GOVERNO DO ESTADO. BAHIA, AQUI É TRABALHO

sábado, 20 de fevereiro de 2021

Bahia enfrenta o Fortaleza no Castelão com chance de garantir permanência

 

O Bahia pode encaminhar neste sábado (20) a sua permanência na Série A. Na noite deste sábado (20), às 21h, a equipe entra em campo para enfrentar o Fortaleza na Arena Castelão. Em caso de triunfo e tropeço dos rivais Vasco e Goiás na continuação da 37ª rodada, o Esquadrão de Aço se livra da degola.

 

Com 38 pontos e no 16º lugar, a equipe de Dado Cavalcanti ganhou fôlego no último final de semana e chega para este jogo reforçada com jogadores que voltam ao grupo. Recuperados de lesão, o goleiro Douglas e o atacante Gilberto estão à disposição, assim como o meio-campista Ramon e os atacantes Thiago e Alesson, recuperados da Covid-19, além do meia Daniel, que estava suspenso.

 

Diante dos retornos e de um adversário com ideias diferentes em relação ao Atlético-MG, o técnico Dado Cavalcanti apontou que deve mudar o esquema da equipe. 

 

"Não tenha dúvida de que vibro com a possibilidade de contar com outros jogadores. Fomos com um grupo reduzido para Minas. Além da quantidade, da variabilidade das posições da nossa equipe... Creio que o Bahia chega mais forte para o jogo contra o Fortaleza", indicou.

 

Na contramão dos retornos, o Tricolor não terá o goleiro Mateus Claus, que trata de um edema na coxa, além do lateral-direito João Pedro, que segue em isolamento após ter contraído o coronavírus.

 

FORTALEZA

 

Com 41 pontos, o Fortaleza está um pouco menos desconfortável na briga contra a degola. Em casa, o Leão do Pici enxerga a oportunidade de vencer o Esquadrão e garantir o seu livramento. Para isso, não terá desfalques por suspensão ou lesão.

 

No time titular de Enderson Moreira, um nome conhecido do torcedor do Bahia: Juninho. Ele volta ao time após ter cumprido suspensão automática. 

 

"A gente sempre procura trabalhar com a equipe, seja qual for o lado do campo que o treinador queira nos utilizar, estamos sempre preparados nem que seja de gandula. A gente quer fazer o melhor para equipe, para o clube sempre estar vencendo. Para o jogo contra o Bahia, vamos estar disponíveis para poder ajudar da melhor maneira possível, seja jogando, um, dez, 90 minutos. O mais importante é que o Fortaleza vença e consiga permanecer por mais um ano na Série A. O jogo contra o Bahia é uma final de Copa do Mundo para nós, e o Derley está sempre preparado porque trabalho bastante para ajudar meus companheiros a conquistar as vitórias", disse o volante Derley.

 

FICHA TÉCNICA
Fortaleza x Bahia
Campeonato Brasileiro - 37ª rodada
Local: Castelão, em Fortaleza
Data: 20/02/2021 (sábado)
Horário: 21h
Árbitro: Luiz Flávio de Oliveira (FIFA-SP)
Assistentes: Danilo Ricardo Simon Manis e Miguel Cataneo Ribeiro da Costa (ambos de SP)
VAR: Marcio Henrique de Gois, auxiliado por Thiago Luis Scarascati e Herman Brumel Vani (ambos de SP)

 

Fortaleza: Felipe Alves; Gabriel Dias, Paulão, Quintero, Bruno Melo; Felipe, Juninho; Luiz Henrique (Romarinho), Igor Torres (Osvaldo), Wellington Paulista e David. Técnico: Enderson Moreira.

 

Bahia: Douglas; Nino Paraíba, Ernando, Lucas Fonseca e Matheus Bahia; Gregore, Ronaldo e Rodriguinho; Rossi, Gabriel Novaes (Thiago) e Gilberto. Técnico: Dado Cavalcanti.


São Paulo leva empate do Palmeiras no fim e dá adeus ao título do Campeonato Brasileiro

 

O São Paulo empatou com o Palmeiras por 1 a 1, no Morumbi, em jogo atrasado da 34ª rodada do Campeonato Brasileiro. Com isso, o Tricolor não tem mais chances de título da competição, deixando a disputa somente para Flamengo e Internacional.


O gol do Tricolor foi marcado por Luciano, batendo pênalti, aos 28 minutos da segunda etapa. Os palmeirenses empataram com Rony, aos 47 minutos da etapa final. 

Com o empate, o São Paulo está na terceira colocação, com 63 pontos e e não consegue mais alcançar o líder Internacional, com 69 pontos conquistados.

Já o Palmeiras fica na sexta posição, com 57 pontos, mas foca na final da Copa do Brasil, dia 28 de fevereiro, diante do Grêmio. 

As duas equipes voltam a campo pela 37ª rodada do Brasileirão. O São Paulo enfrenta o Botafogo, às 20h, na próxima segunda-feira (22), no Rio de Janeiro, enquanto o Palmeiras pega o Atlético-GO, no mesmo dia, às 18h, no Allianz Parque

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2021

Governo do Ceará libera jogos e Fortaleza x Bahia não terá mudança de horário

 

O Governo do Ceará autorizou que Ceará e Fortaleza joguem no Castelão, pelo Campeonato Brasileiro, mesmo em horários durante o toque de recolher. Com isso, a partida do Tricolor do Pici contra o Bahia está mantida para sábado (20), às 21h, pela 37ª rodada. Já o Ceará entra em campo no mesmo local na quinta-feira (25), às 21h30, contra o Botafogo, pela 38ª jornada. 

 

"Por serem fechados para o público, com o respeito aos protocolos sanitários estabelecidos, os dois jogos finais do Campeonato Brasileiro, no sábado (20) e na quinta (25) poderão ser realizados no Estádio Castelão, em Fortaleza, nos horários previamente agendados", diz a nota do governo publicada pelo sote Diário do Nordeste.

 

Para conter a transmissão da Covid-19 no estado, o governador Camilo Santana assinou um decreto estabelecendo novas medidas e dentre elas está o toque de recolher, todos os dias entre 22h e 5h. Apenas serviços essenciais estariam liberados a funcionar, condição que não estaria enquadrado o futebol.  Porém, o governo entrou em contato com a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) sobre a questão e a entidade argumentou sobre a realização das partidas.

 

O Fortaleza está na briga para evitar o rebaixamento. O Tricolor do Pici ocupa a 15ª posição com 41 pontos, quatro a mais da degola. Enquanto o Bahia é o 16º com 38. Em situação distinta, o Ceará é o 12º com 46.



Atletas da Rússia vão representar o Comitê Olímpico do país nos Jogos de Tóquio

 

Os atletas da Rússia irão assumir o título do Comitê Olímpico Russo (ROC) nas Olimpíadas de Tóquio e demais eventos esportivos pelos próximos dois anos. Após o país ser punido por acusações envolvendo doping de esportistas, o país não poderá ser representado com bandeira, hino e brasão russos em competições. 

 

Para que os atletas da Rússia, que não estão envolvidos no caso, e irão disputar competições internacionais, foi adotado um novo “batismo” para representação da delegação. Ao invés de representarem o país, eles disputarão em nome do ROC.

 

A medida já foi aprovada pelo Comitê Olímpico Internacional (COI) e pela Agência Mundial Antidoping (Wada). Os atletas da Rússia vão representar o ROC até os Jogos de Inverno de Beijing, que acontecerá em 2022.

 

O país foi banido, inicialmente, por quatro anos de ser representado em eventos esportivos após autoridades russas serem acusadas de alterar amostras de exames de atletas que iriam para o Laboratório de Moscou e, posteriormente, para a Wada . A Corte Arbitral do Esporte (CAS) reduziu a pena para dois ano


Conmebol confirma datas de jogos do Brasil nas eliminatórias para março

 

A Conmebol usou sua conta oficial no Twitter para anunciar a volta das eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo do Catar em 2022.

A partida entre Brasil e Colômbia será realizada no dia 26 de março, em Barranquilla. Já o duelo contra a Argentina será em 30 de março, no Recife.

No momento, a seleção brasileira está na primeira colocação, com 12 pontos e 100% de aproveitamento. Logo em seguida vem os argentinos, com dez, Equador, com nove, e o Paraguai encerra a zona de classificação, com seis.

Os dez jogos de qualificação das eliminatórias serão disputados entre quinta-feira, 25, e terça-feira, 30 de março de 2021.

Além disso, a instituição declarou que, em breve, em conjunto com a Fifa, vai enviar mais informações sobre a implementação dos protocolos de saúde e segurança previstos para as partidas.

Rui Costa busca alternativa em relação aos jogos de futebol durante toque de recolher

 

Com os altos índices de contágio da Covid-19 na Bahia, o governador Rui Costa (PT) estuda a possibilidade de aumentar a rigidez do toque de recolher. A medida poderia afetar os jogos de futebol acontecem durante a noite. Em entrevista à TV Bahia nesta sexta-feira (19), o chefe de estado disse que busca alternativas junto à Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e à Federação Bahiana de Futebol (FBF).

 

"O que eu falei com o governador do Ceará, que tava tratando isso com a CBF. Ele estava buscando uma alternativa com a CBF. Ontem eu falei com o presidente da Federação Bahiana de Futebol, pedi para ele fazer uma mediação com a CBF nessa conversa para ver se há possibilidade de alteração. Eles falaram da dificuldade porque teriam que alterar todos os jogos. Disseram que, na última rodada, para garantir iguais condições para todos os times, os jogos são todos no mesmo horário", afirmou.

 

O estado do Ceará também tem adotado o toque de recolher, que colocou em dúvida a realização da partida entre Fortaleza e Bahia marcada para este sábado (20), às 21h, no Castelão, pela 37ª rodada do Campeonato Brasileiro. Porém, o governador Camilo Santana (PT) liberou o duelo dentro do horário da medida restritiva. Na próxima quinta (25), às 21h30, o Esquadrão de Aço recebe a visita do Santos na Arena Fonte Nova, pela última jornada da competição nacional.

 

Além do Brasileirão que está na reta final, o Campeonato Baiano foi iniciado na noite da última quarta (17), enquanto a Copa do Nordeste vai começar no dia 27.


terça-feira, 16 de fevereiro de 2021

Com Gilberto no gramado, Bahia começa preparação para enfrentar o Fortaleza

 

O elenco do Bahia voltou ao trabalho na manhã desta terça-feira (16) pensando no jogo contra o Fortaleza. A partida, que pode decretar a permanência do Esquadrão na Série A, será no próximo sábado (20), às 21h, na Arena Castelão.

 

Inicialmente, o grupo passou por um treinamento físico de força na academia do clube. Na sequência, em campo, Dado Cavalcanti comandou um treino técnico e tático. O grupo foi dividido em dois times que se enfrentavam.

 

O goleiro Douglas participou normalmente no trabalho e deve estar à disposição para o jogo.

 

O lateral Zeca e o atacante Gilberto, que ficaram fora da partida contra o Atlético-MG por lesões musculares, treinaram a parte física no gramado com o preparador Roberto Nascimento.

 

Fora da atividade, o goleiro Mateus Claus tratou na fisioterapia de um incômodo na coxa.

 

Ao fim do trabalho, o grupo passou por um treino regenerativo nos barris de gelo e banheiras de hidromassagem.


Corinthians abre negociações por Vital, e espera receber R$ 26,9 milhões

 

O Corinthians abriu negociações com o Real Salt Lake, dos Estados Unidos, para vender o meia Mateus Vital. O clube da MLS apresentou ontem uma proposta de US$ 3,8 milhões (R$ 20,4 milhões) por 75% dos direitos do jogador, mas a diretoria do clube alvinegro espera receber, no mínimo, US$ 5 milhões (R$ 26,9 milhões) por 60%.

A oferta inicial do Real Salt Lake foi em contratar Vital por empréstimo de uma temporada por US$ 200 mil (R$ 1 milhão), e realizar a compra em definitivo por US$ 3,8 milhões (R$ 20,4 milhões). O Corinthians é dono de 85% dos direitos do meio-campista e considera o valor baixo para um atleta de 23 anos. Oficialmente, o clube do Parque São Jorge nega que tenha recebido qualquer contato dos norte-americanos.

Formado nas categorias de base do Vasco, Mateus Vital foi contratado pelo Corinthians na temporada 2018 por R$ 5,5 milhões. O jogador passou por altos e baixos no clube do Parque São Jorge, e hoje vem sendo peça importante no esquema montado pelo técnico Vagner Mancini. Em seus últimos oito jogos, o meia fez três gols.

No passado, o jogador recebeu sondagens do futebol italiano, mas as conversas não avançaram. A diretoria do Corinthians entende que o jogador tem um alto valor de mercado e está disposta a realizar a negociação com a condição de que os valores oferecidos atendam as expectativas criadas pelo clube.

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2021

TVE fecha direitos de transmissão do Campeonato Baiano

 

O Campeonato Baiano tem uma nova casa na TV aberta. Trata-se da TVE, que assinou nesta segunda-feira (15) um acordo com a Federação Bahiana de Futebol (FBF) por duas temporadas. A TV Bahia, antiga detentora dos direitos de transmissão, não demonstrou interesse na renovação. 

 

Os números não foram revelados, mas o Bahia Notícias apurou que o valor pago pela estatal é maior do que o da TV Bahia. 

 

A TVE irá transmitir ao vivo todos os jogos de Bahia e Vitória na primeira fase. A primeira transmissão será da partida entre o Unirb e o Leão, quarta-feira (17), às 19h30, em Alagoinhas, pela abertura do Baianão.

 

O sinal da TVE chega a mais de 120 munícipios no estado.  A emissora é vinculada ao Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia (IRDEB), que integra a estrutura organizacional da Secretaria da Educação do Estado da Bahia.


Campeonato Baiano terá premiação em dinheiro

 

O Campeonato Baiano de 2021 trará novidades para clubes e torcedores. Este ano, os quatro primeiros colocados poderão faturar um prêmio em dinheiro ao fim da competição e a torcida dos clubes da capital e do interior do estado terão a oportunidade de acompanhar as partidas ao vivo pelos novos meios de transmissão.

 

Até o ano passado, o único valor que era recebido pelas equipes participantes do campeonato eram referentes aos pagamentos de direito de exibição dos jogos pela televisão. Mas, este ano, os quatro primeiros colocados da tabela ao fim do estadual vão receber um prêmio em dinheiro. 

 

Outras modificações para a edição de 2021 vão acontecer como a quantidade de jogos que serão transmitidos e de que forma eles serão disponibilizados para os torcedores. 

 

As partidas do Baianão, incluindo dos times do interior do estado, serão exibidos ao vivo e em todo o mundo através de parceria da Federação Bahiana de Futebol (FBF) e os clubes participantes pelas redes sociais e pelo YouTube, com as contas oficiais das agremiações.  

 

Outra opção para acompanhar os confrontos do estadual de 2021 será pela televisão aberta (leia mais), e ao invés de 13 jogos, como na temporada passada, serão transmitidos 25 duelos do campeonato este ano, também incluindo jogos entre equipes do interior. 

 

Na edição de 2021, estão participando do Baianão: Atlético de Alagoinhas Bahia, Bahia de Feira, Doce Mel, Fluminense de Feira, Jacuipense, Juazeirense, Unirb, Vitória e Vitória da Conquista. A competição será iniciada nesta quarta-feira (17) e tem previsão de término em 23 de maio.

 

O jogo de estreia do Campeonato Baiano será o duelo do Unirb contra o Vitória, que foi antecipado para esta quarta. A partida vai acontecer no Estádio Carneirão, às 19h30, em Alagoinhas.


Adriano 'MJ' é visto em treino do Jacuipense: 'Existe um namoro', diz presidente

 

O atacante Adriano "Michael Jackson" foi visto treinando com o Jacuipense. Uma foto do jogador, que disputou a temporada 2020 pelo sul-coreano FC Seoul, ao lado do atacante Dinei, que defende o Leão Grená, circulou nas redes sociais. O presidente do clube baiano, Gegê Magalhães, confirmou que o atleta está mantendo a forma junto com o restante do elenco, mas que não existe nada de concreto, apenas um namoro entre as duas partes.

 

"Ele está treinando com a Jacuipense. Não quer dizer que ele será contratado, mas é um desejo do clube. Com certeza é uma grande jogador. Ele está no mercado. Se acontecer dele demonstrar interesse em ficar no elenco, será muito bem-vindo", afirmou em entrevista ao Bahia Notícias. "Existe um namoro. Ele está no mercado não só para a gente, mas como para os outros", completou.

 

Com duas passagens pelo Bahia, deixando saudades na torcida, Adriano Michael Jackson está na segunda passagem pelo FC Seoul, quando retornou em 2020, onde disputou nove jogos e não marcou nenhum gol. Ele já havia atuado no clube nas temporadas de 2015 e 2016, onde teve desempenho bem melhor entrando em campo 58 vezes e anotou 40 tentos.

 

"Não está descartado. Temos um orçamento definido, e trabalhamos dentro desse orçamento e temos um teto salarial. O Jacuipense trabalha com teto salarial e por isso não tem grandes contratações, por isso até que trabalhamos com salário em dia, o que é uma grande vantagem para os jogadores, receberem em dia", completou Gegê Magalhães.

 

Em maio do ano passado, Adriano Michael Jackson participou da Live do Bahia Notícias (relembre aqui). Na ocasião, ele se preparava para retornar aos gramados após a paralisação do futebol devido a pandemia global do novo coronavírus. Naquela entrevista, o atleta disse que não pretendia voltar a jogar no futebol brasileiro.

 

"Eu não tenho aquela vontade de voltar para o Brasil. O futebol brasileiro é muito trabalho, muita cobrança, tem também muita falsidade. E o futebol no Brasil não valoriza os jogadores que tem, valorizam o clube. Então não tenho vontade de voltar ao Brasil, porque não me valorizaram. Quero ficar num lugar que me valoriza e onde sou ídolo", declarou ao BN.

 

Enquanto Adriano Michael Jackson apenas treina para manter a forma física, o Jacuipense se prepara para estrear na temporada de 2021. O Leão Grená encara o Bahia de Feira, no próximo domingo (21), às 16h, na Arena Cajueiro, pela primeira rodada do Campeonato Baiano. Além do estadual, o clube de Riachão do Jacuípe também terá a disputa da Série C do Brasileiro.


Bahia pode se garantir na Série A com triunfo sobre o Fortaleza

 

Após empatar com o Atlético-MG e ver o Vasco ser derrotado pelo Internacional, o Bahia se aproximou da permanência na Série A do Campeonato Brasileiro. O livramento da degola pode ocorrer já na 37ª rodada, marcada para este final de semana.

 

Para se firmar na elite, o Esquadrão de Aço precisa vencer o Fortaleza no sábado (20) dentro do Castelão e torcer para que o Vasco perca para o Corinthians no próximo domingo (21), a partir das 16h, na Neo Química Arena e o Goiás não vença o Bragantino, também no domingo, às 20h30, na Serrinha.

 

Com 38 pontos conquistados, o Esquadrão de Aço ocupa a 16ª posição da competição nacional. O time comandado por Dado Cavalcanti folga nesta segunda (15) e se reapresenta para os treinamentos nesta terça (16), às 9h, no CT Evaristo de Macedo.


domingo, 14 de fevereiro de 2021

Inter vence com polêmica de VAR, mantém liderança e complica o Vasco

 

Em jogo bastante polêmico, o Internacional venceu neste domingo (14) o Vasco por 2 a 0 em São Januário (RJ), com gols de Rodrigo Dourado e Thiago Galhardo, e se manteve na liderança do Campeonato Brasileiro, restando somente mais duas rodadas para o término da competição.

O lance que gerou mais burburinho foi o gol marcado por Rodrigo Dourado, já que, segundo o próprio jogador, o árbitro Flávio Rodrigues de Souza teria dito a ele que o VAR não estaria conseguindo usar as linhas para verificar um suposto impedimento. A situação gerou muita reclamação por parte do Cruzmaltino.

Com o resultado, o Vasco se manteve na zona de rebaixamento. O time está a um ponto do Bahia, que é o 16º colocado.

Na próxima rodada, o Inter faz confronto direto contra o vice-líder Flamengo. Já o Vasco visita o Corinthians.

Flamengo vence Corinthians e segue na disputa pelo Brasileirão com o Inter

 

O Flamengo segue na cola do Internacional na disputa pelo título do Campeonato Brasileiro. O time rubro-negro derrotou o Corinthians por 2 a 1, neste domingo (14), no Maracanã, pela 36ª rodada, e depende apenas de seus resultados para conquistar o bicampeonato. Willian Arão e Gabigol fizeram os gols da equipe, enquanto Léo Natel anotou para o Alvinegro.

Com a vitória, o Flamengo chegou aos 68 pontos e tem um de desvantagem para o Inter, que bateu o Vasco em São Januário também na tarde de hoje.

Dessa forma, o confronto direto entre Flamengo e Internacional, na próxima rodada, será decisivo para a definição do campeão. A partida acontece no dia 21, no Maracanã. Caso haja empate, o Colorado vai para a última rodada dependendo apenas de seu resultado para levantar o troféu. Já o Rubro-Negro precisa ganhar o duelo para chegar à liderança.

O Corinthians, por sua vez, perdeu uma posição na briga por um lugar na próxima edição da Libertadores. Com 49 pontos, o time alvinegro está em nono lugar e tem um ponto a menos que o Santos, que fecha o G-8. A próxima partida do time de Vagner Mancini será justamente contra o Peixe, nesta quarta-feira (17), na Vila Belmiro.