sábado, 17 de maio de 2025

Pré-lista dos convocados para Seleção Brasileira é divulgada

 


A primeira parte da lista de pré-convocados por Carlo Ancelotti para a Seleção Brasileira foi divulgada.

Os convocados foram Neymar do Santos, Danilo, Wesley, Léo Ortiz, Alex Sandro, Gerson e Pedro do Flamengo.

Neste sábado (17), a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) emitiu um comunicado para as equipes com convocados liberarem os jogadores.

Os jogadores serão apresentados no dia 2 de junho, em São Paulo e vão iniciar os treinamentos para os jogos contra Equador, 5 de junho, em Guayaquil, e Paraguai, dia 10, na Neo Química Arena.




sexta-feira, 16 de maio de 2025

Arena Fonte Nova recebe primeira visita da FIFA para a Copa do Mundo Feminina de 2027

 


A FIFA realizou, nesta terça-feira (13), a primeira visita técnica à Arena Fonte Nova, em Salvador, para os preparativos da Copa do Mundo Feminina da FIFA Brasil 2027™. A equipe de 25 pessoas inspecionou a infraestrutura da arena e discutiu os detalhes logísticos e técnicos da competição. 

Salvador foi a quinta cidade-sede a receber a comitiva, que já passou pelo Rio de Janeiro, Porto Alegre, São Paulo e Recife. Belo Horizonte, Brasília e Fortaleza serão as próximas.

A escolha das sedes priorizou estádios com experiência em grandes eventos internacionais e infraestrutura consolidada. A Arena Fonte Nova foi selecionada por atender a esses critérios, além de contar com uma boa rede hoteleira, transporte eficiente e centros de treinamento adequados. A definição da quantidade de jogos por cidade será feita nas próximas etapas, com cada uma recebendo no mínimo cinco partidas.

A Copa do Mundo Feminina de 2027 será a primeira realizada no Brasil e ocorrerá entre 24 de junho e 25 de julho. A Arena Fonte Nova, que já sediou importantes competições internacionais, será um dos locais dessa edição histórica.


quinta-feira, 15 de maio de 2025

Justiça do Rio de Janeiro determina afastamento de Ednaldo Rodrigues da CBF

 


O presidente da Confederação Brasileira de Futebol, Ednaldo Rodrigues, foi afastado do cargo de gestor da entidade, nesta quinta-feira (15). Ainda na quarta (14), o ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal, havia negado o pedido de afastamento do comandante. No entanto, o desembargador Gabriel Zefiro, do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ) definiu pelo afastamento do baiano. Quem assumo é Fernando Sarney, vice-presidente da entidade e filho do ex-presidente da República José Sarney, que vai conduzir as próximas eleições da CBF. 

 

"Pelo exposto, determino: 1- o afastamento da atual diretoria da CBF; 2- que o Vice-Presidente da CBF, Fernando José Sarney, realize a eleição para os cargos diretivos da CBF, na qualidade de interventor, o mais rápido possível, obedecendo-se os prazos estatutários, ficando a seu cargo, até a posse da diretoria eleita, os poderes inerentes à administração da instituição, dispostos no art.7º do Estatuto da Entidade", afirmou. 

Ednaldo, ex-dirigente da Federação Bahiana de Futebol, chegou à CBF em 2021, como presidente interino e já em 2022 foi eleito gestor definitivo da organização. Além do primeiro período de quatro anos de mandato, o gestor foi reeleito e poderá ficar no cargo até 2034.

 

No começo do mês de maio, a deputada Daniela Carneiro (União Brasil-RJ) solicitou ao STF o afastamento imediato de Ednaldo Rodrigues da presidência da CBF, e a revisão do acordo firmado pelo tribunal, que encerrava a ação questionando o processo eleitoral da entidade.

Após a polêmica, a entidade se pronunciou sobre o caso e negou a ilegitimidade do processo que liberou o comando da presidência.

 

“A CBF enfatiza que todos os atos relacionados ao acordo mencionado foram conduzidos dentro da legalidade e com a participação de representantes devidamente legitimados. O processo foi legítimo e teve acordo homologado. É absolutamente inverdade que esse processo tenha sido reaberto a pedido de uma parlamentar”, confirmou. 

 

Apesar da negativa da entidade, o desembargador responsável pelo caso anulou o acordo assinado pelo Coronel Nunes e outros dirigentes da Confederação Brasileira de Futebol. 

"A robustez dos indícios trazidos aos autos leva à inarredável conclusão acerca de um fato, até mesmo óbvio: há muito o Coronel Nunes não tem condições de expressar de forma consciente sua vontade. Seus atos são guiados. Não emanam da sua vontade livre e consciente", escreveu Gabriel Zafiro.


quarta-feira, 14 de maio de 2025

Vitória lança novo uniforme 2 em celebração aos 126 anos do clube

 



No dia em que comemorou seu 126º aniversário, o Esporte Clube Vitória lançou, na noite desta terça-feira (13), a nova camisa 2 para a temporada 2025. A tradicional peça branca, carregada de simbolismo e superstição entre os torcedores, chega às lojas a partir desta quarta-feira (14). Com design minimalista e moderno, a nova versão mantém a base branca e apresenta uma leve textura no tecido. Os detalhes estão concentrados nas laterais e nas mangas, em um padrão discreto que reforça a elegância do uniforme. O escudo do clube permanece em destaque no peito, reafirmando a identidade rubro-negra.

A camisa estará disponível por R$ 299,99 nos modelos adulto masculino e feminino, e por R$ 279,99 na versão infantil. Sócios do clube terão desconto exclusivo na compra.

O lançamento, aguardado com entusiasmo pela torcida, teve início em pré-venda nas lojas oficiais e já movimenta os bastidores do clube. A peça é vista não apenas como um item esportivo, mas também como parte da mística do Leão, especialmente após a camisa branca ter sido associada a momentos positivos na temporada anterior.

O novo uniforme chega como um símbolo de renovação e continuidade, marcando a data histórica com respeito à tradição e olho no futuro.


Com um golaço de Claudinho, Vitória bate o Cerro Largo pela Sul-Americana

 


O Vitória venceu a primeira na Copa Sul-Americana e deu um passo importante para garantir vaga no playoff. O Colossal bateu o Cerro Largo por 1 a 0, na noite desta quarta-feira (14), no Estádio Centenario, pela quinta rodada. O placar da partida foi definido com um golaço de Claudinho no segundo tempo.

Com o resultado positivo, o Leão assumiu a vice-liderança na tabela do Grupo B com seis, dois a mais do que o Defensa y Justicia, que é o terceiro colocado. Estacionado nos quatro, o time uruguaio caiu para a quarta posição. Já classificado para as oitavas de final, a liderança é do equatoriano Universidad Católica que tem 11. Pelo regulamento, o segundo lugar vai disputar um playoff contra o terceiro da Libertadores.

O Vitória vai decidir sua vida na Sul-Americana, na próxima quarta (28), às 21h30 no horário de Brasília, contra o Universidad Católica, no Olímpico Atahualpa, pela sexta e última rodada da fase de grupos. Mas antes disso, o Leão enfrenta o rival Bahia, no clássico Ba-Vi, marcado para domingo (18), às 16h, na Arena Fonte Nova, pela nona jornada do Campeonato Brasileiro. O Rubro-Negro é o 14º colocado na tabela com nove pontos, dois a mais da zona de rebaixamento. Enquanto o Tricolor tem 12 na oitava posição.

Primeiro tempo

O Vitória começou bem a partida, com mais posse de bola e maior domínio no campo adversário. Aos 17 minutos, Ronald cobrou o escanteio e Matheuzinho tentou de letra, mas mandou para fora. Aos 30, Raul Cáceres sentiu um problema físico e o técnico Thiago Carpini foi obrigado a mudar, colocando Claudinho em campo.

Segundo tempo

Enquanto o Cerro Largo voltou dos vestiários com a mesma formação da etapa inicial, o Vitória fez três modificações promovendo as entradas de Erick, Gustavo Mosquito e Fabri nos lugares de Wellington Rato, Osvaldo e Janderson, respectivamente. Assim como no primeiro tempo, o Leão recomeçou a partida buscando o ataque. Mas foi o time uruguaio que desperdiçou a chance mais clara do jogo aos seis minutos com Peraza que recebeu o cruzamento na cara do gol, mas tocou para fora. Aos 25 foi a vez do Leão criar uma boa chance na arrancada de Erick que chutou rasteiro, mas Santilli espalmou para o lado. Depois, quem desperdiçou grande oportunidade foi Mosquito que saiu cara a cara com o goleiro e bateu para a defesa de Santilli. Três minutos, Mosquito arrancou pela esquerda e cruzou rasteiro para Carlinhos, que não alcançou. Pressão rubro-negra, Matheuzinho cabeceou na marca do pênalti, mas a bola desviou no meio do caminho. Mosquito pegou a sobra, girou e finalizou forte, mas ela foi para fora aos 33.

Claudinho marca um golaço para o Leão
O Vitória abriu o placar com Claudinho aos 37 minutos. Jogada de Jamerson pela esquerda que cruza para área, mas a defesa uruguaia afasta. O lateral aproveita o rebote, domina e sem deixar a bola cair, bate de primeira para estufar as redes. Cerro Largo 0x1 Vitória

FICHA TÉCNICA
Cerro Largo (URU) 0x1 Vitória
Copa Sul-Americana - 5ª rodada Grupo B
Local: Centenario, em Montevidéu (URU)
Data: 14/05/2025 (quarta-feira) 
Horário: 21h30 no horário de Brasília
Árbitro: Joel Alarcon (PER)
Assistentes: Alberth Alarcon e Leonar Soto (ambos do PER)
VAR: Michael Espinoza (PER)
Cartão amarelo: Lucas Correa (Cerro Largo) / Claudinho (Vitória)

Gol: Claudinho (Vitória)

Cerro Largo: Gino Santilli; Matías Mir (Bruno Hernández), Facundo Parada (Ginoli), Lucas Correa e Facundo Bonifazi; Alan Di Pippa, Nicolas Bertocchi e Sebastián Assis (Alan García); Julián Contrera (Rossi), Maximiliano Añasco e Facundo Peraza. Técnico: Daniel Núñez.

Vitória: Lucas Arcanjo; Raúl Cáceres (Claudinho), Lucas Halter, Edu e Jamerson; Ricardo Ryller (Carlinhos), Ronald e Matheuzinho; Wellington Rato (Erick), Osvaldo (Gustavo Mosquito) e Janderson (Fabri). Técnico: Thiago Carpini.


Bahia perde para o Atlético Nacional e se complica na Libertadores

 


A segunda derrota consecutiva na Libertadores complicou a vida do Bahia no Grupo F. Na noite desta quarta-feira (14), o Tricolor perdeu para o Atlético Nacional por 1 a 0, no Atanasio Girardot, pela quinta rodada da competição continental. O gol que definiu a partida foi marcado por Viveros no segundo tempo.

Com o resultado negativo, o time baiano estacionou nos sete pontos e caiu para a segunda colocação na tabela, sendo ultrapassado pela própria equipe colombiana, que somou nove e assumiu a liderança. Com cinco, o Inter aparece na terceira posição, à frente do Nacional, que é o quarto com quatro. As duas equipes se enfrentam nesta quinta (15), às 19h no horário de Brasília, no Parque Central, pelo complemento da rodada.

No próximo dia 28, na outra quarta, às 19h no relógio brasileiro, o Bahia definirá seu futuro na Libertadores contra o Inter, no Beira-Rio, pela última rodada, pela sexta e última rodada. Mas antes disso, o Esquadrão de Aço faz o clássico Ba-Vi diante do rival Vitória, no domingo (18), às 16h, na Arena Fonte Nova, pela nona jornada do Campeonato Brasileiro. O Tricolor é o oitavo colocado na tabela com 12 pontos, três a mais do que o Rubro-Negro, que aparece na 14ª posição.

Primeiro tempo

Logo com um minuto de bola rolando, o Atlético Nacional marcou um gol relâmpago com Viveros que driblou David Duarte e bateu na saída de Marcos Felipe. Mas o tento foi anulado pelo assistente que apontou impedimento na jogada e a marcação foi confirmada pelo VAR. Aos 22 minutos, Juba quase marcou um gol contra ao tentar cortar, com o peito, o cruzamento de Cándido na direção de Marcos Felipe, mas a bola foi para fora. Aos 33, Cauly levantou a bola na área, mas ela foi com veneno, assustou a defesa depois de quicar e Castillo espalmou para desviar. Cardona soltou uma bomba em direção ao gol, aos 43, mas mandou para fora. O árbitro Dario Herrera mostrou o cartão vermelho para um membro da comissão técnica do Bahia por reclamação excessiva aos 47 minutos.

Segundo tempo

Os dois times voltaram dos vestiários com as mesmas formações da etapa inicial.

Viveros abre o placar para o time colombiano
O Atlético Nacional abriu o placar no primeiro minuto do reinício da partida com Viveros. Castillo fez o lançamento para Arce, que invadiu a área e Marcos Felipe tocou com a mão, mas o camisa 19 aproveitou o rebote e empurrou para o fundo das redes. Após rever o lance no VAR, o árbitro Dario Herrera confirmou o tento dos donos da casa. Atlético Nacional 1x0 Bahia

O time colombiano chegou com perigo aos 12 minutos com Billy Arce que dominou pela esquerda, cortou para dentro e bateu forte, mas mandou por cima da meta baiana. Dois minutos, Hinestroza tentou cavar um pênalti ao passar por Juba, mas o árbitro mandou o jogo seguir. Aos 22, Mingo recebeu bom lançamento na área, em posição legal, mas não conseguiu dominar e a bola saiu pela linha de fundo. Cinco minutos depois, Jean Lucas soltou uma bomba de longe, mas ela passou por cima da trave colombiana. Cinco minutos depois, Jean Lucas soltou uma bomba de longe, mas ela passou por cima da trave colombiana. Marcos Felipe fez boa defesa com a ponta dos dedos aos 30 minutos no chute de Billy Arce e mandou para escanteio. A resposta do Tricolor veio três minutos depois, Pulga arrancou, cortou a marcação e cruzou na pequena área, mas Willian José não completou para o gol e a bola saiu pela lateral. Aos 44, Willian José aproveitou o rebote e finalizou forte para a grande defesa de Castillo.

FICHA TÉCNICA
Atlético Nacional (COL) 1x0 Bahia
Libertadores - 5ª rodada Grupo F
Local: Atanasio Girardot, em Medelín (COL)
Data: 14/05/2025 (quarta-feira) 
Horário: 19h no horário de Brasília
Árbitro: Dario Herrera (ARG)
Assistentes: Cristian Navarro e Pablo Acevedo (ambos da ARG)
VAR: Jorge Baliño (ARG)
Cartão amarelo: Uribe, Sarmiento, Hinestroza (Atlético Nacional)

Gol: Viveros (Atlético Nacional)

Atlético Nacional: Castillo; Andrés Román, Juan Arias, William Tesillo e Camilo Cándido; Jorman Campuzano, Mateus Uribe e Edwin Cardona (Asprilla); Marino Hinestroza (Rivero), Billy Arce (Sarmiento) e Kevin Viveros (Morelos). Técnico: Javier Gandolfi.

Bahia: Marcos Felipe; Erick, David Duarte, Ramos Mingo e Luciano Juba; Caio Alexandre (Acevedo), Jean Lucas (Michel Araujo) e Everton Ribeiro (Rodrigo Nestor); Cauly (Kayky), Erick Pulga e Lucho Rodríguez (Willian José). Técnico: Rogério Ceni.