sábado, 6 de junho de 2026

Brasil vence o Egito no último amistoso antes da estreia na Copa do Mundo

 


O Brasil venceu o Egito por 2 a 1, na noite deste sábado (6), em jogo amistoso disputado no Huntington Bank Field, em Cleveland. O time Canarinho balançou as redes com Bruno Guimarães e Endrick, enquanto que Ziko descontou para os egípcios. Este foi o último teste dos comandados do técnico Carlo Ancelotti antes da estreia na Copa do Mundo de 2026.

Integrante do Grupo C do Mundial, a Seleção Brasileira enfrenta o Marrocos no próximo sábado (13), às 19h no horário de Brasília, no Estádio Nova York, em Nova Jersey, pela primeira rodada. Na chave G, o Egito encara a Bélgica na outra segunda-feira (15), às 16h, em Seattle.


Com dupla "Lei do Ex", Vitória volta a vencer o Fortaleza e é penta do Nordestão

 


O Vitória confirmou o favoritismo e conquistou o título da Copa do Nordeste. O Colossal sagrou-se pentacampeão regional, segundo as contas da CBF, ao vencer o Fortaleza por 2 a 1, novamente de virada, neste sábado (6), no Barradão, pelo jogo de volta da final. Luiz Fernando abriu o placar para o time cearense na etapa inicial, mas Martínez e Renato Kayzer estufaram as redes no segundo tempo para dar a vitória ao Leão no confronto pelo placar agregado de 4 a 2.

Agora, o Vitória entra em férias para saborear o título do Nordestão, por conta da pausa do futebol brasileiro durante a disputa da Copa do Mundo de 2026, e aguarda a definição do calendário da CBF. O Leão voltaria a jogar a partir do dia 22 de julho, pela 19ª rodada do Brasileirão, contra o Vasco, mas o compromisso será adiado já que o Cruzmaltino tem partida marcada pela Sul-Americana no mesmo dia. Portanto, o time baiano só deve entrar em campo na jornada seguinte da competição nacional, a partir de 25 do mesmo mês na visita ao Remo. O Rubro-Negro ocupa o 13º lugar na tabela com 22 pontos, dois a mais da zona de rebaixamento.


sexta-feira, 5 de junho de 2026

Convocações para a Copa rendem milhões a clubes brasileiros

 


A Copa do Mundo de 2026 não movimenta apenas as seleções. Os clubes também terão motivos para acompanhar o torneio de perto. A Fifa confirmou que pagará uma compensação financeira às equipes que cederem jogadores convocados para o Mundial disputado nos Estados Unidos, México e Canadá.

O valor será de US$ 5 mil por dia para cada atleta convocado, quantia equivalente a cerca de R$ 25 mil na cotação atual. Os pagamentos serão contabilizados desde a apresentação dos jogadores às seleções até a eliminação ou o encerramento da participação de cada país na competição.

Ao todo, a entidade distribuirá US$ 355 milhões, cerca de R$ 1,8 bilhão, aos clubes de todo o mundo.

Embora o valor por atleta seja inferior ao praticado na Copa do Mundo de 2022, quando a compensação diária ultrapassava os US$ 10 mil, a Fifa justificou a redução pelo aumento do número de seleções participantes, que passou de 32 para 48, além da criação de pagamentos relacionados aos jogos das Eliminatórias.

Segundo levantamento do UOL, o Flamengo será o clube brasileiro mais beneficiado financeiramente nesta edição da Copa.

Com nove jogadores convocados, o Rubro-Negro receberá cerca de US$ 45 mil por dia, o equivalente a aproximadamente R$ 225 mil diários. Considerando apenas a fase de grupos, a arrecadação pode chegar a US$ 1,44 milhão, cerca de R$ 7,2 milhões.

Caso Brasil, Uruguai, Colômbia e Equador avancem até as quartas de final, o clube ainda pode adicionar aproximadamente US$ 630 mil (R$ 3,2 milhões) à conta, elevando o total para algo próximo de R$ 10,4 milhões.

Ranking dos clubes brasileiros

1- Flamengo

– 9 convocados
– US$ 45 mil por dia
– Cerca de R$ 7,2 milhões garantidos na fase de grupos
– Potencial de chegar a R$ 10,4 milhões

2- Palmeiras

– 7 convocados
– US$ 35 mil por dia
– Cerca de R$ 5,6 milhões garantidos na fase de grupos
– Potencial de chegar a R$ 8,2 milhões

O Palmeiras aparece logo atrás. Com sete atletas chamados para a Copa, o clube paulista receberá aproximadamente US$ 35 mil por dia, o equivalente a R$ 175 mil.

A projeção para a primeira fase é de US$ 1,12 milhão, cerca de R$ 5,6 milhões. Se Colômbia, Uruguai e Paraguai alcançarem as quartas de final, o Alviverde poderá acrescentar mais US$ 490 mil (R$ 2,5 milhões), ultrapassando a marca dos R$ 8 milhões em premiações.

Os valores ainda podem crescer caso as seleções avancem para semifinais ou final, ampliando o período de permanência dos atletas à disposição de seus países durante a Copa do Mundo.

Fontte: Bahia.ba


quinta-feira, 4 de junho de 2026

Veja a premiação que o Vitória pode garantir com o título da Copa do Nordeste

 


A final da Copa do Nordeste vale mais do que uma taça para o Vitória. Além da vantagem construída na vitória por 2 a 1 sobre o Fortaleza, no jogo de ida, o Rubro-Negro também está próximo de alcançar uma importante marca financeira na temporada.

Caso conquiste o título no próximo sábado (6), no Barradão, o Leão encerrará sua participação no torneio com R$ 5,2 milhões arrecadados em premiações. O clube já garantiu R$ 4,2 milhões ao longo da campanha e receberá mais R$ 1 milhão se confirmar a conquista regional.

O Vitória integra o Grupo 1 de cotas da competição, destinado aos clubes mais bem colocados no Ranking Nacional de Clubes da CBF. Somente pela participação na fase de grupos, o Rubro-Negro recebeu R$ 2,5 milhões, divididos em duas parcelas de R$ 1,25 milhão.

A equipe ainda acumulou R$ 1,1 milhão pelas classificações às quartas de final e à semifinal, além de já ter assegurado a premiação destinada ao vice-campeão.

Se não conseguir manter a vantagem sobre o Fortaleza na decisão, o clube encerrará a competição com R$ 4,9 milhões em receitas provenientes do Nordestão.


quarta-feira, 3 de junho de 2026

Inscrições para aulas de Ginástica Rítmica

 


A Prefeitura de Valença, por meio da Secretaria de Juventude e Esportes, está com inscrições abertas para aulas de Ginástica Rítmica voltadas para crianças a partir de 5 anos de idade.

As atividades serão realizadas na sede da Associação de Moradores da Baixa Alegre, sempre às segundas e quartas-feiras, das 9h às 10h.

As matrículas devem ser feitas presencialmente no próprio local, nos dias e horários das aulas. De acordo com a organização, as vagas são limitadas.
A iniciativa busca incentivar a prática esportiva desde a infância, promovendo saúde, disciplina, bem-estar e qualidade de vida para crianças da comunidade.

A Secretaria de Juventude e Esportes destaca a importância do esporte como ferramenta de desenvolvimento físico e social, contribuindo para a formação de hábitos saudáveis e para a integração entre os participantes.

Os interessados devem procurar a sede da Associação de Moradores da Baixa Alegre para garantir a inscrição e obter mais informações sobre as atividades


    Vitória deve receber mais de R$ 12 milhões com venda de atacante ao Napoli

     


    O Vitória está próximo de garantir uma importante quantia de dinheiro com a transferência do atacante Alisson Santos para o Napoli. Revelado nas categorias de base do clube, o jogador de 23 anos foi comprado em definitivo pela equipe italiana em uma negociação avaliada em 16 milhões de euros (cerca de R$ 93,5 milhões).

    Além dos valores previstos pelo mecanismo de solidariedade da FIFA, o Rubro-Negro manteve 13% dos direitos econômicos do atleta em negociações anteriores. Com isso, o clube deve receber aproximadamente R$ 12,15 milhões pela operação.

    No Vitória, Alisson estreou no time profissional em um período turbulento da história recente do clube, marcado pelo rebaixamento à Série C em 2021. Sem conseguir se firmar e alvo de críticas da torcida, o atacante acabou sendo emprestado ao Náutico em 2023, onde teve poucas oportunidades e não conseguiu se destacar.

    A virada na carreira aconteceu no futebol europeu. Após chamar atenção atuando pelo União de Leiria, de Portugal, Alisson foi contratado pelo Sporting em 2025, onde ganhou espaço e participou de 28 partidas e marcou 3 gols, todos na UEFA Champions League.

    As boas atuações despertaram o interesse do Napoli, que o contratou inicialmente por empréstimo e, diante do desempenho apresentado, decidiu exercer a opção de compra em definitivo. Desde que chegou aoclube, em fevereiro, o jogador acumula bons jogos e já marcou 4 gols em 15 partidas pelo clube italiano.


    terça-feira, 2 de junho de 2026

    Vitória bate o Fortaleza no Castelão e se aproxima do penta da Copa do Nordeste

     


    O Vitória deu um passo importante rumo ao pentacampeonato da Copa do Nordeste. Na noite desta terça-feira (2), o Rubro-Negro venceu o Fortaleza por 2 a 1, no Castelão, pelo jogo de ida da final da competição, e passa a jogar por um empate na partida decisiva, marcada para o próximo sábado (6), no Barradão.

    O time cearense saiu na frente com Vitinho no início do segundo tempo, mas a partida mudou de rumo após a expulsão de Ronald, que derrubou Renê quando o atacante partia livre em direção ao gol.

    Com um jogador a mais, o Leão da Barra cresceu na partida, empatou com Renato Kayzer, em cobrança de pênalti, e virou nos minutos finais com um golaço de Tarzia.

    Agora, a decisão fica para o próximo sábado (6), às 16h, no Barradão. Com o apoio de sua torcida e a vantagem construída fora de casa, o Rubro-Negro baiano jogará por um empate para conquistar a Lampions League. Já o Fortaleza precisará vencer por um gol de diferença para levar a disputa aos pênaltis ou por dois ou mais gols para ficar com o título no tempo normal.


    Vitória esgota ingressos para final da Copa do Nordeste contra o Fortaleza

     


    O Barradão estará completamente lotado pela torcida rubro-negra na grande final da Copa do Nordeste. O Vitória anunciou nesta segunda-feira (2) que todos os ingressos destinados aos seus torcedores para a partida contra o Fortaleza, marcada para o próximo sábado (6), estão esgotados.

    A expectativa por um estádio lotado cresceu desde a classificação histórica conquistada pelo Leão na última semana. Após eliminar o ABC na semifinal e voltar à final do Nordestão depois de 16 anos, o clube garantiu o mando de campo do jogo da volta da final. A  torcida respondeu rapidamente e garantiu presença em peso no confronto que pode render ao clube o quinto título regional de sua história.

    Segundo o clube, apenas os ingressos reservados ao setor visitante seguem disponíveis para comercialização. A expectativa é de que o Barradão registre um dos maiores públicos da temporada na decisão diante do Fortaleza.

    O primeiro duelo da decisão será disputado nesta terça-feira (2), na Arena Castelão, em Fortaleza, às 21h. Para esta partida, já foram vendidos mais de 20 mil ingressos, cerca de 1/3 da capacidade total do estádio, que comporta 63 mil espectadores.


    Regata Aratu-Maragojipe abre inscrições para 57ª edição

     


    As inscrições para a 57ª edição da Regata Aratu-Maragojipe já estão abertas e os preparativos para um dos maiores eventos náuticos da América Latina seguem em ritmo intenso. A tradicional competição, que será realizada em agosto de 2026, deve reunir centenas de embarcações e velejadores de diversas partes do Brasil nas águas da Baía de Todos-os-Santos e do Rio Paraguaçu.

    Organizada pelo Aratu Iate Clube, a regata conta com o apoio e participação ativa da Associação Náutica da Bahia (ANB), que vem acompanhando de perto as ações preparatórias para garantir uma edição histórica, marcada pelos 57 anos do evento.

    Dentro desse planejamento, a diretoria da ANB e representantes da organização participaram, no último dia 13 de maio, de uma audiência com o secretário de Segurança Pública da Bahia, Marcelo Werner, para discutir estratégias de segurança e logística da competição.

    O encontro reforçou a integração entre organizadores e órgãos públicos para assegurar tranquilidade aos participantes e ao público que acompanha a regata, conhecida por movimentar o turismo náutico e reunir centenas de velejadores de todo o país.

    Participaram da reunião o comodoro do Aratu Iate Clube, Lúcio Bahia; o presidente da ANB e da SOAMAR Salvador, Santiago Campo; o diretor de vela Moacyr Montenegro Jr.; o gerente-geral do Aratu Iate Clube, André Costa; e o coordenador da regata e diretor institucional da ANB, Marcelo Froes.

    As inscrições seguem abertas no site oficial da competição: https://www.aratumaragojipe.com.br/2026/


    segunda-feira, 1 de junho de 2026

    Neymar registra embarque da Seleção para Copa do Mundo: "Todos juntos"

     


    Em recuperação de lesão, o atacante do Santos sentou ao centro, rodeado pelos colegas do time brasileiro, que viaja na noite desta segunda-feira para Nova Jersey.

    Além da imagem 23 dos 26 jogadores (Gabriel Martinelli, Gabriel Magalhães e Marquinhos se encontram com o time nos EUA), Neymar publicou uma imagem do troféu da Copa do Mundo, exibido no museu da CBF (Confederação Brasileira de Futebol).


    Atacante de R$ 56 milhões chega a Salvador para assinar com o Bahia

     


    O Bahia está próximo de anunciar oficialmente seu primeiro reforço para a segunda metade da temporada. O atacante argentino Alejo Véliz desembarcou em Salvador na noite desta segunda-feira (1º) para realizar exames médicos e concluir os últimos trâmites antes de assinar contrato com o Tricolor até o fim de 2030.

    Contratado em definitivo junto ao Tottenham por cerca de 9 milhões de euros (aproximadamente R$ 56 milhões), o jogador de 22 anos chega cercado de expectativa para reforçar o setor ofensivo da equipe comandada por Rogério Ceni.

    Logo após desembarcar na capital baiana, Véliz falou pela primeira vez sobre a escolha de atuar pelo Bahia e explicou os motivos que pesaram na decisão de deixar o Rosario Central, clube onde foi formado e ao qual retornou por empréstimo nas últimas temporadas.

    “Estou muito contente por esse passo na minha carreira, por chegar neste clube. Estou muito emocionado com minha saída do Rosario Central, porque é minha casa, é minha família ali. Tomei essa decisão porque quero crescer na carreira em outro lugar, a decisão foi a melhor que tomamos com minha família”, declarou.

    Conversa com Sanabria

    Antes de aceitar a proposta do Bahia, o atacante buscou referências sobre o clube com um velho conhecido. Companheiro de Mateo Sanabria nas categorias de base da seleção argentina, Véliz revelou que conversou com o atacante tricolor antes de tomar a decisão.

    “Eu já tive uma conversa com Mateo [Sanabria]. Num primeiro momento, ele me escreveu e falei com ele antes de tomar a decisão”, revelou.

    Além do contato com Sanabria, o centroavante contou que acompanhou partidas recentes do Bahia e ficou impressionado com a participação da torcida.

    “A torcida observei muito. Os últimos jogos também assisti, é alucinante. Eu espero devolver um pouco de tudo o que eles fazem”, completou o atacante.

    Carreira de Alejo Véliz

    Revelado pelo Rosario Central, Véliz surgiu como uma das principais promessas do futebol argentino e acabou negociado com o Tottenham. Na Europa, passou também por Sevilla e Espanyol, da Espanha, mas não conseguiu se firmar.

    O retorno ao Rosario devolveu espaço ao atacante, que voltou a atuar regularmente e participou da campanha do título argentino ao lado de Ángel Di María.

    Na temporada mais recente, o jogador disputou 24 partidas e marcou seis gols. Somando suas passagens pelo clube argentino em 2025 e 2026, ele acumulou 40 jogos, 11 gols e uma assistência.

    Agora, Alejo Véliz chega ao Bahia para disputar espaço no ataque tricolor e aumentar as opções de Rogério Ceni para a sequência da temporada. A expectativa é de que ele seja o novo camisa 9 do Esquadrão de Aço.


    João Fonseca vence Casper Ruud e vai às quartas de final de Roland Garros

     


    João Fonseca segue acumulando feitos históricos no circuito mundial. Neste domingo (31), o brasileiro de 19 anos derrotou o norueguês Casper Ruud e garantiu vaga nas quartas de final de Roland Garros pela primeira vez na carreira.

    Em uma partida equilibrada e marcada por longos ralis no saibro parisiense, Fonseca venceu por 3 sets a 1, com parciais de 7/5, 7/6, 5/7 e 6/2. O confronto durou 3h55 e se tornou o segundo mais longo da trajetória profissional do tenista carioca.

    A classificação coloca João entre os oito melhores do torneio e encerra um jejum de mais de duas décadas para o tênis brasileiro em Roland Garros. O último representante do país a alcançar as quartas de final da chave masculina havia sido Gustavo Kuerten, em 2004.

    A campanha em Paris já é a melhor da carreira de João Fonseca em torneios de Grand Slam. Antes desta edição, o brasileiro nunca havia alcançado as quartas de final de uma das quatro principais competições do circuito.

    A vitória sobre Ruud também reforça o momento especial vivido pelo tenista, que chegou às oitavas após eliminar Novak Djokovic em uma batalha de 4h53, a partida mais longa de sua carreira até aqui.

    Diante do norueguês, João voltou a demonstrar maturidade e consistência em momentos decisivos. Mesmo após perder o terceiro set, manteve o controle da partida e confirmou a classificação com autoridade na parcial final.

    Em busca de uma vaga nas semifinais, João Fonseca terá pela frente o tcheco Jakub Mensik, atual número 27 do ranking mundial. Mensik avançou após superar o russo Andrey Rublev por 3 sets a 2, em um confronto disputado em cinco sets.

    A partida pelas quartas de final está marcada para terça-feira (2), quando o brasileiro tentará seguir escrevendo seu nome na história do tênis nacional.


    CBF divulga numeração oficial do Brasil para a Copa do Mundo 2026

     


    A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou, neste sábado (30), a numeração oficial dos 26 atletas convocados para a disputa da Copa do Mundo de 2026. A divulgação foi feita através das redes sociais da entidade, em um vídeo inspirado na cultura popular e no futebol de rua brasileiro. Os novos números já serão utilizados nos amistosos preparatórios contra o Panamá, neste domingo (31), no Maracanã, e contra o Egito, no próximo sábado (6), já em solo americano.

    A principal novidade é o retorno da camisa 10 ao atacante Neymar. Além dele, o setor ofensivo do Brasil ganha uma nova cara em sua numeração. Vinícius Júnior assume a camisa 7, repetindo o sucesso que já faz no Real Madrid. Matheus Cunha herdou a mística camisa 9, enquanto Raphinha manteve a 11.

    Entre os remanescentes do Catar, Alisson (1), Marquinhos (4), Casemiro (5), Alex Sandro (6), Weverton (12) e Ederson (23) mantiveram seus números de preferência. Por outro lado, nomes como Lucas Paquetá, Gabriel Martinelli, Bremer, Fabinho e Danilo optaram por mudanças nesta edição.

    Confira a lista completa da numeração:

    1 – Alisson

    2 – Wesley

    3 – Gabriel Magalhães

    4 – Marquinhos

    5 – Casemiro

    6 – Alex Sandro

    7 – Vinicius Júnior

    8 – Bruno Guimarães

    9 – Matheus Cunha

    10 – Neymar

    11 – Raphinha

    12 – Weverton

    13 – Danilo

    14 – Bremer

    15 – Léo Pereira

    16 – Douglas Santos

    17 – Fabinho

    18 – Danilo Santos

    19 – Endrick

    20 – Lucas Paquetá

    21 – Luiz Henrique

    22 – Gabriel Martinelli

    23 – Ederson

    24 – Ibañez

    25 – Igor Thiago

    26 – Rayan