GOVERNO DO ESTADO. BAHIA, AQUI É TRABALHO

sexta-feira, 29 de janeiro de 2021

Fórmula 1 divulga horários das corridas da temporada 2021; largadas serão em hora cheia

 


A Fórmula 1 divulgou nesta sexta-feira (29) os horários das 23 etapas da temporada 2021. A novidade é que as largadas das corridas voltam a ser marcadas em hora cheia. Nos três últimos anos, as luzes vermelhas se apagavam com atraso em 10 minutos, pensando em alavancar audiências na TV. Com a mudança, a maioria das corridas na Europa começarão às 10h no horário de Brasília, enquanto o GP de São Paulo, em Interlagos, será às 14h.

 

A ideia de colocar a largada 10 minutos atrasada era para que as TVs pudessem mostrar o grid e exibir uma abertura antes da primeira marcha ser engatada. Porém, a organização avaliou que o impacto não foi sentido e Stefano Domenicali, que assumiu o cargo de CEO da F1 neste ano, revisou a medida.

 

Além do horário da largada, outra mudança foi em relação aos treinos livres de sexta-feira. Eles serão reduzidos em 30 minutos e com isso passam a durar 1h ao invés de 1h30. A ideia da organização é torná-los mais dinâmicos, já que as equipes optavam por poupar pneus ou componentes do carro como câmbio e motor deixando a pista vazia em alguns momentos.

 

A abertura do Mundial 2021 da F1 está prevista para o dia 28 de março com o GP do Barein, no circuito de Sakhir. A largada acontece ao meio-dia no horário de Brasília. Enquanto a etapa de Abu Dhabi, em Yas Marina, encerra a temporada com os carros acelerando a partir das 10h.

 

Confira os horários de todas as etapas da temporada 2021:





Hungria começa a vacinar atletas visando os Jogos Olímpicos de Tóquio

 

A Hungria começou a vacinar 868 atletas contra a Covid-19 visando as disputas dos Jogos Olímpicos de Tóquio, que acontecem entre os dias 23 de julho e 8 de agosto deste ano, e os Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim, marcados para 4 a 20 de fevereiro de 2022. O anúncio foi feito pelo Comitê Olímpico da Hungria nesta sexta-feira (29).

 

De acordo a entidade húngara, muitos dos 868 atletas selecionados ainda garantiram vagas nos dois eventos, mas eles têm boas chances de conseguirem carimbar o passaporte para as disputas. A ideia do comitê é facilitar a preparação dos competidores. A vacina escolhida é a da Moderna, empresa norte-americana, que foi fabricada com base no RNA mensageiro.

 

Mas engana-se quem pensa que os atletas estão furando fila. A Hungria já finalizou a imunização dos profissionais de saúde e também iniciou o processo nos idosos. A população geral do país será vacinada a partir de fevereiro.


Presidente Jair Bolsonaro reforça pedido de torcida nos estádios: 'Temos que voltar a viver'

 

Em live realizada na noite da última quinta-feira (28), Jair Bolsonaro (sem partido), voltou a defender o retorno das torcidas aos estádios. A fala do presidente veio no mesmo dia em que o Brasil atingiu o terceiro maior número de mortes decorrentes de Covid-19 em 24h no mundo.

 

"Temos que voltar a viver, pessoal. Sorrir, fazer piada, brincar. Voltar [o público] nos estádios de futebol o mais cedo possível”, declarou Bolsonaro. 

 

Sem receber torcedores há quase um ano, o presidente propôs que as arenas autorizem, pelo menos, parte da ocupação para as partidas. “Que seja com uma quantidade menor, 20%, 30%, da capacidade do estádio", sugeriu.

 

A decisão da Copa Libertadores entre Santos e Palmeiras no Maracanã será o primeiro jogo desde que a pandemia se instaurou no Brasil com espectadores no local. Cinco mil pessoas credenciadas, entre funcionários dos clubes, staff, jornalistas, patrocinadores e convidados, estarão presentes. 

 

"Temos que cuidar dos mais idosos, de quem tem comorbidade. As vacinas estão vindo aí, sempre disse. Passou pela Anvisa a gente compra, não interessa de onde vem. Assim fizemos. O mundo está com falta de vacina", justificou o presidente. 

 

Na quinta, o Brasil registrou 1.439 mortes pela doença e 60.301 novos casos de contaminação. O país já possui mais de 221 mil óbitos por Covid-19 e supera 9 milhões de infectados. 


 

A Rede Globo quer negociar com os clubes da Série A a continuidade da exibição do Campeonato Brasileiro, mas ajustes podem ser feitos nos valores de transmissão. Na última quinta-feira (28), a emissora encaminhou o interesse para as agremiações.

 

“Caso a manutenção dos valores atuais em um mercado em recessão se mostre um ônus insustentável para a Globo”, a emissora precisará mexer nos valores do contrato, publicou a jornalista Mônica Bergamo no jornal Folha de São Paulo.

 

A empresa ainda destaca que “os pagamentos já realizados não representam renúncia da Globo ao direito de pleitear o rebalanceamento do contrato”. 

 

O atual acordo da emissora com os clubes, assunto da renegociação, dura até 2024. A mudança nos valores foi apenas um aviso para as agremiações, que ainda será avaliada. 


quinta-feira, 28 de janeiro de 2021

Bolsonaro recusa convite para acompanhar final da Libertadores no Maracanã

 

O presidente Jair Bolsonaro (sem partida) recusou o convite da Conmebol para acompanhar a final da Libertadores no Maracanã. Um dos seus times do coração, o Palmeiras enfrenta o Santos na decisão continental no próximo sábado (30). A informação foi divulgada pela jornalista Gabriela Moreira em seu blog no site ge. Ela destacou que apesar de comunicar a resposta negativa à entidade, a assessoria do chefe do executivo do Brasil ainda não havia formalizado em ofício até a noite desta quarta-feira (28).

 

A Conmebol liberou a entrada de 300 pessoas convidadas divididas entre os dois clubes envolvidos. Além disso, a entidade não permitirá que ninguém pise no gramado do Maracanã, que não sejam integrantes as delegações das equipes. Com isso, Bolsonaro não poderia entregar a taça ao campeão da Libertadores.

 

A bola rola no Maracanã para Palmeiras e Santos a partir das 17h. O Verdão tenta o bicampeonato da Libertadores, enquanto o Peixe busca seu quarto título. Esta será a terceira final do torneio continental entre dois times brasileiros. Em 2005, o São Paulo sagrou-se tricampeão ao vencer o Athletico-PR. No ano seguinte, o Tricolor paulista levou a pior diante do Internacional, que levantou seu primeiro troféu.


Chefe do Comitê de Tóquio garante realização dos Jogos Olímpicos

 

Chefe do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos de Tóquio, Yoshiro Mori, declarou que o evento não será adiado novamente. A abertura das Olimpíadas está marcada para o dia 23 de julho. Em entrevista coletiva nesta quinta-feira (28), o dirigente japonês disse que se reuniu com o presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), Thomas Bach, e que a dúvida é se haverá ou não presença do público nas competições.

 

O Japão tem sofrido com o aumento de casos da doença, principalmente na região de Tóquio. O governo japonês decretou estado de emergência. O clima de incerteza ainda ganhou mais força nesta quarta (27), quando a Federação Internacional de Esportes Aquáticos (Fina) e a Federação Japonesa de Esportes Aquáticos adiaram o Pré-Olímpico de Nado Artístico por causa das barreiras impostas à entrada de estrangeiros na "Terra do Sol Nascente". A disputa aconteceria entre 4 e 7 de março e seria o primeiro teste para os Jogos Olímpicos. Ele foi remarcado para 1º a 4 de maio, no Centro Aquático Olímpico de Tóquio.

 

O programa de vacinação no Japão está previsto para começar no final de fevereiro. O país deve receber cerca de 310 milhões de doses de vacina da Pfizer, Moderna e AstraZeneca. A quantidade é suficiente para imunizar a população que gira em torno de 126 milhões de pessoas.


Vitória vira o placar sobre o Atlético Mineiro no Campeonato Brasileiro Feminino Sub-18

 

O Vitória venceu o Atlético Mineiro pelo Campeonato Brasileiro Feminino Sub-18 por 2 a 1 nesta quinta-feira (28). O jogo, válido pela segunda rodada da competição e realizado na cidade de Sorocaba, em São Paulo, contou com dois gols de Emelli para o Rubro-negro e um de Alice para o Alvinegro. 

 

A equipe mineira abriu o placar aos 19 minutos da partida, mas Emelli foi responsável por garantir o resultado final favorável às Leoas. A jogadora do Vitória empatou aos 31 minutos do primeiro tempo e virou aos 30 do segundo tempo. 

 

Com o resultado, o Vitória deixou a última posição do Grupo C e agora ocupa a vice-liderança. O Santos está na primeira posição com seis pontos, seguido da equipe baiana com três. Atlético-MG e Sport, que completam a chave, possuem um ponto cada. 

 

As Leoas voltam a entrar em campo no próximo sábado (30) para enfrentar o time pernambucano do seu grupo. O duelo acontece às 8h.


quarta-feira, 27 de janeiro de 2021

Bahia vence o Corinthians na Fonte Nova e sai da zona de rebaixamento



Três pontos na conta. O Bahia venceu o Corinthians por 2 a 1 na noite desta quinta-feira (28), na Arena Fonte Nova, em jogo válido pela 30ª rodada do Campeonato Brasileiro. Gilberto e Ramírez fizeram os gols do Esquadrão, enquanto Gabriel marcou a favor do alvinegro.

 

Com o resultado, a equipe comandada por Dado Cavalcanti chegou aos 35 pontos e pulou para o 16º lugar, superando o Fortaleza nos critérios de desempate.

 

No próximo domingo (31), às 16h, confronto direto com o Vasco no estádio de São Januário, pela rodada 33 da competição.


Sorteio dos grupos da Copa do Nordeste será no dia 4 de fevereiro

 


O sorteio dos grupos da Copa do Nordeste 2021 será realizado na próxima quinta-feira (4), às 12h. O evento acontecerá na sede da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), no Rio de Janeiro. Novamente, Bahia e Vitória serão os únicos representantes do futebol baiano no torneio regional. Em 2020, o Tricolor foi derrotado na final para o Ceará.

 

O estado da Bahia poderia ter três representantes, mas o Atlético de Alagoinhas foi eliminado pelo Botafogo-PB na fase preliminar. Nessa etapa, o Altos do Piauí e o CSA também garantiram suas vagas passando por, respectivamente Globo-RN e Moto Club. O quatro e último classificado sairá do confronto entre Itabaiana e Santa Cruz. Os dois times empataram o primeiro jogo em 2 a 2 e a decisão será no Arruda na próxima terça (2).

 

A fase de grupos da Copa do Nordeste 2021 está marcada para começar no dia 27 de fevereiro, um sábado.


Pietro Fittilpaldi visita Bolsonaro após captação de R$ 9,4 milhões ser aprovada

 

O piloto Pietro Fittipaldi, que em dezembro foi o responsável por recolocar o automobilismo brasileiro no grid da Fórmula 1, almoçou nesta última segunda-feira (25) com o presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido).

O jovem de 24 anos, neto do bicampeão Emerson Fittipaldi, tirou fotos ao lado de Bolsonaro, ambos sem máscara, o que desrespeita as orientações da OMS (Organização Mundial da Saúde) na prevenção à Covid-19.

Pietro foi levado ao encontro de Bolsonaro pelo secretário especial do Esporte, Marcelo Magalhães. O piloto está em busca de patrocínios para continuar na elite do automobilismo.

Em dezembro, a secretaria comandada por Magalhães aprovou autorização para que a Associação Brasileira de Pilotos de Automobilismo, ligada ao kartódromo da Granja Viana, pudesse captar R$ 4,9 milhões para bancar o projeto de Pietro na F-1.

Dois meses antes, em outubro, a pasta havia aprovado projeto para que outro Fittipaldi, Enzo, irmão de Pietro, siga no automobilismo com apoio público.

Proposto pela entidade sem fins lucrativos Kart Clube Granja Viana, o projeto de nome "Ano 1 - Enzo Fittipaldi - Fórmula 3", recebeu autorização para captar R$ 4,5 milhões. No total, o governo aprovou uma renúncia fiscal de R$ 9,4 milhões em favor dos irmãos Fittipaldi.

"Nossa função aqui é apoiar o esporte como um todo e tentar abrir as portas para voltarmos a ter um nome forte dentro da F-1", comentou, sobre o encontro, o secretário Marcelo Magalhães, em declaração reproduzida pelo site do Ministério da Cidadania.

O texto divulgado pelo governo não cita a aprovação de um projeto para a carreira de Pietro por parte do próprio governo.

"É uma honra poder fazer essa visita e ter a chance de conhecer o presidente do Brasil. Foi uma grande oportunidade para mim e quis entregar um capacete para o presidente em homenagem ao país e também ao secretário Marcelo", disse o piloto, também segundo o governo.

"Os planos para 2021 ainda não estão finalizados. Para mim, o ideal seria continuar com um pé na F-1, como terceiro piloto. Pode ser na Haas ou em outra equipe, mas também correr, que é muito importante para me manter ativo", continuou.

Pietro encontrou Bolsonaro acompanhado do pai, o empresário Carlos Agostinho Pires da Cruz, conhecido como Gugu da Cruz.

Entre os piores: Bahia tem aproveitamento de 27,78% no segundo turno do Brasileirão

 

Com a missão de fugir da zona de rebaixamento, o Bahia não vem tendo um bom desempenho no Campeonato Brasileiro e sua campanha no segundo turno da competição é um claro reflexo das más atuações. Em 12 partidas até aqui, o Esquadrão de Aço teve oito derrotas, um empate e três vitórias.

 

No segundo turno, essa é a 17ª campanha, justamente a posição que está na classificação geral. A equipe só não é superada por Fortaleza (10 pontos), Coritiba (8 pontos) e Botafogo (3 pontos).

 

O primeiro turno do Bahia teve 22 pontos. Os seis triunfos, quatro empates e nove derrotas na metade inicial da competição representaram a 13ª campanha.

 

Faltam sete partidas para o fim da competição e os adversários do Tricolor são os seguintes: Corinthians (casa), Vasco (fora), Fluminense (casa), Goiás (casa), Atlético-MG (fora), Fortaleza (fora) e Santos (casa).

 

A equipe comandada por Dado Cavalcanti entra em campo nesta quinta-feira (28), às 19h, para enfrentar o Corinthians na Arena Fonte Nova. O grupo tricolor busca se recuperar após a derrota no confronto direto com o Sport.


Vitória supera o Botafogo-SP e garante permanência na Série B

 

O Vitória venceu o Botafogo-SP por 1 a 0, nesta terça-feira (26), no Barradão, válido pela penúltima rodada da Série B. O resultado foi mais que suficiente para confirmar a permanência do time comandado pelo técnico Rodrigo Chagas na Segunda Divisão. A equipe precisava apenas de um empate.

 

Com a vitória, o Leão chegou aos 45 pontos e subiu para a 15ª posição. O time rubro-negro não pode mais ser ultrapassado pelo Figueirense, que tem 39 e aparece em 17º. O resultado rebaixou a equipe catarinense para a Série C.

 

Só para cumprir tabela, o Vitória encerra a sua participação na Série B desta temporada contra o Brasil de Pelotas, sexta-feira (29), às 21h30, no Bento de Freitas.


terça-feira, 26 de janeiro de 2021

Talisca atinge marca no Instagram e doa R$ 50 mil para instituição de combate ao câncer

 

O meia-atacante Talisca, de 27 anos, comemorou a marca de 1 de milhão de seguidores no Instagram com uma boa ação. O jogador do Guangzhou Evergrande, da China, fez uma doação de R$ 50 mil ao Hospital Aristides Maltez, referência no tratamento contra o câncer na Bahia, nesta segunda-feira (25). O instituto atende, em média, mais de 3.500 pessoas. De férias em Salvador, o atleta aproveitou a ocasião e visitou o Núcleo de Apoio ao Combate do Câncer Infantil (Nacci).

 

"Já fomos ao Nacci e agora viemos ao Aristides Maltez, uma instituição séria, que salva vidas de muitos e muitos baianos. Foi uma honra poder somar com uma trajetória como a desse hospital que é referência em todo o país quando o assunto é luta contra o câncer. A marca de um milhão de seguidores foi apenas um fato quente que eu e minha assessoria encontramos pra fazer a ação já agora neste início de ano, nas minhas férias do futebol chinês", disse o atleta.

 

Talisca começou a carreira no Bahia e as boas atuações despertaram o interesse do Benfica. O clube português desembolsou 4 milhões de euros para contratá-lo junto ao Tricolor. Depois, o meia foi emprestado ao turco Besiktas, onde teve destaque sendo até convocado para a Seleção Brasileira. Em junho de 2018, o baiano chegou ao Guangzhou Evergrande primeiro por empréstimo custando 5,8 milhões de euros. Mas em outubro do mesmo ano, o clube chinês exerceu o direito de opção e pagou mais 19,2 milhões na moeda europeia para adquirir o atleta em definitivo. No momento, a nova temporada ainda não começou.


TV WA compra exibição de 56 jogos das Eliminatórias Sul-Americanas da Copa de 2022

 

Mais um canal televisivo fechou acordo para exibir os jogos das Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo do Qatar em 2022. O executivo Walter Abrahão Filho, dono da TV WA, comprou 56 jogos da competição para serem transmitidos. 

 

O novo canal por assinatura surpreendeu com a negociação do evento esportivo, informação divulgada pelo jornalista Milton Neves na última segunda-feira (25). A antiga Play TV, do Lulinha, filho do ex-presidente Lula, foi comprada por Walter Abrahão Filho no ano passado, 

 

Dentre os jogos adquiridos para a transmissão, estão algumas partidas da seleção brasileira que serão disputadas em outros países.   

 

A Rede Globo continua com a exclusividade de jogos do Brasil como mandante. A estreia da TV Walter Abrahão nas Eliminatórias 2022 está prevista para 25 de março, quando o Brasil enfrenta a Colômbia fora de casa.


segunda-feira, 25 de janeiro de 2021

Em nota, CBF lamenta tragédia com avião do Palmas: 'Profundamente consternada'

 

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) se manifestou no início da tarde deste domingo (24) sobre a tragédia com o avião que levaria o presidente do Palmas, Lucas Meira, e os jogadores Lucas Praxedes, Guilherme Noé, Marcus Molinari e Ranule para Goiânia, onde a equipe enfrentaria o Vila Nova, pela Copa Verde. A entidade disse estar "profundamente consternada".

 

"Profundamente consternada, a CBF se solidariza com as famílias das vítimas do acidente de avião, que tirou a vida do presidente do Palmas Futebol e Regatas, Lucas Meira, dos jogadores do clube Lucas Praxedes, Guilherme Noé, Marcus Molinari e Ranule, e do piloto, comandante Wagner, na manhã deste domingo (24). Nossos sentimentos também vão para todos os membros do clube e para a torcida do Palmas", disse a CBF.

 

A organização decretou que seja respeitado um minuto de silêncio nas partidas de hoje no futebol brasileiro e informou que a partida entre Palmas e Vila Nova foi suspensa e será remarcada posteriormente. 


domingo, 24 de janeiro de 2021

Bahia perde para o Sport e volta para a zona de rebaixamento

 

No clássico nordestino válido pela 32ª rodada do Campeonato Brasileiro, o Bahia levou a pior. Em jogo realizado na noite deste domingo (24), na Ilha do Retiro, o Tricolor perdeu para o Sport por 2 a 0. Thiago Neves e Iago Maidana marcaram os gols.

 

Com o resultado, a equipe treinada por Dado Cavalcanti caiu para o 17º lugar, com 32 pontos conquistados. A equipe volta a jogar na próxima quinta-feira (28), às 19h, contra o Corinthians, na Arena Fonte Nova, em jogo atrasado da 30ª rodada.


Inter vence Grêmio de virada, quebra jejum no clássico e aumenta sua vantagem na liderança do Brasileiro

 

Internacional e Grêmio fizeram o GreNal 429 pela 32ª rodada do Brasileirão, no Beira-Rio. Em uma partida em que Colorado perdeu chances, o Tricolor foi crescendo aos poucos e insistindo até conseguir abrir o marcador no segundo tempo. Mas a entrada de Abel Hernández promovida por Abel Braga fez a diferença. O uruguaio empatou o duelo com 12 minutos em campo. E o imprevisível clássico ainda contou com um tempero nos minutos finais com gol de pênalti de Edenílson, que fechou o placar em 2 a 1. 
Com a vitória, o líder Internacional deu fim a um jejum de 12 partidas sem superar seu maior rival, chegou a 62 pontos e abriu quatro de diferença para o São Paulo, que só empatou com o Coritiba na rodada. O Grêmio, por sua vez, permanece com 51 pontos e vê as chances de título mais remotas. 

Athletico vence o Flamengo, que vê Inter abrir distância na liderança

 

A partida na Arena da Baixada, entre Athletico e Flamengo, não foi aquela de encher os olhos dos torcedores. Foram raras as chances de gol e, portanto, o Furacão, que errou menos ao logo dos 90 minutos, conseguiu vencer por 2 a 1. Os gols foram marcados por Abner e Renato Kayser em lances parecidos, de velocidade pelos lados, nos quais a marcação rubro-negra esteve desajustada.

O resultado levou o time de Paulo Autuori aos 42 pontos, entrando na zona de classificação para a Copa Sul-Americana. A equipe de Rogério Ceni, por sua vez, segue com 55 pontos, e agora está mais distante da liderança: o Internacional venceu por 2 a 1 o Grêmio, neste domingo, e aumentou a diferença para sete.