terça-feira, 2 de dezembro de 2025

Vitória não vence o Bragantino como visitante há quase 30 anos

 


O Vitória visita o Red Bull Bragantino na próxima quarta-feira (3), pelo penúltimo jogo do Campeonato Brasileiro, com a missão de quebrar um tabu que dura quase 30 anos. A última vez que o Leão venceu o Massa Bruta como visitante foi na edição de 1996 da competição nacional.

A última vitória do Rubro-Negro sobre o time paulista fora de casa foi no dia 21 de setembro quando bateu por 1 a 0. O único gol da partida foi marcado pelo atacante Agnaldo no segundo tempo. Antes disso, o time baiano também havia levado a melhor ao ganhar pelo mesmo placar em 1994, com tento marcado pelo ídolo Ramon Menezes.

Após as duas vitórias, o Rubro-Negro baiano empatou os dois encontros seguintes em 1998 e 2011. Mas depois, o time baiano emplacou a sequência negativa de cinco derrotas consecutivas entre 2012 e 2024.

No ano passado, o Colossal saiu na frente no placar com Jean Mota, mas acabou sofrendo a virada e perdeu para o time de Bragança Paulista por 2 a 1. Eric Ramires e Helinho marcaram os gols dos donos da casa que ainda mandavam seus jogos no Nabi Abi Chedid antes da mudança de casa para o Cícero de Souza Marques.

O novo encontro entre Bragantino e Vitória está marcado para começar às 19h, pelo jogo adiado da 34ª rodada. Fora da zona de rebaixamento, o Leão é o 15º colocado com 42 pontos, um a mais do que o Internacional, que abre a degola em 17º. Com 45, o Massa Bruta aparece na 12ª posição.

Confira os jogos do Vitória contra o Bragantino como visitante:

Campeonato Brasileiro 1994
Bragantino 0x1 Vitória

Campeonato Brasileiro 1996
Bragantino 0x1 Vitória

Campeonato Brasileiro 1998
Bragantino 0x0 Vitória

Série B do Brasileiro 2011
Bragantino 2×2 Vitória

Série B do Brasileiro 2012
Bragantino 3×0 Vitória

Série B do Brasileiro 2015
Bragantino 2×1 Vitória

Copa do Brasil 2018
Bragantino 1×0 Vitória

Série B do Brasileiro 2019
Bragantino 2×0 Vitória

Brasileirão 2024
Bragantino 2×1 Vitória


Bahia seca rivais e mira salto ao G-5 na reta final do Brasileirão

 


Bahia entra na reta decisiva do Campeonato Brasileiro observando cada movimento da tabela. O Tricolor de Aço acompanha os jogos desta terça-feira (2) de olho especial no Fluminense, adversário direto na disputa por uma vaga direta na fase de grupos da Libertadores de 2026.

A partida que interessa ao Esquadrão acontece na Arena do Grêmio. Se o time carioca tropeçar, o cenário muda imediatamente para o Bahia, que voltaria a depender de um triunfo sobre o Sport, na quarta-feira (3), para entrar no G-5 de forma momentânea.

Em caso de derrota ou empate do Fluminense e também do Botafogo, a equipe de Rogério Ceni terá caminho facilitado para entrar no grupo dos cinco primeiros colocados (saiba de forma detalhada o que o Bahia precisa para alcançar vaga direta na Libertadores).

Como o Bahia se movimenta no tabuleiro

A matemática para entrar no G-5 é simples no papel e complexa no gramado: o Bahia precisa vencer os dois jogos que restam — Sport, na Arena Fonte Nova, e o próprio Fluminense, no Maracanã —, além de torcer por um tropeço dos adversários diretos.

O Botafogo encara o Cruzeiro fora de casa na quinta-feira (4). Caso não vença, o Tricolor baiano passa a depender apenas de si na rodada final.

Já o duelo do Fluminense desta terça define se o Bahia chega ao jogo contra o Sport colado ou não no rival direto. Uma vitória do time carioca ampliaria a distância para quatro pontos; qualquer outro resultado mantém a disputa aberta até o último capítulo do Brasileirão.

Como ficam as contas para a vaga direta

A vaga no G-5 é tratada como prioridade pela diretoria e pela comissão técnica. Ela garante o Esquadrão direto na fase de grupos da Libertadores, evitando os duelos eliminatórios de fevereiro.

As possibilidades estão assim:

Para chegar ao G-5 sem depender de Copa do Brasil:

– Vencer Sport e Fluminense;
– Torcer para que o Botafogo não vença seus dois jogos.

Para facilitar o caminho:

– Título do Cruzeiro ou do Fluminense na Copa do Brasil amplia o número de vagas diretas e pode beneficiar o Esquadrão.

Para seguir sonhando:

– Não perder para o Sport;
– Buscar ao menos quatro pontos na reta final.

O Bahia volta a campo na quarta-feira (3), às 20h, na Fonte Nova, em sua despedida diante da torcida nesta temporada. No domingo (7), o Tricolor de Aço fecha o Campeonato Brasileiro no Maracanã, às 16h, contra o Fluminense, partida que pode selar o destino do Esquadrão em 2026.


segunda-feira, 1 de dezembro de 2025

Brasil chega aos 25 troféus e empata liderança da Libertadores com Argentina

 


A vitória do Flamengo sobre o Palmeiras, neste sábado (29), em Lima, colocou o Brasil de volta ao topo da Libertadores ao lado da Argentina. Cada país agora soma 25 títulos. O Brasil não chegava ao topo desde 1963, quando o Santos igualou ao Uruguai. Depois disso, argentinos e uruguaios se revezaram nas conquistas, com destaque para Independiente, Racing, Estudiantes e Peñarol.

Nos últimos anos, a vantagem da Argentina diminuiu. Desde 2019, só times brasileiros ganharam a competição, somando sete títulos seguidos. Com o novo troféu, o Flamengo chegou ao quarto título e alcançou River Plate e Estudiantes.

Mesmo com Independiente, Boca e Peñarol entre os maiores vencedores, o Brasil tem mais variedade: 12 clubes já foram campeões. O Flamengo passou a ser o time brasileiro com mais taças. Argentina tem oito clubes campeões. Peru, Bolívia e Venezuela seguem sem títulos.

Entre as cidades, Buenos Aires lidera com 13 conquistas, seguida por Avellaneda. Com o tetra rubro-negro, o Rio de Janeiro empatou com São Paulo, cada uma com sete títulos somados por seus clubes.