quinta-feira, 3 de maio de 2012

Com 13 vitórias seguidas e pratas da casa, Ajax é bicampeão holandês

O Ajax venceu o VVV Venlo nesta quarta por 2 a 0, na Amsterdam Arena, e se sagrou bicampeão holandês. O título veio com uma rodada de antecedência,  já que a equipe chegou a 73 pontos e não pode mais ser alcançada. Os dois gols foram marcados por Siem de Jong.
Uma série de números mostra a superioridade do Ajax na reta final da competição, quando a equipe venceu 13 jogos seguidos, incluindo o desta tarde. A grande sequência de triunfos levou o time da sexta posição, no começo de 2012, ao posto de campeã com antecedência. As 13 vitórias tiveram 43 gols marcados pelo Ajax, média de 3,3 por jogo. Ao todo, os campeões têm até agora um saldo positivo de 53 gols. O segundo melhor em tal quesito foi o Twente, com 39 gols.
Para completar, desde 1996, quando foi bicampeão nacional, o Ajax não ganhava o torneio duas vezes seguidas. Este foi o 31º título do Campeonato Holandês da equipe de Amsterdã. Em segundo lugar vem o PSV, com 21 taças.
Outro destaque da campanha foi a aposta dos campeões em “pratas da casa”, tanto na formação do elenco quanto na comissão técnica. Frank de Boer, pentacampeão nacional e campeão da Liga dos Campeões da Europa como zagueiro do clube, foi o técnico nas duas últimas temporadas. Para o cargo de auxiliar, De Boer trouxe o ex-atacante Dennis Bergkamp, formado nas categorias de base do clube.
Na equipe titular, a presença de jogadores que saíram das divisões inferiores do Ajax também é grande, caso do goleiro Kenneth Vermeer, dos zagueiros Jan Vertonghen e Toby Alderweireld, dos laterais Gregory van der Wiel e Dico Koppers e dos meio campistas Siem de Jong, Vurnon Anita e Christian Eriksen.
Com o título, o Ajax agarantiu uma vaga na Liga dos Campeões da Europa. O vice-líder do Holandês é o Feyenoord, com 67 pontos.
Fonte:gazetaesportiva

Nenhum comentário:

Postar um comentário