GOVERNO DO ESTADO. BAHIA, AQUI É TRABALHO

sábado, 23 de maio de 2020

Colecionador leiloa peças históricas do Bahia e doará parte da renda ao Museu e ao GACC-BA

Colecionador leiloa peças históricas do Bahia e doará parte da renda ao Museu e ao GACC-BA

A partir desta sexta-feira (22), o colecionador Eduardo Medeiros vai leiloar peças marcantes da história do Bahia. A inciativa tem o apoio do site Ídolos Eternos e 18 objetos serão vendidos. Parte da renda será doada para a construção do Museu do Bahia, 31%, e ao Grupo de Apoio à Criança com Câncer (GACC-BA), 6%.

"Estamos vivendo um momento de resgate da história do Bahia e fortalecimento da nossa identidade. E com essa retração econômica, vejo esse leilão também como uma boa oportunidade de ajudar as obras do Museu do Bahia, assim como o Grupo de Apoio a Criança com Câncer", explicou Medeiros.

Os itens disponibilizados para o leilão são repetidos ou possuem similaridades com outras peças da coleção de Medeiros. Dentre eles, está a camisa 10 branca de Zé Carlos, usada na campanha de 1988, e uma número 2 possivelmente utilizada na Taça Brasil de 1959. Dos materiais dos anos 90, estão os uniformes de Jean e Paulo Rodrigues e um ingresso da final do Baianão de 1994, do histórico gol marcado por Raudnei.

O leilão terá duração de sete dias e será encerrado na próxima sexta (29). Para dar lances nos itens é preciso estar logado no sistema do site do evento, onde também estão todas as regras. Os vencedores poderão realizar o pagamento em boleto, cartão de débito ou em até 6x no cartão de crédito.

Com horários e procedimentos especiais, academias de ginástica e estúdios retornam as atividades em Nazaré


A Prefeitura de Nazaré, no Recôncavo baiano, liberou o funcionamento das academias de ginástica e estúdios de atividade físicas no município. O funcionamento será em horário especial e somente de acordo com o POP –  Procedimentos Operacionais elaborados pela Vigilância Sanitária do município. O novo decreto entra em vigor na segunda-feira (18) e vale até o dia 29 deste mês, podendo ser reavaliado e até suspenso em caso de alteração do cenário epidemiológico da cidade. A medida da prefeita Eunice Barreto segue o posicionamento do presidente Jair Bolsonaro, que editou na segunda-feira (11), um decreto incluindo academias, salões de beleza, cabeleireiros e barbearias entre as atividades essenciais durante a pandemia. Até sexta-feira, dia 15, Nazaré tinha 1 caso de Covid-19 confirmado, 1 caso curado, 5 casos descartados por exame laboratorial, 81 altas após monitoramento, 48 casos em isolamento domiciliar com sintomas gripais e nenhum aguardando resultado. A gestão municipal informa que manterá as barreiras sanitárias. 


sexta-feira, 22 de maio de 2020

COI admite cancelar Olimpíada se coronavírus não estiver controlado em 2021


O presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), Thomas Bach, reconheceu que os Jogos de Tóquio terão de ser cancelados caso a pandemia do coronavírus não esteja controlada em 2021. Em função do surto da doença pelo mundo o evento foi adiado por um ano, em março.
A afirmação de Bach está em consonância com a declaração recente de Shinzo Abe, primeiro-ministro do Japão, de que o evento pode não ocorrer se a covid-19 não estiver contida até lá. O país registra 784 mortes em função do coronavírus.

Fina adia Mundial de Natação em piscina curta para dezembro de 2021


O calendário de eventos esportivos internacionais de 2020 teve mais um adiamento. Nesta quinta-feira, 21, a Federação Internacional de Natação (Fina) anunciou que o Mundial de Natação em Piscina Curta (25 metros) não ocorrerá neste ano, tendo sido postergado para 2021 por causa da pandemia do coronavírus.
O campeonato, agendado para Abu Dabi, nos Emirados Árabes Unidos, foi remarcado pela Fina para o período entre 13 e 18 de dezembro de 2021. E isso se deu, de acordo com comunicado da federação, por causa da "incerteza relacionada à evolução da pandemia da covid-19 em todo o mundo".

Hospital na Arena Fonte Nova deve ser aberto no dia 2 junho, projeta Fábio Vilas-Boas

Hospital na Arena Fonte Nova deve ser aberto no dia 2 junho, projeta Fábio Vilas-Boas 

O Hospital de campanha montado na Arena Fonte Nova, em Salvador, para tratar pacientes com a Covid-19, deverá ser aberto no dia 2 de junho. É o que espera Fábio Vilas-Boas, secretário da Saúde da Bahia. 

“Estamos programando, primeiro, abrir todos os leitos no Espanhol, no Subúrbio, no Ernesto, no Couto Maia. A gente acredita que isso se conclua no começo da próxima semana. A previsão da abertura da Fonte Nova é dia 2 de junho”, disse em entrevista para a TV Bahia.

A unidade de campanha na Arena Fonte Nova contará com 100 leitos de UTI e 140 leitos clínicos. 

Até o momento, a Bahia registrou 11.197 casos de coronavírus e 362 óbitos.

Vôlei: Bernardinho abriu mão de 100% do salário para o Sesc-RJ manter time feminino

Vôlei: Bernardinho abriu mão de 100% do salário para o Sesc-RJ manter time feminino

A pandemia do coronavírus cancelou a Superliga masculina e feminina de vôlei. Em meio a crise financeira por causa da situação, o Sesc-RJ já anunciou o fim do time masculino. Para que a equipe feminina do clube fosse mantida, o técnico Bernardinho revelou, nesta quarta-feira (20) durante uma live com o Projeto Seu Esporte, que abriu mão de 100% do seu salário.

"Se tiver que vender meu carro, vou vender meu carro. Essa é minha paixão. Não quero que o projeto morra porque tem que me pagar também. Nesse primeiro momento não tem orçamento para pagar. É assim. Então eu não posso deixar de pagar as meninas. Como é que eu posso negociar algo com elas se eu não dou o exemplo?", afirmou o treinador. "Tivemos 40% de cortes. Não é simples, tem gente no final de carreira. Vamos olhar para o lado, como está a situação das pessoas? Está muito complexa, muito difícil", completou.

Além de técnico do time, Bernardinho também gestor do clube. Nos bastidores, está sendo negociada uma possível fusão com o Flamengo para a próxima edição da Superliga.

Oficialmente, o clube é chamado de Rio de Janeiro Voleibol Clube, mas ficou conhecido pelos nomes fantasias Rexona e Sesc-RJ, dependendo do patrocinador. O time foi criado em 1997 em Curitiba e já conquistou 12 títulos brasileiros, sempre com Bernardinho no comando.

Presidente Bolsonaro é presenteado com a camisa do Vitória por deputado gaúcho

Presidente Bolsonaro é presenteado com a camisa do Vitória por deputado gaúcho

O presidente do Brasil Jair Bolsonaro (sem partido) ganhou uma camisa do Vitória dada pelo deputado federal gaúcho Marcelo Brum (PSL-RS). Segundo o parlamentar o presente foi enviado pelo empresário baiano Paulo Gondim, que é um dos patrocinadores do Leão.

"(...) a pedido do amigo Paulo Gondim empresário de Luiz Eduardo Magalhães na Bahia e patrocinador oficial do Vitória da Bahia, entregamos uma camiseta do clube", escreveu Brum na publicação em seu Instagram.

Em dezembro de 2018, Bolsonaro já havia sido presenteado com a camisa do Rubro-Negro baiano pelo também deputado federal José Rocha (PL-BA), durante um encontro em Brasília.

PRESIDENTE DE TODAS AS CAMISAS
Apesar de ser torcedor declarado do Palmeiras, Bolsonaro costuma usar camisas de vários clubes. O presidente do Brasil já apareceu com a do Bahia, América-MG, Flamengo, Vasco, dentre outros. Além do Verdão, ele disse torcer também pelo Botafogo, no Rio de Janeiro.

quinta-feira, 21 de maio de 2020

Capitã da seleção dos EUA, Megan Rapinoe critica Trump e não descarta candidatura


Crítica declarada do presidente Donald Trump, a atacante e capitã da seleção feminina de futebol dos Estados Unidos, Megan Rapinoe, revelou que não descarta se candidatar a um cargo de alto nível no país no futuro. Em entrevista à Vice TV, a jogadora qualificou Trump de "nacionalista branco" e disse não acreditar que suas políticas tenham ajudado os norte-americanos
"Agora, obviamente, temos um nacionalista branco, penso, na Casa Branca... Que só provocou maior divisão entre as pessoas e mais desespero, mais ansiedade, mais medo com relação ao futuro", afirmou Rapinoe, jogadora fundamental para a conquista do Mundial na França, em 2019.

Presidente da Uefa é otimista sobre pós-pandemia: 'Futebol com torcida voltará em breve'

Presidente da Uefa é otimista sobre pós-pandemia: 'Futebol com torcida voltará em breve'

O presidente da Uefa, Aleksander Ceferin, mostrou otimismo em relação ao futuro pós-pandemia. Aos poucos, o futebol tem retornado em alguns países, mas com os jogos acontecendo de portões fechados para o público e a tendência é que este seja o cenário por um bom tempo. Porém, em entrevista ao jornal britânico The Guardian, o dirigente da entidade europeia aposta que num breve retorno dos torcedores às arquibancadas, baseando-se na queda do número de casos e maior conhecimento sobre o vírus causador da doença Covid-19.

"Não gosto dessa visão apocalíptica de que temos que esperar pela segunda e terceira ondas, ou até uma quinta onda... Pessoas que você conhece provavelmente morrerão um dia, mas precisamos nos preocupar hoje? Acho que não. Estamos prontos e seguiremos as recomendações das autoridades, mas tenho certeza absoluta, pessoalmente, de que o bom e velho futebol com os torcedores voltará muito em breve", afirmou.

E o tom otimista de Ceferin não parou por aí. Ao ser questionado se apostaria US$ 1 milhão que a Eurocopa acontecerá em 2021, ele disse que sim, além de acreditar que o futebol não sofrerá grandes impactos pós-pandemia.

"Eu não acho que nada vai mudar para sempre. É uma experiência nova e, quando nos livrarmos desse vírus sangrento, as coisas voltarão ao normal. O futebol não mudou após a Segunda Guerra Mundial, nem após a Primeira Guerra, e também não mudará por causa de um vírus", disse.

Aleksander Ceferin ainda destacou os prejuízos de calendário e financeiro que a Uefa está tendo em decorrência dos adiamentos e suspensões das competições, mas garantiu que a entidade não corre perigo. Inclusive, manteve os planos da criação de uma terceira competição entre clubes europeus em 2021. A confederação já promove a Champions League e a Europa League.

Após afogar-se para salvar filho, corpo do ex-lutador, Shad Gaspard, é encontrado

Após afogar-se para salvar filho, corpo do ex-lutador, Shad Gaspard, é encontrado

O ex-lutador da WWE, Shad Gaspard, de 39 anos, foi encontrado sem vida três dias depois de se afogar para salvar o filho na praia de Marina del Rey, em Venice Beach, nos Estados Unidos. 

O Departamento de Bombeiros de Los Angeles informou que o corpo do atleta que disputava luta livre foi encontrado na localidade na madrugada desta quarta-feira (20) e confirmou a morte de Gaspard. 

No último domingo (17), o ex-lutador tentou resgatar o filho no mar e acabou sendo levado por uma onda. Guarda-vidas conseguiram resgatar Aryeh, filho do atleta, e outras pessoas que também entraram na água para ajudar. 

“Admirado por amigos e colegas por seu calor e humor, Gaspard não era estranho a feitos heróicos. Em 2016, ele terminou um assalto à mão armada em Coral Springs, na Flórida, prendendo o suspeito no chão até a polícia chegar”, publicou a WWE em homenagem ao ex-lutador.

A esposa de Gaspard fez uma publicação nas redes sociais na última terça (19) agradecendo os esforços no resgate do filho e do marido, com quem estava casada há cerca de onze anos. Nesta quarta, o também ex-lutador da WWE e ator Dwayne “The Rock” Johnson, postou uma mensagem de luto: “Minhas orações e esperanças vão para a esposa de Shad Gaspard, seu filho e sua família durante esse momento inimaginável”. 

Antes de fazer carreira na luta livre, Gaspard jogou basquete e também foi ex-guarda-costas de alguns astros americanos. 

Secretário-geral da CBF acredita que entre junho e julho o futebol irá voltar

Secretário-geral da CBF acredita que entre junho e julho o futebol irá voltar

O futebol brasileiro começa a dar os primeiros passos para retornar aos gramados. Com alguns clubes já voltando aos, o Secretário-geral da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Walter Feldman, se o ritmo continuar assim, os jogos podem ser retomados entre fim de junho e início de julho. 

“Parar foi necessário e voltar é possível. Esse é o grande aprendizado com o retorno do Alemão. A Alemanha é uma ótima sinalização”, disse Feldman em entrevista à agência de notícias Reuters.

O Secretário-geral faltou também que é viável adotar todos os jogos com portões fechados, já que o país pode sofrer aumentos e quedas nos números de contaminações pela pandemia.

Com registro recorde de 1.179 mortes no país em 24 horas nesta terça-feira (20), Feldman diz que este deve ser o pior mês de impacto de impacto do coronavírus no Brasil, mas que com o “abrandamento” das estatísticas o futebol poderá voltar.   

“Maio é o período mais dramático da doença, e vamos ver as portas que vão se abrir em junho. O aprofundamento da crise, agora, significa que logo em seguida deve vir o abrandamento”, declarou. 

quarta-feira, 20 de maio de 2020

Liga dos Campeões pode retornar em agosto com novo formato


A Liga dos Campeões pode ter seu formato mudado e ter reinício apenas no dia oito de agosto. O jornal “As” publicou que o grupo de trabalho formado pela Uefa, Associação de Clubes (ECA) e Ligas do futebol europeu pretendem realizar as quartas de final em partida única e criar um quadrangular com quem passasse para a semifinal que seria disputado em Istambul, cidade em que originalmente seria a final da competição.
Além do maior torneio de futebol europeu, a Liga Europa pode recomeçar no dia seis de agosto, mas as datas devem ser aprovadas no Comitê Executivo da organização no próximo dia 17 de junho. Esse novo calendário terá reflexo na próxima temporada, pois os jogadores terão férias em setembro e os campeonatos nacionais terão que ser prorrogados, podendo resultar em um atraso na Eurocopa.
A reunião que estava marcada originalmente para o dia 27 de maio foi postergada em duas semanas para que todos encontrem a melhor solução e possam fechar o calendário de clubes no continente. Além disso, três das doze cidades sedes da próxima Eurocopa apresentam problemas por conta da pandemia e podem abrir mão de participar do torneio. Uol Esportes.

Lenda do atletismo, Bolt se torna pai pela 1ª vez


Considerado uma das lendas do atletismo, o jamaicano Usain Bolt tornou-se pai pela primeira vez. Apesar de o astro ainda não ter se manifestado publicamente, Andrew Holness, primeiro-ministro da Jamaica, parabenizou o ex-velocista pelo nascimento de sua filha, fruto do relacionamento com Kasi Bennett, diretora-geral da Eleve Marketing House.
Foi em janeiro deste ano que Bolt e Bennett anunciaram a gravidez. Bem-humorado, o atleta afirmou que não pressionará a filha a seguir seu caminho no atletismo.

Cruzeiro é condenado pela Fifa e vai começar Série B com menos seis pontos

Cruzeiro é condenado pela Fifa e vai começar Série B com menos seis pontos

O Cruzeiro vai começar a Série B do Brasileiro com menos seis pontos. A Raposa foi condenada pela Fifa por uma dívida com o Al Wahda, dos Emirados Árabes, pelo empréstimo de seis meses do volante Denilson em 2016. O clube mineiro foi comunicado pela entidade máxima do futebol mundial nesta terça-feira (19).

A Raposa tinha até segunda (18) para pagar 850 mil euros, o equivalente a cerca de R$ 5 milhões, ao clube árabe. A diretoria mineira tentou negociar o parcelamento e até um adiamento com os credores, mas não teve sucesso. A dívida continua, mas num novo prazo para efetuar o pagamento e caso não seja realizado novamente, a Fifa aplicará uma nova punição.

"Vínhamos tentando um adiamento para o segundo semestre, mas os dirigentes do Al-Whada foram taxativos. Eles disseram que o processo corre há mais de quatro anos na Fifa e ninguém do Cruzeiro, nenhum dirigente neste período todo, procurou o Al-Whada para buscar um acordo. Eles disseram que se sentiram frustrados e descrentes, e que por isso não poderiam facilitar nada para o Cruzeiro neste momento. Nós explicamos a eles que o clube também foi uma vítima de tudo o que aconteceu nos últimos anos, que agora são outras pessoas que estão à frente da instituição, e que temos a total intenção de resolver. Já tínhamos tratativas avançadas desde a semana passada, e vamos fazer de tudo para evitar qualquer tipo de punição ao Cruzeiro", afirmou o CEO do clube mineiro, Sando González.

Contratado entre o meio e o fim de 2016, Denilson chegou ao Cruzeiro para se recuperar de uma lesão. Ele fez apenas cinco jogos com a camisa celeste, sendo dois como titular. O clube mineiro não pagou os 850 mil euros do acordo de empréstimo e o caso foi parar na Fifa.

O volante Denilson foi revelado pelo São Paulo. Entre 2006 e 2011 defendeu o Arsenal, da Inglaterra, e depois retornou novamente ao Tricolor paulista onde ficou até a 2015 quando foi contratado pelo Al Wahda e depois pelo Cruzeiro. No ano passado, ele chegou a atuar pelo Botafogo-SP, mas entrou em campo somente por alguns minutos. Aos 32 anos, ele está no mercado à procura de um clube.

Prova virtual de triathlon acontece em junho; inscrições estão abertas

Prova virtual de triathlon acontece em junho; inscrições estão abertas

Para movimentar os triatletas durante a quarentena para frear a pandemia do coronavírus, a Federação Baiana de Triathlon (Febatri) está promovendo a prova Triathlon Virtual Race. As disputas estão marcadas para acontecer em duas modalidades, primeiro será realizada a prova curta entre os dias 9 e 14 de junho, depois será feita a prova média entre 22 e 28 do mesmo mês. As inscrições são gratuitas, e estão abertas no site oficial do evento (clique aqui), mas são limitadas. Não haverá a distribuição de troféus e medalhas para os vencedores.

O Triathlon Virtual Race é uma prova virtual composta por natação, ciclismo e corrida, e será feita pelo atleta em casa. Cada participante deverá realizar as modalidades em um determinado prazo, usando aplicativos e ou relógio com GPS e enviar a comprovação da execução da prova para ser analisa e validade pela organização da disputa. A natação será realizada em modo "Nado Seco" com borracha de soro ou similar, onde o participante simula o nado crawl em um determinado número de rotações. O ciclismo é feito através do jogo Zwift ou por qualquer outro aplicativo. Enquanto a corrida será medida através do menor tempo para determinada distância, podendo ser em esteiras em condomínio, em casa ou na garagem, mas não será permitido correr em lugares que estejam bloqueados pela autoridade municipal.

(Com conteúdo bahianotícias)

Presidente do Vitória envia protocolo à prefeitura para time voltar aos treinos dia 30

Presidente do Vitória envia protocolo à prefeitura para time voltar aos treinos dia 30

O presidente do Vitória, Paulo Carneiro, alertou que a volta dos treinos do Rubro-negro está próxima. Nesta terça-feira (19), o dirigente falou que um protocolo de segurança para retorno das atividades foi enviado para a Prefeitura de Salvador e que o clube aguarda resposta para retornar aos gramados ainda em maio. 

“Apesar de toda a crise que estamos vivendo, está se aproximando o momento do nosso retorno. Já entregamos um protocolo a Prefeitura Municipal de Salvador e estamos esperando a autorização para fazer treinos presenciais a partir do dia 30”, informou Paulo Carneiro.

O presidente disse que ainda não sabe se realmente as atividades poderão retornar na data, mas aguarda posicionamento do governo local. 

“A situação do clube é muito difícil e aumentou a gravidade depois da pandemia, então, peço aos Rubro-negros que fiquem firmes” pediu o dirigente aos sócios-torcedores do Leão. Ele ainda completou falando da meta de voltar à Série A: “Temos um time pronto, arrumado e competitivo”.

Desde a semana passada, o Vitória treina sua equipe virtualmente com ajuda da comissão técnica. A previsão inicial de Paulo Carneiro era que o time pudesse ter voltado aos gramados esta semana, mas, com a situação da pandemia no estado, ainda não foi possível retornar. Desde o dia 17 de março, as atividades presenciais do clube estão suspensas.

Real Madrid, Bayern de Munique e Inter de Milão organizam torneio beneficente para 2021

Real Madrid, Bayern de Munique e Inter de Milão organizam torneio beneficente para 2021

Nesta terça-feira (19), três grandes clubes da Europa anunciaram a organização de um torneio beneficente que será disputado em 2021. A “Copa Europeia da Solidariedade - Futebol para Heróis” contará com Real Madrid, Bayern de Munique e Inter de Milão. Os três anunciaram conjuntamente a competição que acontecerá no ano que vem.

As partidas entre as equipes vão acontecer em seus respectivos estádios e a renda será arrecadada será revertida para hospitais e instituições de saúde em combate ao coronavírus.

“Construímos ótimos relacionamentos com muitos clubes através de muitos jogos da Liga dos Campeões e fizemos amizade com alguns deles”, declarou o CEO do FC Bayern,  Karl-Heinz Rummenigge. “Apesar de todo o sofrimento e problemas na Alemanha, podemos ter sorte de que nosso sistema de saúde seja resiliente nessa crise. No entanto, também vimos as terríveis fotos da Itália e da Espanha, os dois países foram os mais atingidos na Europa. Nós, alemães, temos um relacionamento muito especial com os dois países”, falou em publicação de anúncio do torneio.

Com calendário ainda a ser definido futuramente, os duelos serão: em Madrid (Real - Inter), em Milão (Inter - FC Bayern) e em Munique (FC Bayern - Real). Segundo o clube alemão, o primeiro-ministro da Baviera, Markus Söder, será o patrocinador do jogo entre o Bayern e o Real Madrid na Allianz Arena.

Atualmente, nos três países, o futebol já começa a dar os primeiros passos após a interrupção dos jogos. A Bundesliga será a primeira competição europeia da temporada a ser retomada depois que a pandemia do coronavírus passou pelo continente. Na Itália e na Espanha as equipes já voltaram a treinar respeitando protocolos de saúde. 

Lima Sergipano, o 'Canhão do Fazendão', é pré-candidato a vereador em Salvador pelo PT

Lima Sergipano, o 'Canhão do Fazendão', é pré-candidato a vereador em Salvador pelo PT

Acostumados a lidar sob a perspectiva dos olhares de milhares de pessoas, ex-atletas profissionais são sistematicamente escolhidos para ocupar cargos eletivos no Brasil, seja pelo Legislativo ou pelo Executivo. Desta vez, um ídolo do Bahia pretende fazer este mesmo caminho: Lima Sergipano. O Canhão do Fazendão, como também é conhecido, é pré-candidato a vereador em Salvador, pelo PT. 

Filiado este ano à sigla, ele confirma a informação ao Bahia Notícias e afirma que é “complicado” falar sobre o apoio dos torcedores do Bahia na eleição, por se tratar de uma seara diferente. “É complicado eu falar. Eu deixei um bom legado e um carisma muito grande. Não só do torcedor do Bahia, mas como do Vitória também. Em algumas entrevistas, muito torcedor do Vitória diz que tem carinho pra mim. E o torcedor do Bahia que dispensa comentários, né!?”, pondera, em entrevista ao Bahia Notícias.

Atualmente, Lima vive em Sergipe, estado em que nasceu. “Estou em Sergipe, principalmente por conta dessa pandemia. Mas sempre estou em Salvador”, conta.

José Luiz Lima, 53, jogou pelo Bahia entre 1990 e 1995, além de uma outra passagem em 2000. Ao todo, foram 135 jogos e 84 gols. Acumula passagens também por clubes como Vasco, Flamengo, Palmeiras, e Confiança-SE, onde se aposentou dos gramados, em 2008.

HÁ MISTURA
Uma das expressões mais comuns de serem ouvidas em discussões de boteco é a de que “futebol e política não se misturam”. Na prática, não é bem assim. Na Bahia, há casos em que ex-jogadores se aventuraram na vida política.


Na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), há o exemplo do deputado estadual Bobô (PCdoB), também ex-jogador do Tricolor. Campeão brasileiro em 1988 com o clube baiano, ele já foi diretor-geral da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb).

No interior, outro exemplo pode ser destacado. Prefeito de Itajuípe no Litoral Sul, Marcone Amaral (PSD) foi zagueiro do Vitória entre 1997 e 2001. 

No atual terreno dos dois maiores clubes do estado, há exemplos nos seus maiores cargos hierárquicos de que política se mistura com o esporte bretão. No Bahia, o presidente Guilherme Bellintani, além de ter sido convidado por partidos como PSB, PT e PDT para disputar a prefeitura de Salvador (leia mais aqui), foi secretário de Educação (Smed) e de Desenvolvimento, Turismo e Cultura da gestão do prefeito ACM Neto (DEM). Já o mandatário do Vitória, Paulo Carneiro, foi vereador na capital baiana entre 1993 e 1994 e deputado estadual de 1995 a 2003. 

Na AL-BA, ainda há outro caso: o do deputado Roberto Carlos (PDT). Ele é presidente da Juazeirense. No Congresso, há outro dirigente/político: o deputado federal Leur Lomanto Jr. (DEM), que preside o Jequié. Já o suplente à Câmara e cotado para ser vice na chapa de Bruno Reis à prefeitura de Salvador, Manassés (Republicanos) é uma espécie de mecenas do Cajazeiras, cuja presidência é do seu filho, Igor Manassés.

terça-feira, 19 de maio de 2020

Primeiro tênis Air Jordan de Michael Jordan é leiloado por mais de R$ 3 milhões


O tênis usado e autografado pela lenda da NBA Michael Jordan em sua temporada de estreia alcançou um recorde de US$ 560 mil (cerca de R$ 3.260 milhões) em leilão online, informou a Sotheby's no domingo, 18.
O Air Jordan 1, projetado para o jogador em 1985 e o primeiro tênis com assinatura de todos os tempos, tinha previsão de custar entre 100 mil e 150 mil dólares no leilão.
A Sotheby's, mais conhecida por vender arte multimilionária, realizou no ano passado seu primeiro leilão inteiramente dedicado a tênis. O evento havia estabelecido um novo recorde mundial de US$ 437.500 (cerca de R$ 2.5 milhões) para um par de tênis de corrida Nike 1972, conhecido como "Moon Shoe".
Como a maioria dos tênis de basquete de Jordan, o Air Jordan 1 tem tamanhos diferentes – 13 (45 no Brasil) para o pé esquerdo e 13,5 no direito.
O leilão coincidiu com o 35º aniversário da marca Air Jordan. O tênis foi vendido pelo colecionador Jordan Geller, fundador do museu de tênis Shoezeum, em Las Vegas.

Fifa organizará partida para arrecadar fundos para o combate ao coronavírus

Fifa organizará partida para arrecadar fundos para o combate ao coronavírus

A Fifa anunciou nesta segunda-feira (18) que organizará uma partida de futebol beneficente para arrecadar fundos para o programa "Access to covid-19 Tools" (ACT), iniciativa colaborativa global criada pela OMS para atuar no combate à pandemia do novo coronavírus.

"É nossa responsabilidade demonstrar solidariedade e continuar a fazer tudo o que estiver ao nosso alcance para participar e apoiar os esforços no combate à pandemia", disse o presidente da entidade, Gianni Infantino.

"Temos participado ativamente da conscientização por meio de várias outras campanhas, e a Fifa também contribuiu financeiramente para essa causa, mas agora nos comprometemos a organizar esse evento global de captação de recursos quando a situação da saúde permitir, mesmo que seja apenas em alguns meses", acrescentou.

A "Access to covid-19 Tools", também conhecida como "ACT Accelerator", foi anunciada no final de abril e visa acelerar o desenvolvimento, produção, acesso e uso de medicamentos, testes e vacinas seguros contra o novo coronavírus.

Com a iniciativa, a Fundação Fifa pretende aproveitar a oportunidade de sediar a partida para ampliar o alcance do futebol "para além da rede esportiva tradicional e para a sociedade em geral para ajudar e apoiar os esforços no combate ao coronavírus", diz o comunicado oficial da entidade.

Local, data, participantes e formato ainda não foram anunciados pela entidade. Youri Djorkaeff, CEO da Fundação Fifa, disse que mais detalhes serão revelados "no devido tempo".

CBF vai investigar desvio de verba da ajuda ao futebol feminino

CBF vai investigar desvio de verba da ajuda ao futebol feminino

Na primeira quinzena de abril, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) começou a pagar um auxílio, no total de cerca de R$ 3,7 milhões, para 52 times das Séries A1 e A2 do Campeonato Brasileiro feminino. Porém, alguns clubes não repassaram o pagamento às jogadoras. O secretário-geral da entidade, Walter Feldman anunciou que o caso está sendo investigado.

"Nós repassamos esses recursos evidentemente com prestações de contas, mas não podemos ter uma ingerência administrativa no clube. Aqueles locais, particularmente em relação ao feminino, que estamos recebendo informações e denúncias de que não foram repassados para as atletas, nós estamos conferindo e solicitando para que isso seja feito. Futebol feminino para nós é prioridade absoluta para também. O presidente Rogério Caboclo tem trabalhado muito nessa área e nós gostaríamos de retomar a A1 e A2 com consistência, com os plantéis mantidos e com as atletas em condições de retornarem com segurança, saúde e preparadas com os seus condicionamentos físicos", afirmou em entrevista ao canal fechado SporTV.

Integrante da Série A1 do Brasileiro da modalidade, o Vitória recebeu R$ 120 mil da CBF. O clube informou ao Bahia Notícias no final de abril que iria repassar o auxílio às jogadoras (veja aqui).

A Série A1 foi paralisada na sexta rodada devido à pandemia do coronavírus. O Vitória é o 15° colocado sem nenhum ponto. Disputando a competição com uma equipe toda formada por jogadoras do sub-16, o time perdeu as cinco partidas que jogou até o momento.

FBF não cogita cancelar Campeonato Baiano, ao menos por enquanto, diz Manfredo Lessa

FBF não cogita cancelar Campeonato Baiano, ao menos por enquanto, diz Manfredo Lessa

A Federação Bahiana de Futebol (FBF) não cogita cancelar o Campeonato Baiano. Pelo menos por enquanto. É o que afirma Manfredo Lessa, vice-presidente da entidade.

"Não pensamos em cancelar, ao menos por enquanto", declarou ao Bahia Notícias. "Estamos tentando uma reunião com os Secretários de Saúde do Estado e dos municípios que sediam jogos, mas ainda sem sucesso", explicou.

No momento, o Governo da Bahia não liberou a reabertura dos centros de treinamentos (veja aqui) e os clubes baianos seguem monitorando as atividades físicas dos elencos virtualmente.

O Baianão foi suspenso no dia 17 de março após o encerramento da sétima rodada, faltando duas para o encerramento da primeira fase. O Bahia estava na liderança da tabela com 15 pontos, três a mais do que o Jacuipense, no segundo lugar. A terceira posição era do Bahia de Feira e a quarta do Vitória, ambos com 11, fechando o G-4.

No último boletim da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), divulgado no final da tarde deste domingo (17), a Bahia registra 8.443 casos confirmados da Covid-19, com 295 mortes.

Costa Rica é o primeiro país nas Américas a retomar futebol após paralisação na pandemia

Costa Rica é o primeiro país nas Américas a retomar futebol após paralisação na pandemia

Nesta terça-feira (19), o futebol será retomado pela primeira vez em um país das Américas depois da interrupção em boa parte do mundo. A Costa Rica vai voltar com seu campeonato nacional com duas partidas no primeiro dia de retorno e mais quatro jogos na quarta-feira (20). 

"Recebemos autorização para poder retomar a competição com grande alegria, mas também com grande responsabilidade ", contou o presidente da Federação da Costa Rica, Rodolfo Villalobos , à Rádio Internacional Francesa. “Responsabilidade perante a sociedade, as autoridades e também internacionalmente. Muitos países prestarão atenção ao que vai acontecer na Costa Rica", declarou o dirigente sobre o retorno do esporte no continente americano desde a paralisação devido a Covid-19. As informações da entrevista foram disponibilizadas pelo jornal francês L’Equipe. 

No último dia 12 de maio, a União Nacional de Futebol do país aprovou o protocolo de medidas sanitárias para que as sete rodadas de jogos que faltam para finalizar o torneio nacional pudessem voltar a acontecer. As partidas aconteceram com portões fechados para a torcida e restrições para imprensa local. A Costa Rica, até agora, não foi amplamente afetado pelo coronavírus. Com cerca de cinco milhões de habitantes, o país apresenta 863 casos confirmados, mais de 500 recuperados e dez mortes pela doença. 

Na América Central, a Nicarágua não chegou a interromper seus jogos durante a pandemia, tendo finalizado a temporada no último dia 10 com o Real Estelí sendo campeão. Cuba, Bermudas e Guiana Francesa também permaneceram suas competições mesmo durante a crise mundial. 

Por suspeita de estupro, Hudson-Odoi, do Chelsea, é preso em Londres

Por suspeita de estupro, Hudson-Odoi, do Chelsea, é preso em Londres

O jogador do Chelsea, Callum Hudson-Odoi, foi preso no último domingo (17) suspeito de estupro após convidar uma modelo para seu apartamento em Londres. O atleta foi detido na madrugada quando a polícia e uma ambulância chegaram em sua casa por volta das quatro da manhã. 

Segundo o jornal britânico The Sun, paramédicos e a Polícia Metropolitana da capital inglesa foram acionadas entre sábado e domingo já que, a mulher que estava com Hudson-Odoi, teria “passado mal”. A ESPN apurou a situação com a investigação do caso e autoridades locais, que suspeitam estupro por parte do jogador de 19 anos. A modelo teria tido contato com Hudson-Odoi, inicialmente, através de redes sociais e foi convidada para o apartamento do atacante na noite de sábado (16). 

Com a denúncia, o atleta foi detido, passando algumas horas preso até pagar fiança para ser solto. 

Hudson-Odoi, também jogador da seleção da Inglaterra, foi o primeiro nome da Premier League a ter diagnóstico positivo para a Covid-19, informação divulgada pelo Chelsea no dia 13 de março. No caso da madrugada de domingo, o atacante também descumpria a regra de lockdown na capital inglesa. 

Segundo a ESPN, o Chelsea  não quis se manifestar sobre o caso. 

CBF definirá volta da Copa do Nordeste, mas presidente da Liga teme aperto no calendário

CBF definirá volta da Copa do Nordeste, mas presidente da Liga teme aperto no calendário

A Copa do Nordeste permanece sem previsão de retorno após dois meses de paralisação. Assim como outras competições que envolvem clubes de vários estados, o torneio regional está nas mãos da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) para reajustar as cinco datas necessárias no calendário do campeonato para finalizá-lo. 

“Não temos nenhuma definição sobre a Copa do Nordeste. Estamos esperando uma posição da CBF e das autoridades dos estados e municípios”, declarou, Eduardo Rocha, presidente da Liga do Nordeste, em publicação divulgada pelo GloboEsporte.com. Ele ressalta que todas as definições de quando e como a competição vai voltar será determinado pela entidade nacional de futebol.

Com todas os campeonatos interrompidos, o dirigente da Liga reconhece que será complicado organizar todas as datas para 2020. “Está ficando apertado para todo mundo. Se o Brasileiro mantiver a fórmula, que é o desejo dos clubes, creio que poderemos ter que disputar jogos no próximo ano”, comentou Eduardo Rocha, dizendo que o cenário difícil e sem prazos de retorno deixam as previsões para o futebol complicadas.  

Mas o presidente da Liga diz que acha pouco provável que o torneio seja encerrado e acredita que a Copa do Nordeste será finalizada em campo “até pelo respeito aos torcedores e clubes”. 

Para o calendário de jogos de 2020, a CBF precisaria organizar, além dos jogos do Nordestão, às onze datas para a Copa do Brasil, que foi interrompida, e as 38 rodadas do Brasileirão Séries A e B. 

segunda-feira, 18 de maio de 2020

Bicampeão olímpico, Serginho se aposenta do vôlei aos 44 anos


Um dos maiores nomes da história do vôlei decidiu abandonar as quadras. O libero Serginho, de 44 anos, confirmou a sua aposentadoria, deixando o esporte tendo no currículo quatro medalhas olímpicas, sendo duas de ouro, conquistadas em 2004 e 2016.
"Hoje, poder parar, para mim, é a melhor coisa do mundo. Poder encerrar a carreira e dizer que tudo valeu a pena. Cada manchete, cada peixinho, cada viagem, cada título ganho, cada título perdido. Meu choro hoje é de felicidade. As pessoas que quiserem lembrar de mim, joguem voleibol. Só isso", afirmou, em entrevista à Rede Globo.

Esporte.Futebol Internacional Futebol Internacional Página inicial Fotos Vídeos Esporte Futebol Times Brasileirão Série B Campeonato Carioca Campeonato Paulista Copa Brasil Copa São Paulo Copa Sul Americana Estaduais Futebol Feminino Futebol Internacional Libertadores Liga dos Campeões Seleção Brasileira Outros Esportes NBA NBB Fórmula 1 Fórmula Indy Roland Garros Especiais Rio 2016 Tóquio 2020 Copa América Eurocopa Programas da TV Band Esporte Clube Jogo Aberto Os Donos da Bola Terceiro Tempo Bayern vence Union Berlin fora e mantém vantagem na ponta do Campeonato Alemão


Pressionado pelo vice-líder Borussia Dortmund, o Bayern de Munique fez sua parte e derrotou o Union Berlin por 2 a 0 neste domingo, 17, fora de casa. O time bávaro não foi brilhante, mas se mostrou seguro na partida e, com o triunfo, manteve a vantagem de quatro pontos na ponta do Campeonato Alemão.
O Bayern vinha em seu melhor momento na temporada antes da paralisação do torneio por causa da pandemia da covid-19. O time bávaro parece não ter sentido, ao menos por enquanto, o período de mais de dois meses sem jogos, já que conseguiu manter a boa fase. Chegou a 12 jogos sem perder, considerando as partidas antes da suspensão do campeonato, e foi a 58 pontos, na liderança isolada da competição. O Union Berlin tem 31 pontos e ocupa o 11º posto.