GOVERNO DO ESTADO. BAHIA, AQUI É TRABALHO

sábado, 16 de maio de 2020

Na volta do Alemão, Borussia Dortmund atropela o Schalke e cola no Bayern


No retorno do Campeonato Alemão, primeira grande liga europeia a ser reiniciada em meio à pandemia do novo coronavírus, o Borussia Dortmund atropelou o Schalke 04 neste sábado, 16, ao vencer o clássico por 4 a 0, em casa, no Signal Iduna Park. Válido pela 26ª rodada, o duelo, assim como todos os outros jogos, foi disputado sem torcida. O torneio esteve paralisado por dois meses em razão da covid-19.
Outros resultados
A rodada também foi marcada pelo tropeço do RB Leipzig, que apenas empatou por 1 a 1 em casa com o Freiburg e viu o Dortmund abrir vantagem. O time de Leipzig é o terceiro colocado, com 51 pontos, agora a três do vice-líder e, de quebra, pode perder o posto para o Borussia Mönchengladbach. O Freiburg aparece na sétima colocação, com 37 pontos.
Nos outros três jogos já encerrados neste sábado, um empate e duas vitórias de visitantes. O Wolfsburg (sexto) passou pelo Augsburg por 2 a 1, o Hertha Berlin (11º) fez 3 a 0 no Hoffenheim (nono) e, no duelo para escapar da zona de rebaixamento, Fortuna Dusseldorf (16º) e o lanterna Paderborn ficaram no empate sem gols.
A rodada continua com mais dois jogos neste domingo, com destaque para o duelo entre o líder Bayern de Munique e o Union Berlin, e será encerrada na segunda-feira, com a partida entre Werder Bremen e Bayer Leverkusen.

Com volta do futebol alemão, veja situação de outras ligas pelo mundo

Com volta do futebol alemão, veja situação de outras ligas pelo mundo

A Bundesliga retoma a sua disputa neste sábado (16), após mais de dois meses de paralisação em razão da pandemia de Covid-19.

Enquanto a Alemanha volta a ter partidas de futebol, confira como estão as situações de outras das principais ligas do mundo:



PORTUGAL
Quando parou - A 24ª rodada foi disputada até 8 de março.

Previsão de retorno - Em comunicado divulgado na terça (12), a Liga Portuguesa de Futebol anunciou o retorno do campeonato nacional em 4 de junho.

Situação da tabela - A dez rodadas do fim do torneio, o Porto lidera com 60 pontos, um a mais do que o segundo colocado, Benfica.

Volta aos treinos - Os clubes voltaram aos treinamentos no início de maio, num primeiro momento em pequenos grupos de jogadores. A decisão foi tomada depois de vistorias nos estádios e realização de testes em todos os profissionais necessários para a volta da competição. Nove atletas foram diagnosticados com a Covid-19. O único nome revelado foi o de David Tavares, 21, do Benfica.

Segundo a liga, a volta do futebol acontece em razão das equipes terem cumprido todos os protocolos sanitários determinados pelo governo, assim como a adoção de medidas de proteção para os jogadores, comissões técnicas e funcionários que estarão envolvidos nas realizações das partidas.


ESPANHA
Quando parou - A 27ª rodada foi disputada até 8 de março.

Previsão de retorno - A liga espanhola, La Liga, avisou aos clubes que pretende retomar o campeonato em 12 de junho. A decisão, no entanto, ainda precisa de aval do governo.

Situação da tabela - Líder do campeonato até a paralisação, o Barcelona tem dois pontos a mais que o Real Madrid (58 a 56), segundo colocado. Faltam 11 rodadas para o fim da competição.

Volta aos treinos - As equipes foram liberadas para voltar aos treinos na semana passada em pequenos grupos, e La Liga anunciou no domingo (10) que cinco jogadores tiveram seus testes positivos para Covid-19. Eles cumprirão quarentena. Para que o atleta possa voltar aos treinamentos, precisará ter dois testes negativos.


ITÁLIA
Quando parou - A 26ª rodada foi disputada até o dia 9 de março, mas alguns jogos já haviam sido adiados ou realizados com portões fechados.

Previsão de Retorno - O plano é que a Série A retorne nos dias 13 ou 20 de junho, caso o governo italiano dê seu aval.

Situação da tabela - A 12 rodadas do término do campeonato, a Juventus está na liderança, um ponto à frente da Lazio (63 a 62).

Volta aos treinos - O país, um dos epicentros da doença na Europa, com mais de 30 mil mortes, permite desde o dia 4 de maio que os clubes organizem sessões de treinos individuais. A partir do dia 18, os treinamentos coletivos poderão voltar, mas terão que seguir um rigoroso protocolo sanitário. Pelas regras atuais, clubes serão obrigados a colocar todo o elenco e a comissão técnica em confinamento de 15 dias caso algum exame dê positivo para coronavírus na equipe.


INGLATERRA
Quando parou - A 29ª rodada foi disputada até 9 de março.

Previsão de retorno - A organização da Premier League espera que todos os clubes voltem às atividades até o dia 18 de maio, com a intenção de retomar a competição em 6 de junho.

Situação da tabela - O Liverpool lidera o campeonato com folga a nove rodadas do fim. São 82 pontos, contra 57 do vice-líder, o Manchester City.

Volta aos treinos - Alguns times já retomaram seus treinos, com grupos reduzidos de jogadores, e o governo autorizou a volta do campeonato a partir de junho. O problema é que o Reino Unido tem mais de 33 mil mortos em decorrência da Covid-19, menos apenas que os EUA. Por isso, muitos atletas e até alguns clubes têm se manifestado contra o retorno do futebol.



FRANÇA
Quando parou - A 28ª rodada foi disputada até 8 de março. No dia 30 de abril, a liga francesa decidiu encerrar a temporada 2019/2020 faltando dez rodadas para o seu fim.

Situação da tabela - A liga declarou o Paris-Saint Germain campeão. A equipe liderava a competição com 12 pontos de vantagem sobre o segundo colocado, Olympique de Marselha, e um jogo a menos. Também definiu suas vagas nas ligas europeias e rebaixados com base na situação de momento da tabela.


BRASIL
Quando parou - Os principais estaduais foram paralisados na semana do dia 15 de março.

Previsão de retorno - Nenhuma competição dos principais estados tem data marcada para volta. Tampouco há previsão para o início do Campeonato Brasileiro, que deveria ter começado há duas semanas.

Volta aos treinos - Poucos clubes retomaram aos treinos até agora. Exceções, os gaúchos Internacional e Grêmio têm feito trabalhos com pequenos grupos de jogadores. O gremista Diego Souza, que estava no Rio de Janeiro, foi diagnosticado com a Covid-19 e segue em isolamento.

O Flamengo ainda não retomou os trabalhos, mas realizou 293 testes no elenco, seus familiares e funcionários do clube, com 38 casos positivos (13% do total), três deles de jogadores (nomes não revelados).

A CBF ainda não tem um protocolo oficial para orientar a volta dos treinamentos, e cada federação estadual trabalha nas suas diretrizes. O presidente Jair Bolsonaro já se declarou favorável ao retorno do futebol, assim como o Ministério da Saúde. Ao analisar o documento da CBF, porém, a pasta fez uma série de ressalvas. Uma delas é o baixo número de testes disponíveis no país.


ARGENTINA
Quando parou - O Campeonato Argentino terminou no dia 9 de março, conforme o calendário original, com o Boca Juniors campeão. A Copa da Superliga, que levaria seu vencedor à Libertadores de 2021, começou na semana seguinte, mas acabou cancelada no fim de abril, sem nem a conclusão da primeira rodada.

Previsão de retorno - Ainda não há uma data prevista para a volta do futebol. O presidente argentino, Alberto Fernández, decretou quarentena total no país em março, quando havia 128 casos de Covid-19 confirmados, e prorrogou nesta semana as medidas de distanciamento até, pelo menos, 24 de maio. Até a noite desta quinta (14), o país confirmou 7.134 casos da doença e 353 mortes.

Fifa definirá sede da Copa Feminina de 2023 em 25 de junho; Brasil concorre

Fifa definirá sede da Copa Feminina de 2023 em 25 de junho; Brasil concorre

A Fifa anunciou nesta sexta-feira (15) que irá definir no dia 25 de junho qual país sediará a Copa do Mundo Feminina de 2023. O Brasil concorre com a Colômbia, Japão e a candidatura conjunta de Austrália e Nova Zelândia.

A reunião do Conselho da FIFA, que estava prevista para ocorrer no início de junho de 2020, em Adis Abeba, precisou ser adiada devido à pandemia do novo coronavírus. O encontro agora será online.

A Copa do Mundo Feminina da FIFA 2023 será a primeira edição que terá 32 equipes na disputa pelo título.

No Brasil, os jogos poderão ocorrer em de Belo Horizonte (Mineirão), Brasília (Mané Garricha), Manaus (Arena Amazônia), Porto Alegre (Beira-Rio), Recife (Arena Pernambuco), Rio de Janeiro (Maracanã), Salvador (Arena Fonte Nova), São Paulo (Arena Corinthians).

Gramado da Fonte Nova segue recebendo manutenção normalmente

Gramado da Fonte Nova segue recebendo manutenção normalmente

Fechada para jogos e recebendo atualmente um hospital de campanha para tratar pacientes com Covid-19, a Arena Fonte Nova segue recebendo manutenção de forma corriqueira em seu gramado. A cobertura também continua sendo monitorada.

“Mesmo sem estar sendo utilizado, o gramado precisa de manutenção adequada. Embora não saibamos quando as competições esportivas voltarão a ocorrer, o objetivo do trabalho que está sendo realizado é fazer com que a grama seja preservada, mantendo o padrão exigido pela FIFA, além de evitar custos maiores quando a sua utilização voltar a acontecer”, explica a engenheira Milena Andrade, coordenadora de Manutenção da Arena Fonte Nova. 

O hospital no estádio está sendo montado na área dos camarotes, Zona Mista e Lounge Premium. São 140 leitos clínicos e 100 de UTI.

quarta-feira, 13 de maio de 2020

Em meio à pandemia que paralisou o futebol, Vitória completa 121 anos nesta quarta

Em meio à pandemia que paralisou o futebol, Vitória completa 121 anos nesta quarta

Hoje é dia do Esporte Clube Vitória. A agremiação completa 121 anos de sua fundação nesta quarta-feira (13). Porém, o festejo pela data será diferente. Não haverá abraços, apertos de mão e nem festa presencial, em virtude da pandemia do coronavírus, que suspendeu o futebol mundo afora. 

Para não passar batido, o clube irá fazer celebrações virtuais ao longo do dia. 

A agremiação foi fundada em 1899 pelos irmãos Artur e Artêmio Valente e nasceu com o nome de “O Club de Cricket Victoria”.

Em 1902, o clube adotou o futebol como modalidade, assim como o atletismo, a natação e o remo. Esse ano também foi o da mudança do nome para Sport Club Victória.

No futebol, o clube teve sua efetiva profissionalização no ano de 1953. Antes, o Leão havia participado de alguns certames, mas sempre com alguns hiatos.

Santuário rubro-negro, o Barradão foi inaugurado em 1986, mas só a partir de 1994 virou mando de campo do Vitória. O estádio comporta quase 31 mil pessoas.
Ao todo, o Vitória tem 29 títulos estaduais.  Pela Copa do Nordeste, o Leão faturou o caneco em cinco oportunidades (1976, 1997, 1999, 2003 e 2010).

Já pelo Campeonato Brasileiro, a melhor campanha do Rubro-Negro foi em 1993, quando terminou na segunda colocação, após perder para o Palmeiras nas finais. O primeiro jogo terminou 1 a 0 para o Verdão na Fonte Nova e o segundo foi 2 a 0 para o time paulista no Morumbi. Na Copa do Brasil, o Leão esteve perto do título em 2010. No primeiro duelo da decisão contra o Santos, perdeu por 2 a 0. E no confronto de volta dentro de casa, bateu o Peixe por 2 a 1, o que não foi suficiente, já que precisaria ganhar por mais de dois gols de diferença.

Em 2013, o Vitória teve a melhor campanha de um clube nordestino na era dos pontos corridos do Brasileirão, implantado em 2003. Sob o comando de Ney Franco, terminou em quinto lugar e quase conquistou uma vaga na Libertadores.

Atualmente, o clube é presidido por Paulo Carneiro, eleito no ano passado para um mandato até 2022. Antes, ele já havia dirigido o Leão entre 1991 e 2005.

Futebol português vai retornar no dia 4 de junho

Futebol português vai retornar no dia 4 de junho

A Liga Portuguesa de Futebol anunciou nesta terça-feira (12) a data para o retorno das competições. A bola voltará a rolar no Campeonato Português no dia 4 de junho. A competição foi paralisada 13 de março após o encerramento da 24ª rodada devido a pandemia do coronavírus.

Para a volta dos jogos, a Liga Portuguesa anunciou que fez vistorias nos estádios, além de realizar testes médicos em todos os profissionais envolvidos. Durante as testagens em massa nos clubes, nove jogadores foram diagnosticados com a Covid-19. Atual campeão nacional e vice-líder da temporada, o Benfica divulgou na última segunda (11) que o meio-campista David Tavares, de 21 anos, está com a doença. Ele foi afastado dos treinos. Outras equipes como Familcão, Vitória de Guimarães e Moreirense também tiveram jogadores infectados, porém não revelaram os nomes.

De acordo com a Liga, todos os protocolos sanitários foram seguidos, além de definir a volta junto aos clubes após garantir as medidas de segurança e proteção para os jogadores e profissionais. O Porto lidera a tabela de classificação com 60 pontos, um a mais do que o Benfica, que é o segundo colocado.

Advogados de Ronaldinho Gaúcho e irmão entram com novo recurso na Justiça paraguaia

Advogados de Ronaldinho Gaúcho e irmão entram com novo recurso na Justiça paraguaia

Os advogados do ex-jogador Ronaldinho Gaúcho e do seu irmão e empresário Assis entraram com um novo recurso na Justiça paraguaia para colocá-los em liberdade. De acordo com o jornalista Ricardo Perrone, do site Uol, a ideia é recorrer contra o que a defesa chama de nulidades do processo, que resultou na prisão preventiva da dupla. Os dois foram flagrados usando passaportes falsos para entrar no país.

A tentativa dos advogados do ex-craque foi possível, por causa da "quarentena inteligente" que entrou em vigor no Paraguai no último dia 4. A medida visa o relaxamento progressivo do distanciamento social colocado em prática para o combate ao avanço do coronavírus. Com isso, os serviços de Justiça do país, que estavam suspensos, foram retomados. Durante o período mais crítico da epidemia, apenas procedimentos considerados urgentes estavam em trâmite.

Ronaldinho e o irmão ficaram presos preventivamente por 32 dias, podendo durar até seis meses, num quartel adaptado para funcionar como cadeia. Depois, no mês passado, eles foram transferidos para o regime de prisão domiciliar num hotel em Assunção, capital do país, enquanto aguardam o desenrolar do processo.

segunda-feira, 11 de maio de 2020

Eduardo Sena valenciano atleta de Triathlon para o podium do campeonatdo baiano dá dicas para sair do sedentarismo no distanciamento social



Com o isolamento social, principal alternativa para conter a pandemia do novo coronavírus, os brasileiros estão sedentários. De acordo com levantamento realizado pelo Paraná Pesquisas, 64,9% dos entrevistados em todo país disseram não fazer atividades físicas durante a quarentena. Apenas 32,5% disseram fazer exercícios, enquanto 2,7% não sabiam ou não opinaram. 
Se observado o gênero, os homens têm se exercitado mais, com 35% contra 30% das mulheres. Mas o sedentarismo entre ambos ainda é alto: 66,1% para o sexo feminino e 63,5% para o masculino. A faixa etária que mais tem se exercitado é a de 60 anos ou mais, com 35,4%; seguida de 16 a 24 anos (33,5%); 45 a 59 anos (33,1%); 35 a 44 anos (30,6%) e, por fim, 24 a 25 anos (30%).
Mediante essas informações o editor chefe do Mundo da Bola, e repórter Fabrício Lemos, bateu um papo saudável com o atleta de triathlon, o valenciano Eduardo Sena, o qual passou algumas dicas interessantes para esse momento de distanciamento social no que diz respeito as pessoas saírem do sedentarismo e praticar algumas atividades físicas.
Foi um bate papo descontraente no qual Edu falou sobre suas conquistas nas etapas do campeonato baiano de triathlon em 2019 conquistando no final um segundo lugar estadual, as expectativas para 2020 ou próximo ano, falou ainda sobre suas inspirações, alimentação saudável, sua parceria com o amigo Amilton Pereira, entre outros assuntos. Vale apena conferir a entrevista.
CONFIRA ENTREVISTA:

 



Pacto com Jael e frustração em 2013: Adriano Michael Jackson lembra passagens no Bahia

Pacto com Jael e frustração em 2013: Adriano Michael Jackson lembra passagens no Bahia

Prestes a voltar a jogar futebol na Coreia do Sul, o atacante Adriano Michael Jackson foi entrevistado da "Live do BN" nesta sexta-feira (8). Durante o bate-papo, o jogador lembrou sobre as duas passagens no Bahia como profissional. Revelado no Fazendão, ele foi uma das peças essenciais para o Esquadrão subir de divisão na temporada 2010.

"Eu considerava Pituaçu minha casa. Dentro de minha casa, eu mando. Dentro do vestiário eu ficava vendo a torcida empolgada e imaginando como estava o campo. Tomava dois energéticos e já entrava para 'bagaçar'. Eu não perdoava. Sinto um orgulho imenso de ter voltado e ter conseguido resultado. Foi uma resposta para quem não acreditou em mim", disse.

Enquanto Michael Jackson se destacava no estádio de Pituaçu, o parceiro de ataque Jael se responsabilizava por marcar fora de casa. Adriano revelou um pacto entre os dois.

"A gente tinha um trato. Disse pra ele que somos irmãos e estamos trabalhando pelo mesmo lado. Em casa eu mando e fora de casa era ele que mandava. Tinha uma energia positiva danada. A gente sentia a energia um do outro", relatou.

Adriano voltou ao Bahia em 2013 e não teve o mesmo sucesso. Ele foi um dos titulares do Tricolor na goleada de 5 a 1 sofrida diante do rival Vitória na reinauguração da Fonte Nova. Na sua opinião, ele poderia dar mais ao time, mas a chegada do diretor Anderson Barros, à época, encerrou a sua história no clube.

"Eu fiz uma coisa que qualquer jogador faria. Saí pela porta da frente sendo ídolo e decidi voltar quando teve oportunidade. Voltei empolgado, mas a gente não sabe o dia da amanhã. Chegaram uns diretores que fingiram ser amigos. Depois chegou um novo diretor que quis trazer jogadores novos e ele me colocou na lista dele. O mesmo que fez comigo ele fez com Neto Baiano no Vitória", explicou o atleta, que disse estar feliz na Ásia e rechaçou uma volta ao Brasil neste momento.

A Coreia do Sul é o primeiro país a retomar o futebol após a pausa por causa da pandemia do novo coronavírus. O Seoul FC, equipe de Adriano, enfrenta o Gangwon FC no próximo domingo (10).

(Com conteúdo bahianoticias)

Marta volta a treinar com o Orlando Pride e diz se sentir protegida com cuidados do clube

Marta volta a treinar com o Orlando Pride e diz se sentir protegida com cuidados do clube

O Orlando Pride voltou aos treinos nesta sexta-feira (8) e Marta voltou ao campo junto com as outras atletas do time. Com autorização da Liga Feminina Americana de Futebol (NWSL) e seguindo as medidas do Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) do país, as jogadores retomaram suas atividades individualmente. 

“Eu me sinto muito protegida porque desde o primeiro momento o clube sempre passou as informações possíveis para nós atletas, sempre preocupado em saber se estava tudo bem,como a gente estava se sentindo” declarou a brasileira em publicação divulgada pelo GloboEsporte.com.

O clube pede que todas as atletas usem máscara até chegarem ao gramado e deixa fiscais observando as jogadoras a distância, listando todos os equipamentos que elas tocarem para posterior higienização antes que outra pessoa os utilize. Por morar com a parceira e colega de time, Toni Deion, Marta e a jogadora foram liberadas a fazer algumas das atividades em dupla. 

“Algumas vezes eu achava até muito exagero porque acorda se sente bem e tem que informar que está bem. Mas eu entendo isso. É a questão de cuidar, saber se está tudo certo. Me senti abraçada e as meninas também se sentiram acolhidas” completou Marta sobre a atenção do Orlando Pride com a equipe.

domingo, 10 de maio de 2020

Atlético-MG define saídas de Ricardo Oliveira e mais seis antes de reapresentação

Atlético-MG define saídas de Ricardo Oliveira e mais seis antes de reapresentação

O Atlético-MG definiu que sete jogadores não terão que se reapresentar ao elenco na próxima segunda-feira (11), quando serão feitos testes para diagnosticar se os atletas estão contaminados com o novo coronavírus.

Ricardo Oliveira, Franco Di Santo, Lucas Hernández, Ramón Martínez, Zé Welison, Edinho e Clayton estão fora dos planos de Jorge Sampaoli e não participarão das atividades com o restante do grupo.

A definição foi feita por Sampaoli, que está disposto a reconsiderar algumas saídas do elenco que está à sua disposição. Os atletas foram avisados durante a paralisação do esporte por causa da pandemia do novo coronavírus.

Os jogadores seguem com contrato em vigor, mas estão autorizados a buscar novos clubes na janela de transferências. Eles ainda não definiram o futuro.

A informação sobre as saídas foi inicialmente divulgada pela Rádio Itatiaia e confirmada pela reportagem, que apurou também o iminente adeus de Clayton. O Atlético não trata o caso de forma oficial, mas, sim, internamente.

O clube mineiro tem uma ordem de prioridades no mercado da bola: busca um centroavante e um zagueiro nos próximos meses para reforçar o elenco comandado por Sampaoli.