GOVERNO DO ESTADO. BAHIA, AQUI É TRABALHO

sábado, 14 de agosto de 2021

Com destaques da Olimpíada, Tite convoca seleção de futebol masculino

 


O técnico Tite convocou a seleção Brasileira para os três próximos jogos das eliminatórias da Copa do Mundo, na qual o Brasil é líder. Na relação, atletas que conquistaram o bi-campeonato olímpico no último dia 7, nos jogos de Tóquio. Entre eles, o lateral baiano Daniel Alves volta ao grupo, depois de ter ficado de fora da última Copa América.

Do time olímpico também foram chamados o lateral-esquerdo Guilherme Arana (Atlético-MG), os meias Bruno Guimarães (Lyon) e Claudinho (Zenit) e os atacantes Matheus Cunha (Hertha Berlin) e Richarlison (Everton). O atacante Raphinha (Leeds) foi a maior novidade na lista.

A relação conta ainda com os goleiros Alisson (Liverpool), Ederson (Manchester City) e Weverton (Palmeiras); os laterais Danilo (Juventus), Alex Sandro (Juventus); os zagueiros Thiago Silva (Chelsea), Marquinhos (PSG), Éder Militão (Real Madrid), Lucas Veríssimo (Benfica); os meias Casemiro (Real Madrid), Éverton Ribeiro (Flamengo), Fabinho (Liverpool), Fred (Manchester United) e Lucas Paquetá (Lyon) e os atacantes Neymar (PSG), Firmino (Liverpool), Gabriel Jesus (Manchester City) e Gabigol (Flamengo).

Em setembro, o Brasil enfrenta o Chile no dia 2, em Santiago (CHI); volta para pegar o clássico contra a Argentina no dia 5, em São paullo, e no dia nove enfrenta o Peru, em Recife.


Sem baianos, quartas de final da Copa do Brasil têm data e locais definidos

 

Foram definidos, nesta quinta-feira (12), os horários e locais dos confrontos de ida das quartas de final da Copa do Brasil, em sorteio realizado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

 

A competição não possui mais baianos envolvidos, já que todos foram eliminados nas oitavas de final. O Fortaleza é o único clube nordestino e vai encarar o São Paulo no Morumbi no dia 25 de agosto, às 21h30.

 

Além disso, outros três confrontos ficaram definidos: 

25/08: 

19h - Athletico-PR x Santos (Arena da Baixada) 

21h30 - Grêmio x Flamengo (Arena do Grêmio) 

26/08: 

21h30 - Fluminense x Atlético-MG (Nilton Santos)

Bahia vai sortear 25 sócios para assistir o jogo contra o Atlético-GO em Pituaçu

 


O Bahia anunciou na última quarta-feira (11) que 25 sócios poderão assistir a partida contra o Atlético-GO, no próximo domingo (15), na arquibancada do estádio de Pituaçu. Serão 20 associados do Acesso Garantido em dia, além de cinco Sócios Centenário, que pagaram até 2031.

 

De acordo com o clube, o sorteio vai ser realizado nesta quinta (12) através da da plataforma Society, e publicado na TV Bahêa, canal do Tricolor no Youtube.

 

Para estar apto a ir ao jogo, é preciso ter tomado ao menos a primeira dose da vacina contra a Covid-19. Os contemplados irão ficar espalhados nas cadeiras marcadas com o uso obrigatório de máscara, aferição de temperatura e álcool gel. Acompanhantes não são permitidos.

 

A entrada dos torceddores no jogo faz parte de uma nova diretriz técnica da CBF, que permite aos clubes a inclusão de mais pessoas dentro do estádio em suas delegações. Vale lembrar que em maio, conselheiros foram sorteados para assistir o primeiro jogo da final da Copa do Nordeste entre Bahia e Ceará.

sexta-feira, 13 de agosto de 2021

Mesmo com vice na Copa América, Brasil sobe para o segundo lugar no ranking da Fifa

 


Na última vez que entrou em campo, o Brasil foi derrotado pela Argentina por 1 a 0 e perdeu o título da Copa América. Apesar do vice-campeonato, a Seleção Brasileira subiu para o segundo lugar, com 1.798 pontos, no ranking da Fifa. A entidade atualizou a lista nesta quinta-feira (12). A liderança segue com a Bélgica, que soma 1.822.

 

A França é a terceira colocada no ranking com 1.762 pontos. A quarta posição é da Inglaterra, vice-campeã da Eurocopa, com 1.753. Campeã do torneio do Velho Continente, a Itália apareceu no top 5 das seleções, com 1.745, à frente da Argentina, que conquistou o título da América do Sul, e tem 1.714. Na sequência, Espanha, Portugal, México e Estados Unidos completam o top 10.

 

A próxima atualização do ranking da Fifa será no dia 16 de setembro. Antes disso, o Brasil entra em campo três vezes pelas eliminatórias da Copa do Mundo de 2022. No dia 2 do mesmo mês, uma quinta, a Seleção Brasileira encara o Chile, em Santiago, pela nona rodada. Três dias depois, o time Canarinho faz o clássico com a Argentina, em São Paulo, pela sexta jornada. Por fim, no dia 9, o selecionado enfrenta o Peru, em Recife, pela 10ª rodada.

 

Confira o top 10 do ranking da Fifa:

 

1. Bélgica - 1822 pontos
2. Brasil - 1798
3. França - 1762
4. Inglaterra - 1753
5. Itália - 1745
6. Argentina - 1714
7. Espanha - 1680
8. Portugal - 1662
9. México - 1658
10. Estados Unidos - 1648


Vitória anuncia contratação do técnico Wagner Lopes

 


O Vitória já tem um novo treinador. O clube anunciou nesta quinta-feira (12) a contratação de Wagner Lopes. Ele estreia no comando do time rubro-negro no jogo contra o CRB, domingo (15), às 16h, no Barradão, válido pela 18ª rodada da Série B.

 

Wagner Lopes tem 52 anos e seu último trabalho foi no Vila Nova. Ele também já passou pelo Goiás, Joinvile, Botafogo-SP, Atlético Goianiense, Paraná, Sampaio Corrêa, Albirex Niigata, do Japão, Criciúma, Paraná, entre outros.

 

A contratação de Wagner só foi possível após o Vitória conseguir chegar a um acordo amigável com Rodrigo Chagas, ex-técnico da equipe. O regulamento da CBF só permite a demissão de um treinador na Série B. Porém, existe uma ressalva, se o desligamento for em “comum acordo” ou a pedido do profissional. 

 

A missão de Wagner Lopes é espinhosa. O Vitória tem 14 pontos e ocupa a 17ª posição na Série B. Aproveitamento de apenas 27,5%.


quinta-feira, 12 de agosto de 2021

Vitória fica no empate em 2 a 2 diante do Cruzeiro e permanece no Z-4

 


O Vitória deu a impressão ao terminar o primeiro tempo vencendo por 1 a 0 que derrotaria o Cruzeiro, em Belo Horizonte, na noite desta quarta-feira (11) pela 17ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. Mas o time mineiro melhorou na segunda etapa e conseguiu virar a partida marcando com Rafael Sóbis e Giovanni. 

No entanto, o atacante Samuel evitou a derrota ao empatar a partida aos 34 minutos do segundo tempo, decretando o 2 a 2 no placar na Arena Independência. Ele foi o autor dos dois gols da equipe rubro-negra na partida. O resultado foi ruim para as duas equipes. O Vitória continuou na zona de rebaixamento e o Cruzeiro na 15ª posição com 17 pontos.

O Vitória volta a campo no próximo domingo (15) quando enfrenta o CRB no Barradão, às 16h. O Leão não vence há quatro jogos e ocupa 17ª posição com 14 pontos em 17 partidas, enquanto o CRB está na 5ª colocação com 28 pontos, mas ainda joga nesta quinta-feira (12) contra o Brusque no complemento da 17ª rodada e pode entrar no G-4. 


Chelsea vence Villarreal nos pênaltis e conquista a Supercopa da Uefa

 


O Chelsea é o campeão da Supercopa da Europa de 2021. A equipe inglesa bateu o Villarreal nos pênaltis por 6 a 5 - o jogo ficou empatado em 1 a 1 nos 120 minutos, gols de Ziyech e Gerard Moreno. Com a conquista, os Blues confirmaram a dobradrinha europeia: campeões da Champions League e da Supercopa.

Esta foi a segunda vez que o Chelsea se sagrou campeão da Supercopa da Uefa. Antes, o clube londrino conquistou o torneio no ano de 1998, contra o também espanhol Real Madrid. Vice-campeão, o Villarreal bateu na trave ao tentar mais uma conquista europeia. O Submarino Amarelo participou pela primeira vez da competição que abre o calendário do futebol da Europa.

quarta-feira, 11 de agosto de 2021

Eliminatórias: Brasil encara Argentina, Chile e Peru a partir do dia 2

 


A seleção brasileira de futebol masculino terá pela frente a partir de 2 de setembro mais três jogos das Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo do Catar (2022), definidos pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Invicto na competição, o Brasil encara o Chile, sétimo colocado, em Santiago, pela nona rodada Três dias depois, no dia 5, haverá o confronto contra a Argentina, em São Paulo – duelo da sexta rodada seria em março, mas foi adiado em razão da pandemia – e no dia 9, em Recife, os brasileiros encaram os peruanos, em Recife, em embate pela 10ª rodada.

A convocação da seleção será na próxima sexta-feira (13), às 11h (horário de Brasília). A equipe brasileira segue com 100% de aproveitamento nas Eliminatórias, com seis vitórias, em seis jogos, totalizando 18 pontos. Em segundo lugar está a Argentina (12), seguida pelo Equador (9) e Uruguai (8). O Peru é o lanterna, com apenas quatro pontos.

Nas últimas duas rodadas, o escrete canarinho bateu o Equador e Paraguai. Já o Chile empatou duas vezes, contra Argentina e Bolívia. Além do 1 a 1 com os chilenos, os argentinos fecharam a última rodada com empate de 2 a 2 com a Colômbia.

Na última posição da tabela, os peruanos conquistaram sua primeira vitória nestas Eliminatórias exatamente na última rodada, quando bateram o Equador por 2 a 1.

Programação
02/09 – Chile x Brasil – horário indefinido – Estádio Nacional de Santiago

05/09 – Brasil x Argentina – 16h – Neo Química Arena

09/09 – Brasil x Peru – 21h30 – Arena Pernambuco


terça-feira, 10 de agosto de 2021

PSG anuncia Lionel Messi; craque vestirá a camisa 30

 


Horas após ser oficializado como reforço do Paris Saint-Germain, Lionel Messi finalmente assinou seu contrato com seu novo clube. O argentino acertou um vínculo de dois anos, com possibilidade de permanecer por mais um.

A extensão, segundo a AFP, é por opção do PSG. Lembrando que, em 2023, quando encerra o primeiro vínculo, Messi estará com 36 anos.

Além disso, o craque posou para as primeiras imagens oficiais com a camisa do clube e decidiu que utilizará o número 30, ao invés do 10 que utilizou durante quase toda a carreira no Barcelona.

Ao site do clube francês, o argentino comemorou a transferência: "Estou impaciente por começar um novo capítulo da minha carreira em Paris. O clube e a sua visão estão em perfeita harmonia com as minhas ambições. Eu sei o quão talentosos os jogadores e a equipe são aqui. Estou decidido a construir, ao lado deles, algo grande para o clube e para os adeptos. Mal posso esperar para pisar no gramado do Parc des Princes."


segunda-feira, 9 de agosto de 2021

Bolsa Esporte vai financiar atletas baianos em R$ 1,2 milhão

 


O programa Bolsa Atleta, do governo estadual, vai financiar até 139 desportistas baianos. O edital da sexta edição do incentivo foi publicado neste sábado (7), no Diário Oficial do Estado. O valor corresponde ao dobro dos recursos desembolsados na edição anterior.

Ao comentar este investimento nas redes sociais, o governador Rui Costa destacou o desempenho dos baianos na Olimpíada de Tóquio. Somente na madrugada da sexta-feira (6) para este sábado, dois atletas – Hebert Conceição (boxe) e Isaquias Queiroz (canoagem) – conquistaram o topo do pódio.

“Se a Bahia fosse um país, neste momento, teríamos a mesma quantidade de medalhas de ouro que o Brasil”, celebrou o governador no Twitter. A postagem ocorreu antes da conquista no futebol. Àquela altura, o Brasil contava também com as medalhas de ouro da baiana Ana Marcela (Maratona Aquática), além de Rebeca Andrade (ginástica), Martine Grael e Kahena Kunz (Iatismo) e Italo Ferreira (surf).

“Nossas conquistas, ao longo da história, foram fruto de muita luta e resistência. Somos um povo incansável, guerreiro, “casca grossa”, como disse Isaquias. A gente merece… e os atletas baianos merecem e precisam de apoio”, completou o governador.

Neste ano, o  Bolsa Esporte paga de R$ 380 a R$ 2 mil por mês para 37 modalidades olímpicas e 21 paralímpicas e 25 classificadas no edital. O incentivo financeiro do programa é concedido, mensalmente, pelo prazo de um ano, podendo ser renovável por igual período.

“ Esta semana, já foi divulgada a lista das primeiras 57 propostas de um outro programa de incentivo, o FazAtleta, que este ano terá investimento de R$ 4,5 milhões”, informou o secretário do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, Davidson Magalhães. O Edital do Bolsa Esporte e anexos estarão disponíveis no site da Sudesb (www.sudesb.ba.gov.br) a partir da segunda-feira (9).


Fim da Olimpíada de Tóquio: atletas brasileiros levam R$ 4,6 mi para casa

 


O Brasil encerrou a sua participação nos Jogos Olímpicos 2020 com chave de ouro, alcançando a sua melhor posição da história no quadro de medalhas. Ao todo, 21 medalhas foram conquistadas pelos atletas brasileiros, que bateram o recorde ao ultrapassarem as 19 conquistadas no Rio em 2016. Com isso, os medalhistas levaram na mala, além da medalha, R$ 4,6 milhões em premiação ao todo.

A premiação do ouro é de R$ 250 mil para indivíduos, R$ 500 mil para times com até seis integrantes e R$ 750 mil para equipes com sete ou mais; a prata tem prêmios entre R$ 150 mil e R$ 450 mil; e o bronze vai de R$ 100 mil a R$ 300 mil.

Com sete ouros, seis pratas e oito bronzes, os atletas que representaram o Brasil totalizaram uma soma de R$4,6 milhões como premiação, selando a melhor participação olímpica na história nos Jogos Olímpicos de Tóquio.

VEJA A LISTA:
Martine/Kahena : Ouro - R$ 500 mil
Italo Ferreira: Ouro - R$ 250 mil
Rebeca Andrade: Ouro e prata -   R$ 400 mil
Ana Marcela: Ouro - R$ 250 mil
Hebert Conceição: Ouro - R$ 250 mil
Isaquias Queiroz: Ouro - R$ 250 mil
Futebol masc.: Ouro - R$ 750 mil
Vôlei fem: Prata - R$ 450 mil
Bia Ferreira: Prata - R$ 150 mil
Pedro Barros: Prata - R$ 150 mil
Kelvin Hoefler: Prata - R$ 150 mil
Rayssa Leal: Prata - R$ 150 mil
Bruno Fratus: Bronze - R$ 100 mil
Fernando Scheffer: Bronze - R$ 100 mil
Alison dos Santos: Bronze - R$ 100 mil
Thiago Braz: Bronze - R$ 100 mil
Daniel Cargnin: Bronze - R$ 100 mil
Mayra Aguiar: Bronze - R$ 100 mil
Abner Teixeira: Bronze - R$ 100 mil
Laura Pigossi/Luisa Stefani: Bronze - R$ 200 mil


Emocionado, Messi se despede do Barcelona e confirma negociação com PSG

 


Após mais de 20 anos de Barcelona, Lionel Messi se despediu do clube neste domingo. Numa emocionante e dolorosa entrevista coletiva no Camp Nou, o craque argentino, chorando muito, explicou porque não conseguiu seguir na equipe catalã e confirmou o interesse do PSG e de outros times.

Do lado de fora do estádio, centenas de torcedores fizeram vigília para tentar, pela última vez, ver o maior ídolo do Barça. Messi, entretanto, chegou por volta de 11h30 (horário local) num carro fechado e foi direto para o auditório, que estava ornado com os 35 troféus que ele conquistou no clube.

“Bom dia. Não sei se vou conseguir falar. Nos últimos dias estive pensando, me perguntando o que poderia dizer. Isso é muito difícil para mim depois de uma vida inteira. Eu não estava preparado. No ano passado, quando estourou a bagunça do burofax, eu estava (preparado), eu sabia o que tinha a dizer. Mas este ano não. Estava convencido de que continuaria aqui, em casa”, disse o jogador durante a despedida.

Segundo Messi, esse foi é o momento mais difícil da carreira dele. “Espero poder voltar em algum momento para fazer parte deste clube. Espero poder contribuir com algo para que este continue a ser o melhor clube do mundo. Tenho certeza que esqueci um monte de coisas, mas é o que posso dizer agora” completou Messi, aos prantos e sendo aplaudido de pé por todos no auditório.

Na última quinta-feira (5) o Barcelona anunciou a saída do craque informando que não poderia arcar com os altos custos de Messi sem sofrer sanções.


domingo, 8 de agosto de 2021

Brasil encerra as Olimpíadas com o melhor desempenho da história do país

 


Pela primeira vez, o Brasil terminou uma edição das Olimpíadas em 12° lugar, sendo uma posição acima da edição Rio 2016. A classificação é resultado do recorde de ouro e de medalhas, que foi impulsionado pelos atletas do nordeste.

Ao todo, foram 21 medalhas, sendo sete de ouro, seis pratas e oito bronzes. O Brasil empatou com Canadá e Nova Zelândia em número de ouros e pratas, mas a delegação canadense assegurou o 11º lugar por ter 11 bronzes.

Curiosamente, na última Olimpíadas, o Brasil conseguiu ultrapassar a Hungria e a Coreia do Sul, mas também foi superada pelo Canadá.


Vitória perde em casa para o Vasco e agrava crise no clube

 


Com um gramado visivelmente ruim e muitas poças em campo, Vitória e Vasco tiveram muita dificuldade para desenvolver as suas estratégias para o jogo. Pressionado e precisando vencer para escapar da zona de rebaixamento, o Leão conseguiu criar poucas jogadas.

Já as 14 minutos, os rubro-negros perceberam que a noite não seria fácil. Sarrafiore não perdeu a oportunidade e fez o único gol da partida. Apesar do esforço em campo, as limitações do Vitória eram claras e o Leão não conseguiu reagir dentro do Barradão.

Com isso, o Vitória ficou em 17° lugar com os mesmos 13 pontos, com um ponto a mais do lanterna Brasil de Pelotas. A equipe baiana agora volta a campo contra o Cruzeiro, na próxima quarta-feira (11), às 19h, no Mineirão.


Bahia empata com o Cuiabá e soma cinco jogos sem vencer na Série A

 


Jogando fora de casa, na Arena Pantanal, o Bahia voltou a tropeçar na Série A, dessa vez contra o Cuiabá. O Esquadrão ficou apenas no 1 a 1 e já soma cinco jogos sem vencer na competição.

Mesmo jogando melhor no primeiro tempo e conseguindo abrir o placar com Rodriguinho, aos 26 minutos, a equipe de Dado Cavalcanti voltou a apresentar as mesmas falhas no setor defensivo e 11 minutos depois sofreu o empate com gol de Pepê.

Com isso, o Bahia permaneceu na décima posição, com 18 pontos. O Tricolor volta a campo no próximo domingo (15) diante do Atlético-GO, às 18h15, em Pituaçu.


Olimpíada de Tóquio: Bia Ferreira conquista prata no boxe

 


O sonho era de uma medalha de ouro, mas Bia Ferreira fez história na Olimpíada de Tóquio (Japão) ao conquistar a prata após perder a final da categoria até 60 kg do boxe para a irlandesa Kellie Harrington, por decisão unânime dos juízes, na madrugada deste domingo (8) na Arena Kokugikan.

“O atleta sempre quer ganhar. Sabia que estava sendo uma luta parelha. Ela foi superior, mas acredito que foi um belo combate, ela usou a estratégia de anular meu jogo e não consegui mudar isso. Mas estou feliz de estar nesse pódio, ter conseguido a prata, foi muito importante já que venho participando de campeonatos e, apenas em um até hoje, eu não consegui estar no pódio. Então estar aqui tem o mesmo peso, como se fosse ouro. É duro, mas é gratificante ver que eu trabalhei, fiz as melhores escolhas”, disse a pugilista, após a luta, ao Comitê Olímpico do Brasil (COB).

E Bia também expressou o desejo de, na próxima edição dos Jogos, em Paris, buscar a tão sonhada medalha dourada: “Tóquio acabou, mas esse ano ainda temos mundial, então não podemos parar. E aí Paris? Vou conversar com meu treinador ali e vamos ver. Por mim sim. Quero mudar a cor dessa medalha”.

Com a prata de Bia Ferreira, o boxe brasileiro encerra os Jogos de Tóquio com três medalhas. Antes vieram o ouro de Hebert Conceição, na categoria até 75 quilos, e o bronze de Abner Teixeira, na categoria até 91 quilos.