Publicidade

quinta-feira, 9 de novembro de 2017

Guiado por Edigar Junio, Bahia vence o Avaí e praticamente se garante na elite


O Bahia voltou a vencer no Campeonato Brasileiro. Dentro da Ressacada, o Esquadrão de Aço saiu perdendo para o Avaí na noite desta quarta-feira (8), mas conseguiu a virada com o faro de gol do atacante Edigar Junio, que marcou duas vezes e decretou o placar em 2 a 1, em duelo válido pela 33ª rodada da competição.

A virada praticamente garante o Esquadrão na Série A, com 45 pontos conquistados. O Bahia volta a jogar no próximo domingo (12), contra o Atlético-MG, na Arena Fonte Nova.

FICHA TÉCNICA
Avaí 1 x 2 Bahia
Campeonato Brasileiro – 33ª rodada
Local: Ressacada, em Florianópolis
Data: 08/11/2017
Horário: 18h30 (Horário da Bahia)
Árbitro: Péricles Bassols Cortez (PE)
Assistentes:  Clóvis Amaral da Silva e Ricardo Bezerra Chianca (ambos de PE)
Assistentes adicionais: José Woshington da Silva e Deborah Cecilia Correia  (ambos de PE)

Cartões amarelos: Pedro Castro, Rômulo (Avaí) / Allione, Juninho Capixaba (Bahia)
Gols: Marquinhos (Avaí) / Edigar Junio (duas vezes) (Bahia)

Avaí: Douglas; Maicon (Diego Tavares); Betão, Fagner Alemão e João Paulo; Judson, Pedro Castro e Marquinhos (Simião); Luanzinho (Maurinho), Junior Dutra e Rômulo. Técnico: Claudinei Oliveira.

 
Bahia: Jean; Eduardo, Tiago, Thiago Martins e Juninho Capixaba; Renê Júnior (Feijão); Allione, Juninho, Zé Rafael e Mendoza (Régis); Edigar Junio. Técnico: Paulo Cézar Carpegiani

Vitória bate Palmeiras, quebra jejum no Barradão e deixa o Z-4


Demorou, mas chegou a hora. Depois de mais de três meses sem vencer no Barradão, o Vitória voltou a sentir o gostinho de triunfar dentro dos seus domínios. Na noite desta quarta-feira (8), o time Rubro-negro bateu o Palmeiras por 3 a 1, em confronto válido pela 33ª rodada do Campeonato Brasileiro.  Yago marcou duas vezes para o Leão, enquanto Tréllez fez um. Dudu anotou  pelo Alviverde. Com o resultado, o Leão chegou aos 38 pontos e deixou o Z-4. A equipe agora ocupa a 16ª posição no certame nacional.

O próximo compromisso do Vitória é contra o Grêmio, domingo (12), às 16h (horário da Bahia), no Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul (RS).

FICHA TÉCNICA
Vitória 3 x 1 Palmeiras
Campeonato Brasileiro -33ª rodada
Local: Barradão, em Salvador
Data: 08/11/2017
Horário: 20h45 (de Salvador)
Árbitro: Dewson Fernando Freitas (PA/Fifa)
Assistentes: Hélcio Araújo Neves (PA) e José Ricardo Guimarães Coimbra (PA)
Assistentes adicionais: Andrey da Silva E Silva (PA) e Djonaltan Costa de Araújo (PA)
Cartões amarelos: Yago. Uillian Correia e Renê Santos (Vitória); Maike (Palmeiras)
Cartão vermelho: Uillian Correia (Vitória)
Gols: Yago (duas vezes) e Santiago Tréllez (Vitória); Dudu (Palmeiras)

Vitória: Fernando Miguel; Patric, Kanu, Wallace e Geferson, José Welison (Carlos Eduardo), Fillipe Soutto (Ramon), Uillian Correia e Yago (Renê Santos); David e Santiago Tréllez. Técnico: Vagner Mancini.


Palmeiras: Fernando Prass; Mayke, Edu Dracena, Juninho e Egídio; Bruno Henrique (Fernando), Tchê Tchê e Moisés; Keno (Guerra), Dudu e Erik (Roger Guedes) . Técnico: Alberto Valentim.

Setur prepara Terminal Náutico para receber Regata Jacques Vabre


O Terminal Turístico Náutico da Bahia, localizado no Comércio, na capital baiana, será o ponto de chegada, a partir de domingo (12), dos barcos que competem na Transat Jacques Vabre. Toda a estrutura para receber os skippers (velejadores), técnicos e jornalistas internacionais está sendo preparada até sábado (11) pela Secretaria do Turismo da Bahia (Setur), apoiadora da regata, em três áreas distintas do prédio do terminal. A largada aconteceu no dia 5, em Le Havre, na  França. 

Os veleiros competidores atracarão no píer em forma de L, de onde partem embarcações para Mar Grande, na Ilha de Itaparica. A plataforma anexa ao prédio abriga a área de convivência, com receptivo, restaurante e duas salas para serviços médicos. No prédio do terminal estão reservados espaços para as salas de imprensa e rádio e laboratórios de fotografia e de vídeo.

No mesmo pavimento está a área administrativa, com sala para a direção técnica da regata, sala de reunião e um setor para a Receita Federal. Já na cobertura foram montados três compartimentos reservados aos diretores de prova, com vista para a área de chegada dos barcos. O mesmo setor abrigará um mastro com bandeira para identificação da regata.

A adequação do terminal para a regata exigiu cuidadoso planejamento. “Toda a obra foi setorizada. O maior desafio foi encontrar os espaços para cada atividade”, disse o arquiteto Homar Dourado, responsável pelo projeto da chamada Área Técnica da regata. “Utilizamos o mesmo material empregado na estrutura da largada na França e a proporção do espaço é equivalente ao de Le Havre”, comparou.

Sala de imprensa 

Com capacidade para até 40 profissionais, a sala de imprensa possui 32 pontos de energia para conectar os equipamentos dos jornalistas e 16 pontos de internet a cabo RJ45. As salas para fotografia e vídeo são escurecidas 100%, com revestimento de lycra.  O Governo do Estado é responsável pela parte administrativa, de infraestrutura e tecnologia da regata, em Salvador, além de toda a parte operacional e suporte técnico.
 
A estrutura permanecerá montada até a chegada dos últimos barcos, o que deve acontecer nos primeiros dias de dezembro. Mais de 35 embarcações, divididas em quatro categorias, competem na Transat Jacques Vabre.
 
Restaurante 

Na área de convivência do pavimento anexo funcionará o restaurante Das Águas, administrado pelo chef Murilo Brocchini e especializado no que ele chama de 'comida bacana baiana'. Com capacidade para 80 pessoas e aberto ao público, ele funcionará durante o café da manhã, o almoço, happy hour e o jantar.
 
“Vou compor um cardápio com ingredientes do Mediterrâneo, da África e da Europa misturados com os da nossa cultura”, explica Brocchini. Um exemplo é o molho de jaca ao curry para acompanhar o pastel de siri. Entre as bebidas, o Das Águas lançará a Caveirinha, caipirinha servida em caneca com formato de caveira e à base de frutas, especiarias e picolés. O restaurante abrigará uma instalação de barquinhos de papel criados pelas artistas Maria Adair e Maria Luedy.

terça-feira, 7 de novembro de 2017

Sudesb realiza reunião preparatória para Jogos Escolares da Juventude

 Sudesb realiza reunião preparatória para os Jogos Escolares da Juventude

Agendada para esta terça-feira (7), às 19h, no Colégio Integral, em Salvador, a reunião preparatória destinada aos pais, professores e alunos que compõem a delegação baiana para disputar os Jogos Escolares da Juventude 2017, na categoria 15 a 17 anos. Na ocasião, será apresentada a equipe técnica responsável pela delegação e esclarecidos todos os detalhes da viagem. A competição acontece entre 16 e 25 deste mês, em Brasília,

Organizada pela Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego e Esporte (Setre), a reunião será coordenada pelos chefes da delegação baiana, Álvaro Oliveira e Paulo Vieira Lima, ambos da Sudesb, que chefiam o grupo das modalidades individuais e coletivas, respectivamente. Eles vão esclarecer dúvidas dos pais sobre a viagem e passar informações sobre voo, hospedagem e regras estabelecidas pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB), organizador das etapas nacionais da competição.

Entre dirigentes, equipe técnica e atletas, a delegação baiana viaja com o total de 172 pessoas, sendo 146 atletas da capital e interior, 20 técnicos e seis dirigentes, representada na primeira fase da competição nas modalidades individuais - masculino e feminino -, de atletismo, tênis de mesa, natação, judô, xadrez e ginástica rítmica, e na segunda fase das modalidades coletivas, de futsal, vôlei, basquete e handebol. 

Além da organização da seletiva municipal e da fase estadual, a Sudesb garante a viajam dos atletas classificados para as etapas nacionais em voo fretado, que investe, na edição dos Jogos Escolares da Juventude neste ano, R$1,2 milhão. Este ano, Curitiba sediou, em setembro, a etapa de 12 a 14 anos. A competição, que acontece há 13 anos, reúne milhares de estudantes atletas, entre 12 e 17 anos, de todo o Brasil em modalidades esportivas individuais e coletivas. A etapa nacional é organizada pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB), com apoio do Ministério do Esporte e Rede Globo.

segunda-feira, 6 de novembro de 2017

Barcos partem da França para a Bahia na maior regata transatlântica do mundo


Os barcos que competem na 13ª edição da Regata Jacques Vabre partiram neste domingo (5), às 13h30 (9h30 na Bahia), da cidade de Le Havre, na França, em direção a Salvador, que volta a ser o ponto de chegada da prova depois de 10 anos. Entre os velejadores estão o baiano Leonardo Chicourel e o angolano José Guilherme Caldas, que representam o Brasil competindo em dupla na categoria Class 40. A expectativa é que os veleiros comecem a chegar ao destino final a partir de 12 de novembro, depois de percorrer 4.350 milhas náuticas (8.056 quilômetros). A regata tem apoio da Secretaria do Turismo da Bahia (Setur).

Em Le Havre para acompanhar a saída dos barcos, o secretário do Turismo, José Alves, destacou que a maior regata transatlântica do mundo é uma vitrine para dar visibilidade aos destinos turísticos da Bahia. “Durante os dias que antecederam o início da prova, procuramos divulgar bastante as nossas 13 zonas turísticas nos estandes da Vila da Regata. E a Bahia ficará em evidência mais ainda quando os barcos começarem a chegar a Salvador, porque cerca de 70 jornalistas estrangeiros estarão noticiando o final da competição”, afirmou José Alves.

O presidente da França, Emmanuel Macron, esteve em Le Havre, na noite deste sábado (4), e aproveitou a visita para conhecer a Vila da Regata, instalada na Bacia de Paul Vatine. O presidente desejou sorte aos atletas da Transat Jacques Vabre. ''Boa sorte. Eu realmente admiro vocês'', emendou o líder francês.

A Baía de Todos-os-Santos, ponto de chegada dos participantes da Regata Jacques Vabre, está no Programa Nacional de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur), executado pela Setur. A meta é fomentar o turismo náutico e cultural em 18 municípios de seu entorno. Técnicos da Setur atuam na consolidação dos roteiros náuticos da região, etapa que antecede projetos executivos e licitações.

Itaberaba sedia Curso de Qualificação de Gestores de Ligas de Futebol

Curso de Qualificação de Gestores de Ligas de Futebol

O município de Itaberaba, na Chapada Diamantina, recebe desta sexta-feira a domingo (3 a 5), o curso gratuito de Qualificação de Gestores de Ligas de Futebol, projeto que faz parte do Programa de Dimensão Social do Futebol da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego e Renda do Estado (Setre), com o financiamento do Ministério do Esporte.

Na sexta (3), as aulas da 15ª edição do projeto começam a partir das 18h, na Universidade Estadual do Estado da Bahia (Uneb), com a palestra de abertura ministrada pelo professor Ney Santos que irá abordar o tema ‘Teoria Geral da Administração – Políticas Setoriais do Esporte, Gestão do Futebol’.No dia seguinte, que faz palestra é presidente do Esporte Clube Primeiro Passo de Vitória da Conquista, Ederlane Amorim, sobre o processo de formação de equipes e também as estratégias para uma boa gestão de escolinhas de futebol. O encontro começa a partir das 8h, na Secretaria Municipal de Educação, na Avenida Rio Branco, nº 416. 

Além de Itaberaba, participam da qualificação interessados dos municípios de Abaíra, Andaraí, Barra da Estiva, Boninal, Bonito, Ibicoara, Ibitiara, Iramaia, Iraquara, Itaetê, Jussiape, Lençóis, Marcionílio Souza, Morro do Chapéu, Mucugê, Nova Redenção, Novo Horizonte, Palmeiras, Piatã, Rio de Contas, Seabra, Souto Soares, Utinga, Wagner, Boa Vista do Tupim, Iaçu, Ibiquera, Itatim, Lajedinho, Macajuba, Mundo Novo, Piritiba, Rafael Jambeiro, Ruy Barbosa, Santa Terezinha e Tapiramutá.
Ainda neste mês serão realizados mais quatro, sendo o próximo no período de 10 a 12, no município de Jequié, localizado no Território de Identidade Médio Rio de Contas. 

Intermunicipal 2017: Confrontos da semifinal do são definidos


O Intermunicipal 2017 já está na sua reta final. Neste domingo (5), quatro Seleções deram adeus e outras quatro se garantiram na penúltima fase do campeonato.

Chegaram ao fim as quartas de final e foram definidos os confrontos da semifinal da maior competição de futebol amador do país. Terminaram a rodada em clima de festa as Seleções de Santo Amaro, Euclides da Cunha, Itabela e Eunápolis.

Em casa, Santo Amaro permaneceu invicta na disputa ao empatar em 1 a 1 com Valente. Como venceu o jogo de ida por 4 a 3, Maro Maro avançou para a semifinal.

Euclides da Cunha, que havia goleado Porto Seguro em casa por 4 a 1 segurou o empate de 1 a 1, neste domingo, e também se classificou para a próxima fase. Quem também avançou com um empate foi Itabela, que ficou no 0 a 0 com Camamú após ter vencido a adversária em casa por 1 a 0.
Já Eunápolis e Cachoeira fizeram o confronto mais equilibrado da rodada. As duas Seleções empataram sem gols no jogo de ida, em Eunápolis. Neste domingo, um novo empate, desta vez por 1 a 1, que levou a decisão da vaga para os pênaltis. Nas cobranças, Eunápolis levou a melhor e venceu o duelo por 4 a 3.
 
Com os resultados os confrontos da semifinal ficaram assim definidos: Eunápolis x Santo Amaro e Euclides da Cunha x Itabela. Com melhores campanhas, Santo Amaro e Itabela fazem o jogo de volta em suas casas.
 
Nesta segunda-feira (6), a Federação Bahiana de Futebol divulgará a tabela completa da semifinal, com locais, horários e datas dos jogos.