GOVERNO DO ESTADO. BAHIA, AQUI É TRABALHO

sexta-feira, 6 de dezembro de 2019

FBF apresenta troféus Ednaldo Rodrigues Gomes


O próximo domingo ficará marcado como o dia mais importante da temporada do futebol amador da Bahia. Na oportunidade será conhecida a campeã do Intermunicipal 2019.
 
O título, cobiçado por centenas de municípios baianos, será disputado, mais uma vez, por Itapetinga e Itamaraju. A seleção campeã levará o troféu Ednaldo Rodrigues Gomes, uma homenagem ao ex-presidente da Federação Bahiana de Futebol e atual vice-presidente da Confederação Brasileira de Futebol.
 
O nome do dirigente, para os troféus de campeã e vice-campeã desta edição, foi sugerido pelas próprias Ligas participantes da competição. Natural de Vitória da Conquista, Ednaldo, também conhecido como “Nadinho” pelos mais íntimos, deu os primeiros passos no futebol naquele Município, como atleta amador do União Atlético Clube (Décadas 70-80). Mas, foi fora das quatro linhas que traçou sua história no cenário do futebol baiano. Foi Diretor de Futebol da Liga Conquistense (1979), ano da conquista do título daquela seleção no Intermunicipal, e Presidente da referida Liga na Década de 80; Diretor do Departamento de Futebol Intermunicipal da Federação Bahiana de Futebol – FBF (1993-1996); Vice-Presidente da FBF (1997-2000); Presidente da FBF (2001-2019) e desde abril atua como um dos Vice-Presidentes da CBF. 
Nesta terça-feira (3), a FBF apresentou os troféus Ednaldo Rodrigues Gomes, que serão entregues no próximo domingo (8), em Itapetinga. Além das taças, também serão ofertadas a chuteira de ouro, para o artilheiro do campeonato, o troféu bola de ouro, para o goleiro menos vazado, e medalhas.
 
Disputa - Itapetinga e Itamaraju, mostraram força para chegar à final pelo segundo ano consecutivo. Em 2018, Itamaraju levou a melhor após dois confrontos bastante equilibrados. 
 
No jogo de ida, em Itapetinga, a dona da casa venceu por 1 a 0. Pelo mesmo placar, os itamarajuenses venceram o duelo de volta. A decisão, então, foi para as cobranças de pênaltis, vencidas pela seleção mandante por 5 a 4. 
O título foi o terceiro da história para Itamaraju, que agora vai em busca do tetracampeonato. Já Itapetinga luta pelo sonhado tri.
 
A edição 2019 começou a ser decidida no último domingo (1º). E deu empate no primeiro jogo. Com gols de Draid e Naian, as adversárias ficaram no 1 a 1.
 
No jogo de volta, ambas as equipes precisam de um simples triunfo para conquistar o troféu de campeã. Já um novo empate leva a decisão para os pênaltis.

Com Alisson, Salah, Firmino e Mané, Liverpool confirma inscritos no Mundial

Firmino, Salah e Mané: trio estará presente no Mundial de Clubes — Foto: Reuters/Jason Cairnduff

Apesar do calendário apertado, o Liverpool vai com a máxima força disponível para o Mundial de Clubes, no Catar. Os Reds anunciaram nesta quinta-feira os 23 inscritos para a competição da Fifa, e a lista inclui os principais atletas do elenco, como o goleiro Alisson e os atacantes Salah, Firmino e Mané. O volante Fabinho e zagueiro Matip são os desfalques, por conta de lesões.
Apesar do calendário apertado, o Liverpool vai com a máxima força disponível para o Mundial de Clubes, no Catar. Os Reds anunciaram nesta quinta-feira os 23 inscritos para a competição da Fifa, e a lista inclui os principais atletas do elenco, como o goleiro Alisson e os atacantes Salah, Firmino e Mané. O volante Fabinho e zagueiro Matip são os desfalques, por conta de lesões.
A lista do Mundial, inclusive, conta com jovens atletas que defenderam o Liverpool em poucas ocasiões, em partidas da Copa da Liga nesta temporada, como o lateral Neco Williams, de 18 anos; e os meias Curtis Jones, 18, e Harvey Elliott, 16.
O comunicado não indica detalhes sobre a logística que o clube utilizará para viajar ao Catar em meio ao intenso calendário. Os Reds disputam a semifinal no dia 18, no Education City, e, caso vençam, avançam à final, no mesmo estádio, no dia 21 - quando também será realizada a disputa de terceiro lugar.
Veja a lista de inscritos:

·Goleiros: Alisson, Adrán e Lonergan;
·Defensores: Alexander-Arnold, Van Dijk, Lovren, Joe Gomez, Robertson e Williams;
·Meio-campistas: Wijnaldum, Milner, Keita, Henderson, Oxlade-Chamberlain, Lallana, Shaqiri, Jones e Elliott;
·Atacantes: Firmino, Mané, Salah, Brewster e Origi.

Brasileirão: Bahia fica no 1 a 1 com o Vasco em último jogo do ano na Fonte Nova

Foto: Felipe Oliveira/EC Bahia

No último jogo do ano na Arena Fonte Nova, ocorrido na noite desta quinta-feira (5), o Bahia recebeu o Vasco da Gama e acabou no empate. O tricolor baiano chegou a abrir o placar, mas os visitantes deixaram tudo igual no final do segundo tempo.
O duelo foi válido pela 37ª rodada do Campeonato Brasileiro e o Esquadrão de Aço encerrou na 11ª colocação, com 49 pontos.

quinta-feira, 5 de dezembro de 2019

Paulo Carneiro anuncia renovação de Thiago Carleto por dois anos

Foto: Divulgação/ Esporte Clube Vitória

O presidente do Esporte Clube Vitória, Paulo Carneiro, anunciou na manhã desta quarta-feira (4) que a renovação de contrato do lateral-esquerdo Thiago Carleto por mais dois anos.
Carleto jogou 11 partidas pelo Vitória e marcou três gols. O lateral se integrou à equipe em outubro deste ano vindo do Ceará.
O anunciou foi feito por meio do perfil do dirigente no Twitter.

quarta-feira, 4 de dezembro de 2019

Flamengo terá de pagar pensão a vítimas de incêndio e familiares

Foto: Reprodução/Torcedores.com

Uma decisão liminar da Justiça do Rio de Janeiro obriga o Clube de Regatas Flamengo a pagar uma pensão mensal de R$ 10 mil às famílias dos dez jovens atletas que morreram em incêndio no centro de treinamento Ninho do Urubu, em fevereiro deste ano. Além dos familiares, o Flamengo também terá que incluir na sua folha de pagamento outros três atletas feridos no acidente.
A informação foi divulgada em nota, nesta quinta-feira (5), pela Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro. A liminar atende a pedido da Defensoria Pública e do Ministério Público Estadual para garantir fonte de sustento às famílias até decisão final sobre indenização. O descumprimento está sujeito à multa diária de R$ 1 mil para cada caso e o clube também terá de pagar os valores referentes aos meses decorridos desde o incêndio.
A defensora pública Cintia Guedes destacou a importância da liminar, uma vez que o clube ainda não sinalizou o pagamento de uma indenização para as famílias, apesar das diversas tentativas de acordos.
“A decisão é extremamente importante, pois assegura às famílias dos meninos mortos um valor provisório para sua manutenção financeira, até que haja o pagamento das indenizações devidas pelo clube”, disse Cintia.
O juiz Arthur Eduardo Magalhaes Ferreira, de acordo com o texto divulgado pela Defensoria, destacou o fato de o Flamengo não ter cumprido espontaneamente, até a presente data, ainda que de forma parcial e provisória, a responsabilidade de prestar apoio às vítimas diretas e indiretas do incêndio. O Flamengo foi procurado, por meio de sua assessoria, mas até a publicação desta matéria ainda não havia se pronunciado.

terça-feira, 3 de dezembro de 2019

Messi leva a Bola de Ouro pela sexta vez e ‘unifica’ prêmio de melhor do mundo

Foto: Wikimedia Commons

O argentino Lionel Messi venceu a premiação da Bola de Ouro, promovida pela revista France Football, pela sétima vez na carreira e voltou a consagrar-se como o melhor jogador de futebol da atualidade – o camisa 10 do Barcelona “unificou”, assim, os prêmios concedidos ao maior craque da temporada, já que também foi laureado pelo Fifa The Best em 2019. O anúncio foi feito nesta segunda-feira (2), em Paris, na França.
Messi ficou à frente do holandês Virgil Van Dijk, do Liverpool, e do português Cristiano Ronaldo, da Juventus – que ficaram em segundo e terceiro lugares, respectivamente -, no pódio da premiação.
O melhor brasileiro na lista masculina de 2019 foi Alisson. O goleiro do Liverpool e da seleção brasileira ficou em sétimo lugar na classificação geral e em primeiro entre os goleiros, vencendo o Troféu Yashin. O atacante Neymar, desta vez, sequer figurou entre os 30 jogadores mais bem colocados.
Entre as mulheres, a Bola de Ouro ficou com a norte-americana Megan Rapinoe. A atacante do Reign FC e da seleção dos Estados Unidos – que já havia sido eleita a melhor jogadora de 2019 pela Fifa, além de ter faturado a Bola de Ouro e a Chuteira de Ouro da Copa do Mundo deste ano – deixou para trás a britânica Lucy Bronze, do Lyon, e a também norte-americana Alex Morgan, do Orlando Pride.