sexta-feira, 11 de maio de 2012

Sessão especial do esporte foi sucesso. IDV de parabéns

Nesta sexta feira 11/05, foi realizada na câmara de vereadores de Valença, uma sessão especial do esporte. De autoria da vereadora Roselidiana Farias o evento foi realizado com a participação ativa e direta do IDV - Instituto Desportivo Valenciano da Bahia. Várias modalidades esportivas estiveram presentes falando dos seus projetos, das suas conquistas e das dificuldades que encontram por não terem os apoios necessários.
Na abertura foi lida uma passagem bíblica e todos de pé entoaram o hino nacional.
O presidente da câmara, Bertulino de Jesus esteve presidindo a sessão, a qual se fez presentes os vereadores Jairo Batista, Maria Helena, Antonio Barreto, Raimundo Costa, Reginaldo Araujo e a autora do requerimento da sessão, Roselidiana Farias. Também esteve presentes e comparam a mesa,  a diretora da DIREC 5, Flordolina Angélica e Ariane Coutinho, filha do saudoso Ari Coutinho, o qual foi homenageado.
Muitos esportistas do município estiveram presentes, prestigiando o evento que teve por objetivo divulgar as ações do esporte e apresentar ao público o papel do IDV.
Foi observada a falta de algum representante do esporte, educação ou até mesmo da promoção social do atual governo, bem como os pré-candidatos à prefeito da cidade, com exceção de srº Ivan Fonseca, pré candidato pelo PDT.
Na abertura dos trabalhos o presidente passou a palavra para a autora do evento, Diana Farias, a qual explicou um pouco sobre o objetivo da sessão e um pouco da história da criação do IDV, pois a mesma foi uma das fundadoras do Instituto.
O presidente do IDV, Maurício Cantão, fez um resumo do que é o Instituto, suas ações e parcerias já conquistadas, falou ainda na necessidade do esporte ser reconhecido e organizado de forma íntegra e documentada, para que os recursos apareçam.
Foi uma noite de emoções, Ari Coutinho, um esportista de valor e credibilidade, recebeu uma bela homenagem no mês de abril, quando na oportunidade a vereadora Roselidiana Farias, foi a autora do decreto legislativo, medalha do mérito desportivo Ari de Oliveira Coutinho, decreto esse que fixa a data de 05 de julho de todos os anos, quando os vereadores estarão homenageando esportistas valencianos. Sua flha Ariane, emocionada e ainda muito saudosa, agradeceu a lembrança e a homenagem.
No momento que os líderes de cada modalidade foram falar sobre seus projetos e dificuldades, a platéia, os presentes e ouvintes, pois a sessão foi transmitida pelo sait nasmalhasdalei.com , do repórter Roberto Melo, prestaram muito atenção para a realidade que vive o esporte valenciano, e perceberam que o apoio é necessário.
                                        Assis-Futsal            Gil-Ginástica            Olivaldo-Futebol
                               Claudionor-Zona rural      Helio-Jiu jidson        Gabriel-natação
                                  Elton-arco e flexa         Cantão-karatê           Marluce-dominó
Ouve apresentações práticas no Jiu jidson/Mai tai e também do Kyokushin Karatê. 
Emoção foi o que não faltou. Reinaldo Varjão, esportista e comentarista da equipe esportiva Entrando na Área e âncora do programa entrando na área e do entrandonaarea.com, falou um pouco sobre a trajetória esportiva de Ari Coutinho, momento esse  que deixou a todos emocionados.
Família de Ari Coutinho recebendo a homenagem: uma placa de honra ao mérito
A platéia prestigiou e gostou do que viu e ouviu.
Na parte final da sessão, os vereadores se pronunciaram, parabenizaram pela iniciativa, opinaram pedindo que a sociedade participe de forma mais constante, não só no esporte mas em todas outras área, e ainda se comprometeram em não deixar a bandeira do esporte cair e não deixar que o sono venha recair sobre o esporte valenciano mais uma vez. Esperamos que não sejam só no pronunciamento!!!
Próxima quarta feira dia 16/05 acontecerá uma reunião do IDV, no colégio Advento às 19:00h, para elaboração da carta que será enviada para as esferas politica municipal, estadual e federal, além para sociedade valenciana.
A semente foi plantada, vamos continuar semeando para frutificação de bons frutos e Valença viva dias de paz e prosperidade com a contribuição direta do esporte















5 comentários:

  1. Parabenizamos à EQUIPE IDV, por esta importante conquista de espaço, dentro da CASA DO POVO.
    Orgulho-me em ter participado dos primeiros passos desta Entidade.

    ResponderExcluir
  2. Parabenizo a todos os esportistas por este evento em especial a Diana Farias e Maricio Cantão que se dedicaram a realizar e esperamos que aqueles que não se engajaram no IDV que participem, pois este Instituto é e será a porta de entrada das organizações para conseguirem seus objetivos, bem como o meio de conseguir algo mais para o esporte Valenciano.Sentimos a falta dos pré candidatos a Prefeitura de Valença, acreditando que esta falta não seja a indiferença de olhar para o esporte como meio de ajudar a melhorar a nossa juventude. Vamos em frente pois os nossos sonhos começaram a ser realizados.Que não fique nesta sessão, pricipalmente por parte do legislativo,a batalha pelo esporte.

    ResponderExcluir
  3. O IDV e o esporte valenciano.

    Recebi convite para comparecer ao evento na Câmara de Vereadores. Já sabia da importância do esporte na formação moral e do desenvolvimento físico do jovem, bem como da sua importância na manutenção do corpo físico do ser humano.

    Tenho 71 anos, os quais estão sendo aproveitados com vigor porque na minha juventude pratiquei diversos esportes.

    Foi importante a minha presença no evento porque tomei conhecimento do potencial dos valencianos nos diversos tipos de esportivos. Permitam-me aqui parabenizar a todos os esportistas de Valença nas figuras de Gil e Maurício Cantão, dignos da representação de todos aqueles que praticam alguma modalidade no município de Valença e também quero fazer uma homenagem póstuma àquele que é reconhecido em todo o município como amante do esporte, o nosso Ari Coutinho.

    Como vocês sabem sou pré-candidato a prefeito pelo PDT. Na hipótese de vir a ser consagrado nas urnas, darei atenção especial ao esporte. Isto é um compromisso que firmo com os esportistas valencianos.

    Um grande abraço a todos.

    ResponderExcluir
  4. A sessão especial foi coroada de pleno êxito. O plenário estava cheio e quase que a totalidade das modalidades esportivas praticada em nosso município estavam representadas por seus líderes e desportistas. Dos 11 vereadores da casa, 07 se fizeram presentes. Todos os pré-candidatos ao cargo máximo do executivo municipal receberam convite e foram pessoalmente covidados, entretanto, somente o Sr. Ivan Fonseca compareceu à sessão. Oportuna, merecida e emocinante homenagem foi prestada pelo IDV e pelo legislativo municipal ao saudoso desportista Ari Coutinho. Agora temos que continuar firmes nessa caminhada. Não podemos perder o embalo. Temos que romper com os antigos métodos e paradigmas do segmento esportivo de Valença e entrarmos efetivamente em uma "nova era" para o setor. Vamos nos organizar, nos unir e nos mobilizar em torno desse ideal!

    Maurício Cantão
    Presidente do IDV e da ABKK

    ResponderExcluir
  5. Como Vereadora e representante da minha comunidade valenciana, orgulho-me do grande potencial esportivo de nosso povo. Tendo sido buscada a apoiar nossos atletas desde o início da nossa Legislatura, chamou-me a atenção a forma isolada como cada modalidade esportiva lutava por apoio e divulgação de suas ações. Para mim, ficava claro que estava mais do que na hora de reunir tantas pessoas que tinham os mesmos objetivos a conquistar e os mesmos ideais. Aqueles que aceitaram nosso convite inicial e acreditaram no ideal, meu especial muito obrigado! A quase um ano, o IDV - Instituto Desportivo Valenciano da Bahia, foi criado e conta com valorosos atletas e admiradores do Esporte que se reúnem frequentemente buscando orientar, discutir e fortalecer os diversos grupos desportivos de nossa cidade. Agradecimento especial a Ruiter Franco, Reinaldo Varjão, Maurício Cantão, Fabrício Lemos, Antônio Tavares, Karina Pinheiro, Gilcélia Barbosa, Renato Barbosa, Francisco Assis, Alessandra, Frank (Muralha), Flodinice , Helton Carvalho e tantos outros que, juntos, faremos do IDV um "divisor de águas" no Esporte valenciano! A luta apenas começou. Quarta-feira, 16 de maio às 19:00 no Colégio Advento, aguardamos a todos que amam e acreditam no Esporte como modificador social e humano. Até lá!

    ResponderExcluir