sexta-feira, 9 de maio de 2025

Gilmar Mendes nega pedido para afastar Ednaldo Rodrigues da presidência da CBF

 


O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), negou nesta quarta-feira (7), o pedido de afastamento de Ednaldo Rodrigues da presidência da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Ele considera “incabível” a petição havia sido apresentada pela deputada federal Daniela do Waguinho (União Brasil-RJ) e Fernando Sarney, vice-presidente da entidade.

“Não há que se falar em reconsideração da decisão cautelar, uma vez que ela já esgotou os efeitos e não mais vigora, dada a insubsistência dos requisitos fáticos e jurídicos que outrora legitimaram o seu provimento”, escreveu na decisão.

Apesar de manter Ednaldo no comando da entidade, Gilmar determinou que a Justiça do Rio de Janeiro investigue o caso da suposta assinatura falsa apontado narrados na petição.

“Os documentos juntados pelos ora peticionantes trazem notícias e graves suspeitas de vícios de consentimento capazes de macular o negócio jurídico entabulado”, disse.

Em fevereiro deste ano, Gilmar Mendes, relator do caso, homologou um acordo firmado entre a CBF, cinco dirigentes da entidade e a Federação Mineira de Futebol (FMF) para encerrar a disputa judicial contra a eleição de Ednaldo Rodrigues para presidência da entidade máxima do futebol brasileiro. Em dezembro de 2023, o Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ) decidiu retirar Ednaldo Rodrigues do cargo alegando irregularidades no pleito realizado em 2017. Diante do processo, a entidade máxima do futebol brasileiro aceitou assinar em 2022 um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), que, entre outras coisas, estabeleceu a realização de uma nova eleição, da qual o baiano saiu vencedor.


quinta-feira, 8 de maio de 2025

Bahia leva 3 a 1 de virada do Nacional, e sofre derrota histórica na Conmebol Libertadores

 


De virada, o Bahia perdeu pela primeira vez jogando em Salvador pela Conmebol Libertadores. A derrota por 3 a 1 para o Nacional do Uruguai foi única sofrida pelo Tricolor na história da equipe na competição continental.

A partida foi válida pela quarta rodada do Grupo F. Jean Lucas marcou para os baianos, enquanto Morales, Nico López e Millán fizeram para os tentos para os uruguaios.

O resultado mantém o Bahia na liderança do Grupo F, com sete pontos. O Nacional, com a vitória, chegou aos 4 pontos e assumiu momentaneamente a terceira colocação. No complemento da rodada, Atlético Nacional e Internacional se enfrentam amanhã (8), às 21h30, em Medelin. O Bahia vai precisar torcer por um empate.


quarta-feira, 7 de maio de 2025

Keno Marley vence mais uma no Brasileiro de Boxe Elite e avança para semifinal da competição Terça-Feira, 06/05/2025 - 12h30

 



Em busca do hexacampeonato no Campeonato Brasileiro de Boxe Elite, o pugilista Keno Marley venceu mais uma na noite da última segunda-feira (5), ao bater o mineiro Pablo Mariano. A vitória fez o baiano avançar para a semifinal da competição. 

 

Keno venceu o combate por nocaute técnico (TKO) após o árbitro interromper a luta ainda no segundo round. Vale lembrar que em sua estreia no torneio, o boxeador venceu o gaúcho Andrei Vignoli por nocaute (KO).

 

Marley retorna ao ringue nesta terça-feira (6), mas ainda aguarda a definição do adversário e do horário da luta, que será divulgada pela Confederação Brasileira de Boxe (CBBoxe). As disputas do torneio estão sendo transmitidas ao vivo pelo canal da entidade no YouTube.




CBF se pronuncia sobre pedido de afastamento de Ednaldo Rodrigues

 


Três meses após a homologação que garantiu a permanência do presidente Ednaldo Rodrigues no cargo da Confederação Brasileira de Futebol, o gestor voltou a enfrentar uma nova batalha judicial. Na tarde desta terça-feira (06), a entidade publicou uma nota oficial negando a ilegitimidade do processo que liberou o comando da presidência. 

 

“A CBF enfatiza que todos os atos relacionados ao acordo mencionado foram conduzidos dentro da legalidade e com a participação de representantes devidamente legitimados. O processo foi legítimo e teve acordo homologado. É absolutamente inverdade que esse processo tenha sido reaberto a pedido de uma parlamentar”, afirmou a entidade máxima do futebol brasileiro. 

 

A deputada Daniela Carneiro (União Brasil-Rj), ex-ministra do Turismo, solicitou o afastamento de Ednaldo do cargo da CBF e a revisão do acordo que encerrava o questionamento do processo eleitoral da entidade. 

 

A base utilizada pela parlamentar foi um laudo que atesta a falsa assinatura do Coronel Nunes no acordo firmado em fevereiro deste ano. No último mandato, Nunes foi vice-presidente de Rodrigues.

 

Confira a seguir a nota completa publicada pela CBF: 

 

“A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) reitera seu compromisso com a transparência, a legalidade e a boa-fé em todas as suas ações e decisões institucionais.

Diante das recentes notícias veiculadas na imprensa sobre suposto vício de vontade em assinatura constante do acordo homologado pelo Supremo Tribunal Federal (STF), que reconheceu a legitimidade da eleição do presidente Ednaldo Rodrigues, a CBF esclarece que ainda não teve acesso formal ao referido laudo pericial, supostamente assinado por perito particular, que está sendo utilizado de forma midiática e precipitada, em verdadeira espetacularização que atende a interesses nada republicanos e aparentemente questionado por terceiros absolutamente estranhos ao processo.

A CBF enfatiza que todos os atos relacionados ao acordo mencionado foram conduzidos dentro da legalidade e com a participação de representantes devidamente legitimados. O processo foi legítimo e teve acordo homologado.

É absolutamente inverdade que esse processo tenha sido reaberto a pedido de uma parlamentar.

A CBF confia plenamente na Justiça brasileira e permanece à disposição das autoridades competentes para esclarecer quaisquer dúvidas que eventualmente surjam. A entidade segue focada em sua missão de promover o futebol brasileiro com seriedade, profissionalismo e respeito às instituições e com absoluta tranquilidade de que todos os princípios de boa gestão e de probidade são diuturnamente respeitados”


terça-feira, 6 de maio de 2025

Dudu é anunciado oficialmente pelo Atlético-MG após saída polêmica do Cruzeiro

 


O atacante Dudu foi anunciado oficialmente como novo reforço do Atlético-MG nesta terça-feira (6). Após uma passagem conturbada pelo Cruzeiro, o jogador assinou contrato com o Galo até o fim de 2027.

Vitória x Defensa y Justicia: veja onde assistir, horário e prováveis escalações

 


O Vitória terá um jogo decisivo na noite desta terça-feira (6), pela Copa Sul-Americana. Vivendo momento delicado na competição continental, o Leão recebe a visita do argentino Defensa y Justicia, no Barradão, pela quarta rodada. No primeiro encontro, as duas equipes ficaram no empate sem gols no duelo em Buenos Aires. O time baiano é o terceiro colocado na tabela de classificação do Grupo B com dois pontos, mesma pontuação do seu adversário que é o último. O líder da chave é o Universidad Católica, do Equador, com sete, seguido pelo uruguaio Cerro Largo, que tem quatro.

Sem vencer há quatro jogos, o Rubro-Negro vem de derrota em casa para o Cerro Largo na última rodada do torneio continental, o que complicou sua vida na tabela de classificação. Vale lembrar que apenas o primeiro colocado avança de fase, enquanto o vice-líder vai disputar um playoff, de ida e volta, contra os terceiros dos grupos da Libertadores. Para este desafio, o time baiano segue sem poder contar com o zagueiro Zé Marcos e o volante Pepê, desfalques na última partida por lesão. Além deles, o volante Willian Oliveira também continua fora. Já o atacante Renato Kayzer treinou normalmente pela primeira vez com o grupo, mas não deverá estrear diante da equipe argentina. A tendência é que o técnico Thiago Carpini poupe alguns titulares.

Defensa y Justicia
O Defensa y Justicia vive fase ainda pior do que o Vitória e não sabe o que é ganhar há 10 partidas. Lanterna da chave, o time argentino também vem de derrota para o Universidad Católica por 3 a 1, fora de casa na competição continental e precisa vencer para seguir com chances de classificação. Para o compromisso em Salvador, o técnico Pablo de Muner não poderá contar com o atacante Matías Ramírez, que foi expulso diante dos equatorianos. No entanto, como ele havia saído do banco de reservas, o treinador não terá problemas para repetir a escalação.

FICHA TÉCNICA
Vitória x Defensa y Justicia (ARG)
Copa Sul-Americana - 4ª rodada Grupo B
Local: Barradão, em Salvador (BA)
Data: 06/05/2025 (terça-feira) 
Horário: 19h no horário de Brasília
Árbitro: Francisco Gilabert (CHI)
Assistentes: Carlos Poblete e Leslie Vazquez (ambos do CHI)
VAR: Mathias Riquelme (CHI)


Transmissão: ESPN e Disney+


Vitória: Lucas Arcanjo (Alexandre Fintelman); Raúl Cáceres, Lucas Halter, Edu e Hugo; Gabriel Baralhas, Ronald e Wellington Rato; Erick, Gustavo Mosquito e Janderson (Carlinhos). Técnico: Thiago Carpini.

Defensa y Justicia: Bologna; Tobías Rubio, Emanuel Aguilera, Rafael Delgado e Alexis Soto; Gutiérrez, César Perez e Lucas González; Francisco González, Gaston Togni e Abiel Osorio. Técnico: Pablo de Muner.


segunda-feira, 5 de maio de 2025

Ancelotti acerta saída do Real Madrid e pode assinar com a CBF

 


O Real Madrid e o técnico Carlo Ancelotti definiram os últimos detalhes para a saída do treinador do clube. Segundo o jornal inglês The Athletic, o italiano deixará o comando da equipe antes do fim da temporada, possivelmente já após o clássico contra o Barcelona, marcado para este domingo (11).

Com a rescisão contratual, Ancelotti fica próximo de um acerto com a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) para assumir a Seleção Brasileira. A liberação até o final do ano era uma exigência para que o treinador pudesse comandar o time nas partidas das Eliminatórias de junho, contra Equador e Paraguai.

Diante da saída de Ancelotti, o Real Madrid busca um novo treinador para liderar a equipe no Mundial de Clubes, entre 14 de junho e 15 de julho. Xabi Alonso, atual técnico do Bayer Leverkusen, é o principal nome cotado, mas o diretor de futebol Santiago Solari também é considerado uma alternativa interna.