domingo, 15 de janeiro de 2012

Ex-tricolor Maranhão muda de clube, de país e de identidade

Venerando, Torres, Brito, Piazza e Silva; Santana, Nunes e Rivelino; Ventura, Andrade e Nascimento. Se dependesse dos mexicanos, esta seria a escalação do Brasil que faturou o tricampeonato mundial na Copa de 1970, disputado naquele país.
 
Justiça seja feita, apelidar os atletas de futebol com o sobrenome é um costume reproduzido mundialmente. seja na Argentina, onde diego fez fama sob a alcunha de Maradona e Lionel segue a tradição dos camisas 10 geniais sob o codinome de Messi, ou na Europa, onde o francês Zinedine ficou mais conhecido por Zidane ou o alemão Franz ganhou fama como Beckenbauer.
 
Usar apelido como Jairzinho, Tostão e Pelé, ou primeiro nome, como Félix, Carlos Alberto, Clodoaldo e Gerson, salvo raras exceções, só mesmo no futebol brasileiro.
 
Mas os mexicanos do Cruz Azul resolveram radicalizar e mudaram o nome de guerra de seu mais novo contratado: o ex-tricolor Maranhão foi apresentado nesta sexta-feira no site oficial do clube mexicano ostentando a uma camisa do clube onde se lê "Meireles", já que seu nome de batismo é Francinilson Santos Meireles. Como era de se imaginar, ele herdou o apelido do estado onde nasceu, no dia 05 de março de 1990, na capital São Luís. 
 
Vários fatores pesaram para a decisão, mas os dois mais importantes são o fato de que maranhão é um nome que não encontra no espanhol sonoridade correspondente e na prática, ele acabaria sendo chamado de Maranhón. O que não seria nada demais. No entanto, como trata-se de um jogador em início de carreira, que ainda não tem um nome consagrado, os mexicanos decidiram apostar em Meireles.  
 
Seja por Meireles ou Maranhão, o fato é que o Bahia vai faturar R$ 2 milhões pela cessão dos direitos econômicos do atleta, que assinou contrato de cinco anos com o clube mexicano.
 
Reserva no tricolor, Maranhão terá a oportunidade de desfilar com a nova camisa em gramados brasileiros muito em breve, caso consiga transformar-se em titular. É que o Cruz azul disputará a Copa Libertadores da América na mesma chave do Corinthians. na camisa estará escrito meireles, mas se o narrador da emissora de TV brasileira se der conta, certamente só irá chamá-lo pelo apelido Maranhão.

osgalaticos

Nenhum comentário:

Postar um comentário