quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Após troca de farpas, Nadal elimina Federer e se garante na final

Após trocarem farpas publicamente através da imprensa na véspera do Aberto da Austrália, Rafael Nadal e Roger Federer duelaram pelas semifinais do primeiro Grand Slam da temporada. Na manhã desta quinta-feira, o tenista espanhol levou a melhor sobre o adversário suíço e, além de garantir vaga na final, aumentou sua superioriodade no confonto direto.
Com 77% de aproveitamento no primeiro serviço, Nadal, cabeça de chave número 2, contou com 63 erros não forçados de Federer e converteu seis das 16 oportunidades que criou para quebrar o saque do adversário. Desta forma, após 3h42min de disputa, o tenista espanhol venceu o terceiro pré-classificado por 3 sets a 1, com parciais de 6/7 (5-7), 6/2, 7/6 (7-5) e 6/4.
Em uma das maiores rivalidades da história do tênis, Rafael Nadal e Roger Federer contabilizam 27 encontros no Circuito da ATP. Até o momento, o espanhol ostenta um total de 18 vitórias. Em torneios do Grand Slam, a vantagem do jovem é ainda mais expressiva, já que ele tem oito vitórias, seis delas em finais, e apenas duas derrotas.
Aos 25 anos, Nadal disputará uma final de Grand Slam pela 15ª vez na carreira. Hexacampeão em Roland Garros e bi em Wimbledon, o espanhol tem um título no Aberto dos Estados Unidos e outro na Austrália. Ele triunfou na edição de 2009 do torneio realizado em Melbourne ao vencer justamente Roger Federer na final.
Se não conseguiu se classificar para a decisão do Aberto da Austrália pela sexta vez na carreira, o tetracampeão Federer rompeu uma marca expressiva nesta edição do evento, já que superou a marca de 1000 jogos (814 vitórias e 187 derrotas). Desta forma, ele igualou os norte-americano Jimmy Connors, Andre Agassi e John McEnroe, o tcheco Ivan Lendl, o argentino Guillermo Vilas, o sueco Stefan Edberg e o romeno Ilie Nastase.
Na véspera do Aberto da Austrália-2012, os dois rivais trocaram farpas. De forma áspera, Nadal acusou Federer de adotar uma postura omissa diante das reivindicações dos jogadores perante a ATP: "ele age como um cavalheiro e o resto que se expõe". Um dia depois, no entanto, o próprio espanhol contemporizou e Federer procurou minimizar: "não podemos concordar em tudo sempre".
Depois de eliminar Federer, Nadal espera pelo vencedor do confronto entre o sérvio Novak Djokovic, principal favorito ao título, e o escocês Andy Murray, quarto pré-classificado, que se enfrentam na madrugada desta sexta-feira. No ano passado, o espanhol disputou seis finais com o atual número 1 do mundo e perdeu todas, inclusive em Wimbledon e no Aberto dos Estados Unidos.
gazetaesportiva

Nenhum comentário:

Postar um comentário