terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Bayern bate o Arsenal em Londres e praticamente se garante nas quartas


No duelo dos tons de vermelho, o Bayern de Munique usou o seu uniforme reserva, todo preto, mas mostrou que a boa fase tem a cor alemã. Fora de casa, em Londres, os bávaros derrotaram o Arsenal por 3 a 1 nesta terça-feira, no Emirates Stadium, e deram um grande importante rumo às quartas de final da Liga dos Campeões. Toni Kroos, Thomas Müller e Mario Mandzukic balançaram as redes, e o time alemão soube aproveitar a pressão dos torcedores locais sobre os Gunners, que não conquistam um caneco desde 2005. No segundo tempo, Lukas Podolski fez o gol único do time inglês.
O  jogo de volta acontecerá no dia 13 de março, na Allianz Arena, em Munique. Para ficar com a vaga, o Arsenal vai precisar vencer por três gols de diferença. Caso os ingleses vençam por 1 a 0 ou 2 a 0, a vaga ficará com o Bayern de Munique, que nesta terça-feira triunfou pela primeira vez em sua história em Londres (foram seis confrontos). Se os Gunners derrotarem os rivais na volta por 3 a 1, a decisão irá para os pênaltis. 
Como se não bastasse o jejum de quase oito anos sem títulos, o Arsenal vem colecionando vexames dentro de campo – como no último sábado, na eliminação da Copa da Inglaterra, em casa, para o Blackburn Rovers, da segunda divisão inglesa – e fora dos gramados, ocupando espaço de coadjuvante na hora das contratações, vendendo ídolos e repondo com peças de qualidade duvidosa. Receita ideal para esgotar a paciência da torcida e abalar até o prestígio de Arsène Wenger, há 17 anos à frente dos Gunners. 
Kroos comemora gol do Bayern de Munique sobre o Arsenal (Foto: Reuters)Kroos comemora o primeiro gol do Bayern de Munique sobre o Arsenal (Foto: Reuters)
Bayern abre vantagem na etapa inicial
Schweinsteiger e Wilshere, Arsenal x Bayern de Munique (Foto: AP)
Schweinsteiger e Wilshere disputam o lance no 
duelo desta terça-feira (Foto: AP)
Mesmo jogando fora de casa, o Bayern não demorou a impor seu ritmo de jogo. Logo aos seis minutos, os bávaros abriram o marcador. Müller aproveitou a lentidão do zagueiro Vermaelen, que atuou improvisado na lateral esquerda, avançou pela direita e cruzou. Toni Kroos chegou antes de Ramsey e acertou um belo chute para vencer Szczesny: 1 a 0.
Os alemães seguiram com um melhor rendimento em Londres. Sempre buscando o lado esquerdo para aproveitar a improvisação feita pelo técnico Arsène Wenger. Até mesmo o francês Ribéry, que costuma cair pelo lado direito, foi para o lado canhoto para tentar ampliar a vantagem do Bayern de Munique na casa dos rivais.
A pressão alemã seguiu forte. E aos 20, os bávaros fizeram o segundo. Kroos cobrou escanteio da direita na cabeça de Van Buyten. O belga testou com força, e o goleiro Szczesny fez bela defesa. No rebote, Müller tocou para as redes, ampliando a vantagem dos visitantes e deixando os ingleses ainda mais desesperados. 
O segundo gol deixou o Arsenal nervoso. Em lances praticamente seguidos, o francês Sagna e o espanhol Arteta levaram cartão amarelo por conta de entradas mais duras. Porém, o desespero passou, e os Gunners colocaram a bola no chão, passando a ter mais domínio do jogo. Porém, só rondavam a baliza de Neuer. Não chutavam a gol.
Quem deu bobeira nos minutos finais da etapa inicial foi Schweisteiger. O alemão cometeu falta dura e foi advertido com o amarelo. O cartão foi o segundo do jogador, que está fora do jogo de volta, em Munique. No fim do primeiro tempo, os torcedores dos Gunners vaiaram a equipe, que deixou a desejar nos 45 minutos iniciais no duelo em Londres.
Aaron Ramsey Thomas Muller Javi Martinez, Arsenal x Bayern de Munique (Foto: AFP)
Mandzukic marca, e Bayern fica mais perto da vaga
O Arsenal voltou melhor para a etapa final. E aos dez minutos conseguiu diminuir o marcador com Podolski, ex-jogador do Bayern de Munique. Wilshere cruzou da direita, a bola passou por toda a defesa dos bávaros e sobrou para o alemão testar para o fundo da rede. Na jogada, o goleiro Neuer reclamou da desatenção da zaga.
Os Gunners seguiram um pouco melhor, mas, como na primeira etapa, arriscavam pouco. Com mais opções no banco de reservas, Jupp Heynckes, que vai deixar os bávaros ao fim da temporada para a chegada de Pep Guardiola, mexeu na equipe. E a alteração surtiu efeito.
Aos 18, Robben entrou na vaga de Ribéry. E foi o holandês que iniciou a jogada do terceiro gol, aos 31. O camisa 10 tocou para Lahm, que fez a ultrapassagem pela direita e invadiu a área. O alemão cruzou, e Mandzukic, pressionado por Sagna, marcou o terceiro. Com o resultado, os bávaros chegaram a sua primeira vitória na capital da Inglaterra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário