sexta-feira, 22 de junho de 2012

Brasil supera 'apagão' no primeiro set e vence Cuba pelo Grand Prix


O Brasil teve trabalho, mas começou com vitória sua participação na terceira semana do Grand Prix de vôlei, em Luohe, na China. Diante das cubanas, a equipe comandada pelo técnico José Roberto Guimarães superou o 'apagão' no primeiro set e o saque potente das rivais para vencer por 3 sets a 2, com parciais de 29/31, 25/18, 25/19 e 24/26 e 15/8. O duelo foi válido pelo grupo K, que conta ainda com as seleções de Porto Rico e da China. Neste sábado, as brasileiras vão medir forças com as porto-riquenhas, às 08h30m (horário de Brasília).
O jogo começou equilibrado, com o Brasil tentando superar o bloqueio cubano e virar as bolas. No saque preciso de Thaísa, a equipe verde-amarela fez 8 a 8. As brasileiras imprimiram bom ritmo e não demoraram para consolidar o placar. No contra-ataque, a seleção abriu 20 a 13 em ataque de Fernanda Garay. Mas as cubanas não iriam desistir rápido. Aproveitando os erros de recepção e desconcentração do Brasil, elas empataram o jogo em 22 a 22. O "apagão" custou caro ao time brasileiro, que viu a adversária crescer ainda mais e fechar a parcial em 31 a 29.
Brasil vôlei Grand Prix (Foto: Divulgação/FIVB)No segundo set, os erros de recepção do Brasil voltaram a aparecer, e Cuba aproveitou para fazer 8 a 7. O desafio das brasileiras era acertar a defesa para os potentes saques das rivais. No bloqueio de Sheilla, a seleção fez 13 a 11 e entrou no jogo de vez. E não parou por aí. Na bola pingada de Fabíola, as brasileiras abriram 16 a 12. As cubanas ainda estavam no jogo e tentaram encostar no placar. Não deu. Com Jaqueline inspirada, o Brasil manteve a calma e fechou a parcial em 25 a 18.
Jaqueline Thaísa Brasil vôlei Cuba Grand Prix (Foto: Divulgação/FIVB)
A terceira parcial começou com Cuba apostando nas bolas de velocidade da dupla Cleger e Santos. Mas foi o Brasil quem abriu vantagem no início do set. No erro de ataque de silva, a equipe brasileira fez 8 a 5. A vantagem verde-amarela ficou ainda maior depois do ponto de Jaqueline: 17 a 13. Com Sheilla bem no saque, o time seguiu embalado para fazer 25 a 19.
No quarto set, as cubanas voltaram mais ligadas e tentaram equilibrar as ações para levar a partida para o tie break. Mas o Brasil não deu muita brecha e fez 8 a 7 após a bola de Paula Pequeno pelo meio. A falta de concentração das brasileiras, no entanto, apareceu mais uma vez. Palacios e Cleger comandaram a reação de Cuba, que virou para 13 a 11. Depois de seis saques seguidos de Santos, as cubanas minaram a linha de passe do Brasil: 16 a 11.
O técnico Zé Roberto pediu calma para as meninas no tempo técnico e colocou Fernandinha em quadra. A mexida teve efeito imediato. O Brasil reagiu e retomou a dianteira no ponto de Thaísa: 18 a 17. Sob pressão, as cubanas arriscaram tudo no saque e abriram 24 a 22. Mas depois de um erro de recepção e a bola de cheque de Sheilla, o Brasil empatou (24 a 24). A empolgação, porém, durou pouco. As cubanas fizeram 26 a 24 e o jogo foi para o tie break.
A seleção brasileira começou bem no tie break e abriu 3 a 0. Forçando muito no saque, mas abusando dos erros no ataque, as cubanas viram o Brasil fazer 8 a 2 no bloqueio de Fabiana sobre Giel. A partir daí, foi só administrar a vantagem no placar e fechar a partida em 15 a 8.
globoesporte.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário