sábado, 7 de outubro de 2023

Em jogo eletrizante com duas viradas, Everaldo desencanta, Bahia vence o Goiás e respira fora do Z-4

 


Em jogo emocionante com chuva de gols, o Bahia derrotou o Goiás por 6 x 4 no Estádio da Serrinha (GO) e saiu da zona de rebaixamento. Na tarde deste sábado (7), o Tricolor chegou a ficar na frente do placar por 3 x 1, mas viu o Esmeraldino empatar ainda no primeiro tempo. Na volta do intervalo, o time goiano passou à frente e o Esquadrão foi buscar a virada.

Everaldo foi o nome do jogo com três gols e uma assistência. O centroavante encerrou um jejum de sete partidas sem marcar e, de quebra, foi o primeiro atleta a balançar as redes três vezes nesta edição da Série A. Gilberto, Rafael Ratão e Biel completaram para o Esquadrão. Guilherme, duas vezes, Matheus Babi e João Magno marcaram para o Goiás.

Com o triunfo fora de casa, o Bahia subiu para a 15ª posição, com 28 pontos e quebrou um tabu de nunca ter vencido o Esmeraldino em Goiânia. No entanto, o time baiano ainda pode perder a posição e até voltar para a zona da degola, já que Santos e Vasco ainda entrarão em campo pela 26ª rodada.

O Bahia terá seu próximo desafio no dia 18 de outubro, uma quarta-feira, quando recebe o Internacional na Arena Fonte Nova. A bola rola às 21h30, pela 27ª rodadada do Brasileirão. 

O JOGO 

Primeiro tempo

O jogo começou com o Goiás valorizando a posse de bola e o Bahia esperava em seu campo de defesa para sair em contra-ataque. O time goiano tinha facilidade para trocar passes e assustou algumas vezes. No entanto, o Esquadrão mudou o cenário do jogo rapidamente. Aos 14, Everaldo abriu o placar e logo em seguida, com golaço de falta do meio-campo, Gilberto ampliou o marcador. Apesar do resultado adverso, o Esmeraldino não se abalou e diminuiu a vantagem do Tricolor com gol de Guilherme, até Everaldo fazer o terceiro para o Bahia. Mas, o time baiano não contava com ímpeto ofensivo do Goiás e cedeu o empate com mais um de Guilherme, de pênalti, e outro de Matheus Babi, que entrou no decorrer do jogo. 

Aos 10 minutos, primeiro lance perigoso. Em jogada pelo lado direito, Palacios recebeu passe por elevação e tocou para Willian Oliveira chutar para defesa de Marcos Felipe. No rebote, Hugo bateu de fora da área e a bola passou perto do gol.

Gol do Esquadrão! Aos 14 minutos em lance pela direita, Cauly recebeu lançamento de Gilberto. O camisa 8 cruzou rasteiro, a bola passou por toda extensão da grande área e sobrou limpa para Everaldo só empurrar para o gol. Fim do jejum do centroavante!

Mais um do Bahia! Aos 18, em cobrança de falta antes do meio-campo, Gilberto viu o goleiro Tadeu adiantado e surpreendeu em chute direto.    

O Goiás diminuiu aos 26. Em bola enfiada por Palacios no lado esquerdo, João Magno tocou para Guilherme na pequena área. A marcação demorou de chegar e o atacante esmeraldino só fez empurrar para o fundo das redes.

O artilheiro voltou! Aos 36 minutos em contra-ataque, Cauly deixou Everaldo cara a cara com Tadeu. O centroavante chutou no canto esquerdo do goleiro goiano e ampliou o marcador.

Fez mas não valeu! Aos 40, Cauly recebeu passe e invadiu a área. O meia tocou de cobertura e fez um golaço. No entanto, estava impedido e o gol foi anulado.

Aos 45 minutos, Rezende cometeu pênalti em Bruno Melo. Guilherme deslocou Marcos Felipe e fez o segundo dele e o segundo do Goiás no jogo.

Tudo igual! Nos acréscimos, Anderson cruzou para Matheus Babi cabecear no canto direito de Marcos Felipe. Empate do Esmeraldino e seis gols no primeiro tempo.

Segundo tempo

O segundo tempo começou com os dois times buscando mudar o placar. O Goiás adiantou a marcação e o Bahia seguiu com a estratégia de sair no contra-ataque. Pela atitude ofensiva, a recompensa veio para os dois times. Logo aos quatros minutos, João Magno marcou e virou para o Goiás. O Esquadrão não se acovardou e conseguiu o empate com Everaldo, marcando o terceiro dele no jogo, e com um de Rafael Ratão, virou a partida. No final, Biel definiu o placar em 6 x 4. Triunfo do Bahia!

Virada do Goiás! Aos quatro minutos em jogada pelo lado esquerdo, Hugo cruzou na área e João Magno sem marcação empurrou para o fundo do gol virando o jogo para o Esmeraldino.

Aos sete, Everaldo mais uma vez! Cauly invadiu a área driblando a marcação, e tocou para Rafael Ratão, que chutou em cima do goleiro Tadeu. No rebote, o artilheiro do dia, Everaldo, fez o terceiro dele no jogo e empatou a partida.

Quinto do Bahia! Aos 10 minutos, Everaldo recebeu pela esquerda e avançou. O centroavante deu um passe de três dedos, a bola passou por toda a zaga, e Rafael Ratão apareceu na segunda trave para completar. Mais uma virada no jogo!

Aos 19, Marcos Felipe saiu do gol e afastou mal. Do meio-campo, Hugo recuperou e arriscou o chute, mandando a bola por cima das redes.

Aos 49, Bahia partiu em contra-ataque com Thaciano, que rolou para Biel mandar uma bomba no gol de Tadeu. Tricolor definiu resultado na Serrinha.

FICHA TÉCNICA
Goiás 4 x 6 Bahia
Série A - 26ª rodada
Local: Estádio da Serrinha, em Goiânia (GO)
Data: 07/10/2023 (sábado)
Horário: 16h
Árbitro: Raphael Claus (FIFA-SP)
Assistentes: Alex Ang Ribeiro (FIFA-SP) e Gustavo Rodrigues de Oliveira (SP)
Quarto árbitro: Jean Carlos da Silva (GO)
VAR: Daiane Caroline Muniz dos Santos (FIFA-SP)

Gols: Guilherme (2x), Matheus Babi e João Magno (Goiás) / Everaldo (3x), Gilberto, Rafael Ratão e Biel (Bahia) 
Cartões amarelos: Lucas Halter e Bruno Santos (Goiás) / Rezende e Biel (Bahia)  

Goiás: Tadeu ©; Bruno Santos, Lucas Halter (Sidimar), Bruno Melo e Hugo (Sander); Willian Oliveira (Matheus Babi), Raphael Guzzo (Luís Oyama) e Guilherme; Anderson (Alesson), João Magno e Palacios. Técnico: Armando Evangelista

Bahia: Marcos Felipe; Gilberto, Gabriel Xavier, Vitor Hugo e Camilo Cándido (Matheus Bahia); Rezende, Yago Felipe (Acevedo), Thaciano © e Cauly (Raul Gustavo); Ademir (Rafael Ratão) e Everaldo (Biel). Técnico: Rogério Ceni


quinta-feira, 5 de outubro de 2023

Conmebol define horário da final da Copa Sul-Americana entre Fortaleza x LDU

 


A Conmebol divulgou nesta quinta-feira (5) o horário de Fortaleza x LDU, pela final da Copa Sul-Americana, no dia 28 de outubro. O confronto em jogo único será realizado às 17 horas, no Estádio Domingo Burgueño, no Uruguai.

 

Depois de avançar da fase de grupos, o Tricolor do Pici passou por Libertad, do Paraguai, América-MG e Corinthians. Já a LDU, do Equador, venceu Ñublense, do Chile, São Paulo e Defensa y Justicia, da Argentina, no mata-mata da Copa Sul-Americana.

 

Antes jogar a final continental, o Fortaleza jogará quatro partidas pelo Campeonato Brasileiro. A primeira é no próximo domingo (8), às 18h30, contra o América-MG, pela 26ª rodada da Série A. O time do técnico argentino Juan Pablo Vojvoda ocupa a 9ª posição, com 39 pontos, dois a menos que o Fluminense, que fecha o G6 do Brasileirão. 


Campeão da F3, Gabriel Bortoleto é o novo integrante da Academia de Pilotos da McLaren na F1

 


Campeão da Fórmula 3, o piloto Gabriel Bortoleto deu um importante passo na carreira para chegar à Fórmula 1, principal categoria do automobilismo. O brasileiro, de 18 anos, foi anunciado nesta quinta-feira (5) como novo integrante do Programa de Desenvolvimento de Pilotos da McLaren, que revelou o heptacampeão mundial Lewis Hamilton e o talentoso Lando Norris, titular da equipe.

 

"Sou grato à McLaren e Emanuele (Pirro) por me darem essa oportunidade. Eu já estive no Centro de Tecnologia da McLaren para um tour e para conhecer a equipe, o que foi uma experiência muito legal. Estou ansioso para continuar a trabalhar no meu desenvolvimento ao lado de uma grande equipe", afirmou o jovem.

 

O programa da Mclaren é liderado por Emanuele Pirro, ex-piloto de F1 e pentacampeão das 24h de Le Mans em 2001, 2002, 2003, 2006 e 2007. Na academia, Bortoleto estará ao lado de Pato O'Ward, titular do time britânico na Fórmula Indy, além do japonês Ryo Hirakawa, da Super Fórmula, e do americano Ugo Ugochukwu, atualmente competindo na F4 Italiana.

 

"Estou feliz em dar as boas-vindas para Gabriel ao Programa de Desenvolvimento de Pilotos da McLaren. Conheço bem ele desde o início de sua carreira no automobilismo, e ele tem tudo o que é necessário, tanto na pista quanto fora dela, para ser uma estrela", comentou Pirro. "Ele também se encaixa muito bem com nossa cultura de equipe na McLaren. Estou ansioso para trabalhar com Gabriel e ajudá-lo a se desenvolver em sua carreira no automobilismo. Ele se junta à nossa talentosa equipe de pilotos com quem estaremos trabalhando em seu desenvolvimento individual, dando-lhe as ferramentas necessárias para progredir em sua carreira", completou.

 

Gabriel Bortoleto estreou nos monopostos na F4 italiana em 2020. Logo no primeiro ano, venceu duas etapas de Monza e Mugello. Em 2021, foi para a FRECA onde disputou duas temporadas até chegar na F3 neste ano e já conquistar o título ao final do campeonato pela Trident. O brasileiro tem a carreira gerenciada por Fernando Alonso, bicampeão mundial de F1 e que atualmente pilota pela Aston Martin. No último mês de setembro, o brasileiro disse que estava garantido no grid da F2 em 2024, mas não revelou o nome da equipe.

 

A próxima etapa do Mundial de F1 será neste final de semana com o Grande Prêmio do Catar, no circuito de Losail. Nesta sexta (6), às 14h no horário de Brasília, acontece a classificação do grid de largada. No sábado (7), às 10h, terá uma nova classificação, mas da sprint, cuja disputa será em seguida, às 14h30. A corrida principal do Catar está marcada para domingo (8), às 14h. Com 400 pontos somados, o piloto holandês Max Verstappen, da Red Bull, pode garantir o tricampeonato mundial de forma antecipada.


Diniz divide mérito e diz que Fluminense mereceu vaga na final da Libertadores: "Tivemos coragem"

 


Após 15 anos, o Fluminense está de volta a uma final de Libertadores. Na noite desta quarta-feira (4), o Tricolor carioca venceu o Inter por 2 a 1, de virada, no Beira-Rio, pelo jogo de volta da semifinal. O técnico Fernando Diniz dividiu com o grupo os méritos da classificação, após receber elogios do lateral-esquerdo Marcelo, e destacou a coragem da equipe em buscar a vitória.

 

"Agradeço as palavras do Marcelo, mas a classificação teve muitos culpados. Os jogadores foram brilhantes durante todo o campeonato. Especialmente nos jogos que tivemos um a menos, como contra o Argentinos Juniors. Na semana passada contra o Internacional. Eles mostraram a grandeza. Aqui hoje também. Tivemos dificuldades, saímos perdendo num gol de bola parada, tivemos coragem. Foi uma vitória extremamente justa, da união, da coragem. Vitória da convivência. Um time que sabe viver junto. É um time de grandes campeões, de grandes homens. Não é um time de senior. É um time de grandes homens. O Inter tem um grande técnico, grande time, grande torcida. Na final, vamos ter 50% de chances como o nosso adversário. Como Boca Juniors ou Palmeiras. Claro que jogar no seu estádio ajuda, mas não determina. Mostramos isso no Beira-Rio. Vamos curtir, mas não muito porque domingo tem clássico", afirmou na entrevista coletiva.

 

A partida de ida havia terminado empatada em 2 a 2, no Maracanã. Na volta em Porto Alegre, o Inter abriu o placar aos nove minutos de jogo com Mercado. Porém, o Flu só conseguiu a virada na reta final do segundo tempo com gols aos 35 e 41 minutos, respectivamente, de John Kennedy e Cano. O Tricolor venceu o confronto com o placar agregado de 4 a 3.

 

"Erramos mais do que no Maracanã e vencemos o jogo. Existe um componente emocional. O time foi extremamente merecedor dessa vitória. Nos arriscamos, jogamos para cima. Marcamos alto quase que o tempo todo no Maracanã. Essa vaga é extremamente merecida", analisou Diniz. "Vamos corrigir erros táticos e técnicos, erramos mais do que devíamos. O comportamento de gana, de vencer o jogo, de representar essa torcida, é o nosso trunfo", completou.

 

A final da Libertadores está marcada para o dia 4 de novembro, no Maracanã. O adversário do Fluminense será definido na noite desta quinta (5), a partir das 21h30, entre Palmeiras e Boca Juniors, no Allianz Parque. O primeiro duelo ficou no empate sem gols, na La Bombonera.


quarta-feira, 4 de outubro de 2023

Argentina, Paraguai e Uruguai receberão jogos de abertura da Copa do Mundo de 2030

 


A Copa do Mundo de 2030 passará por três continentes e seis países. A informação foi divulgada pelo presidente da Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol), Alejandro Domínguez, nesta quarta-feira (4).

A competição será disputada na América do Sul, Europa e África. Os países são: Argentina, Paraguai e Uruguai (América do Sul), Espanha e Portugal (Europa), e Marrocos (África).

Os jogos de abertura serão realizados na Argentina, no Uruguai e no Paraguai. O resto da competção seguirá nos outros países. “Como amante do futebol, sinto uma satisfação imensa. Creio que não posso detalhar o que sinto, são emoções únicas”, disse Alejandro.

Os países que sediarão jogos do Mundial já estão classificados. No início deste ano, a Conmebol anunciou a construção de um estádio próprio de entidade no Paraguai como parte da campanha para sediar a Copa.


Governo cria grupo para coordenar candidatura do Brasil como sede da Copa do Mundo Feminina de 2027

 


O governo federal criou um grupo de trabalho que será responsável por elaborar as ações da candidatura do Brasil como sede da Copa do Mundo de Futebol Feminino de 2027. 

A medida foi publicada no Diário Oficial da União, nesta quarta-feira (4). Ao todo, o grupo contará com mais de 20 membros permanentes, que serão representantes de ministérios, além do Banco Central. A coordenação dos trabalhos caberá ao Ministério do Esporte.

Caso o país receba o campeonato, Salvador fará parte da lista das dez cidades brasileiras onde as partidas do evento serão realizadas. O Brasil disputa a candidatura para sediar o Mundial com outros cinco países: Estados Unidos, México, Alemanha, Bélgica e Holanda. 

A última Copa do Mundo Feminina foi realizada na Austrália e na Nova Zelândia. A competição, disputada em agosto, teve a seleção da Espanha como campeã e marcou um momento importante para a seleção brasileira, com a despedida de Marta.


domingo, 1 de outubro de 2023

Baianão Feminino: Bahia empata com o Vitória e conquista o título em Pituaçu

 


O Bahia é tetracampeão baiano feminino. Com mais de quatro mil pessoas presentes no estádio de Pituaçu, as Mulheres de Aço administraram a vantagem e ficaram no 0 a 0 com o Vitória na tarde deste domingo (1º), pela segunda partida da grande final. O placar agregado ficou no 2 a 1.

 

Ao longo da partida, o Tricolor teve as melhores chances de marcar, mas não conseguiu balançar a rede. Já as rubro-negras se mantiveram na defesa e tentaram marcar um gol na fase final do jogo, mas a defesa do time da casa se segurou.

A equipe comandada por Igor Morena atuou com Lorrana; Dan, Aila, Tchula e Ary; Lane, Jordana e Vilma (Ellen); Juliana (Fabi Ramos), Acuña e Nathane (Miúda).

 

Já o Vitória formou com Tati; Isabela, Leslen, Rute e Layla; Taissinha, Amanda e Iana; Talita, Roqueline e Lais.

 

O Bahia teve o melhor ataque da competição, com 65 gols marcados, e melhor defesa, com quatro gols sofridos. A artilheira foi a chilena Yenny Acuña, com 13 gols marcados.


Por 3 sets a 2, Brasil vence República Tcheca no Pré-Olímpico do Vôlei

 


Por 3 sets a 2, a seleção brasileira de vôlei venceu, neste domingo (1°), a equipe da República Tcheca em partida válida pelo Pré-Olímpico de Vôlei masculino.

As parciais do jogo foram: 22/25, 25/15, 25/20, 21/25 e 16/14. A vitória brasileira foi decidida no set final, com forte participação do oposto Darlan Souza, maior pontuador da partida com 18 ataques e 5 saques.

O próximo embate do Brasil será contra a Alemanha. A partida pela terceira rodada do Pré-Olímpico está prevista para acontecer na terça-feira (3), às 20h30, novamente no estádio Maracanãzinho, no Rio de Janeiro.