GOVERNO DA BAHIA

Fibrolink Telecom

Fibrolink Telecom

GOVERNO DA BAHIA

quinta-feira, 17 de janeiro de 2019

Na estreia da Copa do Nordeste, Bahia fica no 1 a 1 com o CRB

Foto: Reprodução/Facebook/ECB

A estreia do Bahia na Copa do Nordeste não trouxe muita alegria para os tricolores. O jogo do Esquadrão de Aço contra o CRB terminou no 1 a 1, em partida realizada na noite desta quarta-feira (16), na Arena Fonte Nova.
O visitante abriu o placar com gol de Mateus. O Bahia empatou depois, com gol de Gilberto.
O próximo confronto do time tricolor será no domingo (20), contra o Fluminense de Feira.

Premiados os melhores do Intermunicipal 2018


Em um dos últimos atos de Ednaldo Rodrigues como presidente da Federação Bahiana de Futebol, o Troféu dos Melhores do Campeonato Intermunicipal levará o nome de “Liedson da Silva Muniz”, uma homenagem ao ex-atacante baiano que nasceu na cidade de Cairu e atuou pela competição na Seleção de Valença.
E nesta quarta-feira (16), os premiados da edição de 2018 receberam seus troféus, em cerimônia realizada no Wish Hotel, no Campo Grande.Por meio de 14.457 votos, com participação popular, a seleção do 61º Campeonato Intermunicipal de Futebol foi conhecida no último dia 20 de dezembro.

É a segunda vez que a FBF promove uma homenagem para este craque baiano. Em 2016, a Seleção de Itaberaba foi campeã pela primeira vez do Intermunicipal, ao derrotar Itabela na decisão, e conquistou o Troféu “Liedson da Silva Muniz”.

Liedson compareceu ao evento desta quarta-feira (16) e agradeceu ao apoio que sempre teve da FBF e do presidente Ednaldo Rodrigues, desde o início da carreira de jogador, atuando a princípio no futebol amador. Ele recebeu das mãos de Ednaldo o certificado que instituiu seu nome como troféu de premiação do Intermunicipal, como já ocorria com os saudosos Armando Oliveira (Série A do Baianão) e Antônio Pena (Série B do Baianão).

“É muito gratificante estar recebendo essa homenagem em vida. Peço que os clubes olhem mais para o Intermunicipal. Agora foram três jogadores da competição contratados por clubes baianos. Tenho certeza de que tem muito mais talentos a serem descobertos. Aos jogadores, eu digo: acreditem que tudo é possível, eu sou a prova disso”, afirmou Liedson, que nasceu na cidade de Cairu e, em setembro de 2013, decidiu pendurar as chuteiras. Hoje, aos 41 anos, completados no último dia 17 de dezembro, é dono de um time no Campeonato Municipal de Valença chamado Bolívia.

AO VIVO – A equipe da TV FBF fez a transmissão ao vivo da cobertura da entrega do Troféu “Liedson da Silva Muniz”, que foi apresentada pelo repórter e comentarista Antônio Tillemont. Dos 302 jogos, a TV FBF esteve presente em 15 deles, inclusive na semifinal e finais.

Participaram também das coberturas do Intermunicipal pela TV FBF, os seguintes profissionais: Luís Victa e Flankel Lima (narradores), Jailton Mota (comentarista), Ruy Mascarenhas (repórter), Lucimário Ribeiro (imagens), Haroldo Mattos e Felipe Alves (produção).

Além de Liedson, os troféus foram entregues por Carlos Ventura, presidente do Conselho Fiscal da FBF; Vicente Neto, secretário de Tranalho, Emprego, Renda e Esportes (Setre), representando o governador Rui Costa; Itamar Lima, presidente da Liga de Feira de Santana; Eduardo Mesquita, presidente do Conquista; o presidente da CEAF-BA, Vidal Cordeiro Lopes e o presidente Honra da Comissão Estadual de Árbitro de Futebol da Bahia, Wilson Paim; o ex-árbitro Jailson Macedo Freitas; Rafael Damasceno, presidente do Jacobina; e Hélio Menezes, presidente do TJD-BA.
O decano da crônica esportiva baiana, José Athayde Costa, entregou o troféu ao jovem narrador Augusto Carvalho, de 17 anos, da TV Catolé, de Itapetinga. Zé Athayde arrancou aplausos da plateia com suas histórias de rádio e agradeceu ao presidente Ednaldo Rodrigues, desejando o mesmo sucesso ao novo presidente da FBF, Ricardo Lima.
Foi feita também uma homenagem à Torcida Toma (Torcida Organizada Mancha Azul), de Itamaraju, cujo integrante da diretoria Flavinho ressaltou que o Intermunicipal é para os torcedores do interior “a Copa do Mundo do futebol baiano”.
E o empresário Welinton Nascimento também recebeu uma homenagem especial pelos serviços prestados ao futebol da Bahia, notadamente ao clube Colo-Colo, de Ilhéus.

Relembre no quadro abaixo os contemplados com o Troféu “Liedson da Silva Muniz”:

 
Melhores do Intermunicipal 2018

GOLEIRO
GEOVANE (ITAMARAJU)
LATERAL DIREITOALEX JÚNIOR (ITAPETINGA)
ZAGUEIRO 1GUILHERME (ITAMARAJU)
ZAGUEIRO 2TIAGO LEAL (ITAPETINGA)
LATERAL-ESQUERDOFELIPINHO (ITAPETINGA)
VOLANTE 1LÉO FAY (CACHOEIRA)
VOLANTE 2JACARÉ (ITAMARAJU)
MEIA 1DONDON (ITAMARAJU)
MEIA 2LEY (ITAPETINGA)
ATACANTE 1KAKÁ (ITAMARAJU)
ATACANTE 2PIM (EUCLIDES DA CUNHA)
TÉCNICOBETO OLIVEIRA (ITAMARAJU)
PREPARADOR FÍSICOLAYON SENA (ITAMARAJU)
CRAQUEKAKÁ (ITAMARAJU)
REVELAÇÃOROMÁRIO, 21 ANOS (ITAMBÉ)
FAIR PLAYTORCIDA TOMA (ITAMARAJU)
ÁRBITROEDVALTER MARINHO DOS SANTOS (UBAITABA)
ASSISTENTE 1WESLEY SILVA SANTOS (ITABUNA)
ASSISTENTE 2SILVÉRIO JOSÉ LOPES LIMA (VALENTE)

quarta-feira, 16 de janeiro de 2019

Liedson é homenageado com nome permanente em troféu dos melhores do Intermunicipal

Liedson é homenageado com nome permanente em troféu dos melhores do Intermunicipal 

Aposentado dos gramados, o ex-jogador Liedson foi homenageado no evento de premiação dos melhores do Campeonato Intermunicipal 2018, nesta quarta-feira (16), no Wish Hotel da Bahia, em Salvador. Os nomes dos atletas premiados foi divulgado pela Federação Bahiana de Futebol (FBF) no último mês de dezembro (confira aqui) Daqui para frente, os troféus destinados aos melhores da competição terão o nome do ex-atacante que fez sucesso no futebol brasileiro e português.

"Graças a Deus estou recebendo a homenagem em vida. Estou muito feliz representando a minha cidade de Valença e também todo o Intermunicipal", falou. "Quem está no Intermunicipal pode pensar também que lá na frente pode disputar uma Copa do Mundo ou, no mínimo, jogar numa seleção de qualquer país. Meu conselho para quem disputa o Intermunicipal é: Acreditem, porque tudo é possível!", disse.

A porta de entrada de Liedson no futebol profissional foi através do Intermunicipal. Ele disputou a competição pela primeira vez em 1995 pela seleção de Valença. As boas atuações renderam um convite para um teste no Poções, clube que o revelou. O sucesso no Sporting, de Portugal, fez a federação do país convidá-lo a se naturalizar e defender a seleção. Ele também disputou a Copa do Mundo de 2010 pela seleção portuguesa.

"É um orgulho para mim ter disputado o Intermunicipal. Meu primeiro Intermunicipal foi em 1995 pela seleção de Valença e eu tinha 17 anos. O Intermunicipal, para nós do interior, é como se fosse nossa Copa do Mundo. Ela hoje mudou totalmente, muitos jogadores vivem disso. Desde já faço um apelo para os clubes e não só os times do interior como também os da capital, Bahia e Vitória, possam olhar com um pouco mais de carinho para as seleções do Intermunicipal, porque tem muita gente, muitas joias para serem lapidadas, eu sei disso. Eu vim de lá. Com 21 para 22 anos, fui fazer teste no Poções sem ter passado por uma base e já de cara ser aprovado. Minha vida foi como um foguete que subiu, fui profissional por 13 anos, mas em quatro anos já jogava na Europa . Quando você está preparado para as oportunidades você consegue. Por isso que eu falo que tem que apostar mais no Intermunicipal, tem que olhar melhor", discursou.

Não é a primeira vez que o nome de Liedson é dado a um troféu do Intermunicipal. Em 2016, a taça de campeão da competição também levou o seu nome.

Ricardo Lima toma posse como novo presidente da FBF

A Federação Bahiana de Futebol (FBF) realizou nesta quarta-feira (16), no  Wish Hotel da Bahia, em Salvador, a posse do novo presidente da entidade. Ricardo Lima assumiu o comando da entidade e ficará no cargo até 2022.  

Ricardo Lima tem 36 anos e é formado em Análise de Sistema. O dirigente ocupava a vice-presidência da FBF desde 2015. Ele encabeçou a chapa única do pleito realizado no ano passado (relembre aqui). 

Manfredo Lessa, que era coordenador jurídico da FBF, tomou posse como vice-presidente. Ele já ocupou esse cargo entre 2009 a 2015.

Agora ex-presidente da FBF, Ednaldo Rodrigues tomará posse como vice-presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). A solenidade está agendada para acontecer em abril, no Rio de Janeiro.

Burse diz que ficou ‘satisfeito’ com empate na estreia do Nordestão

Reprodução: Maurícia da Mata/ EC Vitória

O técnico da equipe sub-23 do Vitória, João Burse, ficou satisfeito com a postura do Rubro-Negro no empate em 1 a 1 com o CSA, nesta terça-feira (15), no Estádio Rei Pelé, em Maceió (AL), ma estreia da Copa do Nordeste.
“Tivemos tempo para treinar com os atletas. Isso faz diferença enorme para qualquer treinador. Conseguir ver isso no campo nos deixa felizes. A gente queria a vitória, mas sabemos da dificuldade. Torcida, jogar fora de casa, mas, mesmo assim, os atletas cumpriram as funções, conseguimos encaixar bolas ensaiadas, tivemos mais volume de jogo, mais oportunidades. Isso nos deixa felizes. É um passo importante para que eles ganhem confiança”, disse em entrevista coletiva à imprensa, no final do jogo.