GOVERNO DO ESTADO. BAHIA, AQUI É TRABALHO

sábado, 24 de outubro de 2020

Romário cria Projeto de Lei para proibir que atletas sejam punidos por manifestação política

 


O ex-jogador e atual senador Romário (PODE-RJ) apresentou um Projeto de Lei no Senado para proibir que o sistema desportivo brasileiro puna os atletas que se manifestarem politicamente em eventos esportivos. Apoiando-se no direito de livre manifestação e pensamento da Constituição Federal, a proposta de Romário foi feita na última quinta-feira (22). A informação foi divulgada pelo portal UOL. 

 

"A autonomia de funcionamento conferida pela Constituição às entidades do esporte são para protegê-las de ingerências sobre os campeonatos ou em seus resultados, mas não autoriza que sejam estabelecidas regras competitivas internas que atentem contra direitos e garantias fundamentais, sob pena de ineficácia absoluta", explica o senador no projeto.

 

"Qualquer mácula ou obstáculo que se oponha de maneira injustificada e absoluta, seja sob a forma de contrato ou por regulamento esportivo vinculante entre as partes, é nula de pleno direito, por ferir de maneira frontal um direito fundamental indisponível e impossível de ser transacionado", justifica Romário no pedido protocolado sob o número 5004/2020.

 

Apesar de não citar na proposta o recente caso da jogadora de vôlei Carol Solberg, advertida por gritar “Fora Bolsonaro” após ganhar medalha de bronze no Circuito Nacional de Vôlei de Praia, o senado comentou o caso através de assessoria de imprensa. 

 

"Dentro da dinâmica esportiva, apenas deve encontrar respaldo para punição ofensas diretas a atores envolvidos na disputa, organização e patrocínio da própria competição, ação que poderá ensejar infração de natureza disciplinar cingida à esfera desportiva. Punir um atleta por se manifestar contrariamente a um personagem estranho à competição, e que não atrapalhe o seu andamento, é indubitavelmente um constrangimento ao disposto no art. 5° de nossa Carta Maior", posicionou Romário.


Bahia enfrenta Melgar (PER) e altitude pela Sul-Americana


Em sorteio realizado no começo da tarde desta sexta-feira (23), o Melgar (PER) foi o time escolhido como rival do Bahia na segunda fase da Sul-Americana. O rival, atualmente o oitavo colocado no Campeonato Peruano, é de Arequipa, cidade que fica a 2.300 metros acima do nível do mar.

O tricolor baiano passou pela primeira fase vencendo as duas partidas contra o Nacional (PAR), por 3×0 na Fonte Nova e 3×1 no Paraguai. Já o Melgar enfrentou outro Nacional, da Bolívia, nos pênaltis, após vencer uma partida e perder a outra, ambas por 2×0.

Fonte Nova

 

Os confrontos contra os peruanos foram marcados para as próximas duas quintas-feiras. No dia 29, na casa do Melgar, e no dia 5 de novembro em Salvador. O detalhe é que o jogo foi programado para a Fonte Nova.

Desde o começo da pandemia, a arena não sedia jogos de futebol. No espaço abrigou um hospital de campanha até a última sexta-feira (16). Até o momento, nem o Bahia nem a concessionária que administra o estádio anunciou o retorno do futebol. O tricolor tem jogado em Pituaçu.


Retornos marcam convocação de Tite para a Seleção Brasileira

 

O retorno de cinco atletas foram as “novidades” na seleção brasileira de futebol convocada na manhã desta sexta-feira (23). Com as voltas do goleiro Alisson (Liverpool-ING), do zagueiro Eder Militão (Real Madrid-ESP), do meia Arthur (Juventus-ITA) e dos atacantes Vinícius Jr. (Real Madrid-ESP) e Gabriel de Jesus (Manchester City-ING), o Brasil enfrenta a Venezuela e o Uruguai, nos dias 14 e 17 de novembro.

Segundo a CBF, o período de preparação para os jogos, a logística das partidas e a operação da imprensa seguirão protocolos médicos de controle à pandemia da covid-19, como na Data FIFA de novembro.

“Quero agradecer a toda a nossa delegação, por ter seguido o protocolo à risca. Não tivemos nenhum caso positivo. A gente espera, nessa também, repetir o mesmo sucesso do período anterior”, afirmou Juninho Paulista, coordenador da Seleção Brasileira.

Também foram convocados os goleiros Weverton (PAL) e Ederson (Manchester City-ING); os laterais Alex Telles (Manchester United-ING), Danilo (Juventus-ITA), Gabriel Menino (PAL) e Renan Lodi (Atlético de Madrid-ESP); os zagueiros Marquinhos (PSG-FRA), Rodrigo Caio (FLA) e Thiago Silva (Chelsea-ING); os meias Casemiro (Real Madrid-ESP), Douglas Luiz (Aston Villa-ING); Everton Ribeiro (FLA), Fabinho (Liverpool-ING) e Philippe Coutinho (Barcelona-ESP) e os atacantes Everton (Benfica-POR), Neymar (PSG-FRA), Richarlison (Everton-ING) e Roberto Firmino (Liverpool-ING).


sexta-feira, 23 de outubro de 2020

Maior nome do futebol brasileiro, Pelé completa 80 anos no dia 23

 

Eleito atleta do Século XX pelo jornal francês L’Equipe em 1980, Edson Arantes do Nascimento completa nesta sexta-feira (23) 80 anos de vida. Em campo, o mineiro de Três Corações Pelé foi bicampeão mundial pelo Santos em 1962 e 63, tricampeão da Copa pelo Brasil (1958, 1962 e 1970) e marcou 1.283 gols.

Pelé encerrou a carreira no New York Cosmos (EUA), em 1977. Ele se transferiu para os Estados Unidos em 1975, depois de 20 temporadas pelo Santos. Já sem jogar, virou centro da rivalidade Argentina desde a década de 80. Para os argentinos, Maradona foi o maior jogador de todos os tempos.

Após pendurar as chuteiras, Pelé realizou trabalhos como ator, músico e, principalmente, empresário. Na política, foi ministro do Esporte na primeira gestão do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (95-98). Em 1992, foi escolhido embaixador da ONU.

Em uma semana que vários veículos realizam homenagem, o atleta fez, no twitter, uma síntese pessoal das oito décadas da própria trajetória. “Eu aprendi desde cedo, com meu pai Dondinho, que o futebol deveria ser um instrumento para o bem


quinta-feira, 22 de outubro de 2020

Série B do Baiano será transmitida pela TVE desde a primeira fase

 

Ao contrário do que acontecia nos anos anteriores onde apenas as finais eram exibidas na TV, a Federação Bahiana de Futebol (FBF) e TVE Bahia anunciaram na noite desta terça-feira (20) a transmissão de jogos da primeira fase da Série B do Baiano. A emissora estatal vai incluir na sua grade uma partida por rodada da disputa pelo título e, principalmente, o acesso à elite do futebol baiano.

 

"O futebol sem dúvida é o esporte mais popular do mundo. E a forma mais democrática de fazê-lo chegar aos torcedores é através das transmissões em TV. Em se tratando do Campeonato Baiano Série B não é diferente. A transmissão de um jogo a cada rodada é de fundamental importância para se ter uma maior visibilidade da competição. Principalmente neste período de pandemia, onde não é permitida a presença de público nos estádios", afirmou Ricardo Lima, presidente da FBF.

 

Serão sete jogos exibidos na TV, sendo cinco da primeira fase e os dois da decisão do título. O duelo entre Unirb e Barcelona de Ilhéus, no próximo domingo (25), às 15h, no Carneirão, pela primeira rodada, vai abrir as transmissões da TVE.

 

"A TVE é a emissora que mais promove o futebol da Bahia. Em função da pandemia ampliamos a transmissão da Série B que inicialmente seria apenas dos jogos finais porque é importante para jogadores e equipes mas principalmente para os torcedores que poderão acompanhar gratuitamente pela TV aberta e pelo Youtube.com/tvebahia e Facebook.com/tvebahia. Temos compromisso em prestar um serviço público relevante para os baianos que são apaixonados por futebol", disse Flávio Gonçalves, diretor geral da Irdeb/TVE.

 

Além da Série B estadual, a TVE tem transmitido nos últimos anos o Campeonato Intermunicipal, Baianão Feminino, Copa 2 de Julho, Baianão Sub-20, Baianão Sub-15 e Sub-17.

 

Confira os demais jogos que serão transmitidos, lembrando que as duas finais ainda serão definidas pela FBF:

 

2ª rodada
01/11, domingo, às 15h
Barcelona de Ilhéus x Canaã, na Arena Valfredão

 

3ª rodada
08/11, domingo, às 15h
Barcelona x Teixeira de Freitas (Portela), na Arena Valfredão

 

4ª rodada
18/11, domingo, às 15h
Canaã x Unirb, no José Rocha

 

5ª rodada
22/11, domingo, às 15h
Unirb x Teixeira de Freitas (Portela), no Carneirão


Com mais um treino tático, Vitória finaliza preparação para duelo com Guarani

 

O Vitória encerrou na manhã desta quarta-feira (21) a preparação para o jogo contra o Guarani no Barradão. As duas equipes se enfrentam nesta quinta (22), às 21h30, no Barradão, pela 17ª rodada da Série B. O técnico Eduardo Barroca comandou mais um treino tático com o elenco do Leão.

 

Após o aquecimento, Barroca separou os jogadores e trabalhou com os prováveis titulares que foram: Ronaldo; Leandro Silva, Maurício Ramos, João Victor e Carleto; Guilherme Rend, Lucas Cândido e Marcelinho; Ewandro, Alisson Farias e Leo Ceará. O treinador fez os ajustes táticos finais e também treinou bolas paradas. Já o restante do elenco fez uma atividade sob orientação do assistente Felipe Lucena em campo reduzido com três times revezando. As baixas do elenco seguem por conta do zagueiro Wallace e dos meias Fernando Neto e Gerson Magrão. O trio deu continuidade ao tratamento de suas lesões com os fisioterapeutas.

 

O Vitória é o 13° colocado com 19 pontos na tabela de classificação. Com dois a menos, o Guarani aparece no 16° lugar.


Time feminino do São Paulo bate recorde de goleada com placar de 29 a 0 no Paulistão

 

O time feminino do São Paulo bateu recorde de goleada em toda sua história no jogo disputado contra o Taboão nesta quarta-feira (21). No jogo válido pela segunda rodada Campeonato Paulista Feminino, o time do Tricolor paulista teve o resultado arrasador de 29 a 0 sobre as adversárias e fizeram história pelo clube.

 

Até então, a maior goleada do futebol feminino do São Paulo tinha acontecido em 1997, quando a equipe jogou contra o Ativa, do Mato Grosso do Sul, e venceu por 21 a 0 pelo Torneio de Campo Grande.

 

Mesmo com a derrota, as jogadoras do Taboão estavam cientes que o jogo seria difícil. Com o time foi recém-montado e sem apoio para treinar, a volante Nini ressaltou que as meninas da sua equipe tiveram poucas oportunidades de se preparar. 

 

“A gente sabia que seria difícil, o São Paulo vem treinando há muito tempo, inclusive durante a pandemia, enquanto nosso time é um elenco muito jovem e praticamente nós não tivemos treino. Nós conseguimos um campo recentemente, treinamos três dias antes do início do Campeonato Paulista, nesta semana tivemos mais dois dias de trabalho no campo, então é muito difícil jogar e posicionar taticamente contra um time do nível do São Paulo”,  declarou Nini à TV FPF.

 

As jogadoras do tricolor paulista também venceram na estreia da competição por 3 a 0 sobre o Red Bull Bragantino e jogam contra o Realidade Jovem na próxima rodada. O São Paulo líderes da tabela do Grupo 1 com seis pontos, enquanto o Taboão é lanterna da classificação.


quarta-feira, 21 de outubro de 2020

Tite convoca seleção esta semana para próximos jogos das Eliminatórias da Copa


 

Na próxima sexta-feira (23) o técnico Tite volta a convocar jogadores para os próximos dois jogos da seleção brasileira pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2022. O Brasil volta aos gramados no dia 13 de novembro no Morumbi, em São Paulo, para enfrentar a Venezuela. 

 

Nomes que ficaram de fora da última convocação para os dois primeiros jogos nas Eliminatórias, o goleiro Alisson, o lateral-esquerdo Alex Sandro e o atacante Gabriel Jesus seguem como dúvidas. 

 

Os três atletas se recuperam de lesões e, por ainda restarem três semanas até a próxima partida pela seleção, podem ser chamados dessa vez para compor o elenco ou não. 

 

Daniel Alves foi outro jogador que precisou ser excluído da lista das primeiras partidas pois estava se recuperando de uma lesão do braço. O jogador também pode ser uma possibilidade na nova convocação de Tite. 

 

Os jogadores do futebol nacional que forem escolhidos para os próximos jogos do Brasil devem desfalcar seus times pela 21 rodada do Brasileirão e o primeiro duelo das quartas de finais da Copa do Brasil. 

 

O segundo jogo da seleção acontece no dia 17, contra o Uruguai, no Centenário, em Montevidéu. 

 

Até então, a seleção brasileira lidera a tabela das Eliminatórias da América do Sul com seis pontos, já que venceu as partidas contra a Bolívia e o Peru. Empatado em pontos com a Argentina, o Brasil está a frente pelos critérios de gols marcados e saldo de gols. 


terça-feira, 20 de outubro de 2020

Fonte Nova voltará a receber jogos, mas equipamentos de hospital permanecerão, diz governador

 

O governador Rui Costa (PT) reafirmou na manhã desta terça-feira (20) que a Arena Fonte Nova voltará a receber partidas de futebol nos próximos dias. No entanto, segundo ele, os equipamentos do hospital de campanha que estão instalados no estádio, para o combate ao coronavírus em Salvador, permanecerão montados para caso haja um novo surto da doença na capital.

“Até onde eu sei estão sendo feitas as mudanças. Eu mandei preservar as instalações que foram feitas para o uso como hospital. Ou seja, tudo será preservado, toda a tubuluação, o tomográfo vai ficar lá. As alterações vão ser mínimas para voltar a ter jogos, como os vestiários, que funcionaram como enfermarias, mas a parte de infraestrutura que foi feita vai ser mantida para caso nós tenhamos o que ninguém deseja, que é um novo surto, e a gente possa reativar novamente. Vai voltar a ter jogos, sim, mas eu vou preservar a infraestrutura do que foi feito, fazendo essas mudanças”, explicou Rui.

A última partida realizada na Fonte Nova foi entre Bahia e Confiança-SE, pela primeira fase da Copa do Nordeste, em março. Na oportunidade, o tricolor venceu os sergipanos por 1×0. Tudo indica que o Bahia já entre em campo na arena no próximo meio de semana, quando será definido seu adversário na Copa Sulamericana.


Bahia vira para cima do Galo no segundo tempo e se distancia do Z4

 

Com gols de Daniel e Gilberto (duas vezes), o Bahia virou o jogo contra o Atlético-MG na noite desta segunda-feira (19), em Pituaçu. Com o resultado, o time mineiro perdeu a chance de retomar a liderança da série A do Brasileirão. Já o Bahia se distanciou da zona de rebaixamento, ficando na 12ª posição da tabela.

No primeiro tempo, Mano Menezes escalou um time mais defensivo, com o zagueiro Ernando novamente ocupando a lateral direita e quatro volantes no meio. Fessin ficou no comando do ataque, no lugar de Gilberto e ao lado de Clayson. O atacante Savarino, aos 20 minutos, fez o primeiro para os mineiros.

No intervalo, Mano substituiu o volante Edson e o atacante Clayson por Gilberto e Marco Antônio. Daniel entrou no lugar de Ramon aos 11 minutos, empatando o jogo 12 minutos depois. O gol desestabilizou o Galo. Gilberto desempatou aos 34 e ampliou aos 43


domingo, 18 de outubro de 2020

Vitória empata fora de casa contra Chapecoense e fica a cinco pontos do Z-4

 

Em um jogo bastante disputado na Arenda Condá, em Chapecó, o Vitória viu a Chapecoense abrir o placar aos 24 minutos do primeiro tempo com Paulo Roberto. A tarde de sábado (17) do torcedor rubro-negro parecia que iria ser amarga.

No segundo tempo, o Leão seguiu criando oportunidades de gol até que conseguiu empatar o jogo, após Thiago Carleto converter uma penalidade máxima.

Com o resultado de 1 a 1, o Vitória soma 19 pontos e fica na 13ª posição, cinco pontos a frente do Botafogo-SP que é o 17º colocado e tem 14 pontos.