sábado, 27 de setembro de 2025

Brasil conquista o ouro no Mundial de Atletismo Paralímpico

 


O primeiro dia do Mundial de Atletismo Paralímpico, em Nova Delhi (Índia), foi de grandes conquistas para o Brasil. Neste sábado (27), os atletas brasileiros garantiram dois ouros, com Petrúcio Ferreira chegando ao penta nos 100 metros para atletas com deficiência nos membros superiores e Beth Gomes alcançando o tetra no lançamento de disco para atletas que competem sentados.

“Cinco vezes campeão do mundo. O quinto título foi mais díficil que o primeiro. A competitividade e a própria cobrança que tenho com meu corpo, defendendo meus títulos, está sempre cada vez maior. Estou 12 anos invicto nessa prova. Isso não é só parte física, é psicológica também. Por isso, tenho que agradecer a minha família. Gosto de desafios”, disse Petrúcio

Beth Gomes também agradeceu e destacou o sentimento de realização: “É um campeonato que vai ficar marcado na minha vida, conquistando o tetra. Só tenho gratidão por todos que estão à minha volta, aos meus treinadores, à minha equipe multidisciplinar. É uma grande realização neste calor exorbitante. Podia me atrapalhar muito, mas eu venci mais uma vez”, comemorou.

O país somou mais duas medalhas de prata: Yeltsin Jacques nos 5.000 metros para atletas com deficiência visual e Vinícius Cabral nos 100 metros para atletas com deficiência física.

O Mundial de Atletismo Paralímpico segue até domingo, 5 de outubro, prometendo mais emoções e medalhas para a delegação brasileira.


sexta-feira, 26 de setembro de 2025

Fifa anuncia mascotes da Copa do Mundo de 2026

 


A Federação Internacional de Futebol (Fifa) anunciou nesta quinta-feira (25) os três mascotes oficiais da Copa do Mundo de 2026, que será sediada conjuntamente por Estados Unidos, Canadá e México. Cada personagem representa uma das nações anfitriãs e homenageia aspectos culturais de seu respectivo país.

O Canadá será representado por Maple, um alce goleiro, que viaja por todas as regiões do país carregando histórias e a força das tradições. O México apresenta Zayu, uma onça-pintada atacante, nascida nas selvas do sul do país. Já os Estados Unidos serão simbolizados por Clutch, uma águia-americana, que joga como meio-campista. 

A Copa de 2026 será a primeira da história com três países-sede e marcará a 16ª edição consecutiva do torneio com mascotes oficiais.


quinta-feira, 25 de setembro de 2025

Bahia se complica com expulsão de Jean Lucas e perde de virada para o Vasco

 


O Bahia saiu na frente no placar com Sanabria, mas se complicou com a expulsão de Jean Lucas e acabou perdendo para o Vasco por 3 a 1, de virada, na noite desta quarta-feira (24), em São Januário, pelo jogo atrasado da 16ª rodada do Campeonato Brasileiro. Ainda no primeiro tempo, Coutinho deixou tudo igual, enquanto Puma Rodríguez e Juba, contra, marcaram para os donos da casa na etapa complementar.

Com a derrota, o Tricolor estaciona nos 37 pontos em sexto lugar na tabela de classificação, dois a mais do que o São Paulo, que é sétimo, e três a menos do que o Botafogo, que é o quinto. Já o Cruzmaltino saltou para a 13ª posição ao somar 27 e abrir cinco da zona de rebaixamento.

O Bahia volta a jogar no próximo domingo (28), às 16h, contra o Palmeiras, na Arena Fonte Nova, pela 25ª rodada.


quarta-feira, 24 de setembro de 2025

Vitória anuncia Jair Ventura como novo técnico

 


O Vitória confirmou nesta quarta-feira (24) a contratação de Jair Ventura como novo técnico da equipe. O treinador de 46 anos deixa o Avaí, na Série B do Campeonato Brasileiro, e assume o lugar de Rodrigo Chagas, efetivado há 20 dias e que volta a trabalhar como auxiliar técnico. O vínculo de Ventura vai até o fim da atual temporada.

Esta será a quarta mudança no comando rubro-negro em 2025. O time começou o ano com Thiago Carpini, depois passou por Fábio Carille e, mais recentemente, foi dirigido por Rodrigo Chagas. Nas últimas duas rodadas, o Leão acumulou derrotas para Fortaleza e Fluminense.

Ventura chega acompanhado do auxiliar Emílio Faro e do analista de desempenho Antônio Macêdo. A comissão técnica terá ainda Rodrigo Chagas, Cléber dos Santos e Juninho Nogueira.

No Avaí desde março, Jair manteve a equipe próxima da briga pelo acesso até a metade do campeonato, mas caiu de rendimento e ocupa atualmente a 11ª posição, seis pontos atrás do G-4. O técnico soma passagens por clubes como Botafogo, Santos, Corinthians, Sport, Chapecoense, Juventude, Atlético-GO e Goiás, onde conquistou o Campeonato Goiano em 2024. Pela Série A, já dirigiu 203 partidas, com 65 vitórias, 53 empates e 85 derrotas, um aproveitamento de 40,7%.


terça-feira, 23 de setembro de 2025

CBF anuncia data da próxima convocação de Ancelotti para amistosos da Seleção

 


O técnico Carlo Ancelotti definiu que a próxima lista da Seleção Brasileira será divulgada no dia 1º de outubro, às 15h (de Brasília), na sede da CBF, no Rio de Janeiro. A convocação servirá para os amistosos contra Coreia do Sul e Japão.

O primeiro jogo será em 10 de outubro, em Seul, às 8h (de Brasília), contra os sul-coreanos. Quatro dias depois, em 14 de outubro, o Brasil enfrenta o Japão, às 7h30, também em solo asiático. Os dois duelos marcam o início da preparação da equipe após o fim das Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026.

Desde que assumiu o comando da Seleção, Ancelotti soma duas vitórias, um empate e uma derrota. A estreia foi contra o Equador, em Guayaquil, com empate por 0 x 0. Na partida seguinte, contra o Paraguai, o Brasil venceu por 1 x 0 e garantiu vaga no Mundial. Na despedida das Eliminatórias, a Seleção venceu o Chile por 3 x 0 no Maracanã, mas acabou derrotada pela Bolívia por 1 x 0 em El Alto.

O ataque brasileiro marcou quatro gols sob comando de Ancelotti, enquanto a defesa sofreu apenas um, mantendo saldo positivo nos quatro jogos. Apesar da classificação, a campanha do Brasil nas Eliminatórias foi a pior desde que o torneio adotou o novo formato, com sete pontos em doze disputados.

Ancelotti afirmou que vai optar por um time ofensivo e busca dar continuidade ao trabalho de renovação do grupo, equilibrando a experiência de jogadores consolidados com oportunidades para jovens talentos. A estratégia visa não apenas a preparação para a Copa do Mundo de 2026, mas também o fortalecimento da Seleção a médio prazo.


segunda-feira, 22 de setembro de 2025

Astro do PSG, Dembélé é eleito melhor jogador do mundo em 2025

 


Ousmane Dembélé foi coroado nesta segunda-feira (22) como o melhor jogador do mundo na temporada 2024-25. Em cerimônia da France Football realizada no Théâtre du Châtelet, em Paris, o meia-atacante do PSG recebeu a Bola de Ouro após votação de jornalistas de 100 países, definidos pelo ranking da Fifa.

Entre o segundo semestre de 2024 e o primeiro semestre de 2025, Dembélé brilhou tanto pelo PSG quanto pela seleção francesa. Pelo clube parisiense, liderou a campanha que terminou com títulos da Champions League, Ligue 1, Copa da França e Supercopa da França.

Na temporada, o francês somou 60 jogos (45 como titular), 37 gols e 14 assistências, consolidando-se como peça central no esquema da equipe.

No ranking final, Dembélé superou nomes como Lamine Yamal (Barcelona), Vitinha (PSG), Mohamed Salah (Liverpool) e Raphinha (Barcelona) — o brasileiro mais bem colocado, na 5ª posição. Já Vinícius Júnior ficou fora do top 10.

Números de Dembélé em 2024-25

  • 60 jogos (45 titular)
  • 37 gols
  • 14 assistências
  • 79 minutos para participar de um gol
  • 2,3 passes decisivos por jogo
  • 24 grandes chances criadas
  • 3,6 finalizações por jogo (1,6 no gol)

Nota Sofascore: 7,70

Top 10 da Bola de Ouro 2025

  1. 1º Dembélé (PSG)
  2. 2º Lamine Yamal (Barcelona)
  3. 3º Vitinha (PSG)
  4. 4º Salah (Liverpool)
  5. 5º Raphinha (Barcelona)
  6. 6º Hakimi (PSG)
  7. 7º Mbappé (Real Madrid)
  8. 8º Cole Palmer (Chelsea)
  9. 9ºDonnarumma (PSG)
  10. 10ºNuno Mendes (PSG)