quinta-feira, 12 de janeiro de 2017

Seleção Olímpica e Pedro Barros são indicados ao Prêmio Laureus

Seleção Olímpica de futebol conquistou a medala de ouro inédita para o Brasil (Foto: Johannes Eisele/AFP)

A Seleção Brasileira olímpica foi indicada ao Prêmio Laureus, considerado o Oscar do esporte, nesta quarta-feira. A campanha histórica dos garotos comandados pelo técnico Rogério Micale, que conquistaram o ouro inédito para o futebol do país, deu crédito para o time concorrer ao troféu de melhor equipe do ano.
Mas quem pensa que o prêmio já é do Brasil está muito enganado. A Seleção olímpica terá uma concorrência fortíssima. Além dos campeões no Rio 2016, o Cleveland Cavaliers, do basquete, o Chicago Cubs, do beisebol, a Mercedes, da Fórmula 1, a Seleção de Portugal, campeã da Eurocopa, e o Real Madrid também estão na briga pelo troféu.
O Brasil ainda poderá vencer em mais uma categoria do Laureus. O skatista Pedro Barros concorre na categoria melhor atleta de ação de 2016 pela medalha de ouro no X-Games conquistada na modalidade park.
Apesar de ser um dos principais skatistas da sua geração, Pedrinho, assim como a Seleção Olímpica, terá concorrentes de alto nível pelo troféu da Academia, como o havaiano campeão mundial de surfe John John Florence. Também foram indicados na categoria a atleta de mountain bike Rachel Atherton, a esquiadora de apenas 14 anos Kelly Sildaru, a atleta de snowboard Chloe Kim, além da surfista campeã mundial Tyler Wright.
Já o nadador Daniel Dias, que venceu o Laureus em três oportunidades, desta vez anunciou os indicados ao prêmio de melhor atleta paralímpico. O indiano Ihar Boki, que conquistou seis medalhas de ouro nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, a velocista cubana Omara Durand, o suíço Marcel Gug, do atletismo, a nadadora neozelandesa Sophie Pascoe, o halterofilista iraniano Siamand Rahman e a esgrimista italiana Beatrice Vio concorrem na categoria.


O prémio Laureus foi criado no ano 2000 para promover o papel do desporto como instrumento de apoio à melhoria da sociedade e para celebrar o êxito desportivo.
O prémio Laureus, atribuído anualmente pela Academia Laureus World Sports, distingue os melhores atletas do mundo tanto a nível individual como coletivo.
São consideradas sete categorias: melhor desportista mundial masculino, melhor desportista mundial feminina, melhor equipa mundial, melhor promessa mundial, melhor regresso do ano, melhor atleta deficiente e melhor atleta de desportos alternativos. A escolha dos premiados é feita por um júri composto por 42 elementos, todos eles antigos atletas de prestígio.


Entre os atletas já distinguidos, figuram nomes como Roger Federer, Amélie Mauresmo, Serena Williams, Rafael Nadal, Martina Hingis, Kelly Slater, Valentino Rossi, Michael Schumacher, Ronaldo, Lance Armstrong e Tiger Woods, assim como as equipas de futebol do Barcelona, do Manchester United, as seleções de Itália, do Brasil e da Grécia ou a Renault Fórmula 1.
É também atribuído anualmente um prémio de carreira, que já distinguiu atletas como Pelé, Franz Beckenbauer ou Johan Cruyff.
Os prémios são anunciados e atribuídos numa gala transmitida pela televisão para todo o mundo e que, por duas vezes consecutivas, se realizou em Lisboa, em Portugal, em 2004 e 2005.
Os prémios Laureus, para além de distinguirem quem mais se destacou a cada ano em matéria desportiva, pretendem unir a comunidade desportiva para que esta apoie os fundadores e associados do Laureus a sustentar projetos de âmbito social programados para todo o mundo. A Laureus Sport for Good Foundation (Fundação Laureus para o Desporto pelo Bem) tenta cativar as crianças e jovens para que recorram ao desporto como forma de promoção social.
O presidente da Academia Laureus é o antigo atleta norte-americano Edwin Moses, que é acompanhado por outros atletas de renome já retirados da competição como Bobby Charlton, Boris Becker, Emerson Fittipaldi, Franz Beckenbauer, John McEnroe, Martina Navratilova, Mark Spitz, Michael Jordan, Miguel Indurain, Nadia Comaneci Pele, Sergei Bubka e Severiano Ballesteros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário