sábado, 8 de dezembro de 2012

Grêmio inaugura Arena com “reprise” da final de 83 contra o Hamburgo


Depois de dois anos, dois meses e duas semanas de construção, a Arena do Grêmio finalmente será inaugurada. O novo estádio tricolor, tido como o mais moderno da América Latina, terá sua partida de estreia neste sábado, a partir das 22h. O Tricolor receberá o Hamburgo, da Alemanha, em um amistoso que será precedido de muita festa.
O erguimento da Arena começou no dia 20 de setembro de 2010. Apesar de as obras no entorno do estádio (duplicação de avenidas, conclusão de viadutos e dos prédios residenciais e comerciais que a construtora OAS vai erguer) não estarem concluídas, a nova casa gremista foi entregue dentro do prazo previsto. A Arena tem capacidade para 60.540 torcedores, e é o maior estádio da região sul do Brasil.
A Arena foi construída dentro dos padrões da FIFA, com condições para abrir jogos de competições internacionais da entidade – inclusive a Copa do Mundo. Além da modernidade e doconforto, a maior marca da nova casa tricolor é a proximidade dos torcedores em relação ao gramado. No Olímpico, que recebeu sua despedida no último domingo, a distância mais próxima era de 25 metros. Na Arena, é de apenas 10 metros. A altura também chama a atenção: são 56 metros, o equivalente a um prédio de 19 andares, contra 19 metros do Olímpico – três vezes mais.
Lucas Uebel/GFBPA
A moderna Arena do Grêmio substituirá o Olímpico: o local teve a sua despedida no Gre-Nal do último domingo
Em relação ao Olímpico, o novo estádio também possui mais vagas de estacionamento (5 mil, contra 250) e assentos para cadeirantes (270, contra 28). Há também mais cabines de imprensa (34, contra 25), e elas são três vezes maiores. O tamanho do gramado permanece o mesmo 105m x 68m. Nesta sexta, as traves do Olímpico foram instaladas na Arena, e o gramado do novo estádio recebeu as linhas de marcação de um campo de futebol.
Embora a partida em si comece apenas às 22h, haverá um espetáculo de inauguração produzido pelo Grêmio, que terá início a partir das 20h, com a presença de diversos jogadores históricos do clube. Todos os 60 mil ingressos foram vendidos, o que é garantia de estádio lotado. O maior desafio para os torcedores é descobrir a melhor rota até a Arena, já que o bairro Humaitá, onde ela foi erguida, ainda é de difícil acesso.
A escolha pelo Hamburgo como adversário não foi por acaso: trata-se do mesmo time enfrentado pelo Grêmio na conquista do Mundial de 1983. Na oportunidade, o Tricolor venceu por 2 a 1, dois gols de Renato Gaúcho. Neste sábado, mesmo cansado devido ao fim de temporada, o time gaúcho deve entrar com tudo para buscar uma vitória na primeira partida da história de seu novo estádio.
“É difícil manter a concentração normal de uma semana de Campeonato Brasileiro, mas vamos encarar com seriedade. A reponsabilidade é muito grande”, reconhece o zagueiro Werley, que lembrou o fato de os alemães virem cansados para Porto Alegre como um fator que pode pesar no resultado da partida.
Lucas Uebel/GFBPA
A diretoria do Grêmio prepara uma grande festa para receber o torcedor na 'reedição' do Mundial de 1983
O Hamburgo joga nesta sexta pelo Campeonato Alemão, contra o Hoffenheim, viaja logo após o jogo, chega a Porto Alegre na tarde deste sábado, descansa, joga com o Grêmio e logo após a partida já retorna à Europa.
Além do amistoso entre Grêmio e Hamburgo, a Arena receberá ainda este ano o Jogo contra a Pobreza, no qual atuarão craques e ex-jogadores como Zidane, Ronaldo, Eto’o, Sorín, entre outros.
GE.NET

Nenhum comentário:

Postar um comentário