sexta-feira, 3 de dezembro de 2021

Justiça determina realização de novas eleições para a CBF

 


A Justiça do Rio restabeleceu, nessa terça-feira (30), os efeitos da decisão judicial que determinou a realização de novas eleições para a Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Por dois votos a um, a 19ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça foi favorável ao recurso de agravo interno interposto pelo Ministério Público do Rio Janeiro (MPRJ). A ação civil pública, ajuizada pelo MPRJ em 2017, demonstrou que a entidade desrespeitou a Lei 9.615 (Lei Pelé), ao realizar assembleia para reforma estatutária, no dia 23 de março de 2017, sem respeitar a convocação obrigatória dos representantes dos clubes das séries A e B do Campeonato Brasileiro de Futebol.

Efetivamente, tornam-se nulas as alterações que modificaram as regras eleitorais da entidade. Com isso, de acordo com a Justiça, uma nova assembleia deverá ser realizada, em um prazo de 30 dias, para a discussão desses assuntos. Além das 27 federações, terão de ser convocados os clubes integrantes do Colégio Eleitoral: os da primeira divisão, na forma do Artigo 22, Parágrafo 4º, I e II, do Estatuto de 2015, que estava em vigor à época – a inclusão dos de segunda divisão se deu justamente por causa da modificação eleitoral ocorrida em março de 2017.

Manobra

Para o MPRJ, a CBF realizou uma manobra para aprovar o novo estatuto, prevendo critério diferenciado de valoração de votos que impede os clubes de constituírem maioria nas eleições. De acordo com a ação, na assembleia deliberativa os clubes da segunda divisão ganharam poder de voto (peso 1). Porém, uma cláusula passou a definir que nas assembleias gerais de natureza eleitoral, cada voto das federações filiadas tem peso três. Já os votos dos clubes da primeira divisão passaram a ter peso dois. Antes, todos tinham peso um.

De acordo com a ação, com a inclusão dos times da Série B, adequando-se, enfim, o Estatuto da CBF aos preceitos da Lei Pelé, pela primeira vez, os clubes de futebol, poderiam alcançar maioria de votos, frente às federações e, assim, incrementar a participação na gestão do esporte. Se as alterações no valor dos votos não tivessem sido adotadas, os 20 clubes da primeira divisão, somados aos 20 da segunda divisão, atingiriam o total de 40 votos. Enquanto isso, as federações permaneceriam com 27.


quinta-feira, 2 de dezembro de 2021

Atlético-MG vence de virada, conquista o título e complica a vida do Bahia

 


A torcida do Bahia foi do céu ao inferno em seis minutos na Arena Fonte Nova no jogo contra o Atlético/MG na noite desta quinta-feira (02). O tricolor conseguiu abrir dois a zero aos 20 minutos do segundo tempo e seis minutos depois já havia sofrido a virada.
 
O Galo comemorou o bicampeonato da Série A do Brasileirão na Arena Fonte Nova, após 50 anos de espera. Já o Tricolor de Aço se complica de vez na luta contra o rebaixamento e continua na zona de rebaixamento. O Bahia vai precisar vencer as próximas duas e últimas partidas para escapar matematicamente da degola.
 
O jogo
As duas equipes estavam se respeitando demais e não conseguiam furar a marcação.  Nas tentativas de jogadas mais ousadas, acabaram errando o passe, principalmente o tricolor. Nenhuma das duas equipes tiveram chances claras de gol no primeiro tempo.
 
Só aos 39 minutos Nacho Fernández recebeu belo passe na direita, invadiu a área e bateu de chapa no canto, mas Danilo Fernandes estava atento e fez grande defesa.
 
O Bahia melhorou no retorno da segunda etapa e conseguiu articular melhor as jogadas. Aos 10 minutos, Raí teve uma boa chance chutando rasteiro da entrada da área, mas o goleiro Everson foi no canto direito para fazer a defesa.
 
Aos 16 minutos, porém, Everson não teve como evitar. Mugni cobrou o escanteio e Luis Otávio foi no terceiro andar cabecear no ângulo esquerdo. Alívio para os corações dos 29.228 tricolores que pagaram ingresso para fazer festa na Fonte Nova.
 
Quatro minutos depois, Matheus Bahia recebe passe de Rodriguinho e cruza rasteiro para Gilberto dar um toquinho e colocar para o fundo das redes. Explosão na Fonte.
 
O Atlético não desistiu e aos 26 minutos o meia Sasha se jogou ao sentir o contato do zagueiro Luís Otávio e o juiz marcou o pênalti. Hulk bateu aos 27 e diminuiu para o Galo.
 
Logo depois da retomada do jogo, Keno recebeu na entrada da área, cortou para dentro e bateu para o fundo das redes.
 
O Bahia sentiu demais os dois gols em praticamente dois minutos e quatro minutos depois sofreu a virada. Keno, mais uma vez, recebeu na entrada da grande área, dominou com uma perna e bateu com a outra, sem chances para Danilo Fernandes.
 
Balde de água fria para a torcida tricolor na Arena e festa em Belo Horizonte.  
 
O resultado manteve o Bahia na 17ª colocação com 40 pontos. O Atlético/MG chegou aos 81 pontos e conquistou o título da competição. O Tricolor de Aço recebe o Fluminense na Arena Fonte Nova no próximo domingo (05), às 16h. No mesmo dia e horário, o Galo encara o Bragantino no Mineirão, no jogo de entrega da taça.

terça-feira, 30 de novembro de 2021

Bahia sofre virada para o Atlético/GO nos acréscimos e pode voltar para zona

 


O Bahia perdeu o duelo direto na fuga contra o rebaixamento na noite desta segunda-feira (29) em Goiânia, contra o Atlético/GO ao levar 2 a 1, em partida válida pela 35ª rodada do Brasileirão. O tricolor saiu perdendo o jogo, conseguiu o empate, mas sofreu a virada aos 47 minutos do segundo tempo. Para se manter fora do Z-4 agora, o time vai precisar torcer para o Juventude ser derrotado pelo Bragantino nesta terça-feira (30).

O Atlético/GO abriu o placar aos 13 minutos do segundo tempo. O zagueiro Gustavo Henrique vacilou e perdeu a bola na lateral da grande área para o atacante Janderson, que seguiu em direção ao gol até ser derrubato pelo meia Lucas Mugni. O juiz marcou o pênalti e Marlon Freitas converteu a cobrança ao bater rasteiro no cantinho.

O Bahia não se abateu e foi em busca do empate, que veio 12 minutos depois. O atacante Hugo Rodallega aproveitou a sobra de bola na grande área, após cruzamento, e chutou no canto de Fernando Miguel. Foi o sexto gol do colombiano com a camisa tricolor.

O jogo ficou mais aberto com as duas equipes buscando a vitória e foi o Atlético/GO que conseguiu a virada com Janderson, aos 47 minutos do segundo tempo. Em jogada de contra-ataque, ele invadiu a área pela esquerda e bateu forte cruzado, sem chances para Danilo Fernandes.

O resultado manteve o Bahia com 40 pontos na 16ª colocação. O Atlético/GO agora soma 44 pontos na 13ª posição. O Tricolor de Aço recebe o Atlético/MG na Arena Fonte Nova na próxima quinta-feira (02), às 18h. Já o Atlético/GO só joga na próxima segunda-feira (06), quando vai a Porto Alegre (RS) enfrentar o Internacional.

segunda-feira, 29 de novembro de 2021

Messi vence 7ª Bola de Ouro e se iguala a Pelé como maior campeão

 


Sete vezes Lionel Messi. O argentino do Paris Saint-Germain recebeu nesta segunda-feira (29) a Bola de Ouro, prêmio concedido pela revista France Football, em evento realizado em Paris. Ele superou Robert Lewandowski, do Bayern de Munique, segundo lugar.

Como "prêmio de consolação", o polonês venceu a disputa pelo título de atacante do ano. Ao todo, ele marcou 63 gols e deu dez assistências.

Jorginho, brasileiro naturalizado italiano, campeão da Eurocopa e também da Champions League com o Chelsea, ficou com a terceira posição. Fora ele, o brasileiro mais bem colocado foi Neymar, na 16ª posição. Pentacampeão da premiação, Cristiano Ronaldo ficou apenas na sexta posição.

Fonte: R7.com


Renato Gaúcho não é mais treinador do Flamengo

 


O Flamengo, vice-campeão da Libertadores da América de 2021, anunciou nesta segunda-feira (29), a saída do técnico Renato Gaúcho. De acordo com o Globo Esporte, a decisão foi tomada pela diretoria, após conversa com o treinador.

Maurício Souza, ex-sub-20 e que vinha sendo auxiliar na comissão de Renato, comandará o time até o fim do Campeonato Brasileiro.

Com contrato até o fim do ano, Renato já não seguiria no clube em 2022 por opção da diretoria e do próprio treinador. As duas partes consideravam não haver mais clima diante do trabalho e dos resultados. Restava a decisão da ruptura imediata ou ao término do Brasileirão. Pela questão da logística de voltar no mesmo voo e do sentimento pela derrota, a diretoria do Flamengo evitou bater o martelo na capital uruguaia.

Sob o comando de Renato Gaúcho, o Flamengo foi eliminado pelo Athletico-PR na semifinal da Copa do Brasil e perdeu o título da Libertadores para o Palmeiras. O treinador deixa o time na vice-liderança do Brasileirão, com remotas chances de título.

Ao todo, Renato comandou o Flamengo em 38 jogos, com 25 vitórias, 8 empates e 5 derrotas, um aproveitamento de 72,8%.


Morre aos 79 anos Frank Williams, fundador de escuderia multicampeã da F1

 


Morreu neste domingo (28), aos 79 anos, o britânico Frank Williams, fundador de uma das maiores escuderias da história da F1.

 

"É com grande tristeza que, em nome da família Williams, a equipe confirma a morte de Sir Frank Williams, fundador e ex-chefe de equipe da Williams Racing, aos 79 anos de idade", informou a escuderia nas redes sociais.
 

O perfil oficial da F1 também comunicou e lamentou a morte do fundador da Williams.
 

"Estamos tomados por uma imensa e profunda tristeza pela morte de Sir Frank Williams. Viveu movido por sua paixão pelo automobilismo, seu legado é imensurável e será para sempre parte da F1. Conhecê-lo foi uma inspiração e um privilégio", publicou a conta oficial da categoria.


Confira os adversários do Vitória na Série C de 2022

 


A Série C teve todos os seus participantes conhecidos neste domingo (28), após a conclusão da Série B. E o Vitória irá disputar a competição com mais 19 clubes.

 

 A competição conta com 26 datas e vai começar no dia 10 de abril. A final está marcada para 1º de outubro.

 

Tradicionalmente, a Série C conta com dois grupos, sendo 10 times em cada chave. Os quatro melhores se classificam para a segunda fase.

 

Os seguintes clubes disputarão a Série C em 2022: Vitória, Remo, Confiança, Brasil de Pelotas, Manaus, Ypiranga, Botafogo-PB, Volta Redonda, Paysandu, Ferroviário, Altos, Figueirense, Floresta, São Jose-RS, Botafogo-SP, Mirassol, Aparecidense, Atlético-CE, Campinense e ABC.


Bahia visita o Atlético-GO com missão de ganhar distância do Z-4

 


O Bahia teve um final de semana de alívio após o grande resultado contra o Grêmio na última sexta-feira (26), na Arena Fonte Nova. Mas a segunda (29) chegou e é hora de voltar a arregaçar as mangas dentro de campo. A partir das 19h, a bola rola para o jogo contra o Atlético-GO no Antônio Accioly.

 

Esse será mais um jogo de tensão entre duas equipes que lutam contra a degola. O Tricolor tem 40 pontos, enquanto o Dragão tem 41. Por conta do curto intervalo de tempo, o técnico Guto Ferreira afirmou que esse é o momento de superação.

 

"Vamos jogar contra uma equipe que acabou, por questões de transporte, não fazendo o jogo que faria. Então vai ser nós viajando, desgastados, contra eles que não jogaram. Mas agora não é hora de chorar, é hora de se superar, e vamos nos superar. Temos quatro jogos para buscar pelo menos seis pontos, para estar bem tranquilos, e é isso o que precisamos fazer. Vamos nos entregar ao máximo", disse.

 

A equipe tricolor conta com o retorno de Juninho Capixaba, que estava suspenso pelo terceiro cartão amarelo. A dúvida fica por conta do zagueiro Luiz Otávio, vetado pelo departameto médico na última partida.


Vitória perde para o Vila Nova e é rebaixado pela segunda vez para a Terceira Divisão

 


Após ser derrotado nos acréscimos contra o Vila Nova na última rodada da Série B, o Vitória caiu para a C em 2022. Mesmo se levasse a partida, o Leão precisava de uma combinação de resultados para escapar do rebaixamento. A partida terminou em 1 a 0 para o time adversário, com gol de Éder Monteiro.

O Vitória era o 18º colocado no campeonato, com 40 pontos, e precisava, além de vencer no jogo contra o Vila Nova, que o Londrina e o Remo não ganhassem as diputas com o Vasco e o Confiança, respectivamente, para evitar a Terceira Divisão.


domingo, 28 de novembro de 2021

Ex-árbitro assistente e dirigente da FBF, Wilson Paim morre aos 79 anos

 


Wilson Paim, ex-árbitro assistente e que também foi dirigente da Federação Bahiana de Futebol (FBF), morreu neste domingo (28) aos 79 anos. A causa do falecimento não foi revelada.

 

Paim se aposentou dos gramados aos 55 anos. Seu último jogo como assistente foi em um clássico Ba-Vi, no ano de 1998. Ao todo, ele trabalhou em mais de 1.200 jogos profissionais (relembre aqui). O ex-bandeirinha era presidente de honra da Comissão Estadual de Árbitros de Futebol da Bahia (Ceaf-BA).

 

"É com lágrimas nos olhos que me despeço de Wilson Paim. Eu perdi um amigo, não só um companheiro de trabalho. Paim foi um exemplo como profissional de arbitragem e também como pessoa. Era adorado por todos, só fazia o bem. O que ele fez pela arbitragem vai ser difícil alguém fazer igual. Foram anos de muita dedicação. Ele ensinou e revelou grandes árbitros para o país. Paim nunca será esquecido", disse Ricardo Lima, presidente da FBF.

Presidente em exercício da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ednaldo Rodrigues também lamentou o falecimento de Wilson Paim.

 

"Wilson Paim, para mim foi um pai, irmão, tio, amigo, conselheiro, companheiro, um ser humano digno, honesto, leal e amigo dos amigos. Descansa em paz meu companheiro e que Deus possa conceder o conforto e resignação aos seus familiares e amigos", afirmou.

 

O sepultamento de Wilson Paim será neste domingo (28), às 16h45, no Bosque da Paz, em Salvador (BA).