Publicidade

sexta-feira, 24 de novembro de 2017

Municípios do Médio Sudoeste recebem curso de qualificação de gestores de futebol

Resultado de imagem para CURSO DE QUALIFICAÇÃO PARA GESTORES DE FUTEBOL

O município de Itapetinga, no médio sudoeste da Bahia, recebe o Curso de Qualificação de Gestores de Ligas de Futebol a partir das 18h desta sexta-feira (24). A qualificação acontece no auditório da Secretaria de Educação Municipal e é realizado pela Superintendência dos Desportos do Estado (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre).

Além de Itapetinga, os profissionais dos municípios de Caatiba, Firmino Alves, Ibicuí, Iguaí, Itambé, Itarantim, Itororó, Macarani, Maiquinique, Nova Canaã, Potiraguá e Santa Cruz da Vitória também serão envolvidos na qualificação. Este é o 18º Território de Identidade beneficiado com a ação neste ano.

As aulas têm por objetivo qualificar e atualizar os profissionais, gestores e entidades do futebol de campo. Durante os três dias, são tratados temas como teoria geral da administração, políticas setoriais do esporte, gestão de escolinhas, estratégias para elaboração e gestão de projetos esportivos.

No mês de dezembro, serão realizados mais três encontros, com a primeira parada do curso no município de Paramirim, entre os dias 1º e 3. Logo em seguida, será em Eunápolis, entre os dias 8 e 10. A qualificação finaliza o cronograma de atividades de 2017 no centro norte do estado, em Jacobina, durante os dias 15 e 17.

quinta-feira, 23 de novembro de 2017

FBF divulga tabela e regulamento do Baianão 2018


A temporada 2018 do futebol baiano já tem data definida para começar. Será em 21 de janeiro. Neste dia, a bola rola no maior campeonato estadual do Norte-Nordeste.

O Baianão 2018 promete muita emoção. Serão 13 jogos até o dia 8 de abril, quando será conhecido o campeão.

A competição reunirá dez clubes. São eles Vitória, Bahia, Juazeirense, Fluminense de Feira, Jacobina, Jacuipense, Vitória da Conquista, Bahia de Feira, Atlântico e Jequié.
 
Os participantes ficarão em um mesmo grupo para a primeira fase. Todos se enfrentarão em jogos apenas de ida e os quatro melhores classificados avançarão para a semifinal. O último colocado será rebaixado para a Série B. Já a semifinal e a final serão disputadas em jogos de ida e volta.
 
Nesta quarta-feira (22), a Federação Bahiana de Futebol divulgou a tabela, o regulamento e o plano de ação da Série A do Baianão 2018. Com a divulgação antecipada, a entidade atende o que determina a Lei Nº 10.671/03 do Estatuto de Defesa do Torcedor, que estabelece prazo de 60 dias para a publicação na íntegra do regulamento, plano de ação e tabela do campeonato, contendo as partidas a serem realizadas.

 
Confira abaixo tabela, regulamento e plano de ação da Série A do Baianão 2018:
 
Regulamento
 
Tabela Baianão Série A

 
Plano de Ação

Copa Sul-Americana: tudo sobre Flamengo x Junior de Barranquilla pela semi

 (Foto: )

Flamengo volta suas atenções para o título que ainda resta na temporada. Nesta quinta-feira, o time de Reinaldo Rueda recebe o Junior de Barranquilla, da Colômbia, pela primeira partida da semifinal da Copa Sul-Americana.
A última vez que o Rubro-Negro disputou uma semifinal internacional foi há 16 anos. Na Mercosul de 2001, avançou diante do Grêmio e foi derrotado na decisão para o San Lorenzo, nos pênaltis
Apesar da importância do jogo, os ingressos não foram vendidos com rapidez. Até a noite desta quarta-feira 30 mil entradas foram comercializadas. A carga total é de cerca de 60 mil, e as vendas continuam nesta quinta. O jogo de volta será na próxima semana, na Colômbia.

Grêmio se transforma com banco, arranca vantagem e chancela apostas de Renato

Responsáveis diretos pela vitória gremista, Jael e Cícero se abraçam na Arena (Foto: Lucas Uebel/Grêmio)

A final da Libertadores teve um toque interessante na noite desta quarta-feira. Grêmio e Lanús carregam um estilo semelhante, de valorizar a posse de bola e jogar pelo chão. Um foi fiel até o fim dos 90 minutos. Mas saiu derrotado. No intervalo, o Tricolor resolveu se moldar à partida, ajustou sua maneira de atuar e arrancou a vantagem no 1 a 0, gol do banco de reservas, com passe de Jael e gol de Cícero em lance pelo alto, em uma dose cavalar de estrela de Renato Gaúcho.
O Lanús já havia repetido a postura contra o River Plate, no primeiro jogo da semifinal. Ficou mais recuado, deu espaço ao time maior e se defendeu. Contra o Grêmio, isso ocorreu só no segundo tempo. Não foi o suficiente, mas a vantagem é a mesma obtida pelo time de Marcelo Gallardo na semi. Nada que traga maus presságios, entretanto – no jogo da volta, o Lanús virou mesmo após ver o River abrir 2 a 0 no estádio La Fortaleza.

Ingressos para Bahia e Chapecoense começam a ser vendidos

Foto: Marcelo Malaquias/EC Bahia

Embalado pelo sonho de conquistar uma vaga na Taça Libertadores da América, o Esporte Clube Bahia fará a sua última partida em casa na temporada contra a Chapecoense, em duelo válido pela 37ª rodada do Campeonato Brasileiro.
Os ingressos para o confronto começam a ser vendidos nesta quarta-feira (22), a partir das 10h, com exclusividade para os sócio-torcedores do Tricolor, por meio da internet.
A partir desta quinta (23), os demais adeptos do Esquadrão já podem garantir seus lugares na torcida pelo site e também nos pontos de vendas espalhados por seis shoppings de Salvador e Região Metropolitana.
As equipes entram em campo no domingo (26), às 18h, na Arena Fonte Nova.
Valores - Ingressos - Bahia

Conselho Técnico: FBF e clubes definem fórmula de disputa do Baianão 2018


Enquanto o ano de 2017 se aproxima do fim, a Federação Bahiana de Futebol já prepara a temporada 2018 do futebol da Bahia. Por isso, a cerca de 60 dias do seu início, o Baianão 2018 teve seus últimos detalhes definidos.
 
Na sede da entidade, na tarde desta quarta-feira (22), os clubes e a diretoria da FBF realizaram a Reunião do Conselho Técnico da Competição. No encontro, conhecido como o primeiro passo rumo à disputa do maior campeonato estadual do Norte-Nordeste do país foi escolhida a fórmula de disputa da Série A.
 
Todos os dez clubes participantes, Esporte Clube Vitória, Esporte Clube Bahia, Sociedade Desportiva Juazeirense, Fluminense de Feira Futebol Clube, Jacobina Esporte Clube, Esporte Clube Jacuipense, ECPP Vitória da Conquista, Associação Desportiva Bahia de Feira, Atlântico Esporte Clube e Associação Desportiva Jequié foram representados na reunião, comandada pelo presidente da FBF, Ednaldo Rodrigues. O dirigente teve ao seu lado o vice-presidente da entidade, Ricardo de Lima, a diretora técnica, Taíse Galvão, e o assessor jurídico, Manfredo Lessa.
 
Os dirigentes discutiram todos os aspectos técnicos da competição, como cumprimento do regulamento e estatuto do torcedor, além da regularização dos laudos técnicos dos estádios, antes da definição do sistema de disputa.


A Fórmula
 
A fórmula apresentada pela diretoria da FBF foi aprovada . Na primeira fase, os dez clubes ficarão em um mesmo grupo e se enfrentarão em jogos apenas de ida, no sistema de pontos corridos.
 
Os quatro melhores colocados avançarão à segunda fase, de semifinal. Já a semifinal será disputada em jogos de ida e volta, com as quaro equipes divididas em dois grupos (1º x 4º e 2º x 3º). Os dois vencedores da segunda fase farão a final do estadual, também em duas partidas.
 
Quanto ao sistema de descenso, os clubes decidiram, também em votação, que apenas uma equipe será rebaixada. A última colocada na 1ª fase do Baianão 2018 será rebaixada para a Série B do Baianão 2019.
 
A fórmula foi toda planejada com base no calendário de 2018 da CBF, que exige estaduais enxutos e por isso cedeu apenas 13 datas para sua realização. A Série A do Baianão será iniciada em 21 de janeiro e encerrada em 8 de abril, sendo conciliada com as Copas do Nordeste e do Brasil.


Copa do Nordeste
 
Conforme deliberado na reunião entre a CBF, as Federações de Futebol do Nordeste e os clubes, no dia 14 de fevereiro, o sistema de acesso à Copa do Nordeste terá novidades. Terá direito à 1ª vaga para disputar a competição regional em 2019 o campeão do Baianão 2018.
 
A 2ª vaga no Nordestão será do primeiro clube melhor classificado no ranking nacional de clubes da CBF. O segundo clube melhor classificado no ranking nacional de clubes da CBF terá direito à vaga na Pré-Copa do Nordeste.


Copa do Brasil
 
Por decisão dos clubes, em votação, o campeão, o vice-campeão e o terceiro colocado do Baianão 2018 garantirão as três vagas na Copa do Brasil de 2019.
 
Série D do Brasileirão
 
Também por decisão dos clubes, em votação, as três vagas na Série D do Brasileirão 2019 serão dos três clubes melhores colocados no Baianão, desde que não sejam integrantes de outras Séries do Brasileirão. Apenas os representantes do Vitória da Conquista e Jacobina votaram para que uma vaga da Série D fosse destinada à Copa Governador do Estado.


Baianão Sub-20
 
O Baianão Sub-20 2018 será disputado pelos dez clubes integrantes da Série A do Baianão. A eles se juntarão equipes da Série B, visando um campeonato regionalizado e, com isso, a diminuição de custos. 
 
A FBF divulgará, em breve, os regulamentos e as tabelas preliminares da Série A do Baianão 2018.

quarta-feira, 22 de novembro de 2017

Bahia conquista 10 medalhas nos Jogos Escolares da Juventude


Muita emoção e determinação marcaram a participação dos atletas da Bahia na primeira etapa nacional dos Jogos Escolares da Juventude, com provas nas modalidades individuais realizadas entre 16 e 19 de novembro, em Brasília. Os jovens baianos faturaram duas medalhas de ouro, uma de prata e quatro de bronze, na modalidade de judô; medalha de prata no vôlei de praia, dupla masculina; uma medalha de bronze, até então inédita, na luta olímpica (categoria por equipe mista) e mais uma de bronze no atletismo, na prova de 3000 M . Com esses números, a delegação da Bahia das modalidades individuais despediu-se dos Jogos Escolares com um saldo de dez medalhas.

Judô foi a modalidade individual que mais deu medalhas à Bahia nesta edição dos Jogos Escolares da Juventude, organizado pelo Comitê Olímpico Brasileiro. O número de medalhas assegurado por atletas de 15 a 17 anos é o mesmo do ano passado, com um diferencial importante: o ouro e a prata no judô por equipes era algo inédito até então, assim como o bronze por equipe na luta olímpica. Outra novidade desta edição foi a conquista da prata pelo vôlei de praia, sendo a primeira medalha da Bahia nessa modalidade esportiva.

Com esses resultados, o judô masculino e feminino da Bahia, na faixa etária de 15 a 17 anos, passa a integrar a primeira divisão dos Jogos Escolares da Juventude, assim como o vôlei de praia masculino. Além de passar a fazer parte da categoria elite dos Jogos Escolares, cada um dos atletas que conquistaram o ouro e a prata passam a ter direito ao benefício do Bolsa Atleta, do Ministério do Esporte, no valor de R$390, durante dez meses. O recurso é para ajudar na preparação técnica dos jovens.

Modalidades coletivas 

Com o encerramento da participação nas provas individuais, entram em cena as modalidades coletivas. A delegação da Bahia já está em Brasília, com 84 atletas das modalidades de handebol, basquetebol, voleibol e futsal. Os jogos tiveram início na manhã desta terça-feira, 21, e seguem até sábado próximo, 25 de novembro.

Todas as duas delegações viajam em voo charter, contratado pela Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte. Além de garantir o deslocamento, a Sudesb também oferece uniformes aos atletas, técnicos e dirigentes.
 
Lista de medalhistas:

- Judô
1 Medalha de Ouro
Ronaldo Fiúza Borges (Colégio Manoel Devoto/Salvador)

1 Medalha de Ouro
Categoria por equipe Masculino:
Pedro Souza de Azevedo (Colégio Cândido Portinari) 
Arnou Sena Netto (Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães/Canavieiras) 
Luiz David de Souza (Colégio Estadual Antônio Balbino/Madre de Deus) 
Gabriel Alves Matos (Colégio Estadual Manoel Devoto) 
Ronaldo Fiúza Borges (Colégio Estadual Manoel Devoto)
1 Medalha de Prata
Categoria por equipe Feminino:
Ana Karolina Santana da Silva (Colégio Estadual Antonio Balbino)
Priscila Guerreiro (Colégio Perfil)
Ana Paula Tártari (Colégio Sartre COC)
Rachel Rocha Silva (Colégio Oficina de Vitória da Conquista)
Gabrielle Santos de Santana (Colégio Estadual Régis Pacheco/Jequié)
4 Medalhas de Bronze
Arnou Sena Lôbo Netto (Colégio Estadual Luís Eduardo Magalhães/Canavieiras)
Ana Karolina Santana da Silva (Colégio Estadual Antônio Balbino/Salvador)
Ana Paula Tártari (Colégio Sartre COC – Monet Vilas/Salvador)
Priscila Guerreiro Santos (Colégio Perfil/Salvador)
- Vôlei de praia
1 Medalha de Prata
Cleiton Diego Negris de Sousa e Jackson Vitor Paim (ambos do Colégio Estadual Edvaldo Brandão/ Salvador)

- Atletismo
1 Bronze
Thaís Souza Martins (Escola Municipal Luís Ferreira Matos/Jaguarari)
- Luta olímpica
1 Bronze
Categoria por Equipe:
Maria Fernanda Uzeda da Silva (Colégio Sarte COC – Monet Vilas)
Thifane Graziele de Oliveira (Colégio Estadual Abílio César Borges)
Anna Luísa Monteiro (Colégio Municipal Paulo VI)
João Ataíde Correia (Colégio Estadual Abílio César Borges)
Messias Marques Magalhães (Colégio Estadual D. Jenny Gomes)
Inácio Carvalho de Pureza (Colégio Estadual Abílio César Borges)

segunda-feira, 20 de novembro de 2017

Euclides da Cunha e Eunápolis fazem final inédita no Intermunicipal

As seleções de Euclides da Cunha e Eunápolis vão fazer uma final inédita no Campeonato Intermunicipal. As duas equipes garantiram a classificação na decisão no último domingo (19). Esta será a terceira final que os euclidenses vão disputar. O selecionado foi vice-campeão nas edições de 2002 e 2003. Já os eunapolitanos vão jogar a final pela primeira vez na sua história.

Mesmo jogando fora de casa, Euclides da Cunha voltou a vencer Itabela, desta vez por 2 a 1. O primeiro jogo tinha terminado 3 a 1. Já Eunápolis, que havia vencido o duelo de ida por 1 a 0, segurou o resultado e ficou no empate sem gols com Santo Amaro, no terreno rival. A Federação Bahiana de Futebol (FBF) ainda vai divulgar as datas e horários das finais. No entanto, por ter feito melhor campanha, Euclides terá a vantagem de decidir o título em casa.

Vitória vacila, cede empate ao Cruzeiro e corre risco de entrar no Z4

Vitória vacila, cede empate ao Cruzeiro e corre risco de entrar no Z4

O Vitória sofreu, chegou a estar à frente do placar, mas acabou cedendo o empate por 1 a 1 contra o Cruzeiro, neste domingo (19), no Barradão, pela 36ª rodada do Campeonato Brasileiro. David marcou o gol rubro-negro, e Alisson igualou para os cruzeirenses. Agora, o time baiano precisará secar a ponte Preta para não entrar na zona de rebaixamento. A Macaca enfrenta o Fluminense, nesta segunda-feira (20), às 16h (horário da Bahia), no Maracanã.

E o próximo confronto será uma verdadeira final para o Vitória. O clube baiano enfrenta justamente a Ponte Preta na próxima rodada, a penúltima da competição. O jogo será realizado no próximo domingo (26), no Moisés Lucarelli, às 16h (horário da Bahia).

Com o resultado, a equipe comandada por Vagner Mancini chegou aos 40 pontos na tabela da Série A.

Bahia não reage, perde para o Sport e se distancia da zona do G-7

Bahia não reage, perde para o Sport e se distancia da zona do G-7

O Bahia não conseguiu a reação e foi derrotado pelo Sport na tarde deste domingo (19), no estádio da Ilha do Retiro, em Recife. O Esquadrão de Aço perdeu por 1 a 0 para o Leão pernambucano. O único gol do jogo foi marcado por Marquinhos, velho conhecido do futebol baiano, ainda no primeiro tempo. O embate entre as duas equipes foi válido pela 36ª rodada do Campeonato Brasileiro.

O revés complicou o time baiano na briga por uma vaga na Libertadores de 2018. De um ponto, o Bahia agora está a três da zona de classificação para o maior torneio de clubes da América do Sul. O Esquadrão permanece com 49 na nona colocação. Já o Sport, segue vivo na luta contra o rebaixamento. A equipe pernambucana somou 39 pontos, três a menos para deixar a zona da degola.

Na próxima rodada, a penúltima do Brasileirão, o Bahia recebe a visita da Chapecoense na Arena Fonte Nova, em Salvador, no domingo (26), às 18h no horário da capital baiana. Na véspera, às 16h, o Sport viaja até o Rio de Janeiro para enfrentar o Fluminense, no estádio do Maracanã.

Superintendência de Esportes de Cairu participa de qualificação promovida pela SUDESB

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas e pessoas em pé

A equipe técnica da Superintendência de Esportes de Cairu participou do Curso de Qualificação de Gestores de Liga de Futebol promovida pelo Governo da Bahia,através da Setre e Sudesb. A capacitação ocorreu no Ginásio de Esportes de Valença e contou com a presença do vice-presidente da Federação Baiana de Futebol (FBF), Ricardo Lima; do coordenador de Excelência Esportiva da Sudesb, Sinval Vieira; do presidente da Federação Baiana de Desporto de Participação (FBDP), Luiz Machado e Dr. Wilton Brandão (Sudesb).
A capacitação busca dotar as entidades que atuam no futebol no interior do Estado com melhor estrutura gerencial, capacitando os profissionais para desenvolver ações administrativas, gestão de projetos, marketing esportivo e relações interpessoais compatíveis com o mercado do futebol amador e profissional da atualidade.O curso teve carga horária de 16 horas. O conteúdo programático abordou temas, como: Teoria Geral da Administração – Políticas setoriais do esporte, gestão do futebol e conjuntura mundial; Formação de Equipes - Gestão de escolinhas de futebol e trabalhos com fundamentos; Direito Esportivo - Lei do passe, estatuto do torcedor, direito federativo e de imagem; Elaboração e Gestão de Projetos -Elementos de um projeto e oficina de elaboração de projetos esportivos; Marketing Esportivo – Cases relatos de vivências e projetos de sucesso; Relações Interpessoais e Ética - Relacionamento entre dirigentes, atletas, público, arbitragem, empresários, imprensa e ética.
O superintendente de esportes de Cairu, Francisco Cabral, ressaltou a importância da participação do município na qualificação. " A presença da superintendência municipal neste curso reforça o comprometimento da gestão com o esporte cairuense. Todo o conhecimento adquirido aqui será retransmitido para aqueles que estão engajados no esporte nas ilhas,assim estaremos fortalecendo toda a estrutura do futebol cairuense", afirmou o superintendente.