domingo, 17 de junho de 2012

Ypiranga: O trabalho para resgatar uma história e uma paixão perdidas

O Ypiranga está na semifinal do campeonato baiano da segunda divisão, podendo retornar a elite depois de doze anos, porém muito mais do que o acesso o clube busca resgatar a paixão perdida ao longo dos anos do torcedor, que não comemora um feito importante desde 1951, quando a equipe conquistou seu último título baiano.
Presidido pelo ex-goleiro Emerson Ferretti, o Ypiranga busca recuperar os antigos torcedores, que não abandonaram o clube, porém a paixão foi diminuindo ao longo do tempo.  Para o presidente, a agremiação não luta somente por uma vaga na elite. “É muito maior do que isso. O trabalho não pode parar e não pode ser um trabalho que dure um tempo e depois acabe. Temos que continuar evoluindo, continuar crescendo. Estamos conseguindo recuperar esses torcedores antigos, estamos conseguindo fazer com que apareçam novos torcedores, novos simpatizantes e isso nos motiva mais a seguir o trabalho. É um retorno positivo e a gente precisa que a torcida cresça para viabilizar o projeto”, disse ao Galáticos Online.
 
Dez vezes campeão baiano, a história do Ypiranga foi praticamente perdida com o tempo. “O Ypiranga é especial, a história do clube é muito bonita, poucos clubes tem a história que o Ypiranga tem, não só por ser centenário e sim pelo que representou para a sociedade baiana. A história do clube precisa ser preservada e encontramos o clube sem a preservação de sua história, sem seus troféus, sem documentos e estamos planejando recuperar isso para mostrar ao torcedor o que foi o Esporte Clube Ypiranga”, afirmou Emerson.
Apesar do tempo que passou sem o devido cuidado alguns torcedores não abandonaram o clube, como é o caso do aposentado Manduca, de 79 anos, que inclusive jogou na antiga categoria de aspirantes do clube. “Frequentava muito a Vila Canária aos domingos. Sou torcedor do Ypiranga desde 1946. Assisti o último título do meu time que foi em 1951 quando empatamos em 1 a 1 com o Vitória no campo da Graça”, lembra o torcedor.
Muitos torcedores de Bahia e Vitória tem como segundo time o Ypiranga e isso geralmente
 é passado de pai para filho. “Não podemos só pensar em Bahia e Vitória. Meu pai foi torcedor do Ypiranga e estou torcendo para o Ypiranga voltar, porém ano que vem no jogo contra o Vitória irei torcer para o Vitória”, revela Idenilson França, 41 anos.
Esta reação dos torcedores anima o presidente Emerson Ferretti. “Fico observando a reação de muitos torcedores do Ypiranga que nem esperavam mais ver o time em campo devido a situação do clube e hoje vejo esses torcedores voltando a ter alegria em vir para o estádio, exaltar as suas emoções e isso já recompensa todo o trabalho”, frisou.

Em jogos do Ypiranga já é possível perceber torcedores formando torcidas uniformizadas, porém o clube não perde a tradição de ter seus torcedores mais antigos, que mesmo com os anos não perderam o carinho pelo clube e nem o sonho  de ver o Ypiranga voltar a conquistar um título. “Eu tenho certeza que vamos conquistar o campeonato baiano da segunda divisão e vamos brigar pelo título baiano de 2013. O Ypiranga é tradição, tem história e isso será respeitada”, garantiu o aposentado Fernando Amaral, 58 anos.

O Ypiranga foi fundado em 7 de setembro de 1906 e ao longo de sua história já conquistou dez títulos baianos (1917, 1918, 1920, 1921, 1925, 1928, 1929, 1932, 1939 e 1951), porém desde 2000 que não participa da elite estadual. Em 2011 acabou sendo eliminado na semifinal, mas em 2012 está com grandes chances de voltar a colocar o preto e amarelo na primeira divisão do futebol da Bahia

Fonte:osgalaticos

Nenhum comentário:

Postar um comentário