele abriu para Rivellino, que se aproximou perto da linha central.
O movimento de Rivellino abriu espaço na ponta esquerda e foi para lá que Jairzinho se direcionou. O lançamento do Riva veio na meia altura, em velocidade, para o Furacão dominar e partir para cima da marcação. Após passar pelo primeiro adversário, Jair encontrou Pelé na meia lua da área.
Nesse momento, o Rei já sabia o que fazer. Mas caso não soubesse, havia Tostão, logo a frente dele, apontando para o lado direito da área. Era ali que apareceria Carlos Alberto Torres, em uma corrida fulminante, para receber o passe no espaço vazio e encher o pé, de primeira, para fazer o gol. Estava desenhado ali o maior símbolo daquela geração. O jogo bonito resumido em um lance, uma jogada, que teve de tudo. Drible, passe, improviso, dedicação, defesa, movimentos táticos, velocidade, enfim. Um gol brasileiro.
O gol foi a pá de cal em qualquer pretensão de virada dos italianos. Depois do tento do Capita, as duas equipes praticamente só esperaram o jogo acabar para a definição do título. Após o apito final, os jogadores brasileiros comemoraram em Êxtase. Torcedores, jornalistas e seguranças mexicanos invadiram o gramado, desesperados por qualquer peça de roupa de qualquer um dos jogadores. O Rei Pelé ficou apenas de cueca e 'sombrero', o tradicional chapéu do país, enquanto comemorava o título nos ombros do povo.
Estava escrita ali a mais bonita página da história do futebol. Uma trajetória tão bonita que não parecia de verdade. Que faz crer que este texto não é uma crônica, mas uma fábula. era como se o futebol fosse esse poder extraordinário do povo brasileiro, que o permitia ser amado pelo resto do mundo. Talvez seja por isso que o brasileiro ame tanto o futebol. Mas podemos ter certeza, principalmente depois da Copa de 1970: o futebol também nos ama de volta.
BRASIL  4 x 1 ITÁLIA - COPA DO MUNDO DE 1970
Brasil: Félix; Carlos Alberto Torres, Brito, Piazza e Everaldo; Clodoaldo e Gérson; Rivellino, Jairzinho, Tostão e Pelé. Técnico: Zagallo.
Itália: Albertosi; Burgnich, Cera, Rosato e Facchetti; Bertini (Juliano, 84) e De Sisti; Mazzola, Domenghini, Boninsegna (Rivera, 84) e Riva. Técnico: Ferrucio Valcareggi.
Gols: Pelé (18), Boninsegna (37), Gérson (66), Jairzinho (71) e Carlos Alberto Torres (86)
Jairzinho - Brasil x Itália - Copa do Mundo 1970Pelé é abraçado por companheiros após gol de Carlos Alberto na final da Copa do Mundo de 1970Pelé - Brasil x Itália - Copa do Mundo 1970Brasil x Suécia - Copa do Mundo 1958 - PeléPelé - Copa do Mundo 1958Carlos Alberto Torres com a Taça em 1970Chegada da Seleção Brasileira de 1970 no Brasil após o tricampeonato no México. Zagallo e Carlos Alberto Torres

Comitê Olímpico vai levar 200 atletas para treinar temporariamente em Portugal

COB – Comitê Olímpico Brasileiro - Portal Paiquerê

Diante das dificuldades de treinar aqui no Brasil por causa da pandemia, o Comitê Olímpico Brasileiro deve levar mais de 200 atletas para treinar em Portugal. Enquanto isso, eles usam a criatividade para manter o condicionamento físico.
Os ginastas estão se adaptando: Diego Hypólito treina na sala. Arthur Nory sobe escadas de um jeito diferente. Já Arthur Zanetti instalou argolas na garagem. Luisa Marques, do nado artístico, usa a piscina da casa de veraneio. O ciclista olímpico Renato Rezende construiu uma pista de terra ao lado de casa.
Dá até para se divertir um pouco, como o jogador de basquete Marcelo Huertas, que fez treino de força com ajuda dos filhos. A atleta de tênis de mesa Bruna Takahashi está com vaga garantida nos Jogos Olímpicos de Tóquio, transferidos para 2021. O treino em casa é bem mais limitado, mas pelo menos ela está conseguindo manter a boa forma.
É preciso muita criatividade para treinar em casa, já que os centros esportivos estão de portas fechadas como o Clube Pinheiros, em São Paulo, usado por mais de 200 atletas de alto rendimento. Mas eles estão há mais de três meses sem pisar no local, o que já afeta o desempenho dos esportistas.
Uma pesquisa do Comitê Olímpico Internacional, com quatro mil atletas do mundo inteiro, aponta que 56% deles acham difícil treinar com um bom resultado durante a pandemia. Metade não consegue se manter motivado. 32% relatam problemas de saúde mental, como ansiedade, e 30% estão com dificuldade de manter a dieta.
A partir de julho, o Comitê Olímpico Brasileiro vai levar 200 atletas para treinar temporariamente em Portugal, onde o risco de contágio da Covid-19 já caiu bastante.

Federação de Futebol do Rio de Janeiro remarca jogos do Campeonato Carioca


A Federação de Futebol do Rio remarcou os jogos do Campeonato Carioca inicialmente programados para este domingo, 21. Vasco e Macaé entram em campo na próxima quarta-feira, às 21h30, em São Januário. Já o Madureira recebe o Resende na quinta-feira, às três da tarde, no estádio da Rua Conselheiro Galvão, na Zona Norte do Rio.
A mudança na tabela do Campeonato Carioca foi a terceira em apenas um dia. Neste sábado, a Prefeitura do Rio publicou em edição extra do Diário Oficial do Município um decreto que suspenderia, até a próxima quinta-feira, jogos de qualquer competição esportiva em locais fechados.
Em seguida, o prefeito Marcelo Crivella voltou atrás e anunciou que apenas as partidas envolvendo Fluminense e Botafogo estavam suspensas. Na nova decisão, os jogos inicialmente marcados para este domingo estavam autorizados pela Prefeitura.
Botafogo e Fluminense defendem o retorno dos jogos do Campeonato Carioca apenas em julho. Já Flamengo, Vasco e os demais clubes que participam do Estadual aceitaram voltar à disputa, após a suspensão forçada pela pandemia da Covid-19. 
Os jogos entre Botafogo e Cabofriense e Fluminense e Volta Redonda, inicialmente programados para segunda-feira, foram adiados por tempo indeterminado pelo decreto municipal.