GOVERNO DO ESTADO. BAHIA, AQUI É TRABALHO

sexta-feira, 18 de dezembro de 2020

Conselho técnico define data do início do Campeonato Baiano 2021

 

O Campeonato Baiano de 2021 já tem data definida. A bola vai rolar no Estadual a partir do dia 21 de fevereiro. O martelo foi batido nesta quinta-feira (17), em um conselho técnico realizado na sede da Federação Bahiana de Futebol (FBF).

 

O regulamento permanece o mesmo do ano passado. O estadual do próximo ano terá a sua primeira fase disputada no sistema de pontos corridos, com todas as equipes se enfrentando em turno único. Os quatro primeiros vão às semifinais e o lanterna é rebaixado. Nas semifinais e na final, jogos de ida e volta, com a decisão na casa da equipe com melhor campanha.

 

A FBF sugeriu o rebaixamento para duas equipes, mas a proposta foi rejeitada pelos clubes por 7 a 3. Apenas Bahia, Vitória e Unirb votaram favorável. 

 

O Baianão 2020 conta com 10 clubes: Bahia, Vitória, Jacuipense, Atlético de Alagoinhas, Juazeirense, Vitória da Conquista, Bahia de Feira, Fluminense de Feira, Doce Mel e o recém-promovido Unirb.


Fórmula 1 passa a adotar combustíveis sustentáveis nos carros a partir de 2021

 

Além da confirmação das provas na temporada de 2021, a Fórmula 1 tem outra novidade para o próximo ano. A categoria resolveu adotar o compromisso de sustentabilidade da Federação Internacional de Automobilismo (FIA).

 

Dentre as medidas que a Fórmula 1 vai adotar estão o uso de combustíveis sustentáveis e a neutralização do consumo de carbono. O objetivo é que até 2030 a categoria funcione com o status de carbono zero. 

 

O compromisso de sustentabilidade da FIA foi aprovado esta semana na Assembleia Geral Anual da entidade e faz parte do Acordo de Paris, em parceria com a Organização das Nações Unidas e do Comitê Olímpico Internacional (COI), com o intuito de desacelerar o processo de aquecimento global. 

 

As escuderias que produzem combustíveis para a F1, sendo elas a Mercedes, Ferrari, Renault e Honda, já receberam os barris nos novos combustíveis sustentáveis para iniciar os testes e adotarem a utilização deles em 2021. 

 

Atualmente, a F1 usa motores híbridos nos carros que utilizam como combustível a gasolina. Em 2019, a McLaren já havia iniciado o processo de neutralização da emissão de carbono com sua equipe e a Mercedes iniciou a prática este ano.


quinta-feira, 17 de dezembro de 2020

Antiga Mar Grande-Salvador, Travessia Itaparica-Salvador acontece neste sábado

 

A antiga Mar Grande-Salvador, iniciada em 1955, agora se chamará a Travessia Itaparica-Salvador e vai acontecer neste sábado (19). A largada está marcada para às 7h30 saindo da Praia de Gameleira, em Vera Cruz. Ao invés do Porto da Barra, desta vez, a chegada será no Yacht Clube da Bahia, realizador da prova junto com a Federação Baiana de Desportos Aquáticos (FBDA).

 

Em meio a pandemia do coronavírus, rígidos protocolos de segurança sanitária serão seguidos visando o bem-estar dos atletas e colaboradores. Há duas semanas a FBDA realizou o Troféu Brasil de Maratonas Aquáticas, também no Yacht e contou com os principais maratonistas aquáticos do Brasil. A Travessia Itaparica-Salvador terá apenas 84 nadadores e todos eles são obrigados a usar máscaras enquanto não estiverem na água. A FBDA também promoverá uma rígida anamnese a todos os nadadores: quem apresentar sintomas do novo coronavírus, não poderá participar da competição. Inclusive a mudança do local da chegada, que tradicionalmente era no Porto da Barra, é com o intuito de evitar a aglomeração de pessoas.

 

Campeão mundial e um dos principais atletas da modalidade do país, o baiano Allan do Carmo estará presente. El é o maior vencedor da Travessia com seis títulos conquistados.

 

A antiga prova Mar Grande-Salvador foi iniciada em 1955.


Bahia volta a perder para o Defensa y Justicia e dá adeus à Copa Sul-Americana

 

Acabou o sonho da Sul-Americana para o Bahia. Na noite desta quarta-feira (16), o Tricolor até criou chances, mas não conseguiu marcar gols e viu o Defensa y Justicia vencer por 1 a 0 no estádio Norberto Tomaghello, em Florencio Varela, pela segunda partida das quartas de final da competição. O placar agregado se fechou em 4 a 2.

 

O Bahia agora foca apenas no Campeonato Brasileiro. Próximo da zona de rebaixamento para a Série B, o Esquadrão de Aço entra em campo no próximo domingo (20) para enfrentar o Flamengo, pela 26ª rodada da competição.


segunda-feira, 14 de dezembro de 2020

Vitória tem 20,4% de risco de rebaixamento para a Série C

 


O Vitória tem 20,4% de chances de ser rebaixado para a Série C. É o que diz o Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). O levantamento foi conduzido pelos matemáticos Bernardo Nunes, Gilcione Nonato Costa, Fábio Enrique Brochero Martinez, Renato Vidal Martins e Marcelo Terra Cunha.

 

Sempre tem aquele torcedor que carrega no peito o seguinte lema: “enquanto houver 1% de chance, terei 99% de fé”. Porém, quem confia no acesso do Vitória, terá que esperar por um milagre divino. De acordo com o estudo, o Leão tem apenas 0,05% de chance de subir para a Série A.

 

Lanterna da Série B, o Oeste está virtualmente rebaixado. A equipe aparece com 99,86% de chances de cair. O Botafogo-SP tem 94,2%, seguido por Paraná (66%), Náutico (65,3%), Figueirense (34,4%) e o Vitória (20,4%).

 

O levantamento tem como base o mando de campo dos jogos e o retrospecto das equipes no certame, bem como a dificuldade dos confrontos em função dos adversários.

 

Atualmente, o Vitória tem 33 pontos e ocupa a 15ª posição na Série B, quatro mais que o Paraná, última equipe do Z-4.

 

O próximo duelo do Vitória é contra o Juventude, terça-feira (15), às 21h30, no Barradão, pela 29ª rodada da Série B




Departamento aponta que Bahia tem 23,9% de chances de rebaixamento

 


Com quatro derrotas seguidas no Campeonato Brasileiro, o Bahia voltou a se preocupar com o rebaixamento para a Série B. No momento, o Tricolor está na 16ª posição, com 28 pontos, três a mais que o Vasco. Segundo o departamento de matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o clube tem 23,9% de chances de cair para a Série B.

 

O Botafogo é o clube que vive a situação mais difícil, com 92,6% de possibilidade de queda. Na sequência, aparecem Goiás (86,8%), Coritiba (83,3), Vasco da Gama (38,7%) e Athletico Paranaense (25,1%).

 

Faltam 13 rodadas para o fim do Brasileirão e o time comandado por Mano Menezes volta a entrar em campo pelo certame no próximo domingo (20) contra o Flamengo, às 18h15, no Maracanã.




Bola de Ouro Dream Team coloca Pelé, Cafu e Ronaldo Fenômeno no mesmo time

 

Três brasileiros entraram na escalação “perfeita” da revista France Football com os eleitos para o Bola de Ouro Dream Team. Escolhendo os 11 melhores jogadores da história em casa posição, três ídolos brasileiros do futebol entraram na lista. 

 

Pelé no meio campo, Cafu na lateral direita e Ronaldo Fenômeno no ataque fazem parte do “time dos sonhos”ao lado de Yashin, Beckenbauer, Maldini, Matthaus, Xavi, Maradona, Messi e Cristiano Ronaldo. 

 

A ideia de eleger a Bola de Ouro Dream Team surgiu após o tradicional evento promovido pela revista francesa para premiar os melhores atletas da temporada ser suspenso na sua edição de 2020. 

 

Conforme a ordem de mais votados, o Dream Team ainda montou mais duas escalações, com o segundo e terceiro time dos melhores do mundo de todos os tempos. 

 

Na segunda equipe dos sonhos foram selecionados: Buffon; Roberto Carlos, Baresi e Carlos Alberto Torres; Pirlo, Rikjaard, Di Stefano e Zidane; Ronaldinho, Garrincha e Cruyff. Já o último time foi formado por Neuer; Breitner, Sergio Ramos e Lahm; Didi, Neeskens, Platini e Iniesta; Henry, George Best e Van Basten.


domingo, 13 de dezembro de 2020

Corinthians vence o São Paulo e mantém tabu em casa contra o rival



O Corinthians venceu o São Paulo por 1 a 0, na Neo Química Arena, pela 25ª rodada do Campeonato Brasileiro, com gol de Otero, na primeira etapa. Com o resultado, o Alvinegro pulou para a parte de cima na tabela, na nona colocação, com 33 pontos. Já o Tricolor segue na liderança, mas viu sua vantagem para o Atlético-MG cair de sete para quatro pontos. O São Paulo tem 50, enquanto o Galo está com 46.

As duas equipes voltam a campo pela 26ª rodada do Brasileirão. O São Paulo enfrenta o Atlético-MG, às 21h30, na próxima quarta-feira (16), no Morumbi, enquanto o Corinthians encara o Goiás, somente na próxima segunda-feira (21), às 20h, na Neo Química Arena. 

Com dois gols de Gabigol, Flamengo goleia o Santos no Maracanã

 

Diante de um Santos formado por reservas e garotos, o Flamengo não teve dificuldades para chegar à goleada por 4 a 1 neste domingo, no Maracanã. Gabriel Barbosa, duas vezes, Filipe Luís e Gerson foram os autores do gols rubro-negros, que levaram o time de Rogério Ceni aos 45 pontos, na cola do vice-líder Atlético-MG, com 46, e a cinco do líder São Paulo, que ainda tem o clássico com o Corinthians, como visitante, nesta 25ª rodada do Brasileirão.
Apenas como o título brasileiro como objetivo nesta temporada, o Flamengo volta a campo no próximo domingo, contra o Bahia, novamente no Maracanã.

O Santos, por sua vez, tem uma decisão contra o Grêmio na próxima quarta-feira, na Vila Belmiro, por uma vaga nas semifinais da Copa Libertadores. No jogo de ida, na Arena em Porto Alegre, o Peixe e o Tricolor empataram em 1 a 1.

Verstappen vence Mercedes no último GP da Fórmula 1 de 2020

 

A RBR voltou à pole position com o GP de Abu Dhabi neste domingo (13) e Max Verstappen subiu no lugar mais alto do pódio. Na última corrida da Fórmula 1 de 2020, o filandes ficou a 0s025 à frente de Valtteri Bottas e a 0s086 do heptacampeão Lewis Hamilton.

 

"É uma longa temporada para todos e esta foi uma grande classificação final para toda a equipe. Estamos todos muito felizes, e é ótimo finalmente chegar lá depois de estarmos perto várias vezes em 2020", declarou Verstappen ao fim da corrida. 

 

A prova foi especial, de certa forma, para Hamilton, que às vésperas do treino oficial testou negativo para Covid-19 e foi autorizado a voltar às pistas na última prova do ano. Mesmo enfrentando as adversidades, o piloto ficou agradecido por ter sido a oportunidade de encerrar 2020. 

 

"Estou muito grato por estar de volta com a equipe para encerrar o que tem sido uma grande temporada para nós. Sofri um pouco com o carro hoje, mas parabéns ao Max. Estaremos prontos para dar a ele uma boa batalha para seu dinheiro amanhã", comentou o inglês. 

 

Representando a Haas, o brasileiro Pietro Fittipaldi conseguiu sua melhor classificação em um grid, terminando na 17ª posição.

 

Sergio Pérez, da Racing Point, teve problemas no carro ainda nas primeiras voltas e não conseguiu correr o GP. 

 

A prova de Abu Dhabi foi a 17ª da temporada e finalizou o ano da categoria, que teve Lewis Hamilton como vencedor ainda no mês passado pelo GP da Turquia.