GOVERNO DO ESTADO. BAHIA AQUI É TRABALHO

sábado, 8 de fevereiro de 2020

Pela 1ª vez na história, uma mulher é escolhida para iniciar revezamento de tocha olímpica

Foto: Reprodução/Instagram

Pela primeira vez na história da humanidade uma mulher foi escolhida para dar início ao revezamento da tocha olímpica. A atiradora grega Anna Korakaki, de 23 anos, é quem irá protagonizar o ato simbólico no Jogos Olímpicos de Tóquio 2020.
A atleta, que foi medalha de ouro na Rio 2016 no tiro de pistola a 25m, foi selecionada pelo Comitê Olímpico da Grécia. Faz parte da tradição dos jogos olímpicos um atleta natural do país, berço da Olimpíada, dar início ao revezamento da tocha.
O caminho do artefato começa a ser trilhado no dia 12 de março, após uma cerimônia especial no histórico estádio de Olímpia, na Grécia. A tocha de Tóquio 2020 será acesa por uma atriz, personalizando uma sacerdotisa, que a entregará para  Anna Korakaki.
A grega fará o percurso inicial e, depois, dará a tocha acesa à corredora japonesa Mizuki Noguchi, campeã na maratona dos jogos de Atenas 2004. A maratonista e outros dois campeões olímpicos japoneses – o judoca Tadahiro Nomura e a lutadora SAori Yoshida – carregarão a tocha por toda a Grécia.
Por fim, caberá a outra atleta grega, Ekatemi Stefanidi, campeã olímpica no salto com vara, entregar a tocha para o comitê organizador dos Jogos de Tóquio 2020, no estádio Panatenaico, em Atenas.
No dia 20 de março a tocha deixa a Grécia com destino ao Japão, onde passará por 47 cidades, começando pela região de Tohokui, no nordeste do país asiático. O revezamento da tocha terminará no novo estádio Nacional de Tóquio, no dia 24 de julho, dia da abertura dos Jogos Olímpicos.

sexta-feira, 7 de fevereiro de 2020

Memórias da Seleção Brasileira de Futebol de 1958


Esta é a equipe esperando o trem em Poços de Caldas-MG, antes da copa do mundo em 1958. Da esquerda para direita são: Nilton Santos, Dino Sani, Gilmar, Bellini, Garrincha, Moacir, Dida, Joel, Mazolla, Zagalo e Pelé. Dificil imaginar “as estrelas” de hoje numa situação como essa. Mas é uma bela recordação.

(Com conteúdo entrandonaarea)

CBF demite ex-jogador Washington após polêmica no jogo entre Caxias e Botafogo

CBF demite ex-jogador Washington após polêmica no jogo entre Caxias e Botafogo

O ex-jogador Washington Stecanela foi demitido da função de diretor de Desenvolvimento do Futebol Brasileiro pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF). A decisão da CBF veio após flagra durante a partida entre Caxias-RS e Botafogo-RJ pela Copa do Brasil na última quarta-feira (5).

O jogo, que classificou o time carioca para a próxima fase do campeonato, teve lance polêmico ao final do primeiro tempo e Washington foi registrado mostrando a jogada para a comissão técnica do Caxias através de celular. 

De acordo com o GloboEsporte.com, o ex-jogador estava em viagem e recebeu a informação da demissão por telefone pela CBF. Ele havia assumido a função em novembro do ano passado, substituindo Juninho Paulista, também ex-jogador, que assumiu vaga na coordenação da Seleção. A nota sobre a demissão de Washington foi divulgada pela Confederação na tarde desta quinta-feira (6).

Antes de assumir o cargo, o ex-jogador era secretário Nacional de Esportes, Educação, Lazer e Inclusão Social no atual governo de Jair Bolsonaro. Na carreira do futebol, Washington teve destaque jogando pelo Athletico-PR e pelo Fluminense. Nos dois times, ele foi artilheiro do Campeonato Brasileiro e foi campeão do mesmo torneio em 2010 pelo time carioca. Como técnico, ele esteve à frente do Vitória da Conquista, pela temporada de 2018, e do Itabaiana, no mesmo ano. A carreira de Washington começou no Caxias, jogando pela equipe sub-20 e passando depois para o profissional. 

Confira a nota da CBF:

"A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) informa que, em decorrência dos episódios registrados no jogo entre Caxias e Botafogo, válido pela Copa do Brasil nesta quarta-feira, 5, Washington Cerqueira foi desligado do cargo de Diretor de Desenvolvimento da entidade.

A CBF agradece a Washington pelos serviços prestados, reconhecendo suas inúmeras qualidades pessoais, sua capacidade como dirigente e sua grande trajetória como jogador".

Bahia sedia competições de badminton que valem vaga para Olimpíadas 2020

Bahia sedia competições de badminton que valem vaga para Olimpíadas 2020

A Bahia está sediando, no mês de fevereiro, disputas nacionais e internacionais de badminton. As partidas acontecem na arena que foi montada no Centro Pan-Americano de Judô, em Lauro de Freitas. Até o dia 16 deste mês, mais de 400 atletas do Brasil e do mundo disputarão as competições. 

Até este domingo (9), estão acontecendo as partidas do Campeonato Brasileiro Interclubes (CBI), válido pela 1ª Etapa do Circuito Nacional “Dacahtlon-Perfly” de Badminton 2020. Essa competição é dividida em categorias jovens e profissionais. 

No caso dos profissionais, os atletas serão classificados da fase nacional para disputar entre os dias 13 e 16 o Male & Female Pan Am Team Continental Championships 2020. Além dos brasileiros, o torneio vai contar com os atletas de mais seis países pan-americanos: Estados Unidos, Canadá, México, Peru, Guatemala e Ilhas Malvinas. 

Ygor Coelho, Fabiana Silva, além das duplas Fabrício Farias / Francielton Farias e Jaqueline Lima / Samia Lima são alguns dos favoritos na competição internacional que vale vaga para os Jogos Olímpicos de 2020.

Funeral de Kobe Bryant é marcado para dia 24 no ginásio dos Lakers

Funeral de Kobe Bryant é marcado para dia 24 no ginásio dos Lakers

O funeral do astro do basquete Kobe Bryant, morto no último dia 26 em um acidente de helicóptero, foi marcado para o próximo dia 24. O corpo do ex-atleta será velado no Staples Center, ginásio do Los Angeles Lakers, equipe pela qual fez história na NBA.

As informações foram confirmadas pelo jornal The Los Angeles Times. A data escolhida para a cerimônia, que será aberta ao público, é uma referência ao número de camisa eternizado pelo ex-jogador.

Kobe, 41, morreu em um desastre de helicóptero em Calabasas, na Califórnia, ao lado da filha Gianna, 13, e de outras sete pessoas. 

A aeronave ia levar a lenda norte-americana para a Mamba Sports Academy, em Thousand Oaks, Califórnia, onde ele treinaria a equipe de basquete da filha para a disputa de um torneio.

Segundo investigadores do Conselho Nacional de Segurança nos Transportes (NTSB, na sigla em inglês), havia muita neblina na região no momento da queda e o piloto teria tentado sair de uma camada de nuvens quando aeronave se inclinou de maneira brusca, seguiu direto em direção ao solo e bateu em uma encosta. As investigações devem ser concluídas em até um ano.

Na primeira partida dos Lakers após a morte de Bryant, uma série de homenagens foram feitas. Em uma delas, o jogador Lebron James não conseguiu segurar a emoção ao discursar sobre a morte do amigo e ídolo.

Brasil perde para Porto Rico e se complica na luta por vaga em Tóquio

Foto: Reprodução/CBB

A seleção feminina de basquete perdeu para Porto Rico, por 91 a 89, no jogo de estreia no Torneio Pré-Olímpico Mundial de Basquete, realizado na cidade de Bourges (França).  A vitória porto-riquenha se deu na prorrogação, após o empate em 83 a 83 no tempo normal.
O resultado complicou a luta das brasileiras por uma vaga na Olimpíada de Tóquio 2020. A seleção terá pela frente, no próximo duelo a equipe da França, vice-campeã europeia e, no  último embate a Austrália, vice-campeã mundial.
Para garantir uma das três vagas olímpicas, a seleção terá de vencer pelo menos um dos próximos confrontos, e ainda torcer por uma combinação de resultado.
Confira abaixo os próximos jogos da seleção:
08/02 – 16h30 – Brasil x França
09/02 – 10h – Brasil x Austrália

quarta-feira, 5 de fevereiro de 2020

Botafogo e Ajax vencem na terceira rodada da I Copa de Futebol Feminino da ADVU

A imagem pode conter: 20 pessoas, incluindo Ivailton Luz e Nívea Saene, pessoas sorrindo, criança e atividades ao ar livreA imagem pode conter: 12 pessoas, pessoas sorrindo, atividades ao ar livre

Futebol feminino foi destaque no último domingo (02) na Praça de Esportes da ADVU no Bairro da Urbis em Valença. Na sequencia da Primeira Copa as meninas do Botafogo venceram as Meninas da Trave por 4 a 1, em seguida o Ajax aplicou uma goleada de 6 a 0 na Equipe do Resto do Mundo.
Próximo domingo dia 09 acontecerá a quarta rodada com mais dois jogos: As 8:15h jogam Resto do Mundo contra Meninas da Trave e as 9:40h Ajax enfrenta Damas da Bola
A imagem pode conter: 16 pessoas, incluindo Charles Myller, pessoas sorrindo, pessoas em pé e atividades ao ar livreA imagem pode conter: 5 pessoas, incluindo Myrna Couto e Alex Sandro, pessoas sorrindo, pessoas em pé e atividades ao ar livreA imagem pode conter: 5 pessoas, pessoas em pé e atividades ao ar livreA imagem pode conter: 12 pessoas, pessoas sorrindo, atividades ao ar livreA imagem pode conter: uma ou mais pessoas, pessoas praticando esportes e atividades ao ar livre

Copa de Futebol da Arena Cecé tem mais dois classificados

A imagem pode conter: 2 pessoas, céu, atividades ao ar livre e natureza
A imagem pode conter: 7 pessoas, atividades ao ar livre

Aconteceu no último domingo (02) mais uma rodada decisiva da 3° Copa de  Futebol da Arena Cecé 
Em jogos válidos pelas Oitavas de final os Gafanhotos venceram U.S. Mafia por 1 a 0 no jogo das 13:15h. Na segunda partida os meninos estavam com fome de gol, Real Camamu e Novo Horizonte empataram em 3 a 3, e na decisão das cobranças de pênaltis Real Camamu venceu por 4 a 3. Com os resultados Gafanhotos e Real Camamu classificaram-se para próxima fase.

Próximo domingo (09) mais 2 jogos definirão mais dois classificados. As 13:15h jogam Pau Brasil x Palmeiras e as 15:15 Cairu e Botafogo se enfrentam.

A imagem pode conter: 15 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé e atividades ao ar livreA imagem pode conter: 1 pessoa, em pé, grama e atividades ao ar livre
A imagem pode conter: 5 pessoas, pessoas em pé e atividades ao ar livre
A imagem pode conter: 3 pessoas, pessoas em pé e atividades ao ar livre

Copa do Brasil começa nesta quarta com 15 jogos

 — Foto: infoesporte

Começa nesta quarta-feira, com 15 jogos, a 32ª edição da Copa do Brasil.
Em 2020, serão 91 clubes de todos os estados na disputa – do milionário Flamengo, campeão brasileiro e da Libertadores, ao modesto (e estreante) Frei Paulistano, nascido em 2016 no interior sergipano.
A primeira fase terá 80 equipes em 40 duelos de jogo único (19 nesta semana, 21 na semana que vem). As partidas serão disputadas nos estádios dos times pior classificados no ranking nacional de clubes. Os visitantes, porém, têm o privilégio do empate para garantir vaga na segunda fase. A partir da terceira, os confrontos serão em ida e volta.
Outros 11 clubes entrarão direto nas oitavas de final. São eles os classificados para a Libertadores e os campeões da Série B, da Copa do Nordeste e da Copa Verde.
15h30: Coruripe-AL x Juventude-RS
15h30: Independente-PA x CRB-AL
15h30: Barbalha-CE x Operário-PR
16h30: Santo André-SP x Criciúma-SC (ao vivo no SporTV 2)
20h30: São Luiz-RS x América-RN
20h30: XV de Piracicaba-SP x Londrina-PR
20h30: Bahia de Feira-BA x Luverdense-MT
20h30: Vilhenense-RO x Boa Esporte-MG
20h30: Santos-AP x América-MG
21h30: River-PI x Bahia (ao vivo na TV Globo para a BA e no SporTV 3 para todo o Brasil)
21h30: Caxias-RS x Botafogo-RJ (ao vivo na TV Globo para RS, ES, RJ, PB, PI e MA e no SporTV 2 para todo o Brasil)
21h30: Palmas-TO x Paraná (ao vivo na TV Globo para TO)
21h30: Operário-MT x Santa Cruz-PE (ao vivo no GloboEsporte.com para todo o Brasil e na TV Globo para PE)
21h30: Aquidauanense-MS x ABC-RN
22h30: Fast Clube-AM x Goiás (ao vivo no GloboEsporte.com para todo o Brasil)

Futebol feminino: FBF aparece em quarto no ranking da CBF

Futebol feminino: FBF aparece em quarto no ranking da CBF

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou nesta terça-feira (4) o seu Ranking Nacional de Federações do futebol feminino. E a Federação Bahiana de Futebol (FBF) aparece em quarto lugar, mesma posição do ano passado. São Paulo ocupa a liderança, seguido pelo Rio de Janeiro. Pernambuco figura em terceiro.

Atualmente, apenas um clube baiano disputa a Série A1 do Campeonato Brasileiro de Futebol Feminino: o Vitória. Já na Série A2 duas agremiações disputam a competição: Bahia e São Francisco.

A FBF é presidida por Ricardo Lima, que tem mandato na entidade até janeiro de 2023.

DEZ MELHORES FEDERAÇÕES:
1º São Paulo
2º Rio de Janeiro
3º Pernambuco
4º Bahia
5º Santa Catarina
6º Paraná
7º Amazonas
8º Pará
9º Rio Grande do Sul
10º Minas Gerais

Inter e Lau ficam no empate pela pré libertadores


Inter iniciou sua caminhada na Libertadores com empate. Na tarde desta terça-feira, em ambiente cercado de tensão pelos protestos fora e dentro do Estádio Nacional, o Colorado ficou no 0 a 0 com a Universidad de Chile no confronto de ida da fase preliminar da competição continental.
O time de Eduardo Coudet teve o maior controle do jogo, mas mesmo tendo um jogador a mais por 32 minutos não conseguiu transformar a superioridade na posse de bola em gols. O time colorado vai precisar vencer a partida de volta no Beira-Rio, na próxima terça-feira, para avançar. Qualquer empate com gols serve para os chilenos. Um novo 0 a 0 levará a decisão para os pênaltis.

Odair Hellmann admite primeiro tempo ruim do Fluminense na estreia da Sul-Americana

Odair Hellmann admite primeiro tempo ruim do Fluminense na estreia da Sul-Americana

Na abertura da Copa Sul-Americana 2020, o Fluminense ficou no empate em 1 a 1 com o Unión La Calera, do Chile, na noite desta terça-feira (4), no Maracanã, pelo jogo de ida da primeira fase. O técnico Odair Hellmann admitiu a má atuação do Tricolor carioca no primeiro tempo.
O resultado deixa vida do Tricolor um pouco complicada no torneio continental. No jogo de volta, marcado para o dia 18 de fevereiro, em La Calera, no Chile, a equipe carioca precisa de um empate a partir de dois gols para ficar com a vaga na próxima fase. A igualdade pelo mesmo placar do primeiro encontro leva a decisão para os pênaltis, enquanto o 0 a 0 classifica os chilenos.

Além do Fluminense, o Brasil está representado por Atlético-MG, Bahia, Fortaleza e Goiás na Copa Sul-Americana. O primeiro jogo do Esquadrão de Aço será na próxima quarta (12), às 21h30, contra o Nacional, do Paraguai, na Arena Fonte Nova.

terça-feira, 4 de fevereiro de 2020

FBF recebe taça da Copa do Nordeste 2020


A Federação Bahiana de Futebol recebeu, nesta terça-feira (4), a Taça da Copa do Nordeste 2020. O troféu tem rodado a região no famoso evento "Tour da Taça".
A taça ficou exposta no auditório da entidade. No local, filiados, funcionários e colaboradores da FBF prestigiaram a ação e fizeram fotos com o tão cobiçado caneco. O presidente Ricardo Lima também marcou presença.
A taça seguirá em Salvador até o próximo sábado (8). Nesta quarta-feira (5), ela será exposta para o público no Supermercado Atacadão, na Avenida Barros Reis, das 10h às 18h. Já na sexta-feira (6), o local de exposição será o Shopping Bela Vista, das 9h às 22h.
O troféu da Copa do Nordeste encerra sua passagem pela capital baiana no sábado, na Arena Fonte Nova, onde ocorrerá o clássico BAVI, pela 3ª rodada da competição

Jardine minimiza empate da Seleção sub-23 na estreia no quadrangular do Pré-Olímpico

Jardine minimiza empate da Seleção sub-23 na estreia no quadrangular do Pré-Olímpico

A Seleção Brasileira Sub-23 estreou com empate no quadrangular final do torneio Pré-Olímpico. Na noite desta segunda-feira (3), no Estádio Alfonso Lopez, em Bucaramanga, os garotos brasileiros saíram atrás, mas igualaram o placar em 1 a 1 com a Colômbia. O técnico da equipe André Jardine minimizou o resultado, mas reconheceu a necessidade de vencer o próximo compromisso para seguir na luta pela classificação.

"Entramos e entraremos em cada partida buscando a vitória, mas respeitamos todos os adversários e entendemos que empate contra um time local não é mal resultado", afirmou. "Obviamente, teremos que pontuar contra o Uruguai, a vitória se impõe pela classificação. Possivelmente, o quadrangular só será decidido na última rodada para todos os times", completou.

No outro jogo da primeira rodada do quadrangular final, a Argentina venceu o Uruguai por 3 a 2 e assumiu a liderança isolada, enquanto Brasil e Colômbia tem um ponto. Apenas os dois primeiros conquistam a vaga para os Jogos Olímpicos de Tóquio-2020. O time Canarinho volta ao gramado na próxima quinta (6), às 20h, para encarar os uruguaios, novamente no Alfonso Lopez.

Salvador sedia a 1ª Copa Brasil de Basket 3x3 em Cadeira de Rodas

Salvador sedia a 1ª Copa Brasil de Basket 3x3 em Cadeira de Rodas

A primeira edição da Copa Brasil de Basket 3x3 em Cadeira de Rodas está acontecendo em Salvador entre os dias 4 e 8 de fevereiro. Na manhã desta terça (04), o ginásio da Associação Atlética da Bahia, na Barra, foi palco dos primeiros jogos do campeonato.

Oito equipes femininas e 16 equipes masculinas, compostas por um total de 120 atletas cadeirantes disputam a Copa. Além dos baianos, os competidores vieram de estados como Alagoas, Ceará, Espírito Santo, Paraná, Piauí, Roraima e do Distrito Federal.

O diretor geral da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), Vicente Neto, comentou sobre esse e outros eventos que o órgão tem se envolvido. “Em 2019, a Sudesb apoiou a realização da primeira Copa Nordeste de  Basquetebol 3x3 em Cadeiras de Rodas”, relembrou o diretor. Sobre a primeira edição da Copa Brasil de Basket 3x3, Neto ressaltou: “Ambos campeonatos visam difundir a prática esportiva no país e promover a integração entre os participantes com deficiência de membros inferiores”.

Além da competição, após as partidas, que acontecem entre às 8h e 14h, estão sendo oferecidas capacitações em arbitragem, técnico e qualificação funcional, todos voltados para jogos de basquete com cadeirantes, ministrados por profissionais da Confederação Brasileira de Basquetebol em Cadeiras de Rodas.

Seleção brasileira de ginástica rítmica estreia temporada 2020 esta semana

Seleção brasileira de ginástica rítmica estreia temporada 2020 esta semana

A temporada 2020 da seleção brasileira de ginástica rítmica começa essa semana com o Grand Prix de Moscou. A equipe já está na Rússia e vai usar a competição como preparação para as disputas do pré-olímpico.

“Como o Campeonato Pan-Americano pré-olímpico já será em maio, abrimos mão das férias de fim de ano para nos prepararmos para esta competição”, comentou a técnica da seleção de conjunto, Camila Ferezin.

A fase final das classificatórias para as Olimpíadas de Tóquio será em Orem, nos Estados Unidos. Além das norte-americanas, o México também um dos principais concorrentes do Brasil.

“Nesta competição, nossa expectativa é adiantar o trabalho, dando o pontapé inicial nas competições desta temporada”, declarou a técnica, sobre a competição na Rússia que se inicia nesta sexta-feira (07).

A preparação das atletas no Centro de Excelência de Ginástica em Aracaju, base de treinamento da seleção, contou com apoio de Irina Zenovisk, coreógrafa russa, e Yasena Stoyneva, técnica búlgara.

“Elas foram fundamentais nesta preparação”, reconheceu Camila. Apesar de admitir que o conjunto ainda não está pronto, ela ressalta que a ajuda de Irina e Yasena ajudaram a dar um grande passo e garante que a equipe fará uma grande apresentação em Moscou. “O plano é chegar no ápice da performance no Pan-Americano”, completou. 

De acordo com o GloboEsporte.com, além do Grand Prix de Moscou, a seleção brasileira de ginástica rítmica vai disputar também o Grand Prix de Thiais, na França, e as Copas do Mundo de Pesaro, na Itália, e Sofia, na Bulgária, antes de disputar a vaga nas Olimpíadas.

segunda-feira, 3 de fevereiro de 2020

Pescadora Valenciana sobe no pódio do Campeonato Baiano de Ciclismo


Aconteceu na cidade de Santana Terezinha  a 1ª Etapa do Campeonato Baiano de Ciclismo 2020, nesse domingo, dia 2 de fevereiro, e a pescadora valenciana Débora Loane subiu ao pódio na 4ª colocação na categoria Elite Feminina.
O atual vice-campeão baiano na Categoria Sub-30, Kaio Felippe, também de Valença, ficou na 6ª colocação em sua categoria. Débora Loane teve o apoio do Posto Rio Una. A próxima etapa será no mês de março na cidade de Vitória da Conquista.