sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

PM garante segurança no Ba-Vi


Major Henrique Melocomandante do Batalhão Especializado de Policiamento em Eventos (BEPE), afirmou que o policiamento em Pituaçu não ficará aquém do normal, ou seja, a segurança do clássico Bahia x Vitória está, sim, garantida.
 
Nós vamos trabalhar com 726 policiais militares, estamos atuando dentro do padrão de treinamento para a Copa do Mundo e a FIFA, dentro de seu caderno de atribuições, estabelece no mínimo 1 policial para cada 50 torcedores, e a Polícia Militar está aplicando até mais do que isso”, disse o Major.

Tais palavras foram ditas após a reunião que ocorreu no começo desta tarde, às 14h30 desta terça-feira (7), quando Melo esclareceu alguns tópicos relevantes a todo jogo de grande porte, sobretudo clássicos como esse. A Federação Bahiana de Futebol lá esteve representada por seu vice-presidente e assessor jurídico,Manfredo Lessa, e por Roberto Araújo, secretário do Tribunal de Justiça Desportiva.

 

Durante o encontro, enfatizou-se ainda quais tarefas cabiam a quais partes envolvidas, tais como os clubes, a própria FBF, os policiais e outros mantenedores de ordem, além dos torcedores.

Para estes, aliás, o recado foi claro: as regras serão cumpridas para evitar tumultos. O comandante alega que há cerca de um ano não têm registros de confrontos entre torcidas nos estádios ou cercanias, uma conquista louvável para manter o status de rivalidade sadia que sempre prevalecera no futebol baiano de outrora.

 
 Foto: Reginaldo Ipe


Líderes das torcidas organizadas BAMOR, Fiel Bahia e Viloucura também figuraram entre os convidados, atentos às diretrizes do oficial, que fez questão de destacar que está proibida a entrada nas premissas àqueles que portarem quaisquer objetos que possam causar lesão, “como guarda-chuva ou sombrinha de ponta, capacete de motociclista, mastro de bandeira [a não ser aqueles previamente autorizados]”, além de projéteis e fogos de artifício.
 
 Foto: Reginaldo Ipe


Tem uma coisa muito interessante que é comum ver lá em Pituaçu: muitas pessoas com sacolas de ferramentas. ‘Ah, mas eu vim do trabalho’, dizem elas, ao que respondo ‘Sim, mas eu não vou deixar você entrar com uma faca e um martelo dentro do estádio”, conta Henrique Melo.

Outros pontos logísticos, como o trajeto e os assentos dos visitantes e dos mandantes e o espaço reservado aos comerciantes [que não devem vender churrasquinhos com espetos ou recipientes de vidro nas proximidades], também foram abordados.

Com relação à greve da PM no Estado e principalmente aqui na capital, o superior do BEPE se mostrara otimista e acreditava que o impasse encontraria seu desfecho até o começo desta noite, o que acabou não acontecendo até o momento.

“Permanecendo esse movimento, nós temos já a presença da Força Nacional e do Exército Brasileiro, cujo general irá tomar todas as providências para que seja mantida a paz nesses caminhos, sem problema algum”. Seja como for, com ou sem greve, o plano continua o mesmo: prover uma zona de conforto para os entusiastas do futebol baiano, barrando essas angústias sombrias que talvez atinjam uma outra grande festa dos baianos, o Carnaval.

próximo Ba-Vi acontecerá neste domingo (12), às 17h, no Estádio Roberto Santosem Pituaçu.

[Atualização]
Os ingressos para este jogo deveriam ter sido vendidos na manhã desta quinta-feira (9), nas lojas do Bahia e no estádio de Pituaçu, entretanto, a fim de preservar a segurança dos torcedores e evitar quaisquer situações de risco, em função da continuidade da greve de parte da PM, os lotes ainda não foram liberados para a venda.

fbfweb.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário