sábado, 24 de março de 2012

Neto Baiano supera Lionel Messi e sonha fazer história no futebol

Neto Baiano gol Vitória (Foto: Felipe Oliveira / Ag. Estado) 
O império do argentino Lionel Messi está ameaçado. Três vezes eleito melhor do mundo pela Fifa, o camisa 10 do Barcelona ganhou um rival inesperado num quesito: média de gols na temporada. Longe dos holofotes do futebol europeu, o atacante Neto Baiano, artilheiro do Brasil no ano com 21 gols, conseguiu o que Neymar e Cristiano Ronaldo ainda sonham fazer. O goleador do Vitória superou ‘La Pulga’, e não é discurso de torcedor.
Em 17 partidas da atual temporada, Neto Baiano marcou 21 vezes, alcançando a incrível marca de 1,23 gol por jogo. O número é superior ao de Messi, que participou de 45 jogos e balançou as redes 54 vezes, média de 1,20 gol por confronto. Fora a diferença de qualidade dos adversários que cada um enfrenta e a quantidade de partidas já disputadas, o que só aumenta a dificuldade para manter a performance, o atacante do Vitória pode se orgulhar de estar à frente do melhor do mundo na frieza matemática da estatística.
Apesar do desempenho de dar inveja a qualquer atacante, o artilheiro do Brasil mantém o discurso pautado na humildade. Baiano no nome, Neto ganha características de um típico mineiro quando o assunto inclui o fato de ter deixado Messi para trás.
- Que é isso? O Messi e o Cristiano Ronaldo são os melhores do mundo. E ainda tem o Neymar, que também joga muito. É difícil chegar a esse patamar. Deixa o Neto Baiano aqui mesmo, comendo pelas beiradas, que é melhor – disse Neto Baiano, que já marcou 62 gols em 99 jogos com a camisa do Vitória.

neto baiano vitoria asa (Foto: Felipe Oliveira / Agência Estado) 
Hall de artilheiros
Superar Lionel Messi não é suficiente para Neto. Artilheiro do Campeonato Baiano 2012, o atacante sonha com voos ainda mais altos vestindo a camisa do Vitória. Após conquistar a torcida rubro-negra, o atacante planeja entrar para a história do futebol. E o objetivo está bem perto de ser concluído. O jogador está a sete gols de superar o recorde de um único Baianão, marca pertencente a Cláudio Adão, que balançou as redes 27 vezes no estadual de 1986.
- Já fiz o milésimo gol do Barradão e a sensação foi muito legal. Estou na história do clube. Agora quero ser o maior artilheiro de uma única edição do Campeonato Baiano. Sei que não é fácil fazer sete gols. Mas o time está em um momento muito bom. A bola bate em mim e entra. Quero quebrar todos os recordes possíveis. Meu objetivo é sempre estar em primeiro – revelou o atacante.

Outra marca que Neto Baiano pode quebrar está relacionada ao Prêmio Friedenreich, voltado para os maiores artilheiros da temporada. Jonas e Neymar dividem as melhores marcas da premiação, com 42 gols marcados em 2010. Em apenas três meses, o camisa 9 do Vitória chegou à metade dos recordes da dupla de atacantes da Seleção Brasileira.
- Estou vivendo um momento mágico. Minha mulher e minha família têm contribuído muito para isso tudo. Estou muito focado e quero ainda o título baiano, que é para coroar tudo isso – disse o artilheiro do Brasil. 

Neto Baiano - treino (Foto: Divulgação / Vitória) 
O faro de gols de Neto Baiano tem inspiração em um atacante que ficou conhecido como Animal. Fã declarado de Edmundo, o artilheiro do Vitória é só elogios ao ex-jogador e ídolo das torcidas de Palmeiras e Vasco.

- Tive a oportunidade de jogar com ele no Palmeiras, em 2006, quando fui emprestado pelo Atlético-PR. Ele é incrível. Como pessoa e como jogador. Chuta bem, cabeceia, dribla, tem bom posicionamento. E ainda fez muito pelo futebol. É sem dúvida uma grande referência – afirmou.
E como não poderia deixar de ser, o atacante rubro-negro deu vazão à sua veia polêmica e debochou do Bahia, que perdeu o segundo Ba-Vi do ano no último domingo pelo placar de 3 a 2, com direito a gol de Neto Baiano.
- O marido de minha cunhada tem um barco e a gente sempre sai para pescar na Ilha de Itaparica. Pego muita sardinha, que é um peixe que como direto e nunca me engasgo. Quase não tem espinha, desce bem que é um beleza. Mas não estou falando do Bahia, não – brincou o atacante. 
Fonte:globoesporte

Nenhum comentário:

Postar um comentário