quarta-feira, 15 de fevereiro de 2017

Reunião entre Federações e CBF define mudanças na Copa do Nordeste


A competição que envolve e emociona milhões de torcedores da segunda maior região do país vai mudar. E para melhor. Vem aí uma nova Copa do Nordeste.
 
Após dois dias de reuniões na sede da CBF, o Rio de Janeiro, as nove Federações de Futebol da região, as diretorias da entidade e da Liga do Nordeste e  representantes do Esporte Interativo definiram as mudanças no Nordestão.
 
A copa passará por uma repaginada. Já a partir de 2018, novos critérios de classificação serão adotados.
 
A Copa do Nordeste, que hoje conta com 20 clubes, passará a adotar o número de 16 participantes. Grande parte dessas vagas continuará sendo definida através dos estaduais, uma luta do presidente da Federação Bahiana de Futebol, Ednaldo Rodrigues, já que alguns clubes apresentaram proposta para que as vagas fossem totalmente definidas por meio do ranking nacional de clubes.
 
Cada um dos nove estados, incluindo Piauí e Maranhão, que tiveram permanências asseguradas na competição, terá uma vaga para os campeões estaduais. Pernambuco e Bahia, que possuem as duas Federações melhores ranqueadas da região na CBF ainda terão mais uma vaga, para os vice-campeões dos estaduais de 2018.
 
Além destes dois estados, o Ceará, que possui a terceira federação melhor ranqueada, também ganhará mais uma vaga, totalizando 12 clubes. Já as demais quatro vagas em aberto serão definidas através de uma 'Pré-Copa do Nordeste'.
 
Um clube de cada estado, excluindo o Ceará, participará dessa Pré-Copa do Nordeste, totalizando oito agremiações. Estas formarão confrontos diretos com mata-mata, em ida e volta. Os quatro melhores ranqueados nacionalmente terão a vantagem de fazer o último jogo em casa. Em caso de dois resultados iguais, a decisão vai para as cobranças de pênaltis. Os quatro vencedores completam a lista de 16 clubes da Copa do Nordeste.
Já para 2019 a 2022, os campeões de cada estadual terão uma vaga garantida. As Federações de Pernambuco, Bahia e Ceará terão mais uma vaga, que deverão ser ocupadas pelo clube melhor ranqueado a nível nacional dentro de cada estado. As demais quatro vagas seguirão disputadas dentro da 'Pré-Copa do Nordeste'.
 
Ainda durante o encontro ficou definido que a Copa do Nordeste continuará sendo disputada em paralelo aos estaduais. Porém, em quase sua totalidade com partidas nos meios de semana. Apenas as duas finais acontecerão em domingos.
 
Essa foi mais uma proposta do presidente da FBF. Ednaldo Rodrigues discutiu a proposição preventivamente com as diretorias de Bahia e Vitória, filiados que têm direito a voto na Liga. Todos os dois clubes concordaram e a proposta também foi aprovada na reunião. Todas as mudanças foram exaustivamente discutidas pelos presentes e aprovadas por unanimidade, sem a necessidade de votações.
 
Participaram dos encontros, além das nove Federações da região, o presidente da CBF, Marco Polo Del Nero; o diretor de competições da entidade, Manoel Flores; o vice-presidente Coronel Nunes; o vice-presidente região Nordeste, Gustavo Feijó; o secretário geral, Walter Feldman; o presidente da Liga do Nordeste, Alexi Portela; o diretor da Liga e presidente do Ceará, Evandro Leitão; além dos representantes do Esporte Interativo, Bernardo Ramalho e Lucas Arruda.
 
A FBF esteve representada pelo seu presidente, Ednaldo Rodrigues, e o vice, Ricardo de Lima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário