quinta-feira, 29 de março de 2012

Vasco massacra equatorianos no adeus de Edmundo

Marcelo Sadio/Vasco.com.br
Em noite marcada pela emoção, o atacante Edmundo se despediu do futebol e ajudou o Vasco a golear o frágil Barcelona de Guayaquil, do Equador, por 9 a 1 em amistoso disputado nesta quarta-feira em São Januário, debaixo de muita chuva. E Edmundo não decepcionou. Ele marcou dois gols, para delírio da torcida cruzmaltina, e enquanto esteve em campo, durante mais de 80 minutos, mostrou muita vontade, correu o campo inteiro e deu trabalho aos zagueiros adversários.
O Barcelona mandou uma equipe formada por reservas e jogadores das divisões de base, e mostrou apenas vontade e muita limitação técnica, se tornando o convidado perfeito para a festa vascaína. O time titular do Barcelona jogou nesta quarta-feira pelo Campeonato Equatoriano. No início do segundo tempo, a partida ficou interrompida durante quase 30 minutos em função de um problema no fornecimento de energia.
Homenagens -  Apesar da forte chuva que caiu sobre a cidade do Rio de Janeiro, um grande público compareceu ao estádio cruz-maltino para participar da despedida de um dos maiores ídolos do Vasco. Antes da entrada do Animal, as luzes foram apagadas e um telão mostrou depoimentos de vários companheiros de Edmundo.Depois, debaixo de um intenso foguetório e muito emocionado, Edmundo pisou o gramado com a camisa 10. Ele foi abraçado por todos os jogadores vascaínos e recebeu a faixa de capitão das mãos de Juninho Pernambucano.
Depois da execução dos hinos nacional e do Vasco, cantados com emoção por Edmundo, o presidente Roberto Dinamite entregou uma placa comemorativa ao atacante, destacando a sua passagem brilhante pelo clube.
O Jogo - No seu primeiro toque na bola, Edmundo recebeu uma entrada mais dura de Mercato e caiu no gramado, mas não reclamou. Aos quatro minutos, Edmundo tabelou com Juninho que bateu cruzado mas Alecsandro chegou atrasado. O time equatoriano começou a partida com muita disposição, dividindo as jogadas como se fosse uma decisão, o que causou problemas em Juninho e Fernando Prass.
Sem qualquer ritmo de jogo, Edmundo tentava sempre o toque de primeira. Aos oito minutos, Edmundo lançou Fágner que cruzou para Alecsandro mas o goleiro Moraes saiu com precisão e afastou o perigo. Dois minutos depois foi a vez de Juninho tentar surpreender o goleiro equatoriano com um chute de cobertura mas a bola saiu.
Aos 11 minutos, Eder Luis fez ótima jogada pela direita e rolou para Edmundo que, da entrada da área, mandou por cima. Logo depois, Thiago Feltri foi derrubado fora da área mas o árbitro Marcelo de Lima Henrique marcou o pênalti. Edmundo bateu no canto direito sem chances para o goleiro Morales e para delírio da torcida.
Animado com o gol, Edmundo até participou de algumas jogadas mais duras para alegria da torcida. O Vasco dominava completamente e seus jogadores sempre procuravam Edmundo na área, mesmo quando tinham chances de concluir como aconteceu aos 20 minutos com Alecsandro.
Aos 23 minutos, Edmundo recebeu na área e descobriu Fágner entrando pelo meio. O lateral se livrou da marcação e rolou para Alecsandro empurrar para as redes. Aos 26 minutos, Eder Luis penetrou pela direita e quando todos esperavam o passe para Edmundo, ele mandou uma bomba por cima do travessão.
Aos 28 minutos, Felipe descobriu Edmundo na área mas o Animal hesitou e a zaga aliviou. Aos 28, Edmundo perdeu nova chance na pequena área depois de cruzamento de Thiago Feltri. Aos 34 minutos, Fágner recebeu pela direita e cruzou nos pés de Edmundo que bateu de primeira no canto direito de Moraes e fez a torcida explodir de felicidade.
Aos 39 minutos, Della Torre cruzou, Dedé falhou de forma bisonha e Asencio, o veterano da equipe, aproveitou para colocar a bola nas redes de Fernando Prass. Um minuto depois, Eder Luis e Fagner tabelaram e a bola acabou nos pés de Juninho Pernambucano que colocou no ângulo esquerdo de Moraes.
O Vasco voltou para o segundo tempo com cinco alterações já que o técnico Cristovão Borges havia avisado que iria poupar alguns titulares em função dos próximos jogos pelo Carioca e Libertadores. E logo no primeiro minuto, o Vasco marcou o quinto gol. Após bela jogada de Felipe, Thiago Feltri foi lançado e cruzou. Eder Luis tocou de calcanhar, a bola desviou em Sedeño e enganou o goleiro Vera que tinha entrado no intervalo.
Aos cinco minutos, as luzes se apagaram em São Januário e a iluminação só foi restabelecida depois de quase 30 minutos de paralisação. Quando a bola voltou a rolar, Edmundo continuou como o centro das atenções e aos sete minutos fez ótima jogada na área,mas foi desarmado na hora da conclusão.
O amistoso caiu de ritmo com os dois times evitando jogadas mais duras por causa do gramado pesado em função da forte chuva que continuava caindo. Só Edmundo continuava mostrando entusiasmo e tentando marcar mais gols.
O técnico Cristovão Borges continuou poupando jogadores e aos 21 minutos, Felipe Bastos, de falta, marcou o sexto gol em falha do goleiro Vera. O sétimo gol foi marcado aos 25 minutos por Allan após bela combinação com Felipe Bastos. Aos 30 minutos foi a vez de Diego Souza marcar o oitavo depois de receber cruzamento na área e se livrar dos marcadores.
Aos 39 minutos, Edmundo deixou o gramado levando a bola do jogo e muito emocionado, deu uma volta completa para receber os aplausos da torcida que gritou seu nome sem parar. Nos minutos finais, o Vasco ainda buscou o nono gol, o que conseguiu com Allan, enquanto a torcida seguia homenageando Edmundo.
Fonte:gazetaesportiva

Nenhum comentário:

Postar um comentário