sábado, 28 de janeiro de 2012

Após quase quatro anos, Chicago recebe uma edição decisiva do UFC

Chicago não recebe uma edição do UFC desde 2008. Após quase quatro anos, o maior torneio de MMA do planeta volta à cidade, trazendo desta vez, uma curiosidade: suas lutas não valem títulos diretamente, mas são fundamentais para a montagem do cenário de duas das principais categorias de peso da organização: os médios e os meio-pesados. Os vencedores das duas últimas lutas da noite ganharão a chance de disputar os cinturões diante dos mais temidos campeões em atividade: Anderson Silva e Jon Jones.
Neste sábado, o canal Combate transmite o UFC: Evans x Davis a partir de 20h (horário de Brasília). O SPORTV.COM acompanha toda a ação em Tempo Real a partir de 19h e exibe em vídeo ao vivo as duas últimas lutas do card preliminar: Evan Dunham x Nik Lentz e Mike Russow x Jon Olav Einemo.
Chael Sonnen e Michael Bisping se encaram na pesagem do UFC em Chicago (Foto: Marrcelo Russio)Chael Sonnen e Michael Bisping se encaram na pesagem do UFC em Chicago (Foto: Marcelo Russio)
Os pesos-médios Michael Bisping e Chael Sonnen farão o penúltimo duelo da noite. O confronto põe frente a frente dois dos maiores provocadores do UFC. Desta vez, entretanto, Sonnen, notabilizado mais pela verborragia e pela rapidez de pensamento do que pelas suas habilidades como lutador, ganhou o status de "queridinho" da torcida, por estar diante de um dos lutadores mais odiados pelo público. O britânico Bisping, conhecido pela arrogância e pela postura autoconfiante no octógono, vem de quatro vitórias seguidas, e terá a chance de tentar uma disputa de título contra um de seus ídolos.
- Ter a chance de lutar contra Anderson Silva no Brasil, em um estádio de futebol, pelo título dos médios do UFC, é um sonho. Anderson é meu ídolo, eu o admiro muito, compro todas as suas lutas em pay-per-view, e jamais faria como Sonnen. Ele é o melhor lutador do mundo. Mas meu foco agora é em Chael Sonnen, a quem vou derrotar para ter a chance de conquistar o título. Só falo sobre Anderson Silva depois da luta - disse Bisping.
Já Sonnen, que vem de uma bela vitória contra Brian Stann no UFC 136, pode conseguir a chance de protagonizar com o campeão brasileiro a maior revanche do MMA moderno. Após perder de forma épica para Anderson Silva no UFC 117, Sonnen passou a se autoproclamar o verdadeiro campeão dos médios, e sua eloquência acabou conquistando os americanos, que antes o vaiavam, e agora o vêem como ídolo. Tanto na entrevista coletiva quanto na pesagem oficiais, o americano foi o mais aplaudido pelo público.
- Aqui está o verdadeiro campeão diante de vocês, com o verdadeiro cinturão dos médios do UFC. Eu tomei esse cinturão de Anderson Silva, e se ele o quiser de volta, terá de vir buscá-lo. Vou vencer Michael Bisping e depois veremos se Anderson Silva terá a coragem de me enfrentar após ter fugido de mim em pelo menos quatro oportunidades - disse Sonnen, sendo ovacionado pelos fãs presentes à coletiva de imprensa, na última quinta-feira.
Rashad Evans e Phil Davis se encaram na pesagem do UFC em Chicago (Foto: Marcelo Russio)
Provocação entre os meio-pesados
O ex-campeão dos meio-pesados, Rashad Evans, terá pela frente o invicto Phil Davis. As provocações entre os dois lutadores flutuaram entre a tensão e o humor durante as entrevistas, mas Rashad deixou escapar que está mais concentrado que nunca para esta luta, que pode levá-lo a disputar o cinturão da categoria contra seu ex-companheiro de treinos, e atual desafeto, Jon Jones.
- Vou nocautear Phil Davis de verdade, podem dizer isso a ele. Ele falou demais, mas jamais enfrentou alguém como eu. Se ele acha que seu wrestling é suficiente para me derrotar, ele está enganado. Vou castigá-lo, e ele vai sofrer sua primeira e mais dolorosa derrota no sábado - disse Evans.
Irônico, Phil Davis tentou brincar com as declarações do ex-campeão, desqualificando o seu jogo de chão.
- Rashad pode falar o que quiser, mas como ele vai conseguir superar o meu wrestling, se não sabe nada sobre o assunto? Rashad jamais lutou wrestling de verdade, e terá pela frente um adversário que já foi campeão nacional, além de ser mais forte e melhor lutador que ele. Vamos ser francos, eu posso vencê-lo em qualquer forma de luta.
Demian Maia e Chris Weidman se encaram na pesagem do UFC em Chicago (Foto: Marcelo Russio)
Demian Maia enfrenta Chris Weidman
Na primeira luta do card principal, o brasileiro Demian Maia terá como oponente invicto Chris Weidman, especialista em wrestling e na luta de chão. O americano, de 27 anos, garantiu que levará a luta para o solo, para vencer o brasileiro, especialista em jiu-jítsu, em seu território.
- O que um lutador fala antes da luta não se escreve. O que vale é lá em cima, no octógono. Não posso pensar no que ele diz, e sim no que eu sei fazer. Estou pronto para lutar de pé ou no chão com ele - disse Maia.
Já para Weidman, que teve apenas 11 dias para se preparar para o confronto contra o brasileiro - foi convidado para o evento após a lesão de Mark Muñoz, que enfrentaria Chael Sonnen, e a consequente substituição de Muñoz por Bisping - a luta é uma oportunidade de dar um passo decisivo em sua carreira no UFC.
- Eu imaginava que demoraria um tempo até estar em uma luta como essa, no card principal de um evento transmitido em rede nacional de TV para todo os EUA. Mas a chance apareceu, e eu tive apenas 11 dias para me preparar. Mas a verdade é que eu venho me preparando a vida toda, então não tive que treinar pensando em Demian Maia, mas sim treinar para fazer o que sei, que é lutar. E é isso que vou fazer no sábado.
Além de Demian Maia, outro brasileiro estará competindo no UFC deste sábado: Charles "do Bronx" Oliveira, que estreia entre os pesos-pena após ter lutado entre os leves, encara o americano Eric Wisely no card preliminar. Vindo de duas derrotas para Donald Cerrone e Jim Miller, e uma luta sem resultado contra Nik Lentz, Charles sabe que precisa de uma vitória urgentemente para se manter na organização. Uma derrota neste sábado pode significar a sua demissão do UFC.
Confira a programação completa do UFC - Evans x Davis:
CARD PRINCIPAL
Meio-pesados: Rashad Evans x Phil Davis
Médios: Chael Sonnen x Michael Bisping
Médios: Demian Maia x Chris Weidman

CARD PRELIMINAR
Leves: Evan Dunham x Nik Lentz
Pesados: Mike Russow x Jon Olav Einemo
Penas: Cub Swanson x George Roop
Penas: Charles "do Bronx" Oliveira x Eric Wisely
Leves: Michael Johnson x Shane Roller
Pesados: Joey Beltran x Lavar Johnson
Médios: Chris Camozzi x Dustin Jacoby

globoesporte.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário