GOVERNO DO ESTADO. BAHIA, AQUI É TRABALHO

sábado, 27 de março de 2021

Vitória empata sem gols com o Confiança fora de casa pelo Nordestão

 


O Vitória empatou sem gols com o time do Confiança-SE na tarde de hoje (27), em duelo realizado na cidade de Lagarto, pela 6ª rodada da Copa do Nordeste.

Sem conseguir ameaçar o time adversário, o rubro-negro ainda correu o risco com um jogador a menos na reta final do confronto, após expulsão do volante Gabriel Bispo.

Com o empate, o Leão chegou à terceira posição do Grupo B, com nove pontos. Na rodada seguinte, o time baiano tem pela frente o Treze-PB, no próximo domingo (4), no Barradão.


Pan-Americano de canoagem slalom no Rio de Janeiro é cancelado devido a pandemia

 


O Pan-Americano de canoagem slalom, que aconteceria no Rio de Janeiro entre os próximos dias 29 de abril e 2 de maio, foi cancelado. A decisão foi tomada pelas Federações Internacional (ICF) e Pan-Americana (Copac) da modalidade devido ao agravamento da situação da pandemia do novo coronavírus. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (25). O Parque Deodoro seria o palco do evento.

 

"Num mundo perfeito teríamos os melhores remadores do continente no Rio, tendo as mesmas oportunidades de treinamento, lutando por uma vaga nos Jogos Olímpicos. Mas este não é um mundo perfeito. Os organizadores trabalharam tão duro quanto possível para garantir este evento, mas infelizmente a situação da Covid no Brasil torna impossível para nós convidar atletas e árbitros para competirem no Rio", afirmou Simon Toulson, secretário-geral da ICF. "Ninguém gostar de ter que mudar planos, mas temos certeza de que todos entendem a crise que o mundo está vivendo neste momento. Em muitas partes do mundo os atletas ainda não podem viajar, ou mesmo treinar. Decidimos que é melhor adiar esses eventos até um momento em que possamos receber as competições de maneira mais segura e justa", completou.

 

O torneio distribuiria vagas para os Jogos Olímpicos de Tóquio, que estão marcados para ocorrer entre os dias 23 de julho e 8 de agosto. A ICF ainda não definiu como será feita a seletiva.

 

O cancelamento não é exclusivo do Brasil. Outros três eventos na Europa foram adiados por conta da disseminação da Covid-19. O Mundial de stand up paddling aconteceria na Hungria, enquanto Mundial Junior e sub-23 de canoagem de velocidade seria realizado em Portugal. Já a Copa do Mundo de águas bravas, na Françao, foram transferidos para o segundo semestre deste ano.


sexta-feira, 26 de março de 2021

Manaus goleia o Jaraguá e enfrenta o Bahia na 2ª fase da Copa do Brasil

 


O Manaus será o adversário do Bahia na segunda fase da Copa do Brasil. Na tarde desta sexta-feira (26), a equipe do Amazonas bateu o Jaraguá por 4 a 1 no estádio Jânio Moraes, em Nova Iguaçu, no Rio de Janeiro. Os gols do classificado foram marcados por Vanilson (três vezes) e Guilherme Amorim. João Paulo descontou para o Jaraguá.

 

Bahia e Manaus se enfrentam no dia 7 ou no dia 14 de abril. O Esquadrão de Aço avançou na competição nacional após golear o Campinense por 7 a 1 no último dia 9 de março, no estádio Amigão, em Campina Grande.


Por unanimidade, clubes da Série C aprovam limite de troca de técnicos

 


Assim como na elite do futebol nacional e na Segunda Divisão, a Série C do Campeonato Brasileiro de 2021 também terá limite para troca de técnicos. A medida foi aprovada pelos clubes participantes no Conselho Técnico da competição, realizada nesta sexta-feira (26), por meio de vídeo conferência. 

Paola Reis tenta vaga nas Olimpíadas e pode ser a primeira baiana do BMX no evento

 


Líder do ranking brasileiro de ciclismo BMX, a baiana Paola Reis se prepara para treinar com o Time Brasil visando vaga nas Olimpíadas de Tóquio. Aos 21 anos, a atleta embarca no próximo domingo (28) para Londrina, no Paraná, onde treinará para as competições pré-olímpicas. 

 

“Acho que estou vivendo um novo momento como atleta. A Confederação me acolheu de forma muito positiva, e agora eu estou tendo melhores condições de treinamento, onde encontro, juntamente com o COB, uma equipe multidisciplinar que vem me acompanhando e me dando uma estrutura para que eu possa disputar provas em alto nível”, declarou Paola. 

 

Durante os próximos meses, a equipe brasileira de ciclismo BMX estará na expectativa da realização das quatro competições que irão definir as vagas para os Jogos de Tóquio na modalidade. Até julho, estão previstas duas Copas do Mundo pela modalidade, a serem disputadas na Alemanha, e dois mundiais na Colômbia. Com o fechamento de fronteiras devido a Covid-19, os calendários dos eventos ainda não estão confirmados. Para garantir a vaga nas Olimpíadas deste ano, Paola precisa pontuar nas competições. Caso conquiste a oportunidade de ir para o Japão, ela será a primeira baiana da modalidade a disputar o evento. 

 

“Temo uma atleta de elite hoje do BMX. Desde muito nova, ela vem conquistando o seu espaço, participando de finais em mundiais e conquistando medalhas mundo afora. Estamos na torcida para que esta vaga venha e que ela possa brilhar ainda mais”, comentou Vicente Neto, diretor geral da autarquia do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), após reunião com a atleta na sede da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), no Estádio de Pituaçu.

 

Se destacando no BMX nos últimos anos, Paola Reis é medalhista de prata dos Jogos Pan-Americanos de 2019.


TCE vê violação em contrato e determina nova licitação do Maracanã

 


O Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE-RJ) determinou, em voto aprovado na última sexta-feira (19), que o governo do Estado do Rio de Janeiro realize um novo processo licitatório do Maracanã no prazo de um ano.

A decisão foi do conselheiro substituto Christiano Lacerda Ghuerren, que apontou falha no rompimento do contrato com a antiga concessionária e questionou as seguidas renovações das permissões de uso do complexo, hoje administrado pelo Flamengo, tendo o Fluminense como interveniente. Foi determinado ainda que um cronograma de planejamento do processo licitatório seja apresentado em 45 dias.

O conselheiro notificou o governador afastado Wilson Witzel (PSC), que foi intimado a apresentar sua defesa sobre o episódio que culminou com o rompimento unilateral do antigo contrato. Foi constatado "que houve violação ao dever de licitar decorrente da situação emergencial fabricada pela falta de planejamento prévio à decretação de caducidade do contrato de Parceria Público-Privada (PPP)".

De acordo com o voto, a "decretação de caducidade do contrato firmado entre o governo do Estado e o Consórcio Maracanã baseou-se exclusivamente em um descumprimento de cláusula contratual, afastando-se a possibilidade de perda de habilitação e sua consequente necessidade de extinção contratual imediata. Ainda de acordo com a peça, a opção pela extinção do contrato passou pela avaliação de conveniência e oportunidade do gestor público".

"Nesse sentido, deveria ter sido demonstrada que a manutenção do contrato de PPP - pelo menos, até o processamento de uma nova licitação - seria mais danosa ao interesse público do que os possíveis efeitos da sua extinção antes de um novo procedimento licitatório", diz um trecho do voto.

O documento lista reuniões com diversos interessados em assumir o equipamento, mas o prazo enxuto para a apresentação de propostas afugentou os candidatos. Assim, apenas Fla e Flu apresentaram uma proposta e restou ao governo do Estado solucionar temporariamente a questão, visto que as autoridades alegaram não dispor de recursos para manter o estádio:

"Cabe aqui ressaltar que não se está falando que a permissão de uso vigente é nociva à gestão do estádio, mas sim que a sua efetivação, da maneira como foi, não permite concluir o contrário, visto que não foi dada a oportunidade de se avaliar uma alternativa, ou seja, o Estado foi 'obrigado' a aceitar a proposta do Flamengo e Fluminense."

Por meio de nota, a Casa Civil do Rio informou que "o governo do Estado publicou no dia 10/03 um decreto nomeando as comissões técnica e especial de licitação para preparar edital e documentos necessários para iniciar a licitação da nova concessão do complexo do Maracanã". O órgão afirma que "o novo edital tem conclusão prevista para final do mês de junho próximo quando estará disponível para consulta pública. A estimativa é que todo o processo da concessão a seja concluído até o final de outubro deste ano".

Procurados, Flamengo e Fluminense não se manifestaram.

Campeonato Brasileiro de 2021 vai ter limite para troca de técnicos

 


O Campeonato Brasileiro de 2021 terá limite para troca de técnicos dentro da competição. Com isso, cada time só poderá ter dois treinadores durante a competição. Por outro lado, cada técnico só poderá treinar dois times diferentes. 

 

Caso uma equipe demita o treinador pela segunda vez, ela só poderá efetivar no cargo um outro profissional que já seja funcionário do clube com no mínimo seis meses de casa.

 

A proposta foi apresentada aos clubes pelo presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Rogério Caboclo, e a votação foi apertada, com placar de 11 a 9 a favor da aprovação.

 

 

A Série A está prevista para começar no dia 29 de maio e termina no dia 5 de dezembro.

quinta-feira, 25 de março de 2021

FBF abre inscrições para a disputa da Série B do Baiano 2021

 




A  Federação   Bahiana   de   Futebol   (FBF)  abriu  as inscrições para os  clubes  interessados  em disputar a Série B do Campeonato Baiano. O processo foi iniciado nesta quarta-feira (24) e vai até o dia 5 de abril, uma segunda.

A edição de 2020 contou com seis participantes. O campeão da competição foi o UNIRB que venceu o Colo-Colo, de Ilhéus, nos pênaltis por 4 a 2, após empatar sem gols nos dois jogos da final. O certame ainda contou com as presenças de Jequié, Canaã, Barcelona de Ilhéus e Teixeira de Freitas. Além do título, a equipe vencedora ficou com única vaga de acesso à Série A.

 

A Série B do Baiano de 2021 deve contar com a participação do Jacobina, que foi rebaixado da elite do futebol baiano no ano passado.


Bahia estreia contra o Santos no Brasileirão; confira tabela básica

 


A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou na noite da última quarta-feira (24) a tabela básica do Campeonato Brasileiro. O Bahia, que terminou a edição 2020 no 14º lugar, faz a sua estreia na competição contra o Santos, em Salvador, com previsão do final de maio.

 

A primeira partida do Esquadrão de Aço fora de casa será contra o Red Bull Bragantino. A última rodada também será fora de casa, diante do Fortaleza, com previsão para acontecer no dia 5 de dezembro.

 

Os jogos com datas detalhadas devem ser anunciados pela entidade máxima do futebol nacional nas próximas semanas. Confira as partidas do primeiro turno:

 

1ª rodada
Bahia x Santos

 

2ª rodada
Red Bull Bragantino x Bahia

 

3ª rodada
Bahia x Internacional

 

4ª rodada
Ceará x Bahia

 

5ª rodada
Bahia x Corinthians

 

6ª rodada
Bahia x Athletico

 

7ª rodada
Palmeiras x Bahia

 

8ª rodada
Bahia x América-MG

 

9ª rodada
Chapecoense x Bahia

 

10ª rodada
Bahia x Juventude

 

11ª rodada
São Paulo x Bahia

 

12ª rodada
Bahia x Flamengo

 

13ª rodada
Atlético-MG x Bahia

 

14ª rodada
Bahia x Sport Recife

 

15ª rodada
Cuiabá x Bahia

 

16ª rodada
Bahia x Atlético-GO

 

17ª rodada
Grêmio x Bahia

 

18ª rodada
Fluminense x Bahia

 

19ª rodada
Bahia x Fortaleza


Vitória sai atrás, mas empata com o CRB no Barradão pela Copa do Nordeste

 


O Vitória demonstrou poder de reação para arrancar um empate nesta quarta-feira (24). Jogando no Barradão, em confronto válido pela quinta rodada da Copa do Nordeste, o time comandado pelo técnico Rodrigo Chagas saiu atrás do CRB após Gum balançar as redes no segundo tempo. O Leão buscou a igualdade com Samuel, que converteu um pênalti para decretar o 1 a 1.

 

Com o resultado, as duas equipes chegaram aos oito pontos. O Vitória ocupa a quarta posição no Grupo B, enquanto o CRB é o líder da Chave A.

 

O próximo jogo do Vitória é contra o Confiança, sábado (27), às 16h, no Batistão, em Aracaju (SE), enquanto o CRB vai pegar o ABC, terça (30), no Rei Pelé.


Campeã mundial de snowboard morre em avalanche na Suíça

 


A francesa Julie Pomagalski, campeã mundial de snowboard cross em 1999, morreu nesta terça-feira (23) após uma avalanche na Suíça. Ela tinha 40 anos.

Pomagalski e o guia Bruno Cutelli foram encontrados mortos pelo serviço de emergência após a avalanche.

A francesa foi sexta colocada no slalom gigante paralelo nos Jogos Olímpicos de Inverno de 2002 e repetiu o feito na Olimpíada de 2006.

O Comitê Olímpico da França lamentou a morte de Pomagalski. "Todos os pensamentos do Comitê vão para a família de Julie Pomagalski, para aqueles que são próximos a ela e para a Federação Francesa de Esqui. A trágica morte de Julie nos deixa de luto por um dos seus", disse a entidade, em nota.

quarta-feira, 24 de março de 2021

Gabriel Santiago, do Vitória, tem cirurgia bem-sucedida e inicia fisioterapia nesta quinta

 


O meia Gabriel Santiago, do Vitória, passou por uma cirurgia no joelho esquerdo nesta quarta-feira (24), na Orthoclinic, no Hospital da Bahia, em Salvador. O procedimento comandado por Wilson Vasconcelos, ex-médico do clube, foi bem sucedido. A expectativa é que o atleta retorne aos gramados em seis meses.

 

O jogador iniciará a fisioterapia na quinta-feira (25). O tratamento será feito na Toca do Leão.

 

Gabriel Santiago se machucou sozinho durante o empate em 0 a 0 com o Bahia, disputado na última quarta (17), em Pituaçu, pelo Campeonato Baiano.

 

0Revelado nas divisões de base do Vitória, Gabriel Santiago tem 21 anos e disputou três jogos nesta temporada.


Com estreias, Vitória recebe o CRB pela Copa do Nordeste

 


pós o empate fora de casa em 1 a 1 com o Sampaio Corrêa na rodada passada, o Vitória quer fazer valer o mando de campo para conquistar os três pontos contra o CRB, nesta quarta-feira (24), às 19h30, no Barradão, válido pela Copa do Nordeste. O time rubro-negro terá estreias. O zagueiro Marcelo Alves e o lateral-direito Raul Prata estão confirmados entre os titulares.

 

O volante Gabriel Bispo quer sua equipe impondo o ritmo da partida.  “Temos um jogo difícil e complicado, mas é dentro de nossa casa. Temos que impor o ritmo, o máximo possível e ter intensidade para buscarmos os três pontos”, disse o jogador, em entrevista ao programa BN na Bola, na Rádio Salvador FM.

 

Técnico do Vitória ,Rodrigo Chagas prometeu que o time terá "bastante intensidade".

 

“Vai ser um jogo difícil, diante de uma equipe que vem de um bom resultado dentro de casa, que tem no comando um treinador que fez sempre bons trabalhos. Vou buscar nossa identidade, que é jogar com muita intensidade, com muito volume, buscando não deixar o adversário jogar”, disse o comandante rubro-negro.

 

Pelo lado do CRB, o meia Diego Torres quer aproveitar os possíveis espaços que o Vitória poderá ceder na partida.

 

"A gente tem que fazer um jogo muito bom. Sabemos que iremos enfrentar um time grande, mas também tenho a certeza que eles irão nos respeitar, pois também temos uma equipe de qualidade, o que é bom, pois fará com que seja um jogo aberto. Por eles jogarem em casa, terão uma obrigação maior de atacar, então, precisamos aproveitar os espaços e fazermos uma grande exibição para sair com a vitória", disse.

 

FICHA TÉCNICA
Vitória x CRB
Copa do Nordeste – 5ª rodada
Local: Barradão, em Salvador
Data: 24/03/2021 (quarta-feira)
Horário: 19h30
Árbitro: Pablo Ramon Gonçalves Pinheiro (RN)
Assistentes:  Lorival Cândido das Flores (RN) e Francisco de Assis da Hora (RN)


Vitória: Lucas Arcanjo; Raul Prata, Marcelo Alves, Wallace e Pedrinho; Gabriel Bispo, Guilherme Rend e Ruan Nascimento; David, Samuel e Vico. Técnico: Rodrigo Chagas.


CRB: Edson Mardden; Reginaldo, Gum, Diego Ivo e Guilherme Romão; Claudinei, Carlos Jatobá (Dudu) e Diego Torres; Hyuri, Luidy e Lucão. Técnico: Roberto Fernandes.


Com direito a falha de Douglas, Bahia é superado pelo CSA no Rei Pelé

 


O Bahia sofreu mais uma derrota como visitante na Copa do Nordeste. Em um jogo apagado, a equipe tricolor perdeu para o CSA por 2 a 0 na noite desta terça-feira (23), no estádio Rei Pelé, pela quinta rodada do regional. Os gols foram marcados por Dellatorre, após falha do goleiro Douglas, e Marco Túlio.

 

A equipe tricolor segue com sete pontos no Grupo A e pode perder a liderança a depender dos resultados que complementam a rodada. No próximo domingo (28), a equipe enfrenta o Altos do Piauí, em Pituaçu.


terça-feira, 23 de março de 2021

FPF aceita suspensão, mas promete terminar Paulistão na data prevista

 


A Federação Paulista de Futebol finalmente cedeu. Após nova reunião com os clubes da primeira divisão estadual, na manhã desta segunda-feira (22), a entidade optou por acatar a suspensão dos jogos do Paulistão enquanto durar a fase emergencial do plano de contenção do novo coronavírus do governo de São Paulo.

Com isso, está mantida a suspensão da quinta, sexta e sétima rodadas, que estão no período da proibição de jogos anunciada pelo governo, de 15 a 30 de março.

A Federação desistiu ainda de levar os jogos a outros Estados e de buscar na Justiça a garantia de realização, como vinha cogitando. Porém, a entidade promete encerrar o campeonato na data prevista: 23 de maio.


Meia destaca união da Ferroviária na conquista do bi da Libertadores Feminina

 


A meio-campista Aline Milene destacou a união da Ferroviária na conquista do bicampeonato da Libertadores Feminina. As Guerreiras Grenás, comandadas pela técnica Lindsay Camila, venceram o América de Cali por 2 a 1, na noite deste domingo (21), na final do torneio continental disputada no Estádio José Amalfitani, em Buenos Aires, na Argentina. A camisa 10 foi a autora do gol do título.

 

"Um título que a gente esperava! Nós trabalhamos para chegar às finais e ganhar títulos. Felizmente, estamos aqui hoje e conseguimos terminar esse trabalho com a conquista do título para Araraquara. Nós sempre estávamos unidas, sempre com o mesmo propósito para chegar onde chegamos", afirmou a atleta, que também é a capitã do time.

 

Aline Milene marcou aos 42 minutos do primeiro tempo ao converter a cobrança de um pênalti. Na etapa final, a Ferroviária soube segurar a pressão das colombianas garantindo o segundo título da Libertadores. A primeira conquista da Ferrinha havia sido em 2015.

 

Esta foi a nona vez que um clube brasileiro levanta o caneco do torneio continental feminino. Além da Ferroviária, o São José venceu em 2011, 2013 e 2014, o Santos ganhou em 2009 e 2010, e o Corinthians terminou no topo nas edições de 2017 e 2019.


segunda-feira, 22 de março de 2021

Com fim do estado de emergência em Tóquio, atletas barrados podem entrar no país

 


Tóquio e sua região metropolitana tiveram o fim do estado de emergência decretado nesta segunda-feira (22). Mesmo com o Japão ainda em alerta quanto ao número de contaminações pela Covid-19, atletas e treinadores que estavam barrados de entrar no país, estão agora liberados. 

 

A restrição estava impedindo, desde janeiro, que profissionais estrangeiros do ramo esportivo entrassem no Japão, mesmo com os campeonatos de futebol e beisebol nacionais em andamento. Atletas olímpicos que pretendiam treinar no país visando os Jogos Olímpicos também estavam impedidos.

 

Mesmo com a liberação ao estado de emergência, que foi estendido duas vezes pelo premiê japonês Yoshihide Suga, quem entrar no país precisará cumprir os protocolos de segurança estabelecidos, como testes frequentes de Covid-19, quarentena de 14 dias em locais especiais, uso de máscada e cumrpimento do distanciamento social. 

 

Atualmente, eventos esportivos podem ter público de até cinco mil pessoas no Japão. Segundo Suga, em pronunciamento feito no último domingo (21), o país seguirá em alerta para evitar o desencadeamento de uma piora no número de contaminações pelo coronavírus.


Formiga não irá renovar com o PSG e declara que gostaria de voltar a jogar no Brasil

 


Prestes a completar quatro temporada jogando no Paris Saint Germain, a meio campo Formiga decidiu que não irá renovar com o clube francês e ficará disponível no mercado da bola. Em entrevista ao UOL Esportes, a baiana declarou que seu desejo é voltar a jogar no Brasil e investir nos estudos para ser uma futura treinadora. 

 

“Na temporada passada, já ficamos nesse renova, não renova [com o PSG]. Mas era em meio à pandemia, então, resolvi ficar porque eu não tinha certeza de como o futebol brasileiro estaria. Esse ano, fomos conversar e eu já falei que tinha o interesse de voltar ao Brasil, realmente meu ciclo se encerra e espero que seja de uma forma positiva", declarou a jogadora. 

 

Em busca do primeiro título francês com a atual equipe, o contrato de Formiga se encerra em maio. Atualmente, o time parisiense é líder na tabela do campeonato nacional com 43 pontos, seguido do Lyon, com 42. A atleta declarou que, antes de pensar onde seguirá sua carreira, está focada em ser campeã e acumular mais um título pela equipe, além da Copa da França.  

 

Apesar de já ter recebido novas propostas, a jogadora baiana, de 43 anos, ainda não decidiu seu futuro. Entretanto, ela destaca que gostaria de voltar ao Brasil, mas que se optar por assinar com um outro time estrangeiro, o contrato não deve ser longo. 

 

"Minha ideia é voltar para o Brasil agora, mas eu já tive propostas de clubes dos Estados Unidos em outro momento e, se acontecer de novo, vamos analisar. Mas se eu acabar indo para outro país, não será um contrato longo, porque quero estar o quanto antes no Brasil para jogar mais uns dois anos e fazer os cursos da CBF pensando na minha continuidade como treinadora", explicou Formiga. 

 

A atleta iniciou a carreira no São Paulo e não escondeu o desejo de retornar ao clube paulista que alavancou sua carreira no futebol entre 1997 e 2000. "Tenho carinho porque é um clube desse tamanho que já naquela época não fez descaso do feminino para o masculino, deu assistência, deu tudo o que precisávamos. Para muitos não era nada, mas o São Paulo nessa época deu espaço para que mulheres praticassem esportes sem preconceito, e hoje muitos clubes trabalham assim", comentou. 

 

Formiga ainda mencionou outras agremiações onde gostaria de jogar num possível retorno ao Brasil, como Palmeiras, Santos, São José e Portuguesa. 

 

"O sonho de toda atleta é estar em um time com condição de ganhar campeonato. Mas se eu parar num projeto que ainda está cru, trabalhar o dobro e esse clube subir é gostoso também, não acho ruim. Minha alegria é estar em campo", finalizou.


Em crise financeira, investimento em contratações na Liga Chinesa caem 90%

 

O futebol chinês está enfrentando grandes dificuldades financeiras que estão refletindo na própria sobrevivência dos clubes e realização do campeonato nacional. Com apoio de grandes empresas do país, o esporte recebeu grandes investimentos nos últimos anos, que foram reduzidos drasticamente por causa da pandemia e estão afetando a continuidade da modalidade. 

 

Em reportagem publicada pelo ge.globo estima-se que o investimento em jogadores estrangeiros durante a janela de transferência, por exemplo, saiu de R$ 544 milhões em 2017 para R$ 54 milhões em 2021, uma redução de quase 90%. 

 

Quatro anos atrás, o valor ultrapassa os investimentos pela Liga Chinesa bateram recordes, ultrapassando, inclusive, a Premier League, a recordista de valores até então.

 

Com a crise financeira, 16 clubes das três principais divisões da competição nacional entraram em colapso no último ano e acabaram sendo desqualificados por questões financeiras.   

 

Alguns casos, são, por exemplo, a falência do Tianjin Quanjian, ex-clube de Alexandre Pato, decretada em maio do ano passado. Outro foi o encerramento do Jiangsu Suning, atual campeão da Liga Chinesa. Com uma dívida de cerca de R$ 535 milhões, houve uma tentativa de vender a agremiação para que as atividades fossem mantidas, mas o grupo Suning não encontrou um comprador. Com a dissolução do clube, jogadores brasileiros como Alex Teixeira, Miranda e Éder foram dispensados. Os dois últimos foram recentemente contratados pelo São Paulo. 

 

Atualmente, 30 brasileiros ainda possuem contrato com times da China, entretanto, eles não sabem quando ou se irão retornar ao país para continuar com seus contratos, como é o caso de Renato Augusto, do Beijing Guoan, e de Paulinho e Anderson Talisca, do Guangzhou FC. 

 

Alguns clubes passam por dificuldades que intensificam a instabilidade quando suas participações na temporada, como o Tianjin Tigers, que está com dez meses de salários atrasados e o Hebei FC que busca novos investidores para suprir as dívidas.

 

Parte das dívidas dos clubes é justamente pelos salários exorbitantes, principalmente de estrangeiros. Por essa razão, a China passou a taxar a entrada de jogadores de outros países a partir de 2018 e criou um teto salarial no ano passado para os atletas. 

 

O próprio Chen Xuyuan, presidente da Associação Chinesa de Futebol (CFA), ressaltou sobre os valores exorbitantes em entrevista à agência Xinhua no fim do ano passado. "O salário médio dos nossos melhores jogadores é 5,8 vezes superior ao dos atletas do campeonato japonês e 11,6 vezes superior ao do sul-coreano. São números alarmantes, como é que ainda não acordamos?”, declarou o dirigente. 

 

Devido a crise, a CFA estendeu a janela doméstica de transferências, que tende a ser mais barata, até o dia 26 de março. Ainda não há previsão de quando o campeonato nacional será iniciado nem em qual formato será disputado.


Surfista de 22 anos morre após ser atingida por um raio durante treino

 

A surfista Katherine Diaz, de 22 anos, morreu nesta sexta-feira (19) após ser atingida por um raio durante um treinamento que fazia na praia de El Tunco, no Oceano Pacífico, sudoeste de El Salvador.

Segundo informações da imprensa local, Diaz foi atingida pelo raio ao emergir na água, por conta da tempestade que se formava no momento.

Katherine era uma das promessas do esporte no país da América Central. Mesmo aos 22 anos, ela já fazia parte da seleção salvadorenha da modalidade e estava em preparação para o Campeonato Mundial de Surfe.

Nas redes sociais, o presidente do Instituto Nacional de Esportes de El Salvador, Yamil Bukele, lamentou o ocorrido: "Estamos muito tristes com esta morte".

Torcedores estrangeiros estão vetados de entrar no Japão para a Olimpíada de Tóquio

 

Os comitês organizadores das Olimpíadas de Tóquio definiram que torcedores estrangeiros não poderão entrar no Japão para assistirem aos Jogos. Este ano, o evento contará exclusivamente com residentes do país assistindo as competições. 

 

Devido às restrições de fronteiras e controle para conter a disseminação do coronavírus, o Comitê Organizador dos Jogos de Tóquio 2020, o Comitê Olímpico Internacio e o Coitesa Paralímpico Internacional optaram por vetar a participação de estrangeiros que viajariam ao Japão para as Olimpíadas. 

 

Apenas japoneses e estrangeiros que são residentes no país serão autorizados a usar os ingressos para assistirem o evento. 

 

"A fim de esclarecer a situação para aqueles que compraram ingressos e que moram no exterior e permitir que possam ajustar seus planos de viagem neste momento, as partes do lado japonês concluíram que essas pessoas não poderão entrar no Japão durante os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos", declararam os organizadores em comunicado divulgado esta manha. 

 

Em coletiva de imprensa realizada após a reunião, Seiko Hashimoto, presidente do Comitê Organizador, reforçou que a decisão foi tomada já que a entrada de torcedores estrangeiros no país poderia comprometer a segurança da realização do evento. 

 

“No momento, a situação da Covid no Japão e em muitos outros países é muito desafiadora. Há restrições globais. As partes do lado japonês não poderiam garantir a entrada de torcedores do exterior sem afetar a segurança dos Jogos para os participantes e para o povo japonês. O COI e o IPC mostraram respeito e aceitaram esta conclusão. Estes Jogos serão completamente diferentes dos outros, mas a essência será a mesma, com os atletas dando o melhor e inspirando o mundo”, explicou Hashimoto.

 

Segundo o Comitê Organizador, 600 mil ingressos para as Olimpíadas de Tóquio e 30 mil para as Paralimpíadas foram vendidos para torcedores. Ainda não se tem um número exato de quantas dessas entradas para as competições seriam de torcedores estrangeiros. Aos pagantes que não poderão entrar no país para assistir o evento, os valores dos ingressos serão reembolsados, mas o Comitê ainda não divulgou de que maneira isso será feito. 

 

No início deste ano o Japão teve um recorde de casos e mortes com a segunda onda da Covid-19, fazendo Tóquio entrar em estado de emergência. Atualmente, o país soma mais de 453 mil casos da doença e quase 9 mil mortes. As Olimpíadas deveriam ter sido realizadas no ano passado, mas, devido a pandemia, foram adiadas para os dias 23 de julho a 8 de agosto deste ano.


(Com informações bahianoticias)


domingo, 21 de março de 2021

Vitória arranca empate com o Sampaio Corrêa fora de casa pelo Nordestão

 


O Vitória foi até o Castelão, em São Luiz-MA, enfrentar o time do Sampaio Corrêa, e empatou o duelo em 1 a 1, no jogo disputado na noite de hoje (20). O jogo foi válido pela quarta rodada da competição regional.

Dione marcou para os donos da casa e Samuel empatou para o time visitante. Com o resultado, o Vitória caiu uma posição no Grupo B e agora é o terceiro, atrás de Altos, que tem 7 pontos e Fortaleza, que é o líder com 8.

Na rodada seguinte, o Leão tem pela frente o CRB, na quarta-feira (24), às 19h30, no Barradão.