terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Federação da Argentina corre risco de ser expulsa da Fifa

Boca Juniors x San Lorenzo (Foto: Enrique Marcarian/Reuters)
A decisão da Associação do Futebol Argentino (AFA) de nomear o Torneio Clausura de Crucero General Belgrano, em homenagem aos mortos no naufrágio do navio do mesmo nome durante a Guerra das Malvinas, além de polêmica, pode levar até à sua expulsão dos quadros da Fifa.
LANCENET! entrou em contato com a organização comandada por Joseph Blatter que confirmou ter entrado em contato com AFA. De acordo com a assessoria de imprensa da Fifa, essa denominação estaria violando o Artigo 3 de seu estatuto, que fala sobre discriminação.
Na sexta-feira passada, quando houve o contato entre as federações, a Fifa requisitou à AFA mais informações sobre a decisão de nomear o Clausura com uma lembrança de uma guerra. Além disso, a organização mundial também lembrou aos argentinos que a homenagem aos heróis de guerra é proibida e acarreta punições, que podem variar de multa até eliminação da seleção local de competições organizadas pela Fifa.
Artigo da discórdia
Em sua resposta ao LANCENET!, a Fifa deixou claro que a ação da AFA infringe o Artigo 3 do Estatuto que rege a federação. De acordo com o documento, é proibido qualquer tipo de discriminação por conta de origem étnica, sexo, língua, religião ou política e pode acabar em suspensão ou expulsão.
Segundo a Fifa, a ação da AFA seria discriminatória do ponto de vista político. Caso os argentinos ignorem os pedidos de explicação da organização, eles podem ser sancionados com multas e, em sequência, com suspensões.
Malvinas:
1982: A disputa entre Inglaterra e Argentina pelo território das Malvinas acaba com triunfo europeu. Foram 907 mortes em 74 dias de confronto.
2009: Com a suspeita de petróleo no território das Malvinas, a Inglaterra passa a exercer seu direito como "dona" do território.
2012: Às vésperas do 30º aniversário da guerra, a Inglaterra anuncia nova expedição militar às Malvinas. A AFA, em conjunto com o governo, renomeia o Torneio Clausura com o nome de Crucero General Belgrano, um dos maiores símbolos da guerra.
COM A PALAVRA: Carlos Campaneto - Repórter do Diário "Olé" (ARG)
"Há um exagero em toda essa história
Todo ano, a AFA e o governo argentino nomeiam o Clausura de forma diferente. O ex-presidente Nestor Kirchner já foi homenageado, como outras personalidades políticas.
Por ser o aniversário de 30 anos da Guerra das Malvinas, foi decidido que a homenagem deste ano seria feita aos falecidos no naufrágio do Crucero General Belgrano. Sinceramente, não vejo o motivo da polêmica. É uma simples homenagem, não é uma provocação à Inglaterra."


Fonte:lancenet

Nenhum comentário:

Postar um comentário