quarta-feira, 7 de março de 2012

Mesa redonda do esporte parte 2

O repórter e coordenador da Equipe Esportiva Entrando na Área, Fabricio Lemos, promoveu no último domingo no programa Domingo Esportivo pela Rádio Clube de Valença, um mesa redonda esportiva. 
No dia 30 de janeiro de 2012, houve o primeiro programa o qual foi não foi suficiente para debatermos sobre as modalidades esportivas de Valença e Região. As ações, as dificuldades, as esperanças foram os temas discutidos com todos que participaram o programa.
Alguns baluartes do esportes aceitaram o convite do repórter Fabrício Lemos e compareceram: representando o Futsal, professor Tavares, coordenador da Liga de Futsal de Valença. Representando o Jiu Jidson, Mai tai e MMA o professor Hélio e a atleta campeã pan americana de Jiu Jidson: Flor de Liz. Representando o Karatê Shotokan, o professor Tenente, e representando o Karatê Kiokushin a atleta e professora Karina Cantão. Representando a natação, a professora Alessandra. Representando o IDV - Instituto Desportivo Valenciano da Bahia, a vice presidente e vereadora Diana Farias. Ainda esteve abrilhantando o programa, a dupla Bruno e Mauricio, cantando música ao vivo alegrando a todos os presentes e ouvintes.
Na primeira parte do programa, cada participante se pronunciou falando da importância de cada modalidade na contribuição para o desenvolvimento social da comunidade. Todos os presentes foram unânimes em dizer que as modalidades esportivas precisam ganhar seus espaços e serem valorizadas com o apoio de uma gestão pública voltada a ações práticas que insiram os moradores locais nas mais diversas modalidades que existem em Valença.
Percebeu-se que, mesmo praticando e ensinando em clubes esportivos e em locais particulares os professores e lideres, realizam trabalhos sociais em Associações e escolas  com atletas a partir dos 5 anos de idade.
O Karatê Shotokan com professor Tenente, realiza seu trabalho social e ensina aulas no Ginásio de esportes de Valença. O Karatê Kiokushin com professor Mauricio Cantão realiza seus trabalhos e ensina aulas no projeto Mais Vida no Bairro da Urbis. A Natação com professora Alessandra, ensina no SESI e na AABB.  O Jiu Jidson com professor Hélio, tem suas aulas o espaço do conhecido Trócoli na Rua 1º d Março. O Futsal realiza copa nos Bairros e estará em 2012 inserindo as categorias de bases em competições à serem realizadas nas quadras dos próprios Bairros da Cidade. O IDV, através da vice presidente Diana Farias falou  da importância das modalidades estarem organizadas com suas documentações visando a capitação de recursos, e o Instituto se colocando à disposição para contribuir com o que for necessário. 
Na segunda parte do programa a discussão foi em relação as dificuldades que as modalidades encontram para pro em prática os projetos que possuem. Foi questionado sobre as  faltas de equipamentos: quadras, campos, acessórios, recursos humanos capacitados...A realização de eventos fica quase que inviável, pelo fato de não ter apoio. Inclusive a campeã Pan Americana de Jiu Jidson, Flor de Liz, não participou de outras competições pelas dificuldades.  Karatê e Natação da mesma forma. O IDV falou da necessidade de não desistir e perseverar mesmo em meio as dificuldades.
Na terceira e última parte do programa, reacendeu a chama da esperança, quando Diana Farias falou sobre os acessórios, e verbas que existem na SUDESB, e até mesmo no governo federal para todas as modalidades, no entanto, é necessário que todos se organizem, à exemplo da ginástica da professora Gil, que recebeu o único tapete oficial de ginástica do interior da Bahia.
Ficou registrado que a própria comunidade deve participar e se envolver, pois foi feita uma parceria do IDV com o IDES para ensinar as pessoas à fazerem projeto para captar recursos, e poucas pessoas participaram. O IDV foi criado para dar suporte e ensinar as pessoas à "pescarem" e os líderes do esporte precisam pensar e agiar dessa maneira. 
No fim do programa, todos se cumprimentaram, fizeram suas colocações finais e saíram com um sentimento de que ainda há esperança. A dupla Bruno e Maurício continuaram a cantar, fazendo um show ao vivo com alegria e entusiasmo.
As indicações para uma gestão pública por em prática no esporte, foram feitas. O papel de imprensa da Rádio Clube de Valença, foi feito, inclusive Antonio Tavares explanou sobre um projeto que o mesmo fez para a gestão atual e anterior, mas não teve o crédito merecido.
É acreditar que é possível termos dias melhores no nosso esporte, o qual muito pode contribuir para formação de líderes, de seres humanos de caráter no meio da nossa sociedade.  







Um comentário:

  1. Antonio Carlos Tavares Guimarães8 de março de 2012 às 05:12

    Caro Fabricio e Radio Clube de Valença
    Meus parabéns. Sabemos do valor e do poder da imprensa e este programa foi realmente uma idéia maravilhos;precisamos que outros meios de comunicação se lembrem que o esporte é uma grande saida para aliviarmos os problemas sociais que vivemos e que infelizmente os poderes públicos levam como segundo plano e quando ajudam é somente ao futebol.
    Infelizmente ainda tem alguns abnegados que acreditam no esporte.
    Mai uma vez parabéns e continuem assim.
    Tavares

    ResponderExcluir