quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Após folia na Sapucaí, Vasco e Flamengo lutam por vaga na final

montagem Cristovão Borges Vasco Joel Santana Flamengo (Foto: Editoria de Arte / GLOBOESPORTE.COM)
No domingo e na segunda-feira, a festa foi na Sapucaí. Jogadores de Vasco e Flamengo conviveram no sambódromo de maneira harmoniosa, curtindo o carnaval carioca e suas belezas. Mas, após mostrar samba no pé, chegou a hora de levar a folia de volta aos gramados. E o palco será o Engenhão. Na noite desta quarta-feira, às 22h (de Brasília), os clubes disputam uma vaga na final da Taça Guanabara e o direito de manter vivo o sonho do título. Em campo, a amizade fica de lado e a luta será para ver quem não irá atravessar o samba.
O Vasco chega com moral elevado na disputa. Na fase de grupos, o clube realizou campanha impecável, recebendo nota dez em todos os quesitos, já que é o único na competição a ter vencido todos os sete jogos disputados. Sob a batuta dos maestros Juninho Pernambucano e Felipe, o time comandado por Cristóvão Borges sabe que a hora de mostrar afinação é essa e quer comprovar o bom momento vencendo o maior rival, algo que não acontece há oito jogos - a última vitória foi no dia 22 de março de 2009.
O Flamengo demorou para engrenar. Nas primeiras rodadas o time usou apenas os reservas, enquanto o grupo titular desfilava na passarela da Libertadores. Depois, chegou Joel Santana, novo comandante para reger o Rubro-Negro. E aos poucos o time vai retomando a harmonia. Após confirmar a classificação na última rodada, os jogadores querem manter a hegemonia nos clássicos cariocas com a alegria dos "passistas" Ronaldinho Gaúcho e Vagner Love.
Luis Antônio Silva dos Santos será o árbitro do duelo. Ele terá auxiliado por Luiz Antônio Muniz de Oliveira e Eduardo de Souza Couto.
header as escalações 2
Vasco: Cristóvão Borges não deu pistas de como vai formar o meio de campo do Vasco no clássico. A escalação mais provável teria Eduardo Costa, Nilton, Fellipe Bastos e Juninho Pernambucano. No entanto, a entrada de Felipe, ou até mesmo a de William Barbio, no lugar de Fellipe Bastos, não está descartada pelo técnico. Com isso, o provável time titular seria Fernando Prass, Fagner, Dedé, Rodolfo e Thiago Feltri; Eduardo Costa, Nilton, Fellipe Bastos e Juninho; Diego Souza e Alecsandro.
Flamengo: sem David Braz, o técnico Joel Santana resolveu fazer mistério sobre o time que irá enfrentar o Vasco. Gustavo deve ser o escolhido para entrar na zaga, mas Airton pode ser improvisado no setor e Maldonado escalado no meio. Na frente, Deivid pode ser sacado para a entrada de um meia desfazendo o trio ofensivo e adotando uma escalação mais cautelosa. O Flamengo deve entrar em campo com: Felipe, Léo Moura, Gustavo (Maldonado), Welinton e Junior Cesar; Airton, Willians e Renato; Ronaldinho Gaúcho, Vagner Love e Deivid (Bottinelli).

quem esta fora (Foto: arte esporte)

Vasco: Rômulo e Allan seguem no departamento médico. Eder Luis já está treinando com bola, mas ainda não foi liberado para jogar.
Flamengo: O zagueiro David Braz está suspenso após ter recebido o terceiro cartão amarelo. Já o zagueiro chileno Marcos González não foi inscrito a tempo na Taça Guanabara e segue fora do time.

header fique de olho 2
Vasco: o duelo entre Dedé e Ronaldinho Gaúcho promete ser bom. Em boa fase, o defensor vascaíno tem a missão de parar o ataque rubro-negro.

Flamengo: Após curtir dois dias de folia na Sapucaí, Ronaldinho Gaúcho tem mais uma vez a responsabilidade de liderar o Flamengo na luta por uma vaga na final da Taça Guanabara. O entrosamento com Vagner Love está cada vez melhor, mas resta saber se a curtição no sambódromo pode atrapalhar o seu desempenho.
header o que eles disseram

Juninho Pernambucano, meia do Vasco: “Temos o melhor time em relação aos pontos conquistados, mas, infelizmente, isso não nos dá o direito de, nem ao menos, empatar. Não acho que a gente tenha mais nem menos responsabilidade que eles. O mais importante é vencer e chegar à final”.

Vagner Love, atacante do Flamengo: “Trata-se de um clássico importante do futebol brasileiro. Ainda estamos buscando um melhor entrosamento desde que cheguei, mas vamos lutar até o último minuto pela vitória. Para isso conto com a ajuda da nossa torcida, que sempre nos motiva muito e faz a diferença.

header números e curiosidades

* Nos últimos 30 jogos disputados entre Vasco e Flamengo apenas um terminou com uma vitória por mais de dois gols de diferença. Isso aconteceu na vitória do Vasco por 3 a 0 no Campeonato Carioca de 2007, gols de Leandro Amaral, Abedi e Romário, que marcou seu gol número 999 nesse jogo.

* O Flamengo não perde um clássico estadual há 21 meses. A última derrota rubro-negra diante de um de seus maiores rivais foi no primeiro turno do Brasileiro de 2010, quando foi derrotado pelo Fluminense por 2 a 1 no Maracanã. O Rubro-Negro jamais perdeu um duelo regional no Engenhão.
* O primeiro confronto entre Flamengo e Vasco aconteceu há 88 anos, no dia 29 de abril de 1923. Em partida válida pelo campeonato estadual e disputada na Rua Paysandu, o Vasco
venceu por 3 a 1, com dois gols de Cecy e um de Negrito. Junqueira marcou para o Fla.

header último confronto v2
No dia 4 de dezembro do ano passado, Vasco e Flamengo se enfrentaram pela última e decisiva rodada do Campeonato Brasileiro. O jogo poderia dar o pentacampeonato ao time da Colina, mas o empate por 1 a 1 no Engenhão e o 0 a 0 entre Corinthians e Palmeiras no Pacaembu fizeram com que o título ficasse mesmo com o Timão. Em campo, o jogo teve emoção do início ao fim. Diego Souza e Renato Abreu marcaram os gols da partida, que teve três expulsões - Jumar, Renato Abreu e Felipe - e um lance polêmico. Os vascaínos reclamaram de pênalti de Willians em Diego Souza ainda no primeiro tempo. Mais de 40 mil pessoas assistiram ao clássico no Engenhão.
Fonte:globoesporte

Nenhum comentário:

Postar um comentário