sexta-feira, 23 de março de 2012

Projeto Karatê com professor Tenente contribui para formação de crianças e adolescentes

Todas as segundas e quartas feiras no Ginásio de Esportes de Valença, acontecem as aulas de karatê Shotocan com professor Ramundo (Tenente como é conhecido). É um projeto que ajuda as crianças e adolescentes crescerem praticando esporte e caminhando pela estrada do bem.
O repórter Fabricio Lemos esteve no treino da última quarta feira (21) para saber como é de perto esse projeto e divulgar o trabalho. Conversando com o treinador, professor Tenente, ele nos informou que há muita dificuldade para manter um projeto como esse, pois não existe apoio da gestão pública como deveria. 
A falta de segurança é um ponto negativo que impede o desenvolvimento das práticas esportivas em Valença. À exemplo, por volta das 20:30h, um malandro com revólver na mão, assaltou dois jovens que estava entrando no Ginásio para assistir a apresentação do karatê. Isso é muito triste. Fica aqui o apelo do Mundodabola, para que a policia possa realizar ronda mais ostensiva e constante naquela área.
Antes dos treinos práticos, com apresentações dos catares, existem todo o preparo, com os alongamentos para que os atletas estejam bem aquecidos para apresentação dos mesmos.
São vários aspectos que fazem os atletas participarem da modalidade. O aprendizado da luta marcial, a formação de pensamentos positivos, o acompanhamento para com a escola, a própria prática esportiva entre outros.
O apoio que os pais dão aos filhos que fazem parte desse projeto é muito importante, como ressaltou a atleta Isis que tem a presença de seu Gil desde o inicio, ha sete anos atrás. Houve muita persistência por parte dela e do próprio pai, que hoje colabora com o projeto colocando a disposição sua Topic para transportar os atletas para treinos e apresentações.
Em entrevista concedida ao repórter Fabricio Lemos, Gil pai da Isis, Emanuel pai do Márcio, Ramon e Paula pais da Istela e do próprio professor Tenente que tem sua filha Manuela no projeto, falaram que é muito importante estarem presentes, pois ajuda na criação e educação dos filhos e comentaram ainda que precisa m de apoio sempre. Os próprios pais também praticam o karatê.
Há todo um procedimento nessa modalidade: respeito para com o professor e os companheiros; apresentação por ordem de faixas, da branca até a preta...falando nas faixas, existe uma análise de aprendizado do atletas para a passagem de uma faixa para outra, da branca para amarela, laranja, verde, roxa, marrom....o mais importante é o aprendizado de vida que esse projeto tem dado.
Esse ano, haverá o campeonato Baiano de Karatê e alguns atletas estarão participando. Esperamos que haja apoio para os mesmos.
Cabe a cada um fazer sua parte, contribuindo assim com o envolvimento da comunidade nos projetos sociais esportivos, fazendo com que a cidade de Valença e Região cresça com crianças, jovens, adolescentes praticando o bem.
Parabéns professor Tenente, parabéns aos pais que motivam e prestigiam seus filhos, parabéns para algumas empresas que mantem alguns atletas no projeto e vamos fazer como beija flor: cada um leva sua gota d'agua.

Obs. as entrevistas que foram realizadas, serão reproduzida, próximo domingo (25) a partir das 12 horas no programa Domingo Esportivo apresentado por Fabricio Lemos, pela Rádio Clube de Valença - AM 650 - que voce também pode ouvir pelo www.radioclubededevalenca.com.br

Informações com professor Tenente 75 8819-5026

Video da apresentação dos atletas do Karatê






Nenhum comentário:

Postar um comentário