CÂMARA DE VEREADORES DE CAIRU

sábado, 11 de agosto de 2018

Seleção de Senhor do Bonfim desiste de disputar o Intermunicipal 2018

Seleção de Senhor do Bonfim desiste de disputar o Intermunicipal 2018

A seleção de Senhor do Bonfim desistiu da disputa do Campeonato Intermunicipal 2018. De acordo com a Liga do município, a decisão foi tomada devido a impossibilidade de utilizar o Estádio Municipal Pedro Amorim. Os vestiários, bancos de reservas, banheiros das arquibancadas e um lado do alambrado ainda estão em recuperação e sem tempo hábil para a conclusão dos serviços.

A desistência foi acatada pela Federação Bahiana de Futebol (FBF), organizadora do torneio amador. Segundo a entidade todas as equipes que enfrentariam Senhor do Bonfim serão decretadas vencedores pelo placar de 1 a 0. O caso foi encaminhado para o Tribunal de Justiça Desportiva do Futebol da Bahia.

O selecionado de Senhor do Bonfim estrearia contra Campo Formoso, na casa do adversário. Os donos da casa foram considerados vencedores do duelo, que aconteceria neste domingo (12), pelo placar de 1 a 0.

sexta-feira, 10 de agosto de 2018

Palmeiras acerta compra do meia Zé Rafael, do Bahia

Zé Rafael durante partida entre Bahia e Vasco, pelo Campeonato Brasileiro

Palmeiras acertou a compra do meia Zé Rafael, do Bahia.
O reforço chegará em janeiro de 2019 ao Verdão e assinará por cinco anos com o novo clube.
Em janeiro deste ano, o Palmeiras já havia adquirido preferência de compra por Zé Rafael pelo período de dois anos, após acertar o empréstimo do também meia Allione ao Bahia.
As ótimas atuações do meia na atual temporada, todavia, já fizeram a equipe paulista se antecipar e acertar a chegada do atleta.
Na atual temporada, o camisa 10 soma 45 jogos e 11 gols.
Ele defende o Bahia desde 2017, quando foi adquirido do Londrina.
Zé Rafael já é o 2º reforço confirmado pelo clube do Palestra Itália para 2019, já que o centroavante Arthur, do Ceará,também irá chegar em janeiro ao Palmeiras para assinar por cinco anos.




Jogos da primeira rodada do Intermunicipal 2018


Júnior Nagata recebe homenagem em São Paulo.


Os grandes ídolos do São Paulo agora têm um espaço de destaque no estádio do clube, o Morumbi. O tricolor paulista inaugurou na noite de terça-feira (07/08) a ‘Calçada da Fama’ para homenagear 99 jogadores que vestiram as cores do clube ao longo dos 88 anos de existência, e entre eles está Júnior Nagata.
Natural de Santo Antônio de Jesus, o ex-jogador agora tem o nome cravado no ‘Caminho dos Ídolos’, que fica na rampa de acesso ao portão 17 do Morumbi, próximo ao salão nobre. Atuando pelo clube entre 2004 e 2008, Júnior conquistou o campeonato paulista, a Copa Libertadores e Mundial de Clubes em 2005, além dos títulos brasileiros de 2006, 2007 e 2008.
Entre as personalidades tricolores reverenciadas, todos que fizeram parte dos elencos campeões dos Mundiais de 1992, 1993 e 2005. Cada atleta terá uma placa de 50 cm x 50 cm no chão, com a estrela e o nome.

Vice-campeão da Copa, Zlatko Dalic renova com a Croácia


Vice-campeã e principal surpresa na Copa do Mundo em 2018, a Croácia anunciou a renovação de contrato com Zlatko Dalic. O treinador terá a chance de dar continuidade ao trabalho na seleção. O tempo de contrato não foi divulgado e mais uma reunião do comitê está marcada para as últimas “decisões formais”.

Vasco vence LDU, mas é eliminado da Sul-Americana


Depois da decepção causada pela saída precoce daCopa do Brasil, o Vasco também foi eliminado da Copa Sul-Americana. Em partida disputada na noite desta quinta-feira, em São Januário, a equipe cruz-maltina derrotou a LDU por 1 a 0, mas não conseguiu eliminar o time equatoriano que venceu o jogo de ida por 3 a 1 e garantiu a vaga. O único gol da partida foi marcado por Thiago Galhardo aos 40 minutos do segundo tempo. Agora, a LDU vai enfrentar o Deportivo Cáli, da Colômbia, pelas oitavas de final da competição.
Pelo que produziu em campo, o Vasco até merecia um resultado melhor. O time dirigido por Jorginho dominou a maior parte do jogo e criou inúmeras chances para marcar. Algumas desperdiçadas pelos seus jogadores, outras acabaram nas mãos do goleiro Gabbarini, o melhor jogador da LDU. A equipe do Equador foi armado para defender a boa vantagem alcançada em Quito e alcançou o seu objetivo.

Com dois de Borja, Palmeiras vence o Cerro e abre boa vantagem


Felipão, Borja e Libertadores. A combinação começou bastante promissora para o Palmeiras na noite desta quinta-feira. O time mostrou espírito copeiro, poder de decisão e conquistou um ótimo resultado no Paraguai, onde bateu o Cerro Porteño por 2 a 0 e encaminhou a classificação às quartas de final da competição.
No jogo de volta, no dia 30, no Allianz Parque, a equipe alviverde pode perder até por um gol de diferença. O vitorioso deste confronto vai enfrentar nas quartas de final o vencedor do duelo entre Corinthians e Colo-Colo.

Torcida pede e Corinthians cancela empréstimo de atleta processado por agredir mulher

Torcida pede e Corinthians cancela empréstimo de atleta processado por agredir mulher

O Corinthians voltou atrás e suspendeu o acerto de empréstimo do atacante Juninho, do Sport, depois de uma campanha da torcida. Juninho, de 19 anos, responde a um processo por agressão, ameaça e injúria contra a ex-namorada (leia mais aqui), e a negociação foi confirmada na última terça-feira (7), mesmo dia em que a Lei Maria da Penha completou 12 anos.

A “coincidência” gerou a reação da torcida, que pressionou o clube a desistir do negócio. Em nota divulgada nesta quinta-feira (9) em seu site, o Corinthians anunciou que recuou na decisão. No texto, assinado pelo presidente Andrés Sanchez, o clube paulista diz que a negociação com Juninho visava “não só atrair um promissor talento futebolístico, mas também encetar um processo de ressocialização dele”. 

‘Nordestão está mantido até 2024’, afirma Liga do Nordeste

Foto: Divulgação/Copa do Nordeste

Detentor dos direitos de transmissão do Campeonato do Nordeste, o canal Esporte Interativo anunciou o fim das suas atividades no Brasil nesta quinta-feira (9), mas pesar da dissolução do parceiro e principal divulgador da competição – já que transmitia a mesma com destaque em rede,  a Liga do Nordeste afirmou que o campeonato não estará ameaçado, pois o grupo Turner, que possui os direitos do canal, assegurou o pagamento das cotas para os clubes participantes até 2024.
“Eles me ligaram antes de anunciar a dissolução, e obviamente ficamos muito tristes, mas a conversa deles é que os contratos e as remunerações serão mantidas sem problema nenhum até o final de 2024”, afirmou o presidente da Liga do Nordeste, Alexi Portela Jr., ao bahia.ba.
Segundo ele, uma reunião está marcada para definir o modelo de transmissão para as próximas edições, que deverá ser repassada para algum outro canal, já que o Esporte Interativo anunciou a continuidade de transmissão apenas da Série A e da Liga dos Campeões em outras plataformas.
“Nós marcamos uma reunião para a próxima semana, e acho que não vai haver realmente [transmissão] e teremos que procurar outros meios. Mas os valores, sendo transmitida ou não, continuarão sendo pagos. Não tem impacto no tamanho ou na fórmula porque a força é a mesma. Lógico que temos que procurar uma nova maneira de divulgar a competição, e estamos estudando como vamos fazer isso”, declarou.

quinta-feira, 9 de agosto de 2018

Valença participa do 61º seminário do Campeonato Intermunicipal na capital Baiana

Valença participa do 61º seminário do Campeonato Intermunicipal na capital Baiana 

CONFIRA ÁUDIO DAS ENTREVISTAS COM A DIRETORIA DE VALENÇA:


No último sábado (04/08) foi realizado na capital baiana o seminário de abertura do 61º Campeonato Intermunicipal 2018. O evento contou com as participações de autoridades estadual na área politica, esportiva e social, foi realizada no auditório de um grande hotel e foi conduzido pelo presidente da federação Baiana de Futebol Ednaldo Rodrigues.
Entre os 64 municípios que estarão participando da competição, está o município de Valença, que esteve ali representado pelo secretário de Esporte Ademilton Ferreira, o presidente da liga valenciana de futebol Edmundo Fonseca, o auxiliar técnico da seleção de Valença Bruno Sousa e o senhor Murilo de integrante da comissão técnica, que acompanharam atentos a todas as orientações passadas pela diretoria da FBF.
Em entrevista a imprensa, o secretário de esporte falou sobre a participação no evento e disse que a exemplo dos demais municípios, Valença também enfrenta dificuldades financeiras para participar da competição e, ressaltou, o empenho e dedicação do prefeito Ricardo Moura para que Valença não ficasse de fora da competição, pois o sonho pela conquista do titulo de campeão do Intermunicipal continua vivo em nossos corações.

TVE define jogos que serão transmitidos na 1ª fase do Intermunicipal 2018


Em sorteio realizado durante o programa Cartão Verde, que contou com a participação da Diretora de Competições da Federação Bahiana de Futebol (FBF), Taíse Galvão, a TVE definiu os jogos do Campeonato Intermunicipal 2018 que serão transmitidos nas seis primeiras rodadas. Neste domingo (12), às 10h30, o canal 10.1 vai brindar os telespectadores com a partida de abertura, envolvendo a atual seleção campeã, Eunápolis, contra a seleção de Macarani.

A 61ª edição da maior competição de futebol amador do país acontece até o mês de dezembro. Os outros jogos que serão transmitidos, são: 2ª rodada – Biritinga x Ichu; 3ª rodada – Brumado x São Desidério; 4ª rodada – Ipiaú x Ubaíra; 5ª rodada – Itororó x Itambé e 6ª rodada – Santo Amaro x Camaçari. Ao todo, serão 18 partidas, totalizando mais de 35 horas de transmissão na TV, youtube e facebook da TVE.
O Campeonato conta com a participação de 64 equipes de diversos municípios baianos. Cada equipe pôde inscrever, no máximo, 35 atletas, com idades entre 16 e 23 anos. A TVE, a partir de uma parceria com a Federação Bahiana de Futebol, passou a ser “A Casa do Futebol Baiano”, com a transmissão exclusiva de seis campeonatos de futebol.

Além do Campeonato Intermunicipal, a TVE transmite a Série B do Campeonato Baiano, Campeonato Estadual Feminino, Copa 2 de Julho e Campeonato Estadual Sub-20. A cobertura inclui ainda reportagens de segunda a sexta, nos programas TVE Esporte (12h) e TVE Notícias (19h), e aos domingos no Cartão Verde Bahia (20h).

Bahia empata com Cerro e se garante nas oitavas da Sulamericana

Foto: EFE

Com o empate por 1 a 1 com o Cerro-URU na noite desta quarta-feira (8), o Bahia carimbou sua passagem para as oitavas da Copa Sul-Americana pela primeira vez na história. A classificação veio após a vitória por 2 a 0 em casa, que deu ao Bahia a vantagem do empate.
Zé Rafael abriu o placar no primeiro tempo para o tricolor com um chute de fora da área que contou com desvio para enganar o goleiro adversário. No segundo tempo, após a expulsão de Nilton, Paiva empatou o jogo, mas o Cerro não causou mais riscos ao tricolor.
Na próxima fase o Bahia enfrentará o vencedor do confronto entre Nacional – PAR e Botafogo. Na partida de ida a equipe paraguaia venceu por 2 a 1 e joga pelo empate no Rio de Janeiro.

Cruzeiro faz 2 a 0 no Flamengo no Rio


Organizado, coeso e eficiente, o Cruzeiro surpreendeu o Flamengo no Maracanã na noite desta quarta-feira e abriu boa vantagem no primeiro jogo das oitavas de final da Copa Libertadores. Com gols de Arrascaeta e Thiago Neves, o time mineiro derrotou o rival carioca por 2 a 0 e ficou muito confortável para decidir a vaga em casa no jogo da volta.
O Cruzeiro sobrou no Maracanã e dominou boa parte da primeira partida do mata-mata. O que se viu foi um time maduro, inteligente, compacto e eficaz, que implementou com precisão a estratégia do técnico Mano Menezes do começo ao final do jogo. Ao contrário do Flamengo, que, nervoso, se mostrou uma equipe frágil e deu os espaços que o rival queria para sair de campo com a vitória. Além disso, o time de Barbieri sentiu demais a ausência de Lucas Paquetá, suspenso, que deu lugar ao jovem Jean Lucas. O garoto teve má atuação e recebeu algumas vaias da torcida.

Com um a menos, Corinthians perde do Colo-Colo


O Corinthians perdeu na bola e no psicológico para o Colo-Colo nesta quarta-feira, no estádio Monumental, em Santiago. O time de Osmar Loss mostrou imaturidade e a derrota por apenas 1 a 0 foi até pouco diante da fragilidade demonstrada pela equipe brasileira, envolvida pelos chilenos que não foram um plantel que é um primor técnico, mas compensou a limitação com experiência. E também brilhou a estrela do goleiro Cássio, mais uma vez.
O resultado obriga o time corintiano a vencer o jogo da volta, marcado para o dia 29, na Arena Corinthians. Se reverter o placar e derrotar os chilenos por 1 a 0, a decisão será nos pênaltis. Esse foi o primeiro desafio internacional do time comandado por Loss e chamou a atenção a falta de equilíbrio dos jogadores e a omissão de alguns atletas que estavam aparecendo bem nos últimos jogos, como Romero e Pedrinho.

Salvador terá exposição de troféus do Manchester City nessa sexta

Foto: Agência Getty Images

A capital baiana receberá, na próxima sexta-feira (10), a exposição dos troféus da Premier League e da Copa da Liga Inglesa, conquistados pela time do Manchester City Football Club, no Campeonato Inglês de Futebol 2017/18.
Os dois troféus ficarão expostos das 10h às 15h, na Praça Tomé de Souza, e fazem parte de uma turnê, que vem sendo feita pelo mundo.
A inciativa foi viabilizada através da Secretaria de Trabalho, Esporte e Lazer (Semtel).
A turnê já passou por Abu Dhabi, Estados Unidos e China. No Brasil, a mostra passará por Salvador, Rio de Janeiro e São Paulo. O objetivo da exposição é possibilitar às crianças, jovens, adultos, idosos, fãs de futebol e esportes em geral verem os magníficos troféus de perto.
“Este dia será um marco e uma experiência única para nossa cidade, pois deixará uma marca para o futuro e, ao mesmo tempo, abrirá portas para iniciativas entre Salvador e o Manchester City. Estamos felizes com a escolha e em poder apoiar e participar deste momento no esporte”, afirmou o secretário de Trabalho, Esporte e Lazer, Geraldo Júnior.

quarta-feira, 8 de agosto de 2018

No Uruguai, Bahia enfrenta o Cerro em busca de classificação na Sul-Americana

No Uruguai, Bahia enfrenta o Cerro em busca de classificação na Sul-Americana

No estádio Luis Trócolli, em Montevidéu, o Bahia enfrenta o Atlético Cerro do Uruguai ma noite desta quarta-feira (8), às 21h45, pela segunda partida da segunda fase da Copa Sul-Americana. Como venceu o primeiro jogo por 2 a 0, o Tricolor pode até perder por dois gols de diferença para seguir adiante na competição internacional.

Vivendo uma boa fase no Campeonato Brasileiro e elogiado pela partida diante do Fluminense no último domingo (5), a equipe quer repetir o nível de atuação, mas dessa vez com uma equipe repleta de mudanças em virtude do cansaço, foi o que indicou o técnico Enderson Moreira.

Com sede em Irecê, Canaã Esporte Clube é o mais novo filiado da FBF

Com sede em Irecê, Canaã Esporte Clube é o mais novo filiado da FBF

A Federação Bahiana de Futebol (FBF) anunciou um novo filiado nesta terça-feira (7). Trata-se do Canaã Esporte Clube, que foi fundado no ano 2000 e tem sede na cidade de Irecê, interior do estado. 

O projeto social Nova Canaã, dono do clube, já já beneficiou mais de 2.000 famílias carentes do sertão nordestino. Hoje, são atendidas 600 crianças com mais de 2500 refeições diárias.

Focado no futebol de base, o Canaã vai fazer a sua estreia em competições da entidade ainda neste ano, no Baianão Infantil e Juvenil. O plano do clube é estar presente no Baianão Sub-20 do próximo ano e na Copa Governador do Estado, caso esta seja realizada, em 2019.

terça-feira, 7 de agosto de 2018

Intermunicipal 2018 terá cobertura da TVE com transmissões ao vivo

Resultado de imagem para tve intermunicipal

O Campeonato Intermunicipal de Futebol 2018 já tem data para começar e, pela terceira vez, a TVE, canal 10.1, vai transmitir o certame. Durante o evento de lançamento da edição 2018 da competição, no último sábado, 04, no Hotel Sheraton, a emissora anunciou a transmissão dos jogos que acontecerão entre os meses de agosto a dezembro. Ao todo serão 18 partidas, totalizando mais de 35 horas de transmissão na TV, youtube e facebook da TVE. A partida de abertura, direto de Eunápolis, cidade do time campeão do último torneio, acontece no próximo domingo (12), às 10h30.
Além da TV, os fanáticos por futebol poderão acompanhar a partida pela página oficial da emissora no Facebook, pelo canal do Youtube ou pelo Portal www.tve.ba.gov.br/tveonline. Os torcedores poderão interagir também por meio das redes sociais, utilizando a hashtag #IntermunicipalNaTVE ou enviar suas fotos e vídeos acompanhando as partidas para o número de Whatsapp  (071) 9 9626 0307. Até o final do ano a TVE vai exibir um jogo por rodada, com narração de Valter Lima e comentários de Elton Serra, sempre aos domingos, às 14h45.
Na edição 2017 do Campeonato Intermunicipal, a seleção de Eunápolis sagrou-se campeã ao golear em casa no jogo de ida a seleção de Euclides da Cunha, por 5 a 0 e, na partida de volta, no estádio do adversário, assegurou um empate por 2 a 2. Assim, além de entrar na galeria dos campeões do maior torneio de futebol amador do país, conquistou o troféu que levou o nome do cantor Edson Gomes, baiano de Cachoeira.
Sobre o Intermunicipal
O Campeonato Baiano Intermunicipal de Futebol é uma competição realizada na Bahia com equipes de diversos municípios do estado e está, oficialmente, há 61 anos no calendário da Federação Bahiana de Futebol. É através desta competição que muitos atletas surgem para o futebol brasileiro e mundial. Os maiores campeões da história do campeonato são Itabuna e Cachoeira, ambos com oito títulos, seguidos por Santo Amaro, que possui cinco títulos. Marcada por forte rivalidade entre determinadas cidades, a competição revelou bons jogadores, a exemplo de Edílson “Capetinha” e Liédson, Charles Fabian e Bobô.

Barcelona anuncia contratação de Arturo Vidal por três temporadas

Barcelona pôs fim às especulações e anunciou o chileno

O Barcelona anunciou no fim da tarde desta sexta-feira a contratação do volante chileno Arturo Vidal, do Bayern de Munique. Ele irá realizar exames médicos nos próximos dias e assinar um contrato de três temporadas com a equipe catalã.
O acerto coloca fim à uma novela que vinha se arrastando desde a abertura da janela de transferências na Europa. Vidal chegou a ter seu nome vinculado à Inter de Milão, mas a equipe italiana esfriou as negociações em detrimento de uma possível contratação do meia do Real Madrid, Luka Modric, e o 'namoro' com o Barça cresceu nos últimos dias.

Com chuva de granizo e apagão, Inter vence o Atlético-MG no Horto

Fechando a 17ª rodada do Brasileirão, Atlético-MG e Internacional se enfrentaram no Independência em jogo mais do que inusitado. Com direito a chuva de granizo e apagão dos refletores, a partida precisou ser interrompida duas vezes, totalizando quase 25 minutos de paralisação. Após o reinício, o time gaúcho aproveitou um cochilo dos anfitriões e construiu sua vitória por 1 a 0, com Edenílson, autor do gol da vitória, aos 56 minutos da etapa final.

A partida valia o terceiro lugar na tabela. Desta forma, o Inter vai aos 33 pontos, ultrapassa o arquirrival Grêmio e retoma seu posto do início da rodada. Já o Atlético-MG perde a chance de se reaproximar dos líderes, permanece com 28 e cai para a quinta colocação.

No próximo final de semana, o time mineiro recebe o Santos, novamente no Independência. Já o Colorado visita o Fluminense, no Maracanã, na noite da próxima segunda-feira.


Com vantagem na mão, Enderson pode escalar time misto contra o Cerro

Foto: Felipe Oliveira / EC Bahia

Com uma boa vantagem após ter vencido o jogo de ida por 2 a 0, o Bahia já embarcou para o Uruguai para a partida de volta frente o Cerro na próxima quarta-feira às 21h45 pela Copa Sul-Americana.
Com a maratona de jogos que o time irá encarar em agosto, o técnico Enderson Moreira discutiu a possibilidade de escalar uma equipe mista para o confronto, já que no sábado (11) a equipe já volta a jogar contra o América-MG pelo Campeonato Brasileiro.
“Minha intenção é entrar com melhor equipe possível. Temos atletas que infelizmente não vão conseguir se recuperar. Gilberto é preocupante em termos físicos. Há muito tempo não fazia uma sequência assim. Temos que avaliar. Vamos tentar colocar a melhor equipe possível. Mas alguns provavelmente não conseguirão jogar. Se não tiver esse cuidado, podemos perder jogadores lesionados”, afirmou Enderson.
Além das peças que serão poupadas, o Bahia não deverá contar com o meia Marco Antônio, que se recupera de um trauma no pé e com Nino Paraíba, que já voltou a treinar com bola mas ainda não se recuperou de lesão.

segunda-feira, 6 de agosto de 2018

Bahia empata com o Fluminense e deixa a zona de rebaixamento

FOTO: Mailson Santana/Fluminense F.C.

Apesar de jogar melhor, o Bahia passou sufoco diante do Fluminense, neste domingo, no Maracanã. Os cariocas abriram o placar com Pedro no primeiro tempo.
Com gol de Edigar Junio, aos 37 da segunda etapa, o tricolor baiano conquistou um ponto precioso, saiu da zona de rebaixamento, ultrapassou o Santos e assumiu o 16º lugar. Em 9º, o Fluminense fica a cinco pontos do G-6.
O Bahia volta a campo no sábado (11), às 19h, na Arena Fonte Nova, para encarar o América-MF. Já o Fluminense pega o Internacional, novamente no Maracanã, na segunda-feira (13), às 20h.

Vitória e Cruzeiro empatam no Barradão

Foto: E.C.V./ Divulgação

Em uma partida disputada no Barradão, Vitória e Cruzeiro acabaram no 1 a 1 na tarde deste domingo (5).
Com o resultado, o clube baiano continua próximo da zona do rebaixamento e o time mineiro  chega ao terceiro jogo seguido sem vencer.
O rubro-negro foi o primeiro a marcar, com pênalti de Neilton. O Cruzeiro empatou com gol de cabeça de Manoel. Um gol do Cruzeiro ainda foi anulado nos minutos finais do jogo.
O Vitória entra em campo na próxima rodada, com o Grêmio, em Porto Alegre (RS), no próximo domingo (12), às 19h.

domingo, 5 de agosto de 2018

Em Congresso na capital baiana FBF lança o Intermunicipal 2018

A imagem pode conter: Fabricio Lemos, sorrindo
CONFIRA ÁUDIO DAS ENTREVISTAS

Prepare o seu coração, torcedor. Chegou o momento mais esperado pelos baianos do interior. É hora de vibrar com as emoções da 61ª edição da maior competição de futebol amador do país.
 
O Intermunicipal 2018 foi oficialmente lançado na manhã deste sábado (4). O tradicional Congresso Técnico reuniu presidentes e representantes de Ligas participantes e convidadas, treinadores, atletas, autoridades políticas e do esporte e profissionais de imprensa no Wish Hotel da Bahia, no Campo Grande, em Salvador.
 
Diante de uma plateia lotada, o que mais uma vez comprova a grandeza e importância do campeonato, a Federação Bahiana de Futebol anunciou os grupos regionalizados da primeira fase, a tabela completa de jogos e detalhes do certame.

Na oportunidade, também foram realizadas palestras para o público. O presidente da FBF, Ednaldo Rodrigues, discorreu sobre os aspectos técnicos da competiçãoO vice-presidente, Ricardo Lima, ministrou a palestra sobre registro de atletas e mecanismo de solidariedade.
 
A mesa diretora do evento foi composta, também, por Carlos Alberto Ventura, presidente do Conselho Fiscal da FBFTaíse Galvão, diretora de competições da FBF; Manfredo Lessa, assessor jurídico da entidade; Jailson Macêdo Freitas, árbitro do quadro nacional, representando o quadro de arbitragem da Bahia; Sinval Vieira, coordenador de Excelência Esportiva da Sudesb, representando o diretor geral Elias Dourado; Wilton Cunha, assessor geral da diretoria do Irdeb, representando o diretor Flavio Gonçalves; e José Cosme do Espírito Santo, presidente da Liga de Camamu, representando todas as Ligas do estado.

“Essa é uma competição especial, que já revelou grandes atletas, inclusive de Seleção Brasileira e outras. O Intermunicipal tem grande importância para o estado, movimenta a economia e o turismo das cidades, gera empregos. E tudo isso acontece não pela dedicação de vocês, presidentes de Ligas, que gosto de chamar de meus colegas, pois também fui um presidente de Liga, em Vitória da Conquista. Agradecemos a todos vocês, que sempre procuram fazer o futebol nos seus municípios, não só o Intermunicipal, mas também os campeonatos municipais. Agradecemos também a todos os presentes, desportistas, autoridades, imprensa da capital e do interior. Tenho certeza de que, juntos, faremos mais um grande campeonato”, disse o presidente Ednaldo Rodrigues.
 
O dirigente ainda anunciou algumas novidades. Neste ano, serão escolhidos e premiados os melhores da competição. Uma Seleção dos melhores será formada e poderá disputar amistosos contra clubes profissionais na pré-temporada.
 
O Congresso Técnico foi encerrado com um almoço de confraternização entre os participantes.

Regulamento -Na primeira fase, as 64 Seleções jogarão entre si em jogos de ida e volta dentro dos respectivos grupos. Classificam para a segunda fase as três primeiras colocadas de cada grupo.
 
A fase seguinte será disputada por 48 Seleções, divididas em 24 grupos de duas cada. As equipes se enfrentarão em jogos de ida e volta e avançarão as 24 vencedoras dos confrontos. Estas se juntarão às oito perdedoras que tiverem as melhores campanhas no somatório das 1ª e 2ª fases, totalizando 32 Seleções. Havendo empate em pontos ganhos, o desempate, para fins de classificação à 3ª Fase, dar-se-á observando-se os critérios de maior saldo de gols. Persistindo o empate, a decisão será através da cobrança de tiros livres direto, da marca do pênalti, sendo a primeira série de 05 (cinco) cobranças para cada Seleção com cobranças alternadas, não repetindo o mesmo cobrador, persistindo o empate na primeira série, as outras séries serão de apenas 01 (uma) cobrança para cada Seleção por série, sempre em cobranças alternadas até que estabeleça uma Seleção vencedora.
 
Já para a 4ª fase, serão classificadas as 16 Seleções vencedoras dos duelos da terceira fase. Após dois confrontos, de ida e volta, os vencedores seguirão para as quartas de final. Assim como nas oitavas, o saldo de gols e em seguida as disputas de pênaltis decidirão os classificados em caso de empates.

A mesma fórmula será utilizada nas quartas, quando de oito Seleções ficarão as quatro semifinalistas. Destas, serão conhecidas as duas finalistas da competição, que decidirão o título em dois jogos, marcados para 9 e 16 de dezembro.
 
A bola começa a rolar no próximo domingo (12), com o duelo de abertura entre a atual campeã, Eunápolis, e Macarani, às 10h30, em Eunápolis. No mesmo dia, às 15h, as demais Seleções entram em campo para o complemento da 1ª rodada (Confira todos os jogos abaixo).
 
As seleções poderão inscrever atletas até o dia 17 de outubro, com o mínimo de 18 e o máximo de 35 inscritos. Estes deverão obedecer a seguinte faixa etária: 20 atletas de até 23 anos completados em 2018, dez atletas sem limite de idade e cinco atletas de até 25 anos completados em 2018.
Homenageado -O homenageado do Intermunicipal 2018 será Valdemiro Lima da Silva, que cederá seu nome ao troféu de campeão. Merica, como é conhecido, nasceu em Santo Amaro da Purificação, no dia 13 de setembro de 1953. Meio campo, ele iniciou a carreira defendendo o Flamengo (clube amador do seu bairro) e depois o Ideal de Santo Amaro. Em 1973 ele se transferiu para o Atlético de Alagoinhas, onde iniciou sua carreira profissional e começou a chamar a atenção de olheiros pelo futebol diferenciado que praticava. Após dois anos, seguiu para o Clube de Regatas Flamengo (RJ), onde atuou até 1978. Teve passagens também por Bahia, América (RJ), Sport (PE) e Confiança (SE). Foi Campeão Baiano (1978), Tricampeão Pernambucano (1980, 1981 e 1982) e Campeão Sergipano (1986 e 1988).
 
Já o troféu de vice-campeão levará o nome de José Alberto Vasconcelos da Silva, o "Dendê". Também meio campo, ele nasceu em Alagoinhas, no dia 26 de maio de 1953. Iniciou a carreira no Atlético de Alagoinhas e, em 1975, foi contratado pelo clube mais popular do País, o Clube de Regatas Flamengo (RJ), onde permaneceu até 1977. Atuou ao lado de grandes craques, a exemplo de Zico, Geraldo, Vanderlei Luxemburgo, Luizinho Lemos e Caio Cambalhota, que juntos fizeram história no futebol brasileiro. Teve ainda passagens pelo Bahia, Vitória, Catuense e outros clubes do Nordeste.
 
Confira abaixo o regulamento, grupos e tabela do Intermunicipal 2018:
 
Regulamento, Grupos e Tabela