CÂMARA DE VEREADORES DE CAIRU

sexta-feira, 1 de dezembro de 2017

Flamengo vence na Colômbia e está na final da Copa Sul-Americana

Vizeu fez os dois gols do Fla na partida - Foto: Luis Acosta l AFP

Foi na base da superação, da raça e do faro de artilheiro de Felipe Vizeu que o Flamengo conseguiu na quinta-feira, 30, na Colômbia, a sua classificação à final da Copa Sul-Americana. Sem o contestado goleiro Alex Muralha - que nem no banco de reservas ficou -, César sofreu bastante com o ataque do Junior Barranquilla - pegou até cobrança de pênalti nos últimos minutos - e o jovem atacante rubro-negro marcou os gols da vitória por 2 a 0, no estádio Metropolitano Roberto Meléndez, em Barranquilla.
Depois de falhas no jogo de ida - 2 a 1 para o Flamengo, no Rio de Janeiro - e contra o Santos, pelo Campeonato Brasileiro, Alex Muralha ficou com a sua situação praticamente insustentável no time e viu o jogo do camarote. César, que não jogava há quase dois anos, se destacou com boas defesas, muita segurança e confiança. Mostrou que não vai deixar o gol rubro-negro tão cedo. Outro que não jogou foi o zagueiro e capitão Réver, que sentiu dores no aquecimento e foi substituído por Rhodolfo.
A inédita decisão de Copa Sul-Americana para o Flamengo será contra o Independiente, da Argentina, que na outra semifinal passou pelo Libertad, do Paraguai. O primeiro jogo será na próxima quarta-feira no estádio Libertadores de América, em Avellaneda, na região metropolitana de Buenos Aires. O decisivo confronto será no dia 13 de dezembro, no estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro. O título dará uma vaga direta na fase de grupos da Copa Libertadores de 2018.

quarta-feira, 29 de novembro de 2017

Chape 29/11: a tragédia que chocou o mundo


O Brasil acordou torcendo para que fosse apenas um desencontro de informações. Era difícil acreditar no que estava acontecendo. Esperávamos que, a qualquer momento, alguém nos acordasse daquele pesadelo. Mas era real. Há um ano, em 29 de novembro de 2016, a humanidade foi surpreendida pela maior tragédia aérea do futebol mundial.
A Chapecoense vinha escrevendo uma linda história na Copa Sul-Americana. Fundado em 1973, o clube do interior de Santa Catarina já havia passado por Cuiabá, Independiente, Junior Barranquilla e San Lorenzo. Na decisão, o desafio de enfrentar o Atlético Nacional, que, meses antes, havia sido campeão da Copa Libertadores da América.
Porém, o destino atravessou o caminho dos heróis de Chapecó até Medellín, na Colômbia. O voo LaMia 2933 não conseguiu chegar ao Aeroporto Internacional José María Córdova, em Rionegro, e chocou-se no Cerro Gordo, interrompendo a fantástica trajetória daquela equipe e chocando o planeta. Foram 71 mortos e seis sobreviventes.

No Twitter, Bahia e Vitória homenageiam Chapecoense após 1º ano da tragédia

No Twitter, Bahia e Vitória homenageiam Chapecoense após 1º ano da tragédia

Bahia e Vitória fizeram uma homenagem no Twitter para os mortos do acidente de avião da delegação da Chapecoense, que completou um ano nesta quarta-feira (29). Nas postagens, a dupla Ba-Vi colocou um montagem com 71 estrelas verdes. “Nas alegrias e nas horas mais difíceis...”, diz a legenda da imagem. Boa parte dos clubes do Brasil também realizaram a mesma homenagem, assim como a Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

Eleições do Bahia: Entenda como é o processo de formação do Conselho Deliberativo

Eleições do Bahia: Entenda como é o processo de formação do Conselho Deliberativo

Além da escolha do novo presidente, o Esporte Clube Bahia terá outra decisão muito importante no dia 9 de dezembro, na Arena Fonte Nova: a escolha dos 100 membros que formam o novo Conselho Deliberativo, que tem a função de fiscalizar o clube, além de discutir e votar determinadas resoluções. No Tricolor, a escolha dos conselheiros acontece de forma proporcional aos votos dos sócios. Se, por exemplo, uma chapa tiver 14% da preferência, ela terá direito a aplicar 14 membros dentro do colegiado. Clique aqui e entenda melhor como funcionará a eleição do Bahia.

(Com conteúdo bahianoticias)

Eleição para presidente do Vitória será no dia 13 de dezembro

Eleição para presidente do Vitória será no dia 13 de dezembro

A eleição para presidente do Vitória já tem data definida. O pleito eleitoral irá acontecer no dia 13 de dezembro, uma quarta-feira, a partir das 8h, no Barradão. O edital foi publicado nesta quarta (29) por Paulo Catharino Gordilho, presidente do Conselho Deliberativo do clube. A agremiação terá nova eleição depois da renúncia de Ivã de Almeida, no último domingo (26) (veja aqui). Até o momento, apenas Ricardo David anunciou que irá concorrer. Raimundo Viana e Manoel Matos são outros nomes cotados.

(Com conteúdo bahianoticias)

FBF marca presença na final da Copa do Nordeste Sub-20


O futebol da Bahia tomou conta da Capital sergipana na noite desta segunda-feira (27). No Estádio Batistão, em Aracajú, Bahia e Vitória fizeram o maior clássico no Norte-Nordeste na final da Copa do Nordeste Sub-20.
 
Em campo, quem comemorou foi o Rubro-Negro. O Leão venceu o BAVI por 2 a 0 e se sagrou campeão da competição. Os gols do título foram marcados por Luan e Eronildo.


Após a partida aconteceu a cerimônia de premiação. O presidente da Federação Bahiana de Futebol, Ednaldo Rodrigues, foi representado pelo assessor da presidência, Silvio Mendes Junior.


Também marcaram presença o vice-presidente da CBF, Gustavo Feijó; o presidente da Liga do Nordeste, Alexi Portela; e o técnico da Seleção Brasileira Sub-17, Carlos Amadeu.

terça-feira, 28 de novembro de 2017

Com Yashin em destaque, pôster oficial da Copa é divulgado


A Fifa divulgou nesta terça-feira o pôster oficial da Copa do Mundo 2018, na Rússia. Inspirado no construtivismo russo, a peça foi feita pelo artista Igor Gurovich e tem como figura principal o goleiro Lev Yashin, o “Aranha Negra”, craque da seleção da extinta União Soviética (URSS).
“Era muito importante para nós mostrar a Rússia como país-sede no poster official, por isso Lev Yashin foi escolhido, um símbolo do futebol russo, como personagem principal”, disse o president do Comitê Organziador da Copa, Vitaly Mutko.No pôster, Yashin aparece com seu tradicional uniforme preto e a boina, alcançando, como uma ponte, uma bola onde aparece o território da Rússia visto do espaço, numa referência ás conquistas da exploração espacial do país.
Yashin é uma lenda do futebol, considerado um dos maiores jogadores de todos os tempos. Apesar de nunca ter vencido uma Copa do Mundo pela URSS, disputou quatro edições da competição: 1958 (quando enfrentou o Brasil), 1962, 1966 e 1970.
O soviético segue como o único goleiro a ganhar uma Bola de Ouro. Yashin morreu em março de 1990, pouco depois da derrocada da URSS, e meses antes do Mundial da Itália.
“Lev Yashin mudou completamente o que era ser um goleiro”, lembra Vladimir Ponomaryov, companheiro do goleiro na seleção soviética que disputou a Copa de 1966, na Inglaterra.
Sobre o artista
Artista premiado, Igor Gurovich é membro da Academia Russa de Design Gráfico. Ele desenhou o uniforme da delegação da Rússia para os Jogos Olímpicos de Inverno de 2002, em Salt Lake City, a marca do Kremlin Cup de tênis e redesenhou a marca do Festival Internacional de Cinema de Moscou.

Segunda Praia de Morro de São Paulo recebe 11ᵃ edição do Campeonato Baiano de Futevôlei


O Futevôlei é o esporte que mais cresce no Brasil e hoje Morro de São Paulo é  referência na Bahia. 18 atletas representam a ilha na etapa do circuito que encerra o campeonato baiano. Serão 96 duplas, 192 atletas de diferentes categorias divididos entre Série A, Série B, Master e Feminino. 
O destino mais procurado pelos turistas de todo o mundo, se prepara para receber mais uma edição do torneio, que dá início no dia 07 de dezembro (quinta-feira), das 12h às 18h, com uma competição especial para crianças de até 15 anos; a partir da sexta-feira (8), das 14h às 20h começa o torneio oficial. No sábado e domingo as competições começam mais cedo, de 9h às 20h.  
Com times vindos de sete estados, o Campeonato Baiano de Futevôlei é uma realização em parceria com a Federação das Associações de Futevôlei do Estado da Bahia (FAFEB)  e apoio da Prefeitura Municipal de Cairu e do empresariado local.

(Com conteúdo pontodevista)

Rui espera que Vilas Olímpicas revelem promessas no esporte na Bahia

Rui espera que Vilas Olímpicas revelem promessas no esporte na Bahia

O governador Rui Costa afirmou nesta segunda-feira (27), durante a assinatura de ordem de serviços na União dos Municípios da Bahia (UPB), em Salvador, que a partir das suas viagens ao interior do Estado identificou os locais onde serão instaladas Vilas Olímpicas. De acordo com Rui, ao todo, 12 cidades serão comtempladas com os equipamentos. "Fruto das minhas visitas aos batalhões. Nós estamos instalando, utilizando áreas vazias dentro dos batalhões de Polícia em 12 cidades, Vilas Olímpicas, com vários equipamentos olímpicos", disse o governador, acrescentando que o objetivo da implantação dos equipamentos é a formação de novos atletas e promessas olímpicas. "Não só para policiais, mas para a sociedade. Despertar o interesse do jovem pelo esporte e quem sabe surgir daí medalhistas olímpicos nas próximas olimpíadas", declarou.

Vitória vence o Bahia e é campeão da Copa do Nordeste sub-20


O Vitória é campeão da Copa do Nordeste Sub-20. O Rubro-negro bateu o rival Bahia por 2 a 0 nesta segunda-feira (27), na Arena Batistão, em Aracaju, e faturou o título regional da categoria. Os gols foram marcados por Luan e Eron, no primeiro tempo do jogo. O técnico João Burse entrou com a seguinte formação na partida: Lucas, Cedric, Léo Xavier, Lucas Ribeiro e Wellison; Hebert, Léo Ceará, Farinha e Luan; Caique e Eron. Já Valnei Pichite, por sua vez, escalou a equipe tricolor desta maneira: Deijair; Alessandro, Bolívia, Everson e Alisson; Luís Fernando e Júnior Ramos; Felipinho, Dimitri e Gabriel; Geovane Itinga. O Esquadrão jogou com um a menos desde os 38 minutos da etapa inicial, quando o atacante Geovane Itinga foi expulso. No segundo tempo, aos 43 minutos, o zagueiro Léo Xavier, do Vitória também foi mandado para o vestiário.

Competição de jiu-jitsu reúne 70 crianças e adolescentes em Vitória da Conquista


A Base Comunitária de Segurança (BCS) Nova Cidade, em Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia, reuniu 70 crianças e adolescentes na III Copa Integração Jiu Jitsu, realizada na quadra da Pastoral do Menor, no bairro Cruzeiro. O torneio é comemorativo do projeto Luta Cidadã, que há quatro anos aproxima a Polícia Militar da comunidade. 
Por meio das aulas de jiu-jitsu, o Luta Cidadã permite que os participantes compreendam valores essenciais como foco, disciplina, persistência, cooperação e respeito. O projeto já atendeu 120 crianças e adolescentes, tendo como instrutores os soldados Uilian Alves e Luiz da Costa, lotados na BCS Nova Cidade. 
Na terceira edição da Copa Integração de Jiu Jitsu, no sábado (18), a capitão Lorena Santos, comandante da BCS, foi uma das homenageadas pelo apoio, dedicação e incentivo ao projeto.
"Foi um gesto atencioso dos instrutores. É uma honra ter em nossa base um projeto tão importante e que muito tem agregado à vida desses jovens. É lindo observar a dedicação dos instrutores, soldados Costa e Uilian, e o amor investido aos alunos", afirmou a capitã. 

Velejador baiano quer repetir Regata Jacques Vabre em 2019


A dupla formada pelo baiano Leonardo Chicourel e o angolano radicado em São Paulo Luiz Guilherme Caldas cruzou a linha de chegada da Regata Jacques Vabre às 8h24 desta segunda-feira (27), no Terminal Turístico Náutico de Salvador. Únicos representantes do Brasil na competição, eles chegaram no 11º lugar da categoria Class40, com o tempo de 21 dias, 22 horas e 59 minutos.
 
Minutos depois do desembarque festivo, ainda a bordo do Mussulo 40 Team Angola Cables, o barco com o qual cruzaram os cerca de 8 mil quilômetros de Le Havre, na França, a Salvador, Chicourel respondeu sem pestanejar se valeu a pena a participação na maior regata transatlântica do mundo, que tem apoio do Governo do Estado por meio da Secretaria do Turismo (Setur): “Sempre”.

Apesar das dificuldades que enfrentaram, ele diz que pretende participar da edição de 2019, se tiver oportunidade, e desta vez com a vantagem da experiência. “A gente trabalha com o mar, então sempre existirá o previsível e o imprevisível, mas a experiência ninguém tira de você, ela soma muito”, afirmou. Nesta regata, o imprevisível pegou a dupla pouco tempo depois da largada, que aconteceu no dia 5 de novembro. Problemas técnicos fizeram o barco parar por mais de 24 horas em Camaret, na França.

“Foi um banho de água fria”, disse o velejador, que considerou este o pior momento da prova. A travessia dos chamados Doldrums, áreas próximas à linha do Equador, nas quais predominam a baixa pressão e os ventos fracos, foi outro momento complicado. “Ali há um pouco mais de calor, é mais abafado e mais úmido, quase insuportável”.

Mas tudo compensou quando eles cruzaram a linha de chegada na Baía de Todos-os-Santos. “Este foi, sem dúvida, o melhor momento”, comemorou Chicourel. Agora falta penas um outro Class40 chegar, o Esprit Scout, dos franceses  Marc Dubos e Jacques-Arnaud Seyrig, para a 13ª edição da Regata  Jacques Vabre terminar.