segunda-feira, 18 de junho de 2012

Solonei Silva supera quenianos e vence Maratona de São Paulo

A Maratona Internacional de São Paulo, realizada na capital paulista, neste domingo, terminou com vitória do brasileiro Solonei Silva. O atleta registrou o tempo de 2h12min25s e assegurou o triunfo na competição nas ruas paulistanas. O queniano Hillary Kimaiyo ficou com a segunda colocação, seguido por seu compatriota Katui Kipkemoi, que desmaiou logo ao cruzar a linha de chegada e foi levado para uma ambulância.
Ex-coletor de lixo, Solonei ganhou destaque no cenário nacional após conquistar a medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara, em 2011. Aos 30 anos, o atleta começou a treinar sistematicamente para ser maratonista apenas em setembro de 2009. Além da competição em território mexicano e da Maratona de São Paulo, outro importante título de Solonei é a Maratona de Pádova, na Itália, onde o brasileiro triunfou no último ano.
"Essa é a história de um brasileiro, tenho orgulho do meu passado, sou maratonista por conta disso e quero mandar um abraço para todos os coletores de lixo do Brasil", declarou o atleta logo após conquistar a vitória.
Com este resultado, o Brasil garante um atleta nacional no alto do pódio da Maratona Internacional de São Paulo pela oitava vez. Luiz Antonio dos Santos, Diamantino dos Santos, Vanderlei Cordeiro de Lima, Genilson Junio da Silva, Frank Caldeira, José Teles e Claudir Rodrigues foram os outros maratonistas brasileiros que triunfaram na prova. O Quênia, com nove vitórias, é o país que mais teve êxito na competição.

Feminino

Na prova feminina, quem levou a melhor foi a queniana Rumokol Chepkanan, que cruzou a linha de chegada com o tempo de 2h31min31s e diminuiu em mais de cinco minutos o recorde da prova (2h36min01s), que pertencia a marroquina Samira Raif. A etíope Adugnana Dibaba ficou com a segunda colocação, seguida pela queniana Nancy Kiprop. A melhor brasileira na prova foi Marily dos Santos, que encerrou na quinta colocação.

Fonte:gazetaesportiva



Nenhum comentário:

Postar um comentário