GOVERNO DO ESTADO. BAHIA AQUI É TRABALHO

sábado, 29 de fevereiro de 2020

Lenda da sinuca: morre o baiano Rui Chapéu aos 79 anos

Foto: Reprodução/Youtube

Morreu na madrugada deste sábado (29), em São Paulo, aos 79 anos, o baiano Rui Chapéu, considerado uma lenda da sinuca brasileira.
Rui passou mal no apartamento de sua filha por volta de 1h e foi levado para o hospital, onde foi constatada a presença de água no pulmão.
Mais tarde, aproximadamente às 4h, teve um infarto fulminante e faleceu. Ainda não há informações sobre o velório.
Nascido em  21 de março 1940 na cidade de Itabuna, Rui Chapéu foi batizado como José Rui de Mattos Amorim. O jogador ficou conhecido por suas participações no programa “Show do Esporte”, na Band.
Chapéu começou a jogar sinuca ainda criança na Bahia. Em 2014, ele afirmou que só começou a viver da prática em 1970, já em São Paulo. Antes disso foi caminhoneiro e dono de mercearia.

Campeonato Italiano é adiado devido epidemia de coronavírus

Campeonato Italiano é adiado devido epidemia de coronavírus

Partidas de futebol que aconteceriam com portões fechados este final de semana na Itália foram adiados. A organização do Campeonato Italiano decidiu transferir os jogos para 13 de maio devido a epidemia de coronavírus no país. 

A mudança no calendário, por enquanto, altera em apenas uma semana o final da temporada da competição. Além do clássico entre Juventus e Inter de Milão, que aconteceria neste domingo (1) em Turim, as disputas entre Milan e Genoa; Udinese e Fiorentina; Parma e Spal; e Sassuolo e Brescia também tiveram suas datas postergadas. 

A decisão de adiar os jogos foi da comissão que envolve os times de elite do país, que divulgou a informação na manhã deste sábado (29). Na semana passada, disputas entre equipes das séries B, C e D, além de competições de outras modalidades esportivas, já haviam tido suas datas modificadas (relembre aqui). Inicialmente, a resolução para a série A estava sendo manter os jogos com portões fechados para evitar a propagação da doença, como aconteceu na última quinta-feira (27) no duelo entre Inter de Milão e Ludogorets (leia mais). 

A Itália contabiliza atualmente mais de 800 casos confirmados de coronavírus, estando a maioria deles concentrado no norte do país. 

sexta-feira, 28 de fevereiro de 2020

CBF divulga tabela básica da Série B; Vitória estreia contra o Sampaio Corrêa

 CBF divulga tabela básica da Série B; Vitória estreia contra o Sampaio Corrêa

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou nesta sexta-feira (28) a tabela básica da Série B. O Vitória vai estrear contra o Sampaio Corrêa, no Barradão. O jogo acontecerá no dia 1º, 2 ou 3 maio.

A Série B contará com 380 jogos. Os quatro melhores sobem para a Série A, enquanto os quatro últimos serão rebaixados para a Série C.

Confira a primeira rodada da Série B do Campeonato Brasileiro:
Cruzeiro x Botafogo-SP
CSA x Guarani
Avaí x Náutico
Oeste x Chapecoense
Ponte Preta x América-MG
Operário x Figueirense
Juventude x CRB
Vitória x Sampaio Corrêa
Confiança x Paraná
Cuiabá x Brasil

quarta-feira, 26 de fevereiro de 2020

Viúva de Kobe Bryant processa empresa dona do helicóptero de acidente


Vanessa Bryant, viúva do astro do basquete Kobe Bryant, abriu processo na segunda-feira, 24, contra a empresa Island Express, dona do helicóptero cuja queda levou à morte de Kobe, sua filha Gianna e mais sete pessoas. A alegação é que o piloto da aeronave cometeu negligência ao decolar em condições de baixa visibilidade.
Segundo o site TMZ, o primeiro a trazer a informação da morte do atleta, a Island Express possui autorização para voos apenas com determinadas condições de visibilidade, que não aconteciam na data do acidente. As condições climáticas naquele dia causaram um nevoeiro espesso e a o helicóptero voava a 280km/h em uma região íngreme, com montanhas e vales.
A ação afirma que o piloto Ara Zobayan, que também morreu no acidente, não analisou a situação climática da forma correta, prosseguiu com o voo mesmo com a neblina, não conseguiu manter o controle do helicóptero nem desviar de acidentes naturais. Ainda relembra um caso de 2015, quando Zobayan foi repreendido por voar em condições de baixa visibilidade.
O acidente está sob investigação do Conselho Nacional de Segurança de Transportes. Em relatório preliminar, o órgão afirmou não ter encontrado nenhum indício de falha no motor da aeronave.

Também na segunda-feira, foi realizada uma cerimônia em homenagem a Kobe e Gianna Bryant no Staples Center, casa do Los Angeles Lakers. Vanessa fez um discurso emocionante, no qual "pediu" ao marido que cuidasse da filha no céu. O evento também teve discursos de Michael Jordan e Shaquille O'Neal, apresentações musicais de Beyoncé, Alicia Keys e Christina Aguilera e a presença de diversas estrelas do esporte e do entretenimento.

Galícia garante participação na Série B do Baianão 2020


O Galícia Esporte Clube é mais um candidato ao acesso à elite do Baianão neste ano. O Granadeiro confirmou, nesta quinta-feira (20), sua participação na Série B do estadual.
O presidente do Azulino, Manolo Muiños, esteve na sede da entidade, acompanhado do colaborador Hermogenes Neto, para efetuar a inscrição. O dirigente foi recebido pelo presidente da FBF, Ricardo Lima, e pelo coordenador de registros e transferências, Felipe Quadros. 
Na oportunidade, Manolo ainda apresentou o projeto de reforma do Parque Santiago. O estádio e Centro de Treinamentos do Galícia já passam por reformas para virar Arena multiuso. 

terça-feira, 25 de fevereiro de 2020

Daniel Alves estreia no Carnaval do Rio e evita falar de Neymar

Daniel Alves estreia no Carnaval do Rio e evita falar de Neymar

Daniel Alves, capitão da seleção brasileira e jogador do São Paulo, fez a sua estreia na Marquês de Sapucaí, no Rio de Janeiro, na noite desta segunda-feira (24). Ele acompanhou o segundo dia de desfile do Grupo Especial do Carnaval carioca.

O atleta, que usava um estiloso casaco e uma bermuda, trabalhados no quadriculado, esteve no camarote da "Quem" com a mulher, a modelo espanhola Joana Sanz.

"É a minha primeira vez no Carnaval. É uma emoção diferente pelo fato de que é mais relaxado para a gente que está acompanhando, não para eles, que têm todo um processo de trabalho. [O Carnaval] reúne tudo o que eu gosto: entretenimento e música. Fiquei emocionado quando vi a bateria", disse o jogador.

Mesmo sendo a sua primeira vez na avenida, o são-paulino disse já ter a sua preferência carnavalesca: "O Salgueiro me emocionou muito. Tudo que vivi na infância, eu vi no desfile, marcou a minha vida. Me emocionou pelo contexto da apresentação", revelou Dani.

O enredo do Salgueiro este ano foi sobre a vida de Benjamin de Oliveira, o primeiro palhaço negro do Brasil. Em junho, ele completaria 150 anos.

O craque revelou que espera um dia desfilar: "Se eu pudesse, estaria lá dentro. Envolve música, brasilidade. Por mais que tenha vivido muito tempo fora, nada muda. Estava com saudades de sentir este calor", concluiu.

Em sua carreira como jogador, ele já atuou na Espanha, França e Itália. A pedidos da assessoria do jogador, Daniel Alves não falou sobre Neymar, de quem é amigo e que ficou fora do Carnaval por atuar pelo Paris Saint-Germain no último sábado (22).

Pentacampeão baiano de futevôlei sonha em ver o esporte se tornar olímpico

Pentacampeão baiano de futevôlei sonha em ver o esporte se tornar olímpico

O pentacampeão baiano de futevôlei Lucas Souza tem esperança de que o esporte se torne olímpico. Ele ainda destaca a qualidade dos atletas baianos e de outros estados do Nordeste. “Hoje o futevôlei é o terceiro esporte mais praticado no mundo, perde para o futebol e UF em crescimento, a gente tem hoje a visão de que o futevôlei vai chegar ao esporte olímpico, competição a nível mundial, é um sonho da gente, ainda distante, mas a gente acredita ainda que vá chegar”, disse ao BN neta segunda-feira (24), enquanto curtia o Camarote Skol, no carnaval de Salvador.  

Lucas explica que para ser um esporte olímpico é preciso ter vários países federados, o que atualmente, segundo ele, há. Mas o número de atletas em algumas localidades ainda não é suficiente. “A gente tem muitos países federados, mas pouco atletas, a exemplo da Europa”, disse. “No Brasil hoje a pessoa que gere isso atrapalha um pouco”, completou Souza.

segunda-feira, 24 de fevereiro de 2020

Copa do Nordeste: Duelo entre Bahia e América-RN muda de horário

Copa do Nordeste: Duelo entre Bahia e América-RN muda de horário

A partida entre Bahia e América-RN, que acontece no próximo dia 14 de março, um sábado, válida pela sétima rodada da Copa do Nordeste, mudou de horário. Aos invés de 16h, a bola vai rolar na Arena das Dunas a partir das 20h. A mudança foi feita à pedido da emissora Live FC, que detém os direitos de transmissão.
 
Antes de visitar o América-RN, o Tricolor recebe o Confiança-SE, no próximo sábado (7), às 16h, na Arena Fonte Nova, pela sexta rodada do Nordestão. Neste momento, o time baiano é o segundo colocado na tabela de classificação Grupo A, com oito pontos. Na chave B, a equipe sergipana é a líder com 13 e o América-RN é o quinto com seis.

domingo, 23 de fevereiro de 2020

Com título da Taça Guanabara, Jesus dá folga ao Flamengo: 'Vamos comemorar o carnaval'

Com título da Taça Guanabara, Jesus dá folga ao Flamengo: 'Vamos comemorar o carnaval'

O Flamengo foi campeão da Taça Guanabara ao vencer o Boavista na final por 2 a 1, neste sábado (22), no Maracanã. Após a conquista, o técnico Jorge Jesus deu folga aos jogadores para curtirem o carnaval.

"Vou dar folga à equipe, vamos comemorar o Carnaval. Hoje estão liberados para poder, se quiserem. Segunda e terça acabou o Carnaval", afirmou na entrevista coletiva.

Na Quarta-Feira de Cinzas (26), às 21h30, o Flamengo volta ao gramado do Maracanã para a decisão com o Independiente del Valle, pelo jogo de volta da final da Recopa Sul-Americana. No primeiro encontro, as duas equipes ficaram no empate em 2 a 2, no Estádio Olímpico Atahualpa, em Quito, no Equador. O time carioca tem algumas dúvidas para este compromisso.

"Arrascaeta, Rafinha, Bruno Henrique... Principalmente estes três, não sabemos antes de serão recuperados até quarta. Dos três, não sei. Tenho alguma dúvida. Talvez o Rafinha. Mas estou habituado que o departamento médico do Flamengo faça milagres", disse Jesus.

Para ser campeão da Recopa, o Flamengo precisa vencer o Independiente de Valle por qualquer placar. Pelo o regulamento, o gol fora de casa não é critério de desempate, com isso, uma nova igualdade no placar leva a decisão para os pênaltis.

FBF adia partida entre Bahia de Feira e Atlético de Alagoinhas pelo Baianão

FBF adia partida entre Bahia de Feira e Atlético de Alagoinhas pelo Baianão

Federação Bahiana de Futebol (FBF) adiou o jogo entre Bahia de Feira e Atlético de Alagoinhas, pela sexta rodada do Campeonato Baiano. A mudança foi feita a pedido do Tremendão e a partida foi remarcada para o dia 3 de março, uma terça-feira, às 20h30. A Arena Cajueiro será o palco do duelo.

O Bahia de Feira ocupa a sétima colocação com cinco pontos na tabela de classificação do Baianão. Com três a mais, o Atlético de Alagoinhas aparece no quarto lugar.

Antes de encarar o Carcará, o Tremendão enfrenta o Paraná na Quarta-Feira de Cinzas (26), às 19h15, no Durival Britto, pela segunda fase da Copa do Brasil. O confronto será definido em jogo único e quem vencer se classifica. Em caso de empate, a disputa vai para os pênaltis.