sábado, 6 de janeiro de 2024

Bahia anuncia a contratação de Everton Ribeiro


Com contrato assinado e anúncio feito, o atacante Everton Ribeiro é oficialmente atleta do Bahia. O ex-jogador do Flamengo agora vai vestir vermelho, azul e branco até o fim de 2025, com possibilidade de estender o vínculo por mais uma temporada. A informação é do portal globoesporte.com.

Segundo a publicação, o jogador desembarca na capital baiana com o status de principal contratação do Tricolor desde a venda da SAF ao Grupo City.

Everton Ribeiro passou por exames no Rio de Janeiro, na última sexta-feira, e assinou o contrato com o Bahia neste sábado. Neste domingo, ele chega a Salvador e vai ser apresentado oficialmente às 11h (horário de Brasília), na Arena Fonte Nova. O jogador ainda retorna ao Rio no mesmo dia para se despedir dos ex-companheiros de Flamengo.

Nesta segunda-feira (8), Everton se junta ao elenco do Esquadrão e, na terça, viaja com o grupo para a pré-temporada em Manchester.


Técnico que levou o Brasil ao tetra, Zagallo morre aos 92 anos

 


Técnico que conduziu a Seleção Brasileira de Futebol na conquista do tetracampeonato, na Copa do Mundo de 1994, nos Estados Unidos, Mario Jorge Lobo Zagallo morreu aos 92 anos. A informação foi confirmada pela página oficial do ex-jogador e ex-técnico, no Instagram, na madrugada deste sábado (6).

Aberto ao público, o velório será realizado no domingo (7), a partir das 9h30, na sede da Confederação Brasileira de Fudebol (CBF), localizada no bairro da Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro. Já o sepultamento, ocorrerá às 16h, no cemitério São João Batista.

“É com enorme pesar que informamos o falecimento de nosso eterno tetracampeão mundial Mario Jorge Lobo Zagallo. Um pai devotado, avô amoroso, sogro carinhoso, amigo fiel, profissional vitorioso e um grande ser humano. Ídolo gigante. Um patriota que nos deixa um legado de grandes conquistas”, diz nota.

Também por meio das redes sociais, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lamentou o falecimento e prestou solidariedade aos familiares, amigos e admiradores de Zagallo.

“Foi um dos maiores jogadores e técnicos de futebol de todos os tempos, um grande vencedor e símbolo de amor pela seleção brasileira e pelo Brasil. Maior vencedor individual da história da Copa do Mundo, sendo campeão duas vezes como jogador, campeão e vice campeão como treinador e campeão como coordenador da seleção em 1994. O único a participar de quatro conquistas mundiais, dirigiu o maior time de futebol da história, a seleção brasileira de 1970”, escreveu o mandatário sobre o ex-atleta, que tinha o “13” como marca consagrada.

Na mensagem, Lula lembrou ainda do perfil corajoso, apaixonado e supersticioso de Zagallo, a quem classificou como “exemplo de brasileiro que não desistia nunca”. “É essa lição e espírito de carinho, amor, dedicação e superação que ele deixa para todo o nosso país e para o futebol mundial. Nesse momento de despedida, minha solidariedade aos familiares de Zagallo, seus filhos e netos, aos amigos e aos milhões de admiradores”, concluiu o presidente.


sexta-feira, 5 de janeiro de 2024

Ednaldo Rodrigues demite Fernando Diniz do cargo de técnico da Seleção

 



Nesta sexta-feira (5), um dia após ter sido reconduzido à presideência da CBF, Ednaldo Rodrigues demitiu Fernando Diniz do cargo de técnico da seleção brasileira de futebol. A informação foi publicada inicialmente pelo portal ge.

 

Segundo a matéria, Ednaldo comunicou a decisão a Mario Bittencourt, presidente do Fluminense, clube em que Fernando Diniz também trabalha como treinador. Em seguida, o dirigente baiano informou ao técnico a sua demissão. O preferido de Ednaldo Rodrigues para substituir Diniz é o atual treinador do São Paulo, Dorival Júnior, campeão da Copa do Brasil com o Tricolor Paulista em 2023.

Contratado para ficar um ano à frente da Seleção, até junho de 2024, Diniz comandou o Brasil em seis jogos, todos pelas Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo. O treinador, que foi campeão da Libertadores na temporada passada, venceu Bolívia e Peru, empatou com a Venezuela e perdeu para Uruguai, Colômbia e Argentina. Plano A de Ednaldo Rodrigues para ser técnico da Seleção, o italiano Carlo Ancelotti renovou o seu contrato com o Real Madrir até junho de 2026.

 

Em busca de um novo treinador, o Brasil volta a campo no dia 22 de março, contra a Inglaterra, em amistoso no Estádio de Wembley, em Londres. Depois, a Canarinho enfrenta a Espanha, novamente em partida amistosa, com data e local ainda a serem definidos. Este ano, o Brasil ainda disputará a Copa América, nos Estados Unidos. A Seleção está no Grupo D e estreia no dia 21 de junho, contra Costa Rica ou Honduras. Colômbia e Paraguai são os outros times da chave. 

 

JOGOS DE DINIZ COMO TÉCNICO DA SELEÇÃO

 

Brasil 5x1 Bolívia
Peru 0x1 Brasil
Brasil 1x1 Venezuela
Uruguai 2x0 Brasil 
Colômbia 2x1 Brasil 
Brasil 0x1 Argentina


Diego Pombo Lopez passa a integrar os quadros de arbitragem da Fifa

 


Após Luanderson Lima dos Santos, a arbitragem baiana ganhou mais um integrante aos quadros da Fifa. A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou que, a partir desta quarta-feira (3), o árbitro central Diego Pombo Lopez se tornou árbitro assistente de vídeo da entidade máxima do futebol mundial.

 

"Acompanhei Diego desde o início da sua carreira e pude ver sua evolução dentro da arbitragem. Ele hoje é um dos principais árbitros do país e merece muito o ingresso na FIFA como árbitro assistente de vídeo, pois mostrou qualidade e competência. Desejamos todo sucesso e temos a certeza de que ele fará um trabalho brilhante", afirmou Ricardo Lima, presidente da Federação Bahiana de Futebol.

 

Integrante dos quadros da Federação Bahiana de Futebol (FBF), Diego Pombo Lopez, de 37 anos, está na arbitragem desde 2003. Ele passou a compor o quadro nacional em 2009. Na última temporada, ele se destacou no país como árbitro de vídeo atuando em 20 jogos da Série A do Campeonato Brasileiro entre as funções no VAR e AVAR. Além disso, trabalhou em partidas das Séries B e C, e também da Copa do Brasil.


Feminino: Bahia anuncia contratação da técnica Lindsay Camila

 


Após divulgar a saída de Igor Morena, o Bahia tem uma nova técnica para o seu time feminino. Trata-se de Lindsay Camila, de 41 anos. A profissional assinou contrato de um ano para comandar as Mulheres de Aço, que vão disputar a Série A-2 do Campeonato Brasileiro e o Campeonato Baiano.

 

Lindsay ganhou projeção nacional ao ser a primeira técnica a ganhar a Libertadores Feminina, em 2021, com a Ferroviária. Ela também passou pelo Atlético Mineiro e mais recentemente era auxiliar-técnica das Seleções Feminina Sub-15 e Sub-17.

 

Como jogadora, Lindsay jogou em times do Brasil, Espanha, Portugal e França, até se aposentar em 2006. Ela tem licença A da União das Associações Europeias de Futebol (Uefa) e já passou pelas categorias de base do Lyon e da Seleção Brasileira.

 

Seu trabalho no comando do Tricolor vai começar no dia 15 de janeiro, data de reapresentação das atletas no CT Evaristo de Macedo.


quinta-feira, 4 de janeiro de 2024

Gilmar Mendes concede liminar para Ednaldo Rodrigues retornar à presidência da CBF

 


O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, determinou a suspensão da decisão do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ), que destituiu o presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ednaldo Rodrigues. A decisão do magistrado é liminar e foi submetida por ele para julgamento colegiado na Corte.

A determinação foi feita pelo ministro nesta quinta-feira (4), após a Procuradoria-Geral da República (PGR) e a Advocacia-Geral da União (AGU) defenderem o retorno de Ednaldo ao cargo, o que foi concedido por Mendes através de uma liminar.

O dirigente esportivo estava afastado desde o dia 7 de dezembro de 2023, devido a uma ordem da 21ª Câmara de Direito Privado do TJRJ que considerou ilegítimo o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) assinado entre Ministério Público (MP) e a CBF, e que tornou possível a realização da eleição que elegeu Ednaldo presidente.

Ao justificar sua decisão, o ministro atendeu parte do pedido do PCdoB em uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI), protocolada na última semana. A sigla argumentou que o Ministério Público tem prerrogativa para firmar acordos com a CBF. 

“A legitimidade do Ministério Público para atuar em assuntos referentes às entidades desportivas e à prática do desporto se mostra salutar com ainda maior intensidade no que se refere à esfera extrajudicial, tendo em vista que as medidas essa natureza, em especial a celebração de TACs, tendem a privilegiar a consensualidade e o diálogo entre o ente ministerial e as entidades desportivas, privilegiando a construção de soluções pautadas pela mínima intervenção estatal no âmbito esportivo”, afirmou Mendes.


Investimentos transformam Vitória em dono de uma das melhores estruturas do país, diz diretor de Patrimônio

 


Para começar 2024 com desempenho positivo na Série A, o Esporte Clube Vitória fez uma série de investimentos em reformas, compras de equipamentos e até na montagem de uma academia exclusiva para a base. Na avaliação do diretor de Patrimônio, Obras e Conservação do time, Iuri Mattos, as melhorias levam o clube para “um outro patamar” e tornam o rubro-negro o dono de uma das estruturas mais avançadas do país.

“Começaremos 2024 com tudo. O novo telão já está instalado. Nossa expectativa é que para esse primeiro jogo também já esteja concluído o novo sanitário feminino atrás dos Imbatíveis, vamos quadruplicar a quantidade de banheiros ofertados naquele local, com ar condicionado. O público feminino cresceu bastante, virou uma realidade e temos que nos adequar”, iniciou o engenheiro.

“A duplicação e o estacionamento novo já começaram e a previsão é que consigamos concluir as duas obras no primeiro semestre, sendo um avanço significativo para a mobilidade e para o conforto da nossa torcida”, acrescentou.

Mudança de nome

Outra novidade do clube nesta temporada é uma possível mudança de nome no Estádio Manoel Barradas, o Barradão. Em dezembro do ano passado, o Vitória havia anunciado que daria início às negociações com a Fatal Model para liberar a empresa do naming rights do estádio em 2024. De acordo com a votação feita pelo time, 73,42% dos sócios torcedores são a favor da mudança.


terça-feira, 2 de janeiro de 2024

Ex-jogador do Flamengo, Everton Ribeiro aceita proposta para jogar pelo Bahia por dois anos

 


O meia Everton Ribeiro, ex-jogador do Flamengo, aceitou a proposta para jogar dois anos pelo Bahia, com possibilidade de renovação por mais uma temporada. A informação inicial foi divulgada pelo Globo Esporte, nesta terça-feira (2).

Os investimentos do Grupo City, dono de 90% da SAF do Bahia, não devem se limitar ao contrato de Ribeiro. De acordo com o novo presidente do Tricolor, Fernando Ferretti, o grupo pretende injetar R$ 320 milhões em 2024 para "mudar o patamar" do time.

“O Grupo City já sinalizou um investimento muito maior para 2024, de R$ 320 milhões. É muito dinheiro. A capacidade que eles têm de investimento é muito grande, e isso vai mudar o patamar do Bahia, com certeza. A tendência é que o futebol do Bahia dê mais alegrias ao seu torcedor”, afirmou Ferretti ao podcast "PodZé".