segunda-feira, 20 de outubro de 2025

Basquete no chão, pipas no ar - Valença celebra um fim de semana esportivo inesquecível!

 




A Prefeitura Municipal de Valença promoveu neste domingo (19) uma série de eventos esportivos que animaram o fim de semana no município. A iniciativa marcou o retorno do basquete às quadras valencianas, resgatando uma modalidade que estava há algum tempo desassistida, além do festival de pipas no distrito do Guaibim.


Quatro equipes participaram da Copa Vila-Basquete: o Time do IFBA, o Time do Perspectiva, o Time do IFBaiano e o Time Valença Academy, em disputas acirradas pelo troféu da competição. A equipe vencedora foi o Time do Instituto Federal da Bahia.

De acordo com Sílvio Raimundo, presidente da Comissão Organizadora Vila-Basquete, o torneio representa um marco para o esporte local. “Nosso objetivo é fortalecer o basquete em Valença, incentivar novos talentos e promover o espírito esportivo entre os jovens. A receptividade foi excelente, e queremos dar continuidade a esse movimento, ampliando as competições e o número de participantes nas próximas edições.


O fim de semana esportivo também contou com o Festival de Pipas, realizado pela Secretaria Municipal de Juventude e Esportes, na praia de Guaibim, dentro da programação do Mês das Crianças. O evento reuniu dezenas de crianças e adolescentes, proporcionando momentos de lazer e criatividade ao ar livre.O Secretário de Juventude e Esportes destacou a importância das ações integradas para o desenvolvimento social e esportivo no município. “A primeira Copa Vila-Basquete simboliza o incentivo à prática esportiva em uma modalidade com muitos adeptos em Valença. Já o Festival de Pipas, além de celebrar o mês das crianças, estimula a convivência familiar e o desenvolvimento de habilidades motoras e criativas entre os pequenos”, destacou o secretário.


Brasil avança em três finais masculinas no Mundial de ginástica artística

 


O Brasil garantiu presença em três finais masculinas no Mundial de Ginástica Artística, que acontece em Jacarta, na Indonésia. Os ginastas Caio Souza e Diogo Soares avançaram para a final do individual geral, marcada para quarta-feira (22), às 8h30. Caio também se classificou para a final das argolas, que será disputada na sexta-feira (24), a partir das 4h.

Caio Souza encerrou a classificatória assegurando o oitavo lugar geral e a última vaga para a decisão. Já Diogo Soares terminou em décimo no individual geral e disputará sua terceira final consecutiva na categoria.

Com as classificações, o Brasil se junta à China e à Suíça como as únicas seleções com dois atletas entre os dez melhores do mundo. As finais seguem até domingo (25), encerrando a primeira competição do novo ciclo olímpico rumo aos Jogos de Los Angeles em 2028.


CEO do City apresenta projeto de novo CT do Bahia com investimento de R$ 300 milhões

 


Ferran Soriano, CEO do City Football Group (CFG), esteve em Salvador nesta segunda-feira (20) para lançar oficialmente o projeto do novo Centro de Treinamento do Bahia, o City Football Academy Bahia (CFA Bahia). O investimento previsto é de R$ 300 milhões, custeado integralmente pelo grupo internacional. A apresentação aconteceu na Casa de Apostas Arena Fonte Nova, em coletiva de imprensa.

Ao lado do governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, Soriano detalhou o empreendimento, que será construído em uma área de 560 mil m² e contará com 12 campos de futebol, um miniestádio com capacidade para mil pessoas, hotel para atletas, alojamento para as categorias de base e centro administrativo.

O CT será localizado na Via Metropolitana Camaçari–Lauro de Freitas, na Região Metropolitana de Salvador. O projeto está dividido em quatro etapas e, no momento, encontra-se na fase de planejamento e licenciamento ambiental. A conclusão da obra está prevista para dezembro de 2027.

"Esse centro vai ser de alta performance do maior nível do mundo, onde as pessoas não vão ter nenhum pretexto para estar no nível mais alto", afirmou Ferran Soriano.


domingo, 19 de outubro de 2025

Com atuação de gala, Bahia goleia o Grêmio na Fonte Nova

 


O Bahia teve uma atuação de gala para chegar ao 14º triunfo da edição de 2025 do Campeonato Brasileiro. Na noite deste domingo (19), o Esquadrão de Aço goleou o Grêmio por 4 a 0, na Arena Fonte Nova, pela 29ª rodada. O placar da partida foi definido com os gols de Iago Borduchi e Willian José, na etapa inicial, enquanto David Duarte e Rodrigo Nestor marcaram no segundo tempo.

Com o resultado positivo, o time baiano segue em sexto lugar na tabela de classificação com 46 pontos, mesma pontuação do Botafogo, que é o quinto, e seis a menos do que o Mirassol, que é o quarto, mas com um jogo a menos do que os concorrentes. Estacionado nos 36, o Tricolor gaúcho caiu para a 12ª posição.

Na próxima quarta-feira (22), às 19h, o Bahia volta ao gramado para receber a visita do Internacional, novamente na Fonte Nova, pelo jogo adiado da 14ª rodada da competição nacional.


Brasil conquista ouro por equipes femininas e encerra Mundial de halterofilismo

 


O Brasil fechou neste sábado (18) sua melhor participação na história do Mundial de Halterofilismo, realizado no Cairo, Egito. A equipe feminina, formada por Mariana D’Andrea, Lara Lima e Tayana Medeiros, conquistou a medalha de ouro por equipes, superando o Uzbequistão na final por 312,94 a 214,03 pontos.

A conquista coroou a campanha brasileira, que terminou a competição com seis medalhas no total: um ouro, três pratas e dois bronzes.

Com o ouro deste sábado, o Brasil superou o recorde anterior, estabelecido em Dubai 2023, quando havia conquistado quatro medalhas. O resultado consolida o país como uma das principais forças da modalidade no cenário internacional