sábado, 10 de março de 2012

Murer abdica de competições e busca saltar 4,95m por ouro olímpico

A temporada da saltadora com vara Fabiana Murer está sendo diferente do que o usual. Em vez de alternar períodos de treinos e competições, ela, que não entra em disputas desde os JogosPan-americanos de Guadalajara em outubro, apostou em um longo período de preparação, para melhorar a marca com que conquistou o Campeonato Mundial de Daegu em 2011 e buscar o ouro nos Jogos Olímpicos de Londres-2012.
A primeira competição de Fabiana na temporada será apenas no meio de maio, em São Paulo. Quatro dias depois ela compete no Rio de Janeiro. A partir daí serão mais três etapas da Diamond League, em Eugene, Nova York e Mônaco, antes das Olimpíadas, com início marcado para 27 de julho.
“É um ano diferente, não estou fazendo a temporada em pista coberta, é um período muito longo de treino. Eu vejo competição e quero estar lá, mas acho que estou supercerta, dá para ver que meu salto está melhorando e estou pensando só nos treinamentos mesmo”, disse Fabiana, nesta sexta-feira em São Paulo.
A estratégia adotada pela atleta brasileira tem um objetivo claro, a medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Londres. No ano passado, Murer conquistou o Mundial de Daegu ao saltar 4,85m, mas acredita que precisa melhorar sua marca se quiser brigar pela primeira colocação na capital inglesa.
“Não é porque fui campeã mundial que vou ser campeã olímpica, tenho que melhorar. A marca do Mundial talvez seja bronze nas Olimpíadas. Tem que saltar 4,90m, 4,95m para conseguir o ouro. É uma prova nervosa, disputada e ainda tenho que evoluir”, avaliou.
A aposta da saltadora em um período longo de treinos ao lado de seu técnico Elson Miranda e do ucraniano Vitaly Petrov fez com que ela deixasse de lado o Mundial Indoor, do qual é atual campeã. A competição começou a ser disputada nesta sexta-feira em Istambul, na Turquia, e tem como principal estrela Yelena Isinbayeva, que voltou a se apresentar bem no início de 2012.
Recordista mundial do salto com vara, a atleta russa atravessou duas temporadas em que participou de poucas competições e não conseguiu os resultados esperados. Ela parou de treinar com Petrov no início de 2011 e voltou a brilhar em fevereiro, ao saltar 5,01m e estabelecer novo recorde mundial indoor.
“Eu queria competir, treino para isso, mas vou ver na TV. Muitas atletas não vão competir o Mundial, estão se preparando para as Olimpíadas e escolheram fazer isso, não estar na grande competição da temporada indoor e se preparar para Londres. Vou assistir à prova para ver como a Yelena está, como está o salto dela”, explicou Murer.

Fonte:gazetaesportiva

Nenhum comentário:

Postar um comentário